“You know it’s thriller”. Parte III – Nossos 10 Monstros favoritos.

Por Venerável Victor  “Trazido à vida em um Pet Cemetery”  Vaughan.

Caros devotos, A humanidade sempre foi fascinada por monstros. Mitologias de todo o mundo relatam histórias de criaturas estranhas e aterrorizantes. Apesar de muitos deles serem obviamente ficcionais há apenas um século a crença nessas bestas era muito comum.

Os monstros modernos não são tão fantásticos – vide Rob Liefeld e Luan Santana –  e mesmo que a maioria das pessoas duvide de sua existência alguns têm certeza de que criaturas desconhecidas habitam nosso pálido ponto azul. Parece que um punhado delas aparece todos os anos nos noticiários. Algumas vezes é um novo vídeo embaçado ou algo na água do lago Ness; algumas vezes é uma foto feita por um caçador ou algo que parece um Pé Grande, ou pode ser um urso –  ou um macaco gigante! O que eu ia amar – , se estes monstros existem ou não, seu mistério estará sempre conosco.  E aqui vai uma listinha – não amiga – bem de blog,  sobre alguns dos famosos monstros pops de todos os tempos

10. Dragões

Talvez o monstro mais antigo do folclore. Há muitas variações de dragões e serpentes gigantes. O livro de Isaías da bíblia descreve o Leviatã, uma monstruosa serpente-dragão. Alguns dos dragões mais desenvolvidos provém da cultura chinesa. Durante séculos os chineses escavaram e fizeram chá do que pensavam ser ossos se dragões que eram, em realidade, dinossauros fossilizados.

O ocidente também tem seus mitos de dragões com um mártir cristão chamado Jorge que teria matado um terrível dragão.

Apesar dos dragões serem muito antigos eles nunca foram tão populares como agora por causa de Hollywood, da bibliografia fantástica e de role playing games como Dungens and Dragons. Ah, minha querida Tiamat!

9. Lulas Gigantes

A lula gigante é o único destes dez monstros que existe no mundo real apesar de, durante séculos, terem permanecido apenas como rumor, sendo o mais famoso, o terrível Kraken. Histórias antigas de marinheiros relatam as bestas com enormes tentáculos atacando seus navios.

Biólogos finalmente comprovaram a existência de um monstro marinho verdadeiro: a misteriosa lula gigante Architeuthis. Espécimes comumente aparecem nas praias de todo o mundo com mais freqüências nas ilhas que começam com o nome “Nova”.

Se estimava que o animal tivesse cerca de 20m. Mas apenas em 2004 cientistas japoneses filmaram um espécime nas profundezas pela primeira vez. O comprimento da criatura real era de aproximadamente 8m e foi encontrada a quase 1 km de profundidade.

8. Sereias

Metade peixe e metade mulher a sereia cativa a imaginação humana há milênios. Segundo alguns escritores as sereias podem também ser parte pássaro. Talvez o surgimento deste mito possa ter ocorrido através de relatos sobre os animais classificados mais tarde como sirênios como o peixe-boi.

O mito das sereias remonta da Grécia antiga onde seu canto fazia com que os marujos se atirassem ao mar. O personagem Ulisses do livro homérico “A Odisséia”, ordena que seus tripulantes o amarrarem ao mastro do navio para que possa ouvir a canção sem sucumbir ao canto das sereias, evitando que se atire ao mar. Em seguida os manda cobrirem os próprios ouvidos para que não sejam enfeitiçados.

No Brasil existe o mito do boto cor-de-rosa que poderia ser considerado a versão masculina da sereia. É um mito amazônico em que o boto, de noite, emerge da água tomando a forma de um belíssimo e irresistível rapaz. Com um olhar magnético nenhuma mulher escapa de seus encantos. A lenda parece ser perpetuada pelos próprios pais que amedrontam as filhas jovens na tentativa de evitar gravidez indesejada. Quem sou eu pra criticar.

7. Pé Grande

O pé grande é conhecido pelo que deixa para trás: grandes pegadas. Sua fama se deve principalmente a uma filmagem feita em 1967 em Bluff Creek, Califórnia, EUA. Essa é a filmagem clássica mostrando uma criatura peluda do tamanho de um homem andando em uma clareira. O filme nunca foi provado como autêntico e muitos suspeitam que seja apenas um trote. É também muito estranho que o filme ainda seja a melhor prova da existência do animal mesmo 40 anos depois, apesar do fato de que as câmeras atuais são muito melhores, mais baratas e estão nas mãos de muito mais pessoas do que em qualquer época. Se o filme original não fosse uma brincadeira certamente alguém já teria feito algum filme melhor ou tão bom quanto aquele até o momento.

Talvez a qualidade mais interessante do Pé Grande seja sua capacidade de não deixar rastro evidente de sua existência. Nunca foram encontrados dentes, ossos ou espécimes vivos ou mortos. Há uma estimativa que reporta centenas de milhares de pés grandes pela América do Norte, no entanto nenhum nunca foi atropelado por um carro, morto por um caçador, ou pego em uma armadilha.

6. ET de Varginha

Varginha é o nome de um município do estado de Minas Gerais onde as irmãs Liliane e Valquíria Silva avistaram o suposto ser extraterreno que possuía uma enorme cabeça, pele marrom viscosa e olhos vermelhos. O caso ficou famoso quando noticiado na Rede Globo de Televisão. A cidade investiu na divulgação e perpetuação dos fatos e recebe anualmente muitas pessoas vindas do “turismo ufológico”.

Ufólogos afirmam que houve uma conspiração que envolveu autoridades locais e também, é claro, os militares com direito a necropsia da criatura. Além das autoridades negarem todo o ocorrido não há nenhuma prova física dos fatos. Que medo!

5. Chupa cabra

Assim como o Pé Grande ganhou seu nome devido às supostas pegadas enormes o Chupa cabra recebeu seu nome pelo que deixou para trás: animais mortos. Apesar das cabras parecerem ser sua presa favorita, o Chupa cabra também foi acusado de ter matado muitos outros animais como gatos, ovelhas, coelhos, cães, galinhas, patos, porcos e outros bichos. (Não há registros, no entanto, de chupa cabras atacando pés grandes, apesar de eu querer ter visto isso.) As descrições do animal variam muito, mas muitas sugerem que o animal tem cerca de 1,5m de altura. Tem pernas curtas, mas poderosas, garras longas e olhos vermelhos brilhantes aterrorizadores (seria ele o bicho de estimação do ET de Varginha?).

O suposto animal ganhou notoriedade em 1995 em Porto Rico. Ninguém sabe ao certo qual é a origem do animal, mas muitos suspeitam que ele seja o resultado de experimentos secretos realizados pelos Estados Unidos. Seus aparecimentos nas Américas ocorrem quase exclusivamente em áreas latinas. Monstrinho subdesenvolvido…

4. Monstro de Loch Ness

Meu preferido! Nenhuma lista sobre monstros poderia ficar completa sem a besta conhecida como Monstro de Loch Ness. Enquanto “Nessie” é o monstro mais famoso ele certamente não é o único. Centenas ou milhares (de acordo com algumas contagens) de monstros foram encontrados em encostas.

Nessie tem sido procurado por mais de 70 anos e tem sido o maior boom turístico de Inverness e outras cidades ao redor do lago. Em 2003 uma equipe da BBC varreu o lago com mais de 600 leituras de sonar, fotos de satélite e vídeos e não encontrou nada.

3. Lobisomens

O assustador lobisomem, todos sabem, é uma mistura de homem e lobo. Alguns acreditam que um lobisomem aterrorizava o interior da França em 1764, quando uma estranha criatura matou dúzias de habitantes. Uma versão ficcional da história foi mostrada no filme “A irmandade do lobo”.

Enquanto a origem verdadeira do lobisomem é incerta existe uma doença chamada hipertricose que causa excesso de pelos no corpo humano e pode ter contribuído para a crença nos animais. É comum que artistas itinerantes que possuem essa condição se apresentem como lobisomens em seus números.

A conexão entre estas bestas míticas e a lua cheia pode ter vindo da tendência de lobos e cães de uivarem para a lua, mas histórias sobre balas de prata surgiram muito depois.

2. Zumbis

Reis da indústria dos filmes B, os zumbis são indivíduos que tiveram suas almas sugadas de seus corpos ou foram ressuscitados através de magia negra.

A cultura zumbi provém da cultura vodu do Haiti em que ainda se acredita que pessoas podem cair em transes que as tornam morto-vivas como nós vemos nos filmes (com exceção dos membros em falta e do apetite por lanches de cérebros humanos). Pirâmide Alimentar Zumbi

Cientistas que investigaram as afirmações sobre zumbis no Haiti descobriram drogas tóxicas que poderiam induzir estados catatônicos no estilo zumbi. Outras poderiam levar as pessoas a um estado de torpor onde seria muito difícil detectar sinais vitais e a pessoa passava a ser considerada morta. Logo depois de sepultada o “bruxo” removia sua vítima do sepulcro, que ainda não havia sucumbido à asfixia do caixão sob a terra, e o tornava seu “escravo-zumbi”.

1. Vampiros

Faz um século que Bram Stoker modelou seu personagem Drácula em homenagem a um herói nacional da Romênia chamado Vlad Tepes e o interesse em vampiros nunca foi maior. Os filmes Drácula, Entrevista com o Vampiro, Blade e o seriado “Buffy, a caçadora de vampiros” mostram que nenhum outro monstro capturou tanto a imaginação pública como os vampiros.

Ao mesmo tempo sensuais e assustadores os vampiros inspiram a subcultura gótica. Apesar de fortes evidências de que os vampiros são apenas seres da ficção, algumas pessoas alegam serem vampiros conduzindo rituais e bebendo sangue de doadores voluntários. Esperamos que estas boas almas também apareçam no banco de sangue

Comunidade do Santuário no FACE

About these ads

Sobre O Santuário

EU SOU A FONTE!

Publicado em 31/10/2011, em Sem categoria e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 18 Comentários.

  1. Ai arrasou muito bom

    Curtir

  2. Gostei mt desse seu post e da sua narrativa fácil e sagaz ! ;)
    Aprendi muitas coisas hoje, c ele…. p exemplo, ñ sabia q TIAMAT era fêmea ! (vai ver joga n mesmo time q a Maria Gadú e a Cássia Éller, p causa dakele vozeirão empostado…. ;) )
    E por falar em “Monstros Reais”, além da lula gigante, vc poderia ter citado tb os Dinossauros !!!!! Pois sim, eles existiram mesmo e eram MOSNTRUOSOS de grande !!!!!!!! hahahahahahaha….. :D

    Curtir

    • :) Quanto ao meu tipo de mosntrinho preferido, esqueci de dizer q sou fã incondicional do Conde Drácula !!!! Adoooooooooro 1 boa historia d vampiro !!!!
      Pena q os vampirecos d hj andam tão caídos e sem criatividade nenhuma……… :(

      Curtir

  3. Fred Bastos

    Para falar de certos monstros como Luan Santana e Rob Liefeld você deveria ter colocado uma classificação etária de 18 anos, Venerável. Me amarrei no post. Meu monstro favorito é e sempre será os Lobisomens!!!

    Curtir

  4. Bacana…irado o post, gostei de varios monstrengos, hehehe O filme dos lobisomens que vc citou acho q eh subestimado, mas eu gosto muito, mistura de filme de artes-marciais, fantasia de terror, filme de cowboy, e epico com pano de fundo politico a revolucao francesa- com fotografia interessantissima do interior da Franca. IRADO.
    E essa obsessao dos americanos com o Pe-Grande serah q nao tem uma ligacao com aquela fixacao- q eles compartilham contigo- por macacos? auhsuhauhsuahuhsua ele eh meio simiesco e, tadinhos, eles nao tem nenhum outro primata no continente deles…
    Mas quem ganha, na minha opiniao, sao os dragoes, pela frequencia q aparecem em diversas culturas ,em diferentes epocas, alem de ser uma apropriacao e remeter de maneira muito interessante aos dinossauros- e muitos se mostram fantasticos para alem do que a imaginacao humana foi capaz de criar…

    Curtir

    • Pois é, acredito também teioso sem foto, que essa fixação com o Pé Grande seja pelo fato dele provavelmente ser um símio ou ter parentesco (nisso os americanos tem bom gosto), Concordo contigo sobre os dragões, bora na Lapa ver um desses? Já peguei alguns sobre efeito etílico, muitas vezes.

      Curtir

  5. Lobisomem forever kk… mas adoro o chupa cabra,nessie e claro,os zumbis. Adorei o post.

    Curtir

  6. Lula GIgante sim!!!! Aterrorizou o mar por séculos… mas para mim sirva o número 2, por favor ;)

    Curtir

  7. Como assim a Lula gigante é a única que existe no mundo real???

    Curtir

  8. Leticia Fiuza

    Lobisomem e Nessie, sem dúvida os melhores…

    Agora, Lula Gigante? Sério? O.o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: