“OS CAÇA- FANTASMAS” – desenho animado,quadrinhos, J. Michael Straczynski e… Geléia!

Por Venerável Victor “caça-macacos” Vaughan

E aí marmanjos crescidos que ainda moram com a mamãe, ou vovó (como eu)! De volta mais uma postagem da seção que faz você, machão-que-não-lava-a-bunda-durante-o-banho-porque-é-muito-macho, chorar de saudade da sua infância! Com vocês um dos melhores desenhos já produzidos na TV mundial.

Os Caça-fantasmas – The Real Ghostbusters -  para quem tem menos de vinte anos e não estava encarnado nesse planeta na década de oitenta, foi baseado no filme homônimo de 1984, produzido pela Sony Pictures Television e outras empresas como  a “pasmen” Coca-Cola. No Brasil nós assistimos toda essa zona pela Rede Globo. O título “Real” – Os Verdadeiros – no nome, caro devoto, foi adcionado depois de uma briga “feia”judicial com a Filmation que já possuía uma série com o título de Ghost Busters dos anos 70, que no Brasil tinha o título de Trio Calafrio. Esse desenho de 1986 continha as aventuras dos investigadores paranormais Dr. Peter Venkman, Dr. Egon Spengler, Winston Zeddemore, Dr. Ray Stantz, sua secretária Janine Melnitz e seu mascote fantasma, Geléia – no original Slimer.

Trio Calafrio "The Ghosts Busters" Esse artigo contém macaco?

Nos quadrinhos também houveram duas séries, uma publicada mensalmente nos Estados Unidos pela Now Comics  – vocês se surpreenderiam se conhecessem de fato a quantidade de editoras de quadrinhos nesse país -  e outra publicada no Reino Unido pela Marvel Comics, além de uma popular linha de brinquedos produzida pela Kenner.

O Dr. Peter Venkman é o desencanado do Grupo e, mesmo não sendo oficialmente o líder, é quem geralmente toma as decisões mesmo quando não perguntado, está sempre envolvido em situações cômicas e normalmente não é levado muito a sério.

Janine Melnitz

O Dr. Egon Spengler, um gênio da ciência, costuma ser a fonte primária do grupo para o entendimento dos casos, ou mesmo para saber como combater o inimigo. Com sua habilidade em teorias, em vários episódios é ele quem mostra como solucionar os problemas, mesmo quando esses parecem não ter solução.

O Dr. Ray Stantz é o segundo na lista dos mais inteligentes do grupo e costuma ser o personagem que coloca em prática as teorias de Egon com seus inventos e tecnologia. Também costuma ser o mais brincalhão e otmimista do grupo, além de ser o único que várias vezes consegue entender o que Egon tem a dizer.

Winston Zeddemore é o corajoso e mais forte do grupo. É o mais habilidoso com a mochila de prótons e o motorista oficial do Ecto-1, carro por qual nutre grande paixão (alguém aqui acha que rolou um sistema de cotas nesse grupo?além de típico, o único não formado e gênio é o afro-descendente)

Stay Puff

Um curto episódio piloto foi produzido, mas jamais foi ao ar completamente. Algumas cenas podem ser vistas em vídeos promocionais e na abertura da série. Assim como a amaioria dos pilotos, esse episódio curto tem várias diferenças do resultado final. Na maior parte, as diferenças fazem lembrar o filme, como por exemplo a barba por fazer de Peter Venkman, que fazia se assemelhar com o impagável Bill Murray, os Caça-Fantasmas usando seus uniformes originais e Geléia aparecendo como um fantasma mal como era no filme. Algumas cenas do piloto foram editadas e usadas na abertura do desenho, sendo a mais notável a aparição de Stay Puff, o homem marshmallow. Outras cenas do piloto, como quando Roy acorda com um brinquedo do Stay Puff (sempre quis ter ele e o Castelo de Greyskull), e outras dos personagens descendo o cano dos bombeiros de seu QG e inimigos voando pela cidade de NY, foram usadas no episódio especial de Halloween.

Ecto-1

No Brasil, os dubladores do filme são os mesmos do desenho, o que conferiu uma atmosfera super confortável para os fãs, coisa que os americanos não tiveram a oportunidade de curtir – afinal não eram os atores que faziam suas versões animadas.

Ray, Peter, Egon e Winston

Nos primeiros 78 episódios, o roteirista J. Michael Straczynski deu um clima mais sombrio a série, normalmente nunca vistos em desenhos animados exibidos nas manhãs de sábado. Depois, a série ganhou um ar mais voltado ao folclore  – hahaha Straczynski mais uma vez podado -  crenças populares e alguns personagens característicos do feriado de Halloween, por exemplo, passam a ser mais constantes. Há também referências a outras séries animadas, como as Tartarugas Ninjas, no episódio “Máquina Jovem Verde” e a filmes famosos como Star Wars e Batman, as versões recentes no imaginário jovem da época.

Percebendo  o apelo infantil do personagem Geléia, a série foi renomeada em 1988. No nome original, “The Real Ghostbusters” para “Slimer! And the Real Ghostbusters” enquanto aqui no Brasil também adotamos a mudança: “Geléia! E os Caça-Fantasmas”. Houveram também mudanças nos traços dos personagens, sempre evoluindo e ganhando mais detalhes.

Em 1988  – ano que o Venerável já lia quadrinhos – com o sucesso da série animada e com a popularidade do personagem Geléia, esse ganhou uma série própria, mais curta e com enredo mais simples, voltada para um público ainda mais jovem, onde o personagem tinha maior apelo: “Slimer!” ou aqui “as aventuras de Geléia”…eca… era baseada em histórias simples do personagem principal com alguns amigos como Fred, o cachorro, um motorista de caminhão de sorvetes, Luigi um chefe italiano, Manx um gato, Bruiser um cachorro da vizinhança, Morris Grout gerente do hotel Sedgewick e o professor Normal Dweeb, um cientista mal com uma poodle chamada Elizabeth (e eu vi essa droga…mas era divertido pra criançinhas buchudas)

Geléia também participou de um especial que reuniu vários outros personagens de desenhos famosos chamado Cartoon All-Star to the Rescue, ao lado de Alf, Michelangelo das Tartarugas Ninjas, alguns Smurfs e personagens dos Muppet Babies, além de outros mais. Parando por aqui (afinal essa matéria é sobre os Caça-Fantasmas, ora)

Em 1997, atendendo à pedidos (atendendo ao pedido do DINHEIRO) uma nova franquia, breve diga-se  de passagem, foi produzida e chamada de “Extreme Ghostbursters”, aqui no Brasil “Os Novos Caça-Fantasmas” que era uma grupo de jovens liderados por um velho Egon, Janine e Geléia. Os outros Caça- Fantasmas só aparecem em um único episódio, voltando brevemente da aposentadoria. NY, Ô cidadezinha para ser infestada por espíritos…e eu pensando que o maior problema eram os ratos e os brasileiros.

If there’s somethin’ strange in your neighborhood
Who you gonna call (Ghostbusters)
If there’s somethin’ weird and it don’t look good
Who you gonna call (Ghostbusters)

About these ads

Sobre Santuário O Santuário

EU SOU A FONTE!

Publicado em 17/01/2012, em Sem categoria e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 16 Comentários.

  1. quem pode me passar algumas imagens do geleia o mais rapido possivel.

  2. E eu tenho a trilha sonora dos filmes – completa! – no meu Ipod, haha.
    De vez em quando me pego cantando as músicas no meio da rua, que nem um retardado.
    E tenho a coleção dos bonecos até hj!!!!!!

  3. Esse desenho tinha momentos que davam medo… Muito bom!

    Os Ghost Busters dos anos 70 também viraram desenho animado para competir com os “verdadeiros”. Passava no SBT…

  4. Aquele Dollynho da propaganda é a cara do Geléia.

  5. Caramba! Agora deu saudade mesmo, eu assistia Os Caça-Fantasmas quando era mais novo, na verdade até Os Novos Caça-Fantasmas eu assisti e gostava bastante também, só não vi estes desenhos do Geléia… Estes eu realmente não me lembro, mas sou fã dos filmes e até tinha ouvido falar que eles estavam querendo fazer um filme novo agora, isso é verdade?? Já faz algum tempo que ouvi a notícia… Mas para quem não conhece o desenho é só ir no You Tube eu mesmo estava assistindo estes dias por lá!!

  6. Leticia Fiuza

    Até hoje, qdo falamos algo de fantasma, logo em seguida já começo a cantarolar essa música lol

    Adorava, adorava e adorava! O filme, o desenho… Sinto falta daqla época, as coisas eram mágicas de verdade.

    Adorei o post =D Parabéns, senhor!

  7. Muito bom, só não me lembro do Os Caça-fantasmas – The Real Ghostbusters , mas os desenhos eram massa, o filme então!

  8. Matéria bacana. Cheguei a ver alguns episódios (e acho que foi na Record). Lembro de ter achado bem bacana.

    Quanto ao lance das cotas, também achei sacanagem com o pobre Winston.

    Em relação aos “novos caça-fantasmas”, cheguei a assistir a série e achei simpática.

  9. Fred Bastos

    Minha mulher é a cara da Janine! UAHAUAHAUAHUAHA (ela não pode sonhar que escrevi isso aqui) e outra, só pra constar, votei no negão como meu caça-fantasma favorito, ora… eu sou marrom bombom e quando criança ficava fulo do Winston ser o ~unico ali sem nível supeior e ainda ser o motorista da galera… BLACK POWER!!!!! :)

  10. Infelizmente não sou dessa época,ou como falaria o Victor: você não é um macaco tão velho. Mas gosto muito da franquia. Em uma das minhas noites insones, tive a sorte de assisti-lo em uma das edições do corujão(sei: TV aberta #$#@##$). Mas foi deveras agradável. E $#@#$, qual é a idade do Victor???

    • Fred Bastos

      Ih rapaz… não tente descobrir isso, ou ele terá que matá-lo. É mais fácil o Inferno congelar que ele falar a idade real, muitos especulam que seja algo em torno de 1.500 anos… eu acredito que o cálculo está no máximo errado em uma centena de anos. Mas que eu acho que no corpo dele corre ” renew” e não sangue…eu acho.

  11. Pelo que vi no resultado da votação, vou dizer aqui o que um monte de marmanjo tem pudores de admitir: eu era taradão na Janine, ela com certeza é uma das maiores responsáveis pela queda que tenho por um tyeur hahahahaha.

    Além disso eu fabriuei, com alguns amigos, armadilhas maneirííííssimas que usávamos, ficou muito parecido com as originais. Só não conseguimos um sistema para apertar o peldal e a caixinha se abrir, mas chegou perto porque tínhamos um gênio no grupo (óbvio que não era eu).

    Cheior de infância na madrugada…….

  12. Eu queria ser a Janine! uahauahauahauahauahauah também, eu ia querer ser quem quando criança? O Geléia???

  13. Nem era meu desenho favorito mas a música eu adorava…kkkk

  14. ……………………………………….!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: