O FEITIÇO DE ÁQUILA – “Sempre juntos, embora, sempre afastados”

por Venerável Victor “de dia tratador de noite macaco” Vaughan

Rutger Hauer É Etienne

“Um dia conseguiremos a felicidade que duas pessoas sonham mas nunca encontram.”

Michelle Pheiffer como Isabeau

Há muito tempo atrás, precisamente no século XII, havia uma cidade chamada Áquila, governada por um corrupto bispo que nutria uma paixão doentia por uma bela mulher chamada Isabeau. Esta, no entanto, amavaa e era amada por  Etienne, o belo capitão da guarda especial do bispo. O invejoso e mal amado  sacerdote descobriu a verdade sobre o amor dos dois e fez uma barganha com o demônio, que deu ao seu novo “convertido” o poder de conjurar uma terrível maldição sobre os dois amantes.

Para sempre, dali por diante, Isabel seria um belo falcão durante o dia, retornando à sua forma humana à noite. O pobre Etienne, por sua vez, permaneceria humano durante o dia, se tornando todas as noites um esperto lobo. Apenas no exato momento do nascer do Sol os dois poderiam ter por instantes o vislumbre do que outrora foram. Exilado na tristeza, Etiene cavalga em seu garanhão negro Golias pelos campos da Europa com o falcão ao braço – e à noite, na forma de lobo, seguia sua bela amada humana.

O tema universal do amor impossível é o fio condutor dessa história filmada quase que totalmente no norte da Itália. O Feitiço de Áquila foi dirigido por Richard Donner ( “Super-Homem – o filme). Com um ótimo elenco, incluindo Rutger Hauer (Blade Runner) como Etienne, Michelle “eterna mulher Gato” Pfeiffer como Isabeau, John Wood como o obsessivo bispo e Phillipe Gaston, o jovem  e ágil ladrão conhecido como “rato”, amigo de Isabel, Matthew ” Vivendo a vida adoidado e projeto secretos macacos” Broderick. Que são extremamente capazes de segurar esse roteiro nas costas, mesmo com as falas no original, muitas vezes de uma poesia exagerada.

“Cada nova geração da minha família tem uma missão para ser cumprida”

“E qual seria a sua missão?”

“Matar um homem.”

“Diga-me, esse corpo ambulante, teria um nome?”

O “rato” Matthew Broderick

O jovem Broderick parece ter tido muita liberdade para trabalhar suas tiradas cômicas que tanto eram desejadas pelo público desde suas anteriores comédias de sucesso, pois seus diálogos não sugerem um comportamento medieval, mas sim contemporâneo. Seu trabalho aqui é o contraponto cômico de todo drama e sofrimento que os protagonistas sugerem. Já no fim da história, quando as coisas já estão muito difíceis para Phillipe, Isabeau e Etienne (que acabou de invadir a fortaleza de Áquila para matar o maléfico bispo), o senhor Broderick nos brinda com um dos momentos mais  inteligentes da história, ao falar diretamente com Deus (como faz durante todo o filme) de forma irônica, mas respeitosa:

“Nós voltamos exatamente ao ponto de partida dessa história Deus  e eu gostaria de acreditar que existe nisso algum propósito superior… isso com certeza cairia bem para a sua imagem”

John Wood como o bispo de Áquila repleto de vícios

O senhor Hauer, com seus olhos de um azul pálido e na época com um físico impressionante, é um perfeito cavaleiro andante e a senhorita Pfeiffer, que provavelmente é uma das mulheres mais lindas de todos os tempos, é certamente a pessoa certa para se enfrentar a danação eterna por ela. Sua presença, etérea e erótica, é tão marcante no filme que mesmo quando está sendo representada como o falcão ela parece estar ali na tela. O senhor Wood é odiosamente perfeito como o bispo maldito e o ator Leo Mckern, que faz o velho padre Imperiux, que com a sua língua grande foi o responsável pelo inferno que os amantes passaram a viver e por isso passa seus dias afogando a vergonha em álcool, é quem no fim se torna a chama de esperança que esses jovens amantes precisavam para finalmente serem felizes, pois descobre que um futuro eclipse poderá desfazer o feitiço.

“Haverá uma noite sem um dia e um dia sem uma noite”

“Deus não deve ter perdoado você… teria Ele então o enlouquecido?”

Leo Mckern como o padre beberrão, sofrido pela culpa.

O cavaleiro e a jovem dama funcionam no filme como uma metáfora para o sol e a lua, que assim como os dois pombinhos (ou  melhor, o falcão e o lobo) nunca se encontram. Desta forma, o sempre atraente tema do amor impossível toma formas ainda mais dramáticas, impossibilitando até mesmo o contato físico entre os dois amantes. Os animais em que ambos se transformam foram cuidadosamente escolhidos, afinal o falcão é um conhecido símbolo de beleza, enquanto o lobo é um animal normalmente solitário, além do fato de ambos serem monogâmicos.

“Golias… lembre-me de te contar uma história muito antiga sobre um homenzinho chamado Davi.”

A terrível maldição que assola o casal é repleta de simbolismo e é um prato cheio para provocar lágrimas nos casais apaixonados. O previsível final feliz neste caso é muito bem-vindo e agrada em cheio quem o assiste, que testemunha durante quase todo o tempo o sofrimento quase palpável de Navarre e Isabeau, aliviado apenas pela simpatia do divertido Gaston. O Feitiço de Áquila é simpático o suficiente para atrair a atenção do espectador e a linda história de amor que o embala é inegavelmente envolvente. Além do fato, meu caro devoto, que tem a Michelle Pfeiffer!

“Meu Deus! Eu sei Que prometi nunca mais roubar de novo, mas também sei que você sabe o quanto fraco nas minhas promessas eu sou!”

ÓTIMA DICA DE SITE PARA SER VISITADO:

 ILUMINERDS

About these ads

Sobre Santuário O Santuário

EU SOU A FONTE!

Publicado em 06/09/2012, em Sem categoria e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 47 Comentários.

  1. Josè Carlos Silva

    Patricia Pillar e Michelli tem muito em comumpra mim

    Curtir

  2. carmen sader moreira

    É lindo, poético e inspirador!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  3. Muito bom esse filme, eu lembro que eu vi pela primeira vez, quando ele passou na Tela Quente inédito na TV hahahha, bons tempos!!!

    Curtir

  4. Vale a pena ver de novo este filme repleto de simbolismo. Tem tanto simbolismo nesse filme que dá até pra lançar um livro sobre isso kkkk.

    Curtir

  5. Show de bola este filme. Caso alguem ainda nao tenha visto, faça um favor a si mesmo e veja. Ok, eh velho, os efeitos visuais estao passados, mas valem muito a pena!

    Curtir

  6. fantastico, phodastico, sem palavras filme magnifico. …..
    com todas as criticas aos dialogos e ao roteiro, gostaria que ao menos metade dos filmes do seculo XXI fossem tão bom quanto este.

    Curtir

  7. Deu até vontade de assistir esse filme novamente, mas só uma correção: Desde quando lobos são animais normalmente solitários? Pelo contrário, são animais sociais.

    Curtir

  8. filipefelagund

    Super clássico!

    Curtir

  9. minha listinha de filme para ver antes de morrer ja esta maior do que a bíblia kkkkkkkkkkkkkkkk mais um pra lista com louvor !

    Curtir

  10. Esse filme é fantástico, assisti várias vezes e sempre assisti empolgado.

    Curtir

  11. Um filme que marcou os anos 80!Os atores no auge,uma linda história de amor,sem esquecer a ação!Beleza(Pfeiffer),ação(Hauer) e comédia(Broderick),um filme perfeito,inesquecivel e imperdivel!Adorei o texto Veneravel,e logo no começo já ri(“de dia tratador,de noite macaco”…hahahahaha!).Um abraço!

    Curtir

  12. Janaina Martins.

    Nossa filmaço! Mas me faz pensar naquela teoria que o amor tem que ser infeliz, sofrido, se não n é amor.
    Muito bem escrito ;-).
    Por favor eesenhas sobre os filmes que marcaram nossa infância como por ex O Mágico de Oz. ;-)
    Parabéns! Bjs.

    Curtir

  13. Eu nunca gostei de histórias medievais, de cavaleiros, e essas coisas, mas Feitiço de Áquila é uma exceção. Filme maravilhoso! O único defeito é a música, rock oitentista do mais datado, que não combina em nada com as cenas. Fora isso, não tem mais nada de ruim.
    Richard Donner tem uma pegada de fazer filmes levando todo tipo de personagem tão a sério, que passa a verossimilhança necessária pra se curtir um filme.
    Um filme que merece ser revisto de tempos em tempos.

    E, sempre que eu marco um encontro com alguém, e acabamos nos desencontrando, eu sempre menciono “é o feitiço de Áquila”. Pena que hoje em dia pouca gente entende a piada…

    Curtir

  14. lcdallegrave

    Excelente resenha, me deixou com muita vontade assistir esse filme.
    Parece ser uma fantiasia medieval bastante interessante, além de um bom filme para se assistir com uma companhia feminina, if you know what I mean…

    Curtir

  15. Amo! Filme de menininha que todos os meninos gostam, quase sem erro! :) Que fotografia linda, confesso que se vê alguns erros simplórios, nas batalhas Etienne é quase um EXTERMINADOR… e na batalha final, a facilidade com que derrota os oponentes é quase super humana, mas o que eu queria? O Richard Donner ainda estava sob efeito do vírus do Superman O filme! uahauaha. Querem saber? Amo esse filme de qualquer forma!

    Curtir

  16. Anotado!
    Esse filme eu quero assistir *–*’

    Curtir

  17. Já assisti algumas vezes… e poderia assistir mais algumas vezes – a versão integral e não a “edição” da globo -.
    Existem alguns filmes que marcaram a minha infância e adolescência… Esse é um deles, e um dos mais emblemáticos… foi delícia revisitar essa história através da sua matéria, Victor!

    Parabéns!!

    Curtir

  18. doutormanhattan

    Enquanto isso, minha lista de filmes a serem vistos só aumenta!! :D
    Uma boa pedida, camarada VVV!!

    Curtir

  19. Entrou para minha lista de filmes que tenho que assistir!

    Curtir

  20. Vi esse filme quando saiu! Foi espectacular na altura!
    Depois disso a TV portuguesa fartou de o passar no ecrã.
    É um dos filmes que guardo boas memórias, adorei na altura!
    Bem lembrado Victor.

    Abraço

    Curtir

  21. Bá, este filme é muito bom:D Tenho na minha coleção hehe Só acho a trilha sonora meio bizarra hehehe
    Gosto muito dele. Junto com Highlander, Os Goonies e Mad Max, O Feitiço de Áquila esta na minha lista nerd nostálgica de melhores filmes hehe
    Baita resenha de um clássico:D
    Abs cara.

    http://www.palitosnerds.blogspot.com

    Curtir

  22. Esse filme merece todas as honras, já que proporcionou momentos sensacionais a todos os amantes da Sessão da Tarde.

    Curtir

  23. Lembro da sessão da tarde na minha infancia, quando passava esse filme, eu assistia todas as vezes adorava, rs valeu Vic, pela recordação, belo filme.

    Curtir

  24. Filme lindo, Venerável, lembrança ótima. Sua sensibilidade é admirável!

    Curtir

  25. Filme lindo de bonito, V3! Amor e sobrenatural muito bem abordados com e por gente competente. Já hoje em dia temos a “Saga Crepúsculo”… pois é…

    Curtir

  26. Ótima dica, assim como seu bom gosto, para quem não conhece linda história e classico drama, lembro até hoje quando assisti pela primeira vez, vou ve-lo novamente para passar para os meninos de hoje…

    Curtir

  27. Rodrigo "BYRNE" Miranda

    Oitmo filme, otima historia, otimos atores, grande epoca…
    Para quem ainda nao viu saiu agora em BD com remasterização digital e em HD segue link:

    http://www.submarino.com.br/produto/7502917/bluray-o-feitico-de-aquila

    Curtir

  28. Ah, como suspiram nossos corações por impossíveis amores. De Shakespeare aos atuais dias, e enquanto humanidade houver, jamais perderão estas histórias o seu encanto. Parece-nos por vezes de uma pueril significância, mas muito da sua beleza aí reside. Não importa a idade que tenhamos, ainda nos embevecemos com as histórias da Disney. :)

    Curtir

  29. Ena, foste buscar a memória ao fundo do baú?? Boa memória. ]:-)
    Em Portugal a tradução do título do filme não sofreu alteração (e nós sabemos como conseguimos ser criativos com as traduções/adaptações, hihihihihi), acho que A Mulher Falcão foi um filme que ficou na memória colectiva, e ainda hoje se consegue ver muito bem, pela poesia que encerra.
    Beijo d’enxofre

    Curtir

  30. Esse filme eh muito bacana ! Vou rever hj mesmo !

    Curtir

  31. Muito lindo vou rever hj mesmo! Valeu V3!

    Curtir

  32. webercarvalho

    Lembro vagamente de umas passagens do filme na Sessão da Tarde… Mas tem tanto tempo… Nem lembro direito de quase nada…. :( Valeu pela nostalgia Grande Victor!

    Engraçado que d’A Lagoa Azul, De Volta à Lagoa Azul e Elvira, a Rainha das Trevas eu lembro de todos os detalhes! hehehe ;)

    Porque será? o.O

    Ah! Lembrei!!!
    Era por causa dos peitinhos!!! Huahuahahaha

    Curtir

  33. Esse filme é um clássico!

    Amo muito. Qtas vezes revi esse filme e sempre ia às lágrimas…

    Tão bom reviver algo assim… Pena que os jovens de hoje não tem acesso a filmes tão bons qto esse. ^^
    <3

    Curtir

  34. … Ual! … em q planeta eu estava?? eu nunca soube da existência deste filme …
    brigado por me informar Victor ^^, pois esse filme é bem o meu estilo: o amor verdadeiro … mais poderoso do que qualquer maldição *___*
    preciso vê-lo tipo assim, ontem rsrs

    Curtir

  35. Esse filme é um marco, adoro, principalmente numa época em que ele foi no sentido oposto da tendência de se produzir filmes repletos de futurismos e tecnologias. Plástico, de uma simplicidade ímpar, quase teatral. E Richard Donner, esse diretor tão pouco reconhecido o talento, mas memorável!

    Curtir

  36. MEU DEUS!!!!!!!
    Este eu vi pela primera vez no ginásio da colônia de férias do SESC, nos idos dos anos 80… Nunca mais esqueci, é uma obra impactante, marcante, inesquecível, linda, atemporal e imortal. Assim como este site;-). Já sacrifiquei um trabalho de conclusão do meu curso técnico pra gravar este filme quando passou na TV…. Claro que foi sem querer, mas como era ESTE filme eu nunca me arrependi rs.

    Eu só não sabia ATÉ HOJE que Mathew Broderick era o moleque desajeitado que nos fazia rir no meio de tanta desgraça. Deu vontade de assistir novamente.

    Curtir

  37. Ah Isabeau!!!! mais uma personagem inesquecível da minha infância! eu amo demais esse filme! além de ter essa belíssima história de amor é estrelado pela minha atriz favorita! Michelle Pfeiffer (não preciso dizer muito a respeito de Michelle… tá vou dizer … a melhor MULHER-GATO do cinema pra sempre!) :B
    Assistia O Feitiço de Áquila sempre na sessão da tarde e mesmo pirralho eu achava foda demais a historia e lembro que fiquei impactado com a cena em que eles podiam se ver por breves instantes ao nascer do sol! Preciso comprar o DVD!!!!! mandou ver no texto Victor! parabéns!

    Curtir

  38. Uma bela lembrança que me traz a memória um impossível cheiro de fita VHS.
    Adorei seu texto.

    Curtir

  39. Perfect! par essa resenha Victor! Eu adorei esse filme não só eu mas toda uma geração que o assistiu! Rutger Hauer realmente é um ator de uma presença impressionante! Michelle Pfeifer ptz!! a eterna Mulher Gato(Fuck you Anne Hattaway Magrela que só tem olho!) E o imberbe Mathew Broderik com aquele ar de menino estão ótimos mesmo!O roteiro deixa pra lá o filme é uma licença poética, uma fantasia medieval tipica dos anos oitenta! E você meu caro Venerável Victor mais uma vez caprichou como sempre!

    Curtir

  40. morcego.raposa

    Bela resenha para um belo filme! Já perdi as contas de quantas vezes já o assisti…

    Curtir

  41. Nao me lembrava qse nada desse filme … Apenas as propagandas da Sessao da Tarde kkkk
    Até que eu o encontrei na locadora e não resiti passei para meus alunos que nunca nem em sonho haviam visto falar dele… Resultado: Adoraram!

    Curtir

  42. se alguém me perguntar… Qual o priemiro filme que viu na sua vida… Eu provavelmente não vou lembrar exatamente qual foi, mas esse filme vem direto na minha memória! Old but Gold!

    Curtir

  43. E TEM Michelle Pfeiffer!… PRECISA DE ALGO MAIS??!!

    Isso é tão antigo que minha memória me engana: não me lembro se já assisti..ou se vi alguns trechos… Tenho que locar esse filme e ver de novo… HOWEVER!!!

    Curtir

  44. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    SEGUNDA: A FORÇA DOS SUPER-HERÓIS MARVEL

    TERÇA : Resenha de Aquaman e Wolverine e os X-men

    QUARTA : Mais um capítulo da série SANTUARIUM – o reflexo nas águas…

    QUINTA : É dia de cinema! O Feitiço de Áquila.

    SEXTA & Sábado : Resenhas de editoras fora do eixo DC/Marvel

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: