Maurício de Souza por Novos 50 Artistas

 

Por Rodrigo “O Astro” Broilo

Que o Brasil tem artistas incríveis é notícia velha. A gente até exporta nossos talentos, e nossos artistas estão bombando lá fora.

Mas nos últimos três anos, artistas foram reunidos para homenagear um em especial, dos mais famosos e influentes do Brasil.

Quem nunca leu as histórias da Turma da Mônica, criação de Maurício de Souza? Quantos artistas não se inspiraram a desenhar e criar devido à obra e importância que teve as histórias da Mônica e seus amigos?

Em 2009, saiu pela Panini, uma obra impar no Brasil: MSP 50, ou “Maurício de Souza por 50 artistas”, onde 50, entre os maiores e mais importantes, artistas do Brasil homenagearam Maurício ao retratarem seus personagens em diferentes e personalizados traços. Mas este primeiro número ficou com uma cara muito forte de homenagem, deixando um pouco de lado as histórias, e deixou de fora vários outros artistas.

Então surgiu uma edição. MSP+50, ou “Maurício de Souza por mais 50 artistas”, surgiu no ano passado trazendo histórias mais elaboradas, mexendo com o universo e com as imagens do personagens da TDM, por vezes alterando totalmente os personagens, por vezes misturando histórias com outros personagens como aconteceu com a turma do Menino Maluquinho, de Ziraldo, e Radicci, de Iotti. Esta edição trouxe ainda nomes como Adriana Melo, Rafael Albuquerque, Matheus Santolouco, Rogério Vilela, Clara Gomes, André Kitagawa, Mario Cau, Fernanda Chiella, Kako, Danilo Beyruth, Tiago Hoisel, André Vazzios, Beto Nicácio e Caco Galhardo, e outros 34.

Mas ainda não foi suficiente e foram chamados Novos 50 artistas para o MSPnovos50, que será lançado em setembro próximo na Bienal do Rio de Janeiro. Os astros dessa edição, os personagens da Turma da Mônica, ganharão os traços de ícones como Adão Iturrusgai, Aluir Amâncio, Alves, Ana Luiza Koehler, Bernardo Aurélio, Carlos Amorim, Carlos Ruas, Celso Menezes, Chico de Leite, Daniel Bueno, Daniel HDR, Danilo Brandão, Davi Calil, Ed Benes, Edu Francisco, Elcerdo, Estevão Ribeiro, Felipe Massafera, Galvão, George Schall, Hector Lima, Jaum Peiote, João Montanaro, Klévisson Viana, Lederly, Lene Chaves, Leo Finocchi, Luciano Irrthum, Luis Ernesto de Morais, Luke Ross, Lupe, Marcelo Cassaro, Márcio Coelho, Maurenilson Freire, Mike Deodato, Orlando Pedroso, Pablo Carranza, Paulo Visgueiro, Pryscila Vieira, Rael Lyra, Rezende, Roberta Pares, Rogério Coelho, Ronaldo Barata, Sam Hart, Samanta Flôor, Samuel Fonseca, Volney Nazareno, Watson Portela e Will Leite.

Além das artes que já vinham sendo divulgadas por Sidney Gusman, editor desta obra, na internet, a parte final da trilogia promete retratar personagens que não foram mostrados nas edições anteriores. MSPnovos50 tende a ser uma das obras nacionais de quadrinhos mais importantes de 2011, e com certeza uma das melhores. Nós pressentimos!

A boa notícia é que o lançamento ocorre no mês que vem. A má notícia é que está é a última edição desta proposta inovadora, no Brasil, e que apresentou ao país inteiro grandes nomes que, talvez, não chegassem a todos de outras formas.

Anúncios

Um comentário sobre “Maurício de Souza por Novos 50 Artistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s