Enriqueta, Fellini y Madariaga

Criador: Ricardo “Liniers” Siri

Publicação: “Macanudo”, tirinha do Jornal La Nación

Em idos de 2002, o cartunista e quadrinista argentino conhecido como Liniers, criou a tirinha Macanudo para o jornal La Nación onde apresentou diversos personagens como Os Pinguins, Os Duendes, As Ovelhas, El Misterioso, Pan Chueco, a Vaca Cinéfila, El Conceitual Incompreensible, entre outros. Dentre os personagens de Macanudo, se destacam o trio Enriqueta, Fellini e Madariaga.

Enriqueta é uma linda menina de vestido azul que adora ler, brincar e usar de sua imaginação, sempre acompanhada pelo seu fiel amigo o gato Fellini e seu urso de pelúcia Madariaga.

As histórias de Enriqueta, personagem que foi claramente inspirada na Mafalda de Quino, têm um ar e um sabor de infância, onde a pequena brinca ou lê, e reflete sobre sua longa vida como criança. Marcadas por uma narrativa nem cômica nem dramática, as historias de Enriqueta costumam ser retratos de brincadeiras entre ela e seu gato Fellini. O gato preto, com nome inspirado no famoso cineasta, gosta de acompanhar Enriqueta em arvores ou ‘espreitando’ entre a grama, dialogando com ela, outra referencia a imaginação infantil de interagir com os animais.

Já o pequeno Madariaga é retratado realmente como um urso de pelúcia, embora lhe seja atribuído às vezes por Enriqueta, as habilidades de estar pensando ou sonhando.

As histórias de Macanudo já estão disponíveis em álbuns no Brasil ou através do blog do autor.

Anúncios

3 comentários sobre “Enriqueta, Fellini y Madariaga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s