O Irmão Olho está de volta e ele pode estar de olho em você!

Por Venerável  “One Monkey Arms Corps”  Vaughan

Resenha de OMAC #1 , cuidado SPOILERS

OMAC  é considerada uma surpresa inusitada entre o DC relaunch. Além de ser o grande azarão do check list ele é o único título deste projeto DC The News 52  que mantém o estilo clássico da ilustração de Jack Kirby, mantendo seu legado representado.

Escrita por Dan Diddio  e com arte de Keith Giffen – além de também influenciar nos roteiros (graças a Deus), a revista conta  a saga do satélite auto consciente e rebelde Irmão Olho, com seus misteriosos intuitos e de seu agente na terra, agora o humano Kevin Kho. A proposta do DC relauch é renovar todo o universo da editora , e nesse novo mundo, a obra  original de Jack Kirby é tratada com respeito, Giffen é competente em imitar nitidamente o traço do grande criador na revista e ao ser taxado por estar fazendo isso, responde:

“_ Quem mais eu deveria imitar ou usar como influencia em meu traço se não o REI ?”

Já no inicio desse primeiro capítulo, vemos com felicidade que o CADMUS existe normalmente na nova cronologia, sempre tendo duas faces, como o satélite da terra. Uma oficial, na superficie, com diversos novos personagens de apoio como funcionarios do laboratório e a frente o vice presidente Martin Welman e a outra, subterrânea, secreta, comandada por Mokkari, aquele grandíssimo filha da mãe, criação de Kirby para seu Quarto Mundo e que o leitor mais novo que acompanhou a Crise Final de Grant Morrison, pôde conhecer melhor .

O novo OMAC – sigla de (One Man Arms Corps) dessa nova DC agora é Kevin Kho, um  funcionário dos Laboratórios Cadmus, que assim como na obra original, não tem a mínima idéia de que é a criatura semi indestrutível , páu mandado, do Irmão Olho. e transformado nesse  Exercito de um homem só sem a mínimo livre arbítrio.

A edição tem ação  desenfreada – seguindo a nova diretriz editorial da DC para suas revistas – no caso desse trabalho em especial, sim inspirada na narrativa visual de Kirby. E também seguindo essa norma para todas as histórias, não é preciso ter qualquer conhecimento prévio dos personagens para acompanhar toda a destruição e luta que OMAC tem que enfrentar para alcançar os níveis mais profundos do complexo  em busca do núcleo principal  de processamento de dados, guardado por Mokarri e seus agentes, para se apossar de todo acervo de dados do CADMUS como deseja seu mestre Irmão Olho. Inevitavelmente o alter ego de Kevin Kho  atinge seu objetivo, with a little help  fron your friend Brother Eye… mostrando o grande poder e resistência que essa versão do relutante “herói”??? Possui.

Com o alcançar do objetivo  proposto pelo satélite inteligente, que mantém contato constante com seu OMAC, Kevin é teleportado para uma praia distante a salvo das autoridades e seguranças do laboratório. No final da estória ficamos sem saber porque o Satélite Renegado  precisa tanto se apossar desse banco de dados e o que pretende fazer com ele. Mas certamente iremos descobrir em breve.

Será que a nova série conseguirá ultrapassar a marca da anterior? Se depender do carinho e respeito que é nítido na arte e co-roteiro de Giffen  nessa revista e da nossa torcida aqui por tudo que tiver a assinatura do REI , não há dúvidas de que sim!

 

foi criado por Jack Kirby em 1974, no final de seu contrato com a DC , após o cancelamento de seus Novos Deuses. No original, num futuro próximo,ele era Buddy Blank, que é alterado através de uma “operação hormônio-computadorizada feita por controle remoto”, por uma satélite de Inteligência Artificial chamado Irmão Olho. que por sua vez, obedece as diretrizes da Agência da Paz Global,  um grupo de pessoas sem rosto que policia o mundo inteiro usando armas pacifistas. O equilíbrio do planeta é muito perigoso para os grandes exércitos, de forma que OMAC é usado como o principal agente de campo de aplicação para a APG.  A revista original durou oito edições (1974-1975) e foi cancelada antes da última história ser concluída, Kirby escreveu um fim abrupto antes de deixar a editora.

Anúncios

5 comentários sobre “O Irmão Olho está de volta e ele pode estar de olho em você!

  1. É bom ver o legado de Kirby sendo preservado no reboot, além de Omac também temos Etrigan em destaque, e Darkseid como inimigo da nova versão da Liga da Justiça… ou seja, haverá um Quarto Mundo! Vida longa ao rei….!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s