A Grande Família… do Xaveco

Por Rodrigo “X” Broilo

É algo que eu e meu psicólogo imaginário ainda não resolvemos, e tampouco entendemos. Mas a questão é que eu, independente do tipo de mídia, acabo fatalmente me apaixonando pelos personagens mais secundários, às vezes até os mais abandonados, tadinhos e do tipo #QueDó.

Com Xaveco não é diferente. Criado em 1963 pelo próprio Maurício de Sousa, Xaveco (outrora com CH, devido seu cabelinho em forma de chave) é a essência do personagem secundário, do fundo de tela, do acessório de cenário, do coadjuvante na Turma da Mônica.

E ele exerce isso muito bem. E ele é tão “tadinho” nesse sentido que sofre até bullying. Constantemente ele é a estrela de alguma piada envolvendo seu status de figurante. Até mesmo Denise, outra secundária, acaba levando tirando uma com a cara do pobre menino de cabelo amarelo, já que ela estrelou sua própria revista e como disse, ele “não fede nem cheira”. Os dois são tão rivais, que muitos acham que vão acabar namorando. Mas Xaveco é divertido e bem humorado, e quase sempre acaba levando numa boa.

Mas mesmo tendo sido criado com essa função de ser um “alguém na multidão”, Xaveco tem aparecido com certa frequência. Ele até foi o “vilão” em uma historinha da Revista da Mônica n.º 54, que comemora as 500 edições de vida da Mônica, contando todas as editoras pelas quais passou. Mas… Bom, deixarei vocês lerem a história. Ele é visto frequentemente em historias do Cebolinha e do Cascão, e está também na Turma Jovem.

Mas o que mais me atrai nas histórias do Xaveco é a relação entre ele e sua família, certamente a mais numerosa de toda a “tchurminha”. Primeiro de tudo, porque ele é o único a ter os pais separados, e segundo pela repercussão de uma historinha de alguns anos atrás (que eu me lembro de ter lido, só não lembro quando, nem onde) da revista do Cebolinha (na época, ainda da Editora Globo). Nesta historinha a família do Cebolinha foi sorteada para participar do famoso programa de TV “Barraco entre Famílias” e enfrentou justamente a família do Xaveco. Nesta edição todos ainda eram identificados como “Mãe do Xaveco”, “Pai do Xaveco” e “Irmã do Xaveco”, o que causou uma risada coletiva na família do Cebolinha, que achava que certamente venceriam de personagens secundários que nem nomes tinham. Mas a família do Xaveco vence o concurso e acabava ganhando uma linda casa com piscina, onde Xaveco mora com sua mãe. Cebolinha e sua família acabam ganhando, como prêmio de consolação, uma chinchila manca chamada Caramela (que, infelizmente, já partiu deste mundo) e um rádio-relógio gago.

Depois disso, a família de Xaveco foi mais bem explorada e cada vez aumenta mais.

Primeiro começamos a ver mais as histórias com Xabéu, a irmã mais velha de Xaveco, uma adolescente com idade em torno de 16 anos, cheia de atitude, com tatuagens e que curte rock, além de gostar de contar histórias de terror. Xabéu trabalha como babá das crianças do Limoeiro, como Cascão, Cebolinha, Dudu e Mônica, para conseguir uma graninha extra. Com isso ela acaba despertando a paixão platônica dos meninos. Xabéu não gosta de ver seu irmão aprontando com os outros meninos, pois sempre que algo acontece acaba sobrando a culpa pra ela. Mas isso porque os dois se amam bastante. Reza a lenda que o nome de Xabéu deveria ser Xabéu Loreta, mas o escrivão escreveu Lorota, por engano. Porém em diversos lugares, vi o sobrenome da família como Lorota mesmo.

Xabéu é alta, loira como o irmão, não gosta de bagunça e nem de brigas entre os meninos, e também tem uma versão na Turma da Mônica Jovem, onde ter cerca de 21 anos.

Dona Xarlene, a dona de casa que adora limpeza e que é Mãe do Xaveco é a que menos aparece, ao contrário do Seu Xavecão, como também é conhecido o Seu Xavier, o pai do Xaveco. Xaveco passa os finais de semana na casa do pai, que é todo atrapalhado, já que não se acostumou ainda aos serviços caseiros de solteiro, e acaba sempre metendo o filho em confusões e contusões. Ele consegue queimar toda a fiação da casa tentando trocar uma simples lâmpada. Apesar de serem divorciados, os pais de Xaveco se dão super bem.

Há certo tempo atrás uma nova personagem passou a integrar a família mais completa do Monicaverso. Xaveco ganhou uma avó, mãe de seu pai, a Dona Xepa. Xepa é uma senhora bem velhinha, que por vezes aparece em cadeiras de rodas, outras usando uma bengala, tem em torno de 90 anos, problemas de memória e odeia barulho quando está dormindo. Dona Xepa mora com seu filho, o Pai do Xaveco.

O mais recente membro a fazer parte da família de Xaveco nos foi apresentado na edição Turma da Mônica nº 52, da Panini Comics, lançada esse ano, onde ficamos conhecendo o cachorro pirado do Xaveco, o poodle (ou como diria a Mônica, “Pódle”) amarelo e estropiado que era de sua avó, chamado Ximbuca (não é Ximbinha, nem Ximbica, tá?). Como a pobre Dona Xepa não tem mais idade para cuidar do magrelo animal, ela o deixou aos cuidados do neto. Ximbuca gosta muito do seu novo dono e de pecinhas de montar. Na sua historinha de estréia, Ximbuca estava com Xaveco construindo um castelinho de pecinhas de montar quando Cebolinha adentra correndo a casa de Xaveco e destrói o castelo. Ximbuca, com raiva tenta atacar Cebolinha e os demais que invadem a casa do dono, com golpes de caratê e com armas que constrói com as pecinhas de montar.

Mesmo sendo um personagem nascido para não brilhar, Xaveco e sua família tem ganhado espaço nas revistinhas, o que eu particularmente adoro.

Anúncios

2 comentários sobre “A Grande Família… do Xaveco

  1. Seria muito estranho um dia ler as histórias da turminha e não ver mais o Xaveco. Ele é o carinha que tem que estar ali, nem que seja pra dar um tchauzinho. O Xaveco é figurante de luxo!
    Agora, vocês têm visto o Humberto? Hum?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s