ESPECIAL NOVOS TITÃS! Turma Titã

Por Venerável Victor  “Kid Red Monkey”  Vaughan

Na década de sessenta  em plena Era de Prata dos quadrinhos, os saudosos artistas Bob Haney e Bruno Premiani criam a maior equipe de heróis adolescentes que o mundo já viu e que todos nós amamos, provando que é possível respeitar  e obedecer os mais velhos, fazer seu dever de casa e ainda junto com seus amigos salvar o mundo!

O CASO DAS MENTES CONTROLADAS

Na sua primeira missão  (na revista O Bravo e o Audaz número #54 de 1964 ) Robin, Kid Flash e Aqualad enfrentam a ameaça do Senhor Ciclone que como o nome ridículo já diz, possui a capacidade de gerar poderosos ciclones e ameaçava a cidadezinha de Hatton Corners.

O grupo se forma  oficialmente (na edição #60) quando os membros da Liga da Justiça começaram a cometer crimes influenciados por forças misteriosas. Agora eles se unem com  Moça Maravilha (especialmente criada para integrar a equipe) e Ricardito (parceiro mirim do Arqueiro Verde) para procurar o Super-homem, como foi impossível encontrar o “homem de aço” eles juntaram forças e após uma incrível batalha comandada pelo menino prodígio, libertam seus mentores das garras de um alienígena conhecido como Antítese.

Com o sucesso da missão eles resolveram formar uma equipe, Robin seria o líder natural  e Moça Maravilha sugeriu o nome Turma Titã. Eles continuaram a atuar com seus  mentores  e  juntos com seus iguais, porém, muitas vezes pedindo permissão para os heróis mais velhos para sairem de casa!

Ricardito permaneceu como membro-esporádico, enquanto os outros quatro formaram o núcleo da equipe. Durante esse período, o quarteto estabeleceu um quartel-general chamado de Covil dos Titãs e auxiliaram outros adolescentes que necessitavam de ajuda. A equipe enfrentou diversas ameaças, incluindo o Mad Mod e o Gárgula.  e  Tula a Aquamoça se tornou membro honorário.

Mas logo depois, devido as responsabilidades com a Atlantida,  Garth (Aqualad) foi forçado a deixar a equipe. Ricardito passou a atuar na equipe em “full time” e Duela Dent assim como Rapina e Columba fazem participações esporádicas. Os Titãs também passam a conhecer outro herói adolescente que defende o modo de vista comunista, o Estrela Vermelha.

Mas após uma série de aventuras bem-sucedidas, os jovens heróis são envolvidos em um episódio que iria alterar a trajetória da equipe…

PREMONIÇÃO FATAL

Numa discoteca em que os jovens confraternizavam enquanto fazia testes para ser dançarina, uma jovem ruiva chamada Lilith Clay questionou se poderia fazer parte da Turma Titã e avisou aos heróis sobre a morte de alguém chamado Arthur Swenson, acrescentando que não poderiam evitar o fato. Mesmo assim os Titãs desconfiaram de Lilith e infelizmente a premonição aconteceu…

Durante uma manifestação pacífica, aconteceu um grande tumulto, e os nossos heróis, em suas identidades civis, tentaram acabar com a violência. Ao invés disso, eles acidentalmente causaram a morte do conferencista, Doutor Arthur Swenson. Chocados, os garotos, acompanhados dos também heróis Rapina e Columba, abandonaram suas identidades secretas por um tempo. Isso apressou os planos do empresário Loren Júpiter que colocou Kid Flash, Ricardito, Moça-Maravilha, Rapina e Columba em seu programa de treinamento para jovens, para utilizarem todo seu potencial. Também se uniram ao programa a misteriosa Lilith e o primeiro titã negro, Mal Duncan o Arauto, após salva-los de uma gang de delinquentes –  aliás é nessa a fase a controversa “página azulada” numa cena desenhada onde Lilith beija a face de Mal Duncan, o quadrinho  além de sofrer retaliações de diversos leitores também foi criticada pela própria direção da DC comics, Dick Giordano – o fantástico desenhista – resolveu o impasse com genialidade: ao invés de simplesmente retirar a cena tão polêmica (numa América racista hipócrita até na Nona Arte assim como nos dias atuais na época totalmente reticente aos avanços sociais)  ele coloriu a página inteira de azul dando maior dramaticidade na ação, assim, ali não estão  desenhados um homem negro e uma mulher branca numa cena de afeto mas sim, dois personagens…azuis!

O DETETIVE PRODÍGIO E O SEGREDO DA FAMÍLIA JÚPITER 

Mas como não podia deixar de ser, Robin  o menino prodígio finalmente resolveu o caso “Swenson” e os Titãs, inocentados, voltaram a usar suas identidades secretas. Rapina e Columba deixaram o time. Durante o tempo em que foi uma titã, os amigos de Lilith sofreram um ataque psíquico que os fez pensar que estavam lutando contra seus próprios mentores. O culpado por toda a confusão era Jorred Júpter (o filho telepata de Loren), derrotado logo em seguida. Lilith descobre ser filha também  do Sr. Júpiter  e ambos decidem apagar o fato da mente de Jorred e dos Titãs (alguma semelhança com a história CRISE DE IDENTIDADE de Bred Meltzer? ) A equipe viria a se desfazer após uma aventura em que os jovens heróis ajudam um senhor idoso a livrar sua cidade de uma raça de criaturas demoníacas.

NOVO INICIO PARA A TURMA

Mas a volta dos heróis não durou muito e os Titãs se debandaram (foi nessa fase que o gibi foi cancelado). Tempos depois, a DC, animada com o bom desempenho das reprises das velhas historietas da Turma Titã, decidiu reviver o título com novas aventuras. Foi explicado, então, aos leitores, que a nova versão da Turma Titã surgiu depois de que alguns jovens heróis derrotaram o Doutor Luz, que os havia convocado para o Covil dos Titãs com a intenção de vingar-se dos seus mentores da Liga da Justiça. Todos os membros da Turma Titã original retornaram, acompanhados de novos integrantes como  a Abelha

TITÃS DA COSTA OESTE E O FIM DO SONHO

Na Costa Oeste dos Estados Unidos, Lilith continuou seu trabalho recrutando novos membros para os Titãs, sendo estes: Mutano, Águia Dourada, Labareda e Rapina e Columba. Nesse meio tempo, Lilith e Columba flertaram e os Titãs da Costa Oeste trabalharam com os Titãs oficiais numa  aventura onde um misterioso adversário conhecido como Senhor Esper, usou seu capacete mental para drenar os poderes mentais de Lilith, causando desastres nas costas leste e oeste dos Estados Unidos. Depois utilizou os poderes dela para criar sua segunda identidade, o Capitão Calamidade. A ruiva percebeu que ela era a causa de todas essas “calamidades” e o grupo deteve os planos do Senhor Esper de separar Long Island dos Estados Unidos para formar sua própria nação.Numa dessas aventuras, os jovens encontraram Gnarrk, um homem primitivo, mais um membro honorário para a equipe. Lilith ligou sua alma à de Gnarrk na tentativa de salvá-lo mas o que conseguiu mesmo foi mais uma vez se envolver emocionalmente…saídinha ela, não? Sabe viver a vida.

Durante  todo  esse  período de   histórias    a  Turma Titã foi um dos primeiros grupos a ter o primeiro integrante negro, discutir as implicações de seus atos na sociedade e  foi eficaz em retratar as responsabilidades dos jovens heróis em suas identidades civis. Por fim, Dick Greyson, Donna Troy, Wally West, Roy Harper e Garth entenderam que as responsabilidades do mundo adulto os chamavam  e o grupo se  desfez pois os heróis se deram conta que  tinham suas próprias vidas para cuidar – ou seja, a revista foi cancelada novamente e o sonho acabou…será?

TITÃS JUNTOS!!!

Anúncios

Um comentário sobre “ESPECIAL NOVOS TITÃS! Turma Titã

  1. Excelente matéria!

    Ainda terei a oportunidade de comprar o DC Showcase com as histórias da Turma Titã.

    Agora uma coisa que eu nunca entendi é porque nunca cogitaram colocar a Supergirl no grupo. Ela tinha todo jeitão de sidekick e as “tropes” associadas a categoria (jovem, orfã, tem um mentor no herói principal com origens e poderes parecidos,etc). Tá certo que naquela época o Superman tinha poderes “apelões” e ela podia tornar a participação da Donna redundante, mas acho que eles poderiam ter aproveitado alguém da “Super família”, ainda mais considerando-se a sua popularidade.

    Moça Maravilha (especialmente criada para integrar a equipe)

    Em termos. Porque a grosso modo, a origem da Donna é aquela série de histórias “contos impossíveis” onde a Diana interagia com versões passadas dela como a Moça Maravilha e o Bebê Maravilha. Como o editor “comeu bola” (lá ele), a Donna foi tratada como se fosse parceira da MM, quando na verdade era uma versão alternativa da própria Diana que nem o Superboy e o não tão conhecido “Aquaboy”.

    a Turma Titã foi um dos primeiros grupos a ter o primeiro integrante negro

    Bem, dependendo de QUANDO foi, acho que eles foram os primeiros. Os mais antigos que consigo lembrar são o Falcão e a Tempestade da Marvel.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s