This is Halloween

Por Leticia “Nimphadora, The Witch” Fiuza

E enfim chega o dia do ano que eu mais gosto! Não é meu aniversário, mas é como se fosse.  “Dia das Bruxas”. Aplausos por favor! Hmm, mas por que esse dia é tão importante?

Primeiro, vamos a uma aula rápida sobre a data, sim, prometo que vai ser rápida.

Halloween  é um feriado estadunidense onde crianças se fantasiam e saem pedindo doces ou enchendo as fachadas de papel higiênico e ovos!  Béééé – Errado.

O Halloween (ou All Hallow’s Eve – Noite de todos os Santos) é uma tradição que remonta séculos e séculos atrás, tendo origem nos costumes dos povos celtas, o Samhain. Nessa data, acreditavam que as cortinas entre o nosso mundo e o dos mortos eram abertas e os espíritos podiam transitar livremente entre os dois mundos visitando suas famílias e amigos. Os vivos, por respeito (e medo), faziam comidas de todos os tipos e deixavam nas portas de suas casas para agradar seus antepassados. (Entendeu agora por que as crianças fantasiadas pedem doces nas portas?)

Ok, mas as fantasias?

Certo, vamos lá: Como disse acima, as cortinas entre os mundos estavam abertas e qualquer um podia passar por elas, ou seja, não só os espíritos bonzinhos e saudosos, mas alguns seres que são mote para filminhos de terror e seriados sobrenaturais hoje em dia. (Sim, alusão lol). Para protegerem-se, os vivos faziam máscaras horrendas que tinham a finalidade de afastar tais seres e manterem-se a salvo até o dia de finados.

E as abóboras iluminadas ou as “Jack O’Lantern”?

As famosas lanternas feitas de abóboras que devem iluminar os caminhos desses seres bons que vagam pela noite de Samhain e também afugentar os maus. Bonito, né?! É. Mas eu prefiro a outra versão: Sobre um homem “chamado” Jack Miserável que depois de enganar o Diabo três vezes, não foi aceito nem no céu e nem no inferno, sendo sentenciado a viver na noite eterna, tendo apenas um carvão em brasa para lhe iluminar o caminho. Ele coloca esse carvão em um nabo esculpido e vagueia pela terra desde então. – Sim, a lenda original é com nabo nada charmoso, não é?

Como prometi ser rápida na explicação (e creio que acabei quebrando a promessa, fazer o que?!). Quem quiser saber mais sobre Samhain e suas lendas, basta me perguntar que adorarei passar horas explicando. Brincadeirinha, mas posso passar outros detalhes interessantes.

Agora que já sabem um pouco mais sobre o Halloween e não vão sair por ai pagando mico com fantasias fofinhas que em nada vão afastar os maus espíritos ou bicho papão, e achando que é uma data comercial estadunidense, que tal uma listinha de filmes que podem ajudar a “esfriar” o clima da noite do dia 31.

(o clássico) Tim Burton´s The Nightmare Before Christmas (O Estranho Mundo de Jack, 1993)

Jack Skellington é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte, mas, após mais um ano, Jack se mostra cansado de fazer aquilo repetidamente. Ele deixa os limites da cidade e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade e acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar, começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel e fazerem seu próprio Natal.

(perfeito) Hocus Pocus (Abracadabra, 1993)

Winnie (Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy) são três bruxas do século XVII, que chegam ao século XX após seus espíritos serem evocados, por brincadeira, no Dia das Bruxas. Enforcadas 300 anos antes devido à prática de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade. Porém precisarão enfrentar três crianças e um gato falante, que podem atrapalhar seus planos.

The Witches (Convenção das Bruxas, 1989)

Jasen Fisher vive Luke, um garoto de nove anos que precisa frustrar os planos de uma sociedade de bruxas que pretende transformar todas as crianças do mundo em ratos. E não será nada fácil: elas já conseguiram transformá-lo em rato! Porém, algumas bruxas más, lideradas por Eva Ernst (Anjelica Huston), podem não ser páreo para um roedorzinho cheio de recursos.

Harry Potter and the Philosopher´s Stone (Harry Potter e a Pedra Filosofal, 2001)

Primeiro filme da série, conta o início da história desse bruxo que se tornou febre em todo mundo.Harry Potter (Daniel Radcliff) é um garoto órfão que vai completar 11 anos que vive infeliz com seus tios.  Até que ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara e encontra seus melhores amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson)

Obs: Escolhi esse filme dentre toda a série, por que ele é o que melhor representa o mundo mágico e faz referencia direta ao Dia das Bruxas.

The Crow (O Corvo, 1994)

Eric Draven (Brandon Lee)  e sua noiva são brutalmente assassinados na Noite do Demônio (Devil’s Night), a noite que precede o Halloween. Um ano depois, Eric volta do mundo dos mortos guiado por um corvo, recobra as memórias e a dor da morte. Eric pinta em seu rosto os traços de um palhaço feliz e distorcido e inicia uma caçada para vingar-se de seus assassinos.

Detalhe mórbido: Brandon Lee morreu durante as gravações desse filme.

Trick or Treat (Contos do Dia das Bruxas, 2008)

Cinco histórias de terror intercaladas, passadas na noite de Halloween. A namorada de um cara obcecado pela festa é atacada; um pacato diretor de escola mostra ser um serial killer; uma jovem virgem procura o cara ideal para seu debute; um grupo de adolescentes prepara uma travessura trágica e um velho briguento enfrenta o demônio.

Halloween (Halloween, 1978…)

Na noite de halloween aos 6 anos de idade, Michael assassina brutalmente sua irmã, Judith Myers, após a mesma ter relações sexuais com o namorado na ausência dos pais. Por este ato, é enviado ao Sanatório Smith Groove, em Handonfield, onde permanece por exatos 15 anos. Fugindo do sanatório, deu inicio a uma franquia de filmes de perseguição em câmera lenta, peitos e muito sangue até 2009. Só escolher um dos 10 filmes. (8 sequencias originais, um remake e sua continuação)

A maioria dos filmes citados não é um banho de sangue, mas alguns são clássicos carregados de fantasia e magia, o que combina muito bem com essa data. Espero que gostem das escolhas dos filmes e se tiverem alguma dica, por favor, comentários!

Feliz Dia das Bruxas e não se esqueçam dos doces, suas lanternas e máscaras… Se algum Ser do Além bater na sua porta é bom estarem preparados…

Comunidade do Santuário no FACE

Anúncios

23 comentários sobre “This is Halloween

  1. É. Minha bruxinha predileta fez uma ótima seleção. Já vi todos esses (é otimo ser velho) e revejo sempre que tenho oportunidade. Gosto do verdadeiro significado do Halloween, é bem mais humano que essa troca de doces e besteirol. Paganismo original e sem frescura. Então, se alguém for montar uma sessão de filmes em alguma quarta ou quinta de novembro é so me comunicar hehehe. Ótimo Samhain a todos!

    Curtir

  2. Leticia “Nimphadora, The Witch” Fiuza,
    Muito bom voltar a ler os seus posts!!! 😀
    A seleção tá show! Hocos Pocus é um dos meus preferidos! A parte onde as bruxas se “apresentam” no baile é hilária! Gosto tanto que tenho no meu MP4 a gravação

    Que tal incluir na lista As bruxas de Eastwick? 😉

    Curtir

    1. Eu tinha pensado nesse filme tbm, super Clássico, As Bruxas de Eastwick… Só não coloquei na lista para não alongar muito, mas vale, com certeza!

      E essa aparição, é show!

      Brigada!! ^^

      Curtir

  3. Meu! Convenção das Bruxas é o máximo! Pago mto pau pra esse filme xD Sanhaim me lembra PC Cast…bleahg…mas eu curto a data…um bando de crianças acabou de passar aqui gritando xD coitadas…eu esqueci de comprar balas =/

    Curtir

  4. Let! Essa seleção de filmes tá show! Deu vontade de ver todos de novo.
    E hoje de manhã eu estava me lembrando que hoje era o dia de vc postar alguma coisa no WP sobre o Halloween, parece que já arrumou uma (ótima) nova casa ^____^
    bjks

    Curtir

    1. Obrigada =DDD
      Eu pensei a mesma coisa! Cheguei a abrir a página e ficar olhando, To com saudades =/

      E então, eu queria ter feito essa sessão hoje, mas por uns motivos não deu… Porém, tirando Halloween, o restante, em breve verei. Que tal uma sessão para juntar o povo?

      Curtir

  5. Trick or Treat é um dos melhores filmes de terror que já vi até hoje! O espirito do Haloween não é uma coisa fofa ;P.

    Essa noite os espiritos caminharão sobre a terra, as bruxas voarão com seus novos aspiradores de pé e nós comeremos doces em baixo do cobertor.

    Bjus

    Curtir

      1. Obrigada senhores, qdo eu crescer ficarei como vcs ^^

        E caso queiram saber mais sobre bruxas, vou colocar mais um textinho aqui… Tá parei.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s