“You know it’s Thriller” – Especial

Por Rodrigo “Auuuuuu” Broilo

“ ‘Cause this is thriller, thriller night…”

É raro encontrar alguém que não conheça esse “refrão”. E não saiba que é uma música de Michael Jackson.

Lançado em 1984, o clipe de maior sucesso da carreira do cantor rendeu a ele prêmios e mais prêmios. “Thriller” foi o último single do álbum homônimo a ser lançado, dois anos após o lançamento do disco.

 “You try to scream

But terror takes the sound before you make it”

Depois de sucessos como “Billie Jean” e “Beat It” como vídeo clipes, Michael quis um trabalho parecido, e junto com o cineasta John Landis, o produtor Quincy Jones e o ator/rapper Vincent Price, e resolveu lançar a canção título.

Escrita por Rod Temperton e produzida por Michael e Quincy Jones, Thriller inicialmente iria se chamar “Starlight”. Em virtude da mudança da letra e consequentemente do título, Quincy convidou o ator Vincent Price, famoso por suas participações em filmes de terror, para participar da canção.

“You close your eyes

And hope that this is just imagination”

O clipe da canção não só ajudou Michael a tocar nos quatro cantos do mundo como tornou a MTV americana (que tocava a música de 40 em 40 minutos em sua programação) referência em música no país.

Thriller tem todos os aspectos de um clássico filme de terror, como diz o nome, o diferencial é a complexa e elaborada coreografia. Durando mais de 12 minutos, o clipe trás zumbis dançando coreografados. O vídeo se tornou marca registrada de Michael Jackson, entrou para o Guiness, vendeu milhões de cópias, foi considerado pelo “Registro Nacional de Filmes” dos EUA “culturalmente significante” sendo o único videoclipe preservado pela instituição em toda a história, e influenciou trabalhos posteriores de Bob Sinclair, Fatboy Slim, Fall Out Boy, Gorillaz, Chris Brow e até Miley Cirus e Britney Spears, além de filmes como “O Retorno dos Mortos Vivos e De Repente 30, e de ser homenageado em séries como South Park e The Simpons, e mais recentemente a febre Glee.

Em 2007, cerca de 1500 presos da província de Cebu, nas Philipinas realizaram a coreografia apresentada por Michael Jackson no clipe, rendendo mais de 14 milhões de acessos no YouTube em menos de um mês.

Como na época do filme, Michael Jackson era Testemunha de Jeová, ele fez questão de colocar no prólogo do vídeo a seguinte mensagem: “Em função de minhas fortes convicções pessoais, quero enfatizar que este filme de forma alguma endossa uma crença no oculto”.

“Darkness falls across the land

The midnight hour is close at hand

Creatures crawl in search of blood

To terrorize y’all’s neighborhood

And whosoever shall be found

Without the soul for getting down

Must stand and face the hounds of hell

And rot inside a corpse’s shell”

Thriller, além de ser uma referência em música, foi uma contribuição forte do artista eclético que era Michael Jackson a cultura dos filmes de ficção, tornou-se uma marca em sua carreira não só como cantor como dançarino e continua atual até os dias de hoje.

Em um dia como o de hoje, onde a bruxa deveria estar solta, o Santuário presta homenagem ao artista, que nos deixou a dois anos atrás, e a sua obra…

Anúncios

2 comentários sobre ““You know it’s Thriller” – Especial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s