Homem-Aranha, o Vingador !

Por Lucas “vingador secreto da web” Assis

Olá, hoje não estou a fim de assistir um filme inteligente. Quero sentar na frente da tela e ser bombardeado por imagens sem ter que raciocinar para entender nuances de roteiro. Quero ver como aquele cara vai conseguir sair daquela situação ridiculamente adversa e ainda beijar a garota no final. Sim, tem dias que um blockbuster previsível e clichezento, cheio de efeitos especiais por vezes totalmente desnecessários, é tudo que é preciso para ser um nerd feliz.

De forma análoga, parte considerável da produção de quadrinhos de super-heróis nos EUA é formada por legítimos projetos de blockbusters impressos: muita transpiração e pouca reflexão. E, dependendo da minha disposição momentânea, não tenho nada contra. Muito pelo contrário, o “gênero super-heróis” tem suas peculiaridades e uma essência que por si só me fascinam.

Com lançamento nos Estados Unidos previsto para dia 9 de novembro, “Avenging Spider-Man”, novo título do nosso amigão, promete ser muito mais dinâmico do que o título principal do personagem, a revista “The Amazing Spider-man”. E já estréia bombando, trazendo como principal coadjvante um peso-pesado clássico, ninguém menos que o Red Hulk- pra quem não está por dentro, é o Hulk vermelhão mas que continua nervosão. Vermelho de raiva também.

O novo projeto está nas mãos dos conhecidos roteirista Zeb Wells e desenhista Joe Madureira. O primeiro faz parte do “braintrust” responsável pelo personagem desde “One More Day” e declarou que enquanto Dan Slott está focado nas histórias da vida de Peter Parker na “The Amazing Spider-Man”, numa narrativa mais próxima de uma novela, a função da nova revista será basicamente mostrar aventuras do Homem-Aranha com outros heróis do Universo Marvel, num clima parecido com o da extinta “Marvel Team-Up”- revista publicada entre 1972 e 1985.

Por que não voltar com a “Marvel Team-Up” então? Steve Wacker, editor senior da Marvel, apontou que o foco será o Homem-Aranha como membro dos Vingadores, numa espécie de “filme de ação” mensal nas bancas. Como um título satélite, as histórias refletirão as mudanças ocorridas na revista principal, não sendo tão descoladas da cronologia como ocorria na “Marvel Team-Up”, mas somente isso, já que as histórias importantes para a trajetória do personagem continuarão na “The Amazing…”.

Espero que o prometido se cumpra: diversão despretensiosa e leve, basicamente muita pancadaria e piadas, com um elenco de peso e tudo bem escrito e bem desenhado. Porém se suas expectativas forem além dessas, meu caro aracno-amigo, a decepção será certa, não se aproxime desse título.

Antes da revolução editorial de “One More Day”, quatro anos atrás, o personagem estava com quatro publicações mensais fixas. Depois disso, foi mantida apenas uma das revistas que saía três vezes por mês e que um ano atrás passou a ser publicada apenas duas vezes por mês. Agora o pessoal do Marvel sentiu que há espaço para mais uma publicação mensal e nessa disputa por mercado lança o novo título com uma promoção: quem compra a revista recebe “de graça” um código para fazer download da cópia digital. Uma clara resposta à iniciativa similar da concorrente DC Comics que lançou recentemente um novo título com a opção de, ao comprar uma cópia física, obter uma cópia digital por 1 dólar. Besteira. Baixo quase de tudo de graça via http://www.piratebay.org e similares. Quesada e cia. já estão ricos demais pro trabalho que fazem.

Amigos, por ora despeço-me, nos vemos em breve por aqui neste mesmo aracno-canal. Tenho muitas opções para futuros posts, se alguém tiver algo que queria ver por aqui, aceito sugestões! Portanto… hasta la vista, baby, I’ll be back!

Comunidade do Santuário no FACE

Anúncios

11 comentários sobre “Homem-Aranha, o Vingador !

  1. Texto muito bom senhor nerd erudito… Não posso falar das Hqs pq não as leio, mas estou tirando boas informações aqui com vcs =) E se um dia resolver começar, já saberei por onde ^^

    Acho que compartilho com sua vontade, muitas vezes só quero rir… E bem, eu gosto dos filmes do aranha. Vou ser linchada? Assim, se eu disser que todos os 3 eu sempre ri muito? Ou eles não tem nada a ver com as HQs e estou profanando o local? 😛

    Curtir

    1. Hum…erudito? tah me zoando, neh?uahsuahushua

      Os filmes do Aranha…. esse eh um papo longo, heheheheh E fica tranquila pq nada que for aracnídeo profana esse local!!! Bem, minha opinião sobre os filmes mudou ao longo do tempo, conforme foram sendo lançados. Fiquei maravilhado em ver o Aranha em ação na primeira vez- havia imaginado desde moleque como seria o cara em um filme, fazendo aquelas coisas incriveis. Depois… o deslumbramento passou, mas nao sou do time que tem raiva, dos filmes. Vejo como uma re-interpretacao em outra midia, por outras pessoas e que atende a demandas de outros mercados MUITO mais poderosos que o das HQs. O que me irrita eh o caminho contrario: o impacto que a explosao de popularidade do personagem em outras midias teve nas HQs…. mas isso eh um papo complicado e loooongo.
      Enfim, Leticia, volte sempre e toma coragem pra ler! começa pelo Aranha antigao, achoq vc vai gostar!!!

      Curtir

  2. Quadrinhos e filmes não precisam ser eruditos, sua função é causar diversão de acordo com o gosto do leitor. Então temos desde Will Eisner, e suas reflexões sobre a passagem do tempo em Dropsie Avenue, até o novo Avenging Spider-Man em momento “muita aventura e pancadaria”. HQ para todos (incluindo personagem gay com os Titans)!!!!!

    E sim, o Aranha será o anfitrião perfeito, já que ele carrega a carga comica em toda HQ atual dos Avengers, nada melhor que fazer algo mais blockbuster, mais leve, com ele.
    Tenho medo do Hulk Vermelho, acho ele meio cansativo, mas cabe perfeitamente dentro do que a revista propoe. Vou esperar e ler alguns números para ver o que acontece. Vai que me apaixono e volto a ler HQ?

    Bjus

    Curtir

  3. Êta que o negócio tá bom pro Aranha lá fora e aqui também! Tô sentindo firmeza nessa coluna! Valeu Lucas! Make my Marvel!!! Eu só compro o que sai aqui em português mas gosto de saber de antemâo como vai ficar tudo, gera espectativa, muito bom!

    Curtir

  4. Caro aracno-escritor dessa respeitável e interessante coluna.
    Tem dias em que tudo que quero é sim ter minhas fotos postadas sem ninguém de fora da minha lista de contatos saber e ler uma publicação despretensiosa como essa revista pretende ser (apesar de o autor e o desenhista serem muito bons, concordo), Ter o Red Hulk no primeiro número cai muito bem, é comercial e interessante para mostrar o “cara” para quem não conhece. Eu gosto… é vermelho, gigante e raivoso (quase meu querido Hellboy ou…um Hulk vermelho mesmo). Mas o barato dele ter controle e ser inteligente faz toda a diferença. O Aranha é o perfeito anfitrião para essa nova encarnação de “Marvel team up” de nova roupagem. Vai ser uma revista show no que se compromete.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s