Graphic novels bem brasileiras: #GraphicMSP

Por Rodrigo “adoro projetos inovadores” Broilo

O que você espera de alguém que chegou ao topo de sua carreira? Que conseguiu respeito e bons resultados de seus 50 anos de trabalho? Ou melhor, o que você espera estar fazendo depois de 50 anos de trabalho? Descanso né?!

Parece que Maurício de Sousa, criador da turminha mais famosa do Brasil, a Turminha da Mônica, tem ido ao sentido contrário da aposentadoria. Depois de tornar sua turminha Jovem e completar 50 anos de carreira convidando 50 artistas para desenhar seus personagens (e de tanto sucesso, mais 50 e depois novos 50), Maurício vai inovar mais uma vez, e mais uma vez impulsionar novos nomes dos quadrinhos brasileiros.

Em 2012, chega ao mercado de quadrinhos nacional o projeto Graphic MSP, onde personagens de Maurício de Sousa ganharão graphic novels desenhadas e roteirizadas por novos e promissores artistas brasileiros. Serão quatro títulos: Astronauta, Piteco, Chico Bento e Turma da Mônica. E serão 5 artistas: Gustavo Duarte, Shiko, Danilo Beyruth e os irmãos Vitor e Luciana Cafaggi. Destes 5, apenas Lu não participou de alguma das 3 edições do projeto anterior MSP50. Vamos conhecer um pouco desse projeto e desses artistas?

Gustavo Duarte é chargista, cartunista e caricaturista do jornal “Lance!”, autor de “Táxi” e “Birds” e vencedor de dois troféus HQ Mix em 2011, o de melhor publicação independente em edição única (“Taxi”) e de melhor caricaturista. Em MSP50 (primeira da trilogia), desenhou uma história com cara de charge de duas páginas com o Bugu. O traço caricato e desenvolto de Gustavo Duarte dará vida a graphic novel de Chico Bento. Uma excelente escolha para esta personagem.

Shiko, de nome Francisco José de Souto Leite, é paraibano e vive atualmente na Itália. Ilustrou o livro “O Quinze” de Raquel de Queiróz e produziu diversas publicações independentes. Artista autodidata com um traço bacana e expressivo, desenhou em MSPnovos50 (terceira da trilogia) uma ótima história de  seis páginas com o Austronauta. Nesse novo projeto ele dará vida a um personagem totalmente oposto ao Astronauta, o Piteco. O traço de Shiko, pelo pouco que conheço, parece casar bem com o Piteco.

Danilo Beyruth é paulista e criador do personagem Necronauta, e estava recentemente envolvido na graphic novel “Bando de Dois”. Escreveu uma das melhores histórias de MSP+50 (segunda), onde o Penadinho tenta assustar a Dona Morte. Vencedor de prêmios HQMix, ficará encarregado de nos mostrar sua versão do Astronauta.

Vitor Cafaggi é mineiro de BH, iniciou como ilustrador em 2008 e é o criador de Puny Parker. Em MSP50, desenhou uma linda história sobre como Chico Bento e Rosinha se conheceram. Vitor é o autor da história “Valente”, publicada no jornal O Globo, e DuoTone, ambos lançados no ultimo FIQ como álbuns (estavam sendo vendidos no estande da Pandemônio). Luciana é a autora da tira de quadrinhos na internet Los Pantozelos, e lançou recentemente Mix Tape, uma pequena caixa com quatro mini gibis de 12 páginas cada (também a venda na loja virtual do Pandemônio). Lu ainda faz parte do ótimo projeto “Lady’s Comics” (HQ não é só para seu namorado) com Mariamma Fonseca e Samanta Coan, um blog que aborda o papel das mulheres nos quadrinhos. Honrosamente os irmãos ficaram com a missão de retratar o quarteto principal da Turma da Mônica: ela, Magali, Cebolinha e Cascão. Pelo que se pode ver do traço e do trabalho dos dois, tanto Vitor quanto Lu, vão dar um ar muito infantil, com sabor de criançada, a esse trabalho e, provavelmente, muito emocionante.

Eu de minha parte vou separando uma graninha e um espaço na minha estante (ou uma estante maior), pois é o tipo de leitura que, pra mim, é indispensável. Prestigie o Quadrinho Nacional você também!

PS.: Feliz Aniversário Guga Broilo!

Anúncios

7 comentários sobre “Graphic novels bem brasileiras: #GraphicMSP

  1. É a fusão dos quadrinhos que dão certo no Brasil, próximos ao estilo de quadrinhos que curto. É bom demais pra ser verdade, né? Broilo, parabéns pelo post e obrigado por compartilhar!!!

    Curtir

  2. A sardinha está totalmente puxada para a Turma da Mônica mas gostei da proposta, isso enriqueceu um pouco mais esse site que adoro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s