Não tente voltar no passado! O dia que Magneto chorou – Revisitando a ERA DO APOCALYPSE

Por Venerável Victor  “Prelado”  Vaughan

Xavier morreu e o mundo conheceu a supremacia mutante pelas mãos de     Apocalipse.

Os Surpreendentes X-men de Magneto
Sol Nascente

A partir dessa ideia, os editores da Marvel Comics decidiram dar uma grande saga aos nossos queridos X-men. Essa saga, prometida como a melhor saga X de todos os tempos e que iria mudar completamente o universo mutante, foi  intitulada      “A era de Apocalipse”.
Mais de 16 anos atrás, um rapaz mentalmente instável balançou o universo dos X-Men. Legião, considerado o mais poderoso dos mutantes e filho do professor Charles Xavier, chegou a conclusão que todos os seus problemas de relacionamento com seu pai se deviam às constantes batalhas entre os X-Men e Magneto. Decidido a dar fim a isso e eliminar o maior inimigo de seu pai, Legião viaja no tempo (descobrindo ter esse poder entre os 238 diferentes que tem) para destruir Erik Magnus Lehnsherr antes que ele se transformasse num dos maiores vilões do Universo Marvel.

No entanto, alguns X-Men conseguem seguir Legião pelo vórtice temporal (entre eles, Bishop, que era proveniente de outra linha de tempo), viajando 20 anos em direção ao passado e chegando a Israel numa época em que Xavier e Eric ainda eram amigos. Durante a violenta batalha que se segue, Xavier acaba sendo morto por seu próprio filho ao tentar salvar a vida do amigo Magneto daquele estranho mutante. Com isso, tudo muda. Legião e os outros X-Men (com exceção de Bishop) desaparecem, pois a linha temporal sem o Professor X foi drasticamente alterada.

Outra conseqüência é que Apocalipse  – criação do casal Louise e Walter Simonson em 1986 na revista do X-factor -, mutante que está vivo desde a época do Antigo Egito está monitorando a batalha e vendo a presença prematura de mutantes poderosíssimos, chega à conclusão de que os mutantes estão prontos para serem liderados à soberania. Ele decide, então, iniciar seu ataque 20 anos antes, portanto sem os X-Men para impedirem seu avanço. A partir deste momento, todas as revistas mutantes da Marvel tiveram suas realidades congeladas em momentos cruciais: Wolverine perfura o crânio de Dentes-de-Sabre com sua garra do meio, Vampira “dá um malho” em Gambit, Mancha Solar se apresenta como inimigo do grupo X-force, Guido (o Fortão do X-factor) morre.

Depois dos fatos no passado, somos conduzidos de volta ao presente, onde a realidade está totalmente mudada. Apocalipse dominou a América do Norte em seu ataque inicial e, com a ajuda de outros mutantes, elimina a maioria da população humana e planeja expandir sua influência ao resto do mundo. Todos os heróis humanos Marvel foram mortos ou nem chegaram a existir. É um massacre total.

A nova ordem mundial da Era do Apocalypse
Scott "Ciclope" Summers

Os humanos remanescentes formaram uma aliança chamada Supremo Conselho Humano com base na Inglaterra – liderados, entre outros, por Moira Mc Taggert – e planejam um ataque nuclear devastador à América do Norte para conter a ameaça mutante. Em resposta à Apocalypse está um Magneto bem mais ponderado, tocado pelo sacrifício de Xavier para salvar sua vida, tentando realizar o sonho do amigo de conseguir uma coexistência pacífica entre humanos e mutantes. Há um grupo de resistência mutante chamado X-Men, mas seus membros estão muito diferentes. Ciclope, por exemplo, não faz parte da equipe. Wolverine namora com Jean Grey e não tem uma das mãos, perdida em uma batalha contra Ciclope, quando este perdeu um olho- agora ele faz jus ao seu codinome.

Os Quatro Cavaleiros do Apocalypse
Homem Doce

O mais interessante dessa nova perspectiva é o novo rumo que alguns personagens tomaram sem a presença de Xavier para guiar suas vidas. Ciclope, Fera e Destrutor – líder de uma nova Irmandade de Mutantes –  são lacaios de Apocalipse em seu plano de dominação. Existe também uma nova versão dos Quatro Cavaleiros do Apocalypse, com o Irmão mutante de Colossus, Senhor Sinistro, Abismo e Holocausto.

 Já Magneto, Dentes de Sabre e Mística fazem parte dos X-Men. No meio dessa luta, a chave para reverter a situação é Bishop, o único que conhece a realidade como ela deveria ter sido – por ser do futuro -, e com a ajuda de Magneto tenta voltar ao passado para salvar Xavier e fazer tudo voltar ao normal. A equipe é dividida da seguinte forma:

“Surpreendentes”  X-men: Com Dentes de Sabre, Sol Nascente, Morpho, Selvagem (aqui uma espécie de “mini me” do Dentes) e Blink. Esse grupo é liderado pela esposa de Magneto, Vampira, e tem a missão de impedir que os humanos lancem seu ataque nuclear contra os Estados Unidos e lutar contra o filho de Apocalypse, o Cavaleiro Holocausto.

A sensacional Blink

 “Espantosos” X-men: O time liderado por Mercúrio, filho de Magneto – olha o nepotismo do mestre do magnetismo, colocando toda a família à frente das equipes – com Tempestade, Homem de Gelo, Banshee, Cristal e Exodus. É enviado ao Maine para libertar humanos dos campos de concentração de En Sabah Nur (Apocalypse) e transportá-los para a Europa. Notem que ironia… Eric Magnus sobreviveu a um holocausto nazista simplesmente para ver agora seus inimigos humanos serem chacinados por sua espécie da mesma forma.

Gambit é líder de uma equipe junto à jovem Jubileu de ladrões mutantes  intergalácticos chamados X-eternos e presta a Magneto o serviço crucial de resgatar o antigo universo, restaurar o cristal M’Kraan  na galáxia Shiar- nexus de todas as realidades e que foi destruído com o ato insano de David Haller (Legião) ao mudar o curso da história. Enquanto Bishop encabeça um plano para voltar ao passado e impedir a morte de Charles Chavier.

Wolverine (aqui conhecido como Arma X) e Fenix são amantes e formam uma dupla inigualável, o fantástico Noturno é enviado em uma missão com sua mãe Mística, Colossus e Lince Negra são casados e responsáveis por treinar os novos mutantes da Geração X e o Senhor Sinistro alcança seu objetivo máximo criando o mutante perfeito, do DNA de Scott Summers e Jean Grey, Nate Grey o “X-Man”, pretendendo usar o jovem como uma arma secreta em sua traição à Apocalypse.

Arma X e Jean Grey

A Feiticeira Escarlate, filha de Magneto, fazia parte da equipe e foi assassinada em algum momento do passado dessa aventura. Uma grande ausência na saga é a de Psylocke que incrivelmente foi esquecida por todos os roteiristas e inserida anos depois em histórias que revisitavam o tema. Alguns mutantes como o bilionário Warren Worthington III, o Anjo, vivem suas vidas nessa nova sociedade, neutros ao que acontece a sua volta, sem buscar envolvimento algum.

Vale lembrar que muitos dos personagens aqui idealizados, como o Homem-Doce, o próprio X-Man e o Fera Negro, ao fim da saga fogem para nossa realidade e estão aí até hoje. A vinda destes personagens para a linha de tempo oficial dos X-Men foi entrelaçada com antigos eventos das revistas. O X-Man chegou à Terra 616 no “presente” e foi um dos principais responsáveis pela derrota do vilão Massacre. O Fera Negro viajou para vinte anos antes da viagem de Legião ao passado e influenciou os

Nate Grey, o X-man

eventos do arco de histórias Massacre de Mutantes. Sugar Man forneceu ao governo de Genosha a tecnologia que eles usaram para escravizar mutantes. Blink se tornou líder de uma equipe formada por mutantes retirados de suas realidades alternativas originais, os Exilados. Já Holocausto se envolveu com  Massacre e com o Clube do Inferno.

Essa é a melhor e mais bem planejada saga mutante (culpa dos roteiros do Sr. Scott Lobdell, Mark Waid, Fabian Niciesa, Warren Ellis, Jeph Loeb, Larry Hama, entre outros) assim como muitos talentosos desenhistas – entre eles brasileiros, lógico, como Roger Cruz e Joe Madureira –  e dominou todas as revistas dos X-Men por 4 meses. Ela lembra muito o clássico “Dias de um Futuro Esquecido”, que diz a lenda, foi a inspiração de James Cameron para escrever e dirigir o “Exterminador do Futuro”.

Vampira, Líder dos X-men

Vampira aqui é esposa de Magneto – que por seus poderes magnéticos se torna imune as habilidades da mulher e pode tocá-la. Eles são pais de uma criança humana cujo nome homenageia seu falecido amigo Charles. Além disso, ela e Homem de Gelo (aqui um mutante classe ômega) tiveram seus poderes elevados ao extremo justamente por viverem num mundo em constante stress emocional por conta de guerra.

Magneto derrota Apocalypse liberando toda sua fúria eletro-magnética numa batalha realmente “apocalyptica”. Mas a vitória de Mestre do Magnetismo é vazia, pois o Supremo Conselho Humano não tendo idéia  que seu inimigo está morto, lança um ataque nuclear à Nova York . A medida que os mísseis se aproximam, Magneto e sua esposa Vampira

Tadinho: O Velho "Apoca" é rasgado ao meio

entendem que mesmo que consigam impedir que eles explodam, se Bishop tiver sucesso em sua missão, toda essa realidade vai deixar de existir a qualquer momento. De mãos dadas com seu filho Charles, os dois X-men observam a cidade enquanto a onda de choque termina com suas vidas.

Os mutantes inspirados pelo sonho de um homem visionário que faleceu 20 anos atrás para salvar a vida de seu líder, conseguem consertar a linha de tempo verdadeira e tudo volta ao normal. Essa é, antes de tudo, uma história de amor e amizade entre dois grandes homens. Sem dúvida nenhuma. Essa saga se tornou referência e seus conceitos criados são diversas vezes revisitados, como atualmente na revista capitaneada com maestria por Rick Remender, X-force.

Hoje em dia, nas aventuras dos mutantes, o Professor X não é mais presente na vida de seus discípulos por divergências e conflitos acontecidos nesse meio tempo, desde que o universo foi salvo pelos X-men de Magneto. No entanto, sua influência original se faz presente em figuras-chave, para que seu sonho, mesmo que um pouco distorcido por seus herdeiros, possa ser realidade.

Anúncios

33 comentários sobre “Não tente voltar no passado! O dia que Magneto chorou – Revisitando a ERA DO APOCALYPSE

  1. Olha, eu li algumas edições e não achei tuuuuuuudo isso, mas se teve uma coisa que eu gostei foi ver o Dentes de Sabre “versão du bem”. Achei que o personagem ficou bacana nessa interpretação principalmente em seu relacionamento com a Blink.

    Outra coisa que gostei foi a Wanda como membro dos X-men. Sempre quis ver a Feiticeira Escarlate no grupo e acho uma pena que a personagem até hoje esteja estacionada nos Vingadores.

    Quanto a casais, nunca entendi essa insistência em fazer Magneto e Vampira terem um caso. Não combina muito IMHO Digo o mesmo para Wolverine e Jean, mas os roteiristas devem ter feito isso para agradar os shippers mundo afora haha

    Curtir

  2. Cara, eu acompanhei esta saga na época e como sempre gostei de realidades alternativas achei muito legal e ainda tenho parte dela na minha coleção. Bem que a panini podia ser coçar e lançar a saga encadernada como saiu lá nos EUA. IA ser massa reler ela toda em formato americano.

    Curtir

  3. Muito boa saga, sim. Mas não tão boa quanto “Dias de um Futuro Esquecido” (que não inspirou Cameron a fazer “Exterminador do Futuro – vamos falar disso no “Em Tempo”). Nessa história, gosto mto de ver o estrago que Ciclope e Wolverine causaram um ao outro. O que não gostei foi de ver os personagens fugindo dessa realidade e vindo parar na nossa. A situação do X-Man até que era interessante, mas acho mto estranho essa coisa do Fera Negro vir pra nossa realidade e ainda ter parado no passado. Nem sei bem por quê. Implicância minha.

    Curtir

  4. Como uma coisa leva à outra e não queremos, é lógico, que essa coisa seja o apocalipse , não importando se é via Magneto, ou outra figura qualquer que não entenda que a humanidade caminha e os superheróis voam através da linha do tempo em espaços imaginários , driblando a eternidade e a destruição imediata para serem nossa atenção perpétua do impossível realizado, aqui depois dessa aula de cultura pop por esse texto fantástico, entendemos como surgiu o “Exterminador do Futuro” – para que o presente deixe de ser a ameça e sim para ser o remédio! Marcos Vasconcellos

    Curtir

  5. Revelação bombástica: Sempre fui mais fã da DC que da Marvel. Quando eu tava no colégio, meus colegas que eram fãs dos X-Men esfregavam as revistas com a Era do Apocalipse na minha cara e diziam: TÁ VENDO? A MARVEL É MELHOR!!!!
    Acabei lendo essas edições emprestadas nos intervalos das aulas (ok, DURANTE as aulas), e sim, se algo pudesse me puxar de volta pra Marvel seria isso… os mutantes alternativos fizeram minha cabeça sim… Revelação bombástica 2: Foi aí que conheci um certo Scott Lobdell de quem sou fã até hoje.

    Curtir

      1. Ainda estou me adaptando ao blog, e me perco em algumas matérias de vez em quando, (ok, sou leigo) mas quando vi que se cogitou a possibilidade de uma Sexta Maldita, apoiei completamente! 😀

        Curtir

  6. CARACOOOO! Sim, melhor saga dos anos 90! Uma década marcada por decisões editoriais erradas e personages e atitudes exageradas, Essa foi sem dúvida uma história que se tornou um Oásis de qualidade na nossas vidas. Tipo de série que faz bonito ter na prateleira da casa. Gosto muito de todos os personagens ali. Eu pirava no visual do Sol Nascente e podem reparar como as mulheres tem personaliade forte e atitude em toda a trama. Dentes de Sabre está fantástico!!! Passei a amar o personagem que antes era um “loser” para mim, o Logan perde feio para o carisma do cabeludo loiro.Votei no Dentes de Sabre ali em cima com certeza na cabeça.

    Curtir

    1. Concordo Fred, aliás foi a única formação de equipes X-men que eu fiquei com vontade de que voltassem para o mundo normal sem grandes alterações. Olha o Mercúrio, na saga ele é legal! Sempre foi um chatinho enjoado e na Era do Apocalypse ele é o Ciclope da equipe (lógico, ele está para Magneto assim como Scott Summers para Charles Xavier) Gostei muito, muito, muito da interação Dentes de Sabre , Selvagem e Blink. Seria a analogia de Wolverine e Kitty Pride ou Wolverine e Jubileu no nosso mundo, não?

      Curtir

  7. Adoro X-men… E sempre ouvi muita coisa sobre essa série que não li inteira ainda, pq não tenho e não conheço ninguém que tenha. Vou procurar Scans, pq ela já ronda minha mente desde que saiu uma matéria na Set sobre X-men e mencionaram essa saga e falaram dos personagens.
    Tbm via o desenho, digo, todos os desenhos sobre X que passava na TV e essa saga tentaram levar, mas no SBT – pessoas pobres, fazer o que – repetiram durante meses os poucos epis que não iam para lugar algum, mas bem, deixemos para lá;

    Ótimo texto… E sinto dizer que bem feito ao Ciclope, mas não gosto do Wolverine com a Jean, fazer o que… Já a ideia da Vampira com o Magneto, fica bem interessante, são dois personagens que gosto bastante tbm e sempre tive curiosidade de como Magneto conseguiu sobreviver a ela.

    Curtir

    1. Vou tentar te explicar COMO Magneto sobreviveu ao poder da Vampira: ele cria uma aura eletromagnética em volta dele que permite o toque e o sentido do tato sem permitir a transferência de energia e consciência. Tá…é uma camisinha corporal…é. O Sr. Scott Lobdell (só falo dele, né??? “… Fixação, fantasmas no meu quarto, fixação, minha assombração…”) depois usou esse conceito quase à exaustão durante sua passagem pelo título.Mas acredito que a idéia se originou aí, na Era do Apoca !!!

      Curtir

      1. É, eu li essa parte no seu texto, e achei até bem interessante na maneira como “enganar” ou ficar imune ao poder dela. Eu vou procurar essa série e ler toda, não só os comentários que vejo, ai vou ter um bom dia para conversar com vc e a Thais XD

        Curtir

      1. E eu não sabia, né, sua criatura dos túmulos! E o Sandman estou lendo, eu já disse, só que leio aos poucos, com um intervalo de alguns meses entre… E já disse que vou terminar! u.ú

        Curtir

  8. Com certeza a melhor megasaga dos anos 90 (mesmo com os caça-níqueis daquela época: versâo normal, standard, capa normal, metalizada e outras frescuras prá alavancar as vendas) a arte do Bachallo em Generation Next totalmente condizente com as personagens, Epting mandando muito bem no título dos vilões: Factor X, Ellis fazendo bonito em X-Calibre e mais tantos outros momentos. Leitura obrigatória!

    Curtir

    1. Nobre Nilson, você sabia que o arco de histórias de Generation Next nessa saga é considerado um dos melhores trabalhos do Lobdell e de toda Era do Apoca??? (“fixação…fantasmas no meu quarto, fixação, minha assombração…I want to be alone!!!”)

      Curtir

  9. Vou fazer uma confissão:Ainda não li essa saga.A minha versão dos fatos,é totalmente diferente.Pois,acompanhei o “xis-men”através da TV aberta.Sei,é vergonhoso confessar tal coisa.Mas,com pouca idade,senso crítico baixo.Não poderia acontecer de outra forma.
    Queria agradecer ao Victor.Pois,o texto está muito bom.E,me motivou bastante..Vou começar a importá-la.

    Curtir

  10. AMO a Vampira! E essa foi uma série que aproveitou muito bem o potencial dela como personagem relevante numa trama.A Tempestade é que estava apagadinha ali. Agora, tadinho do Legião, ele só queria fazer a coisa certa… mas ferrou o mundo inteiro.

    Curtir

    1. A ficção nos prova o tempo todo que esse lance de voltar no tempo não presta, Bianca, não presta! Ah, e quanto à Tempestade, ela nessa saga é casada com Pietro, o Mercúrio,filho do HOmem. Fora isso…nada de melhor para ser mencionado infelizmente, o que poderia ser pior, ela poderia ter sido esquecida, como a Psylocke foi.

      Curtir

  11. EU realmente sinto falta de algo bem escrito e organizado como essa saga, principalmente ao sobreviver à Fear It self…. e olha que Matt Fraction não é ruim…mas a politica atual da Marvel para eventos e os editores tem feito tudo errado. Bom…nada de ser saudosista! Afinal assim eu vou me contradizer no que falei na semana passada. Dentes de Sabre,Selvagem, Blink, Morpho, Vampira e Sol Nascente. Essa equipe era Espetacular! Não é a toa que reaproveitaram parte deles na série dos Exilados.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s