Internet e Quadrinhos… houve boatos!

Por Rodrigo “Resolveu fazer algo diferente” Broilo

Ah, a internet! Ou como chama o nosso querido Chico Bento, INFERNET!

Qual a importância dela para a nossa sociedade? Atualmente, toda. Facebook, Orkut, Gmail, Yahoo, Google, Tumblr, Twiter, YouTube, WordPress (merchan’, galera, merchan’). Quem, provido de internet, não faz uso de pelo menos um desses sites?

A influência da internet na sociedade é inegável. Usamos expressões saídas da internet com uma frequência que nem percebemos, tais como “Aham Cláudia!”, “C@cete de agulha” e “Poham!”. Eu uso! Ou outros como “Put@ falta de sacanagem” ou “Vou xingar muito no twiter”.

E essa influência é sentida atualmente também nos gibis da Turma da Mônica. Primeiro foi na criação do personagem Bloguinho, que já foi visto aqui no Santuário. Bloguinho usa linguagem de internet para se comunicar com seus amiguinhos, tem uma arroba no cabelo e, recentemente, foi visto usando “meme faces”. Eu acho que usaram errado, mas enfim. Bloguinho é a encarnação da internet na Turminha. Mas não para por aí.

Expressões internéticas podem ser vistas nos diálogos dos personagens há muito tempo. Em uma das edições de “Clássicos do Cinema Turma da Mônica”, era relembrada a Saga de Star Wars onde Cascão Skylwalker vai aprender os segredos da Frase (isso mesmo, Frase, não Força!) como o Mestre Yodácio. Durante seu treinamento ele usa: “As árvores somos nozes”.

Tempos mais tarde, na edição de Magali 52, a família dela leva Denise até a praia. Como a mesma estava muito suja, Magali convence sua família, Teveluisão e Bloguinho e até o vendendor de algodão-doce fantasiado de Ursinho Bilu a ajudar a colaborar com o meio ambiente e limpar a praia, que é de todos. Denise, espantada com o que Magali conseguiu, comparou o feito a uma Flashmob (as mobilizações relâmpagos combinadas por internet). Mais tarde, convencida a ajudar, Denise passa a relatar tudo o que aprendeu com a experiência. “E com o Ursinho Bilu aprendi toda uma filosofia de vida”, diz Denise, ao que o vendedor fantasiado responde “Busquem Conhecimento!”, uma alusão ao famoso vídeo da internet do ET Bilu. Vale lembrar que o personagem Ursinho Bilu, criação de Maurício de Sousa, como um personagem fictício do mundo da Turminha (exatamente como o Capitão Pitoco), surgiu muito antes que o ET Bilu, criação da Record (?).

Recentemente, ou mais precisamente na ultima edição da revista Mônica 59, em uma historinha que remete há uma série de brinquedos dos anos 70, 80 e 90, há referências a dois vídeos que foram sucesso na internet no ano de 2011. Nessa história, Mônica tenta aprender a fazer bolhas de sabão e em determinada parte da história, depois de alguns desastres, ela decide que precisa assoprar mais forte e exclama “a água está geladíssima”, remetendo ao vídeo da travesti Luiza Marilac, onde ficaram famosos os “Bons Drink”. Na sequência, Mônica assopra tanto dentro do copo com água e sabão que fica com espuma na cara. O “tio” da carrocinha a confunde com um cachorro louco. “Volte aqui seu perigo canino!! Não sabe que é proibido espalhar raiva?” grita o carrocinheiro (isso existe?), e completa “Hunf! Caninos! Caninos são polêmicos!”. Dizem por aí que mamilos também!

Mas a melhor parte é quando Denise elogia Mônica por parar com a história de “Modinha da Galera” e as duas decidem espalhar a onda de brinquedos “antigos” pela galera. “Você é uma Gênia Mônica!! Abalou Paris!!” diz Denise, ao que Mô responde “E teve boatos de que eu ainda estava na pior…”, mais uma das frase icônicas de Luiza Marilac.

Eu confesso que quando referência internéticas como essa, ou mesmo as nérdicas (como “Que a Força esteja com você!” ou “Pequeno Gafanhoto!”), surgem, as histórias ficam muito mais engraçadas. Isso e o linguajar da Denise! Comentando sobre a boneca Suzie que foi da mãe da Mônica, Denise comenta “Se eu gostei? Ela é Super-Fashion! Toda trabalhada nos anos 70!”. É ou não é pra ser uma criança grande feliz?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s