O QUE ACONTECERIA SE…a Luta do passado! CONAN X WOLVERINE, Quadrinhos que me fizeram feliz.

por Venerável Victor  “cala boca Bárbara”  Vaughan

Quadrinhos que me fizeram feliz:   parte 4

Muitos conhecem a saudosa série da Marvel “O que aconteceria se…” Estrelada pelo cabeçudo Imortal criado por Jack Kirby, o Vigia! O Maior barato dessa série é a possibilidade de se explorar determinados enredos já abandonados e dar nova visão sobre as possibilidades que cada roteiro poderia ter tomado caso os acontecimentos de certas histórias não tivessem seguido por um determinado rumo. Hoje caros devotos, vamos revisitar um interessante momento  dos grandes encontros Marvel entre dois dois maiores e mais amados “machos alfas” da Casa das Idéias.

“O que aconteceria se…Wolverine lutasse com Conan o bárbaro!”

Segundo volume #16

Escrita por Glenn Herdling e desenhada por Gary Kwapisz

O contexto passado: Seguindo os acontecimentos da Saga da Fênix Negra, os X-men lutam contra a Guarda Imperial Sh’arr na superfície azul da Lua, em algum momento, Wolverine acaba achando o lar do Vigia, Uatu ordena que Logan vá embora, não sem antes mostrar para ele vários pontos no tempo e espaço (acreditando que dessa forma possa contrariando seu voto de não interferência, salvaguardar o futuro da humanidade) No fim, o Vigia se pergunta o que aconteceria se ele tivesse sido fiel ao seu código e não tivesse permitido que Wolverine continuasse na Lua. É aí que nossa história começa.

Wolverine nessa época, achando que era o Bruce Campbell – ator da série de filmes trash, Uma noite alucinante – , reaparece em um deserto antigo, onde ele logo em seguida salva um vilarejo de um demônio ancestral. Uma das pessoas que ele salva, um feiticeiro de bom coração chamado Karanthes, o informa que procure o rei de sua nação para que receba uma recompensa. Logan não consegue entender uma única palavra do que o homem diz, lógico. Mas ele segue a direção que o ancião lhe apontou.

Conan, o bárbaro está vagando pelo mesmo deserto, chorando suas mágoas pela recente morte de sua namorada pirata. Um feiticeiro chamado Zukala aparece para ele, ele tem muita raiva de Karanthes por esse ter roubado seu lugar como oráculo do rei e quer que Conan o ajude a dar um fim nele. Como retorno, Zukala irá trazer sua namorada de volta à vida. Obviamente Conan não se interessa nem um pouco pelo que um feiticeiro aprontou para o outro, então ele concorda com os termos.

Um sedento Wolverine esbarra com um soldado que saía de um bar, ele empurra o pobre homem para um beco, nocauteia o cara – “Pancada de adamantium na cabeça causa uma tremenda viagem, moço, mas eu não vou ter inveja de não ser você amanhã!”- e rouba suas roupas e dinheiro. Nessa hora a guerreira ruiva Sonja surge no mesmo beco e acusa Wolverine de ser um espião, enquanto Wolverine fica atônito e leva vários segundos para superar a surpresa de quanto e ruiva guerreira relembra Jean Grey, a Fênix. Eles literalmente caem na porrada, mas Sonja não está preparada para o “às na manga de Logan”.

Wolverine desarma suas espadas e a prende com suas garras em volta de seu pescoço. Como parte do código de honra de Sonja, qualquer homem que a derrotar em combate pode se satisfazer sexualmente com seu corpo, então ela faz esse pedido a Logan. Wolverine fica desconfortável com a proposta – viadinho, viadinho! –  e a deixa para trás no beco. Ela ali fica um tanto quanto confusa e insultada com a derrota desonrosa, então ela o segue até o bar. Lá os dois tentam conhecer melhor um ao outro, apesar de que existe a barreira da linguagem ainda presente, então o melhor que eles conseguem é saber o nome um do outro.

Sonja corta o clima de “encontro” ao avistar Conan do lado de fora, ela está muito desconfiada sobre o que o guerreiro cimério está fazendo ali e assim os dois o seguem discretamente.

Eles seguem Conan até o palácio do rei e o vêem tentando raptar o feiticeiro Karanthes, Sonja avisa que esse feiticeiro está sobre sua proteção, Karanthes lança um pó do sono no rosto de Conan, mas o bárbaro se esquiva e o pó atinge Sonja. Wolverine se enfurece e entra na briga, como na batalha anterior, as garras de Logan estraçalham a espada de Conan, mas o bárbaro por sorte no meio da luta acha uma das espadas do feiticeiro, que conseguem suportar as investidas do metal adamantium. A briga é feroz e equiparada até que Conan começa a entender o estilo de luta de Wolverine, o bárbaro engana Logan em um movimento premeditado e acerta seu pescoço com um golpe fatal.

O cimério fica estarrecido, o golpe certeiro que ele desferiu lhe garante que Wolverine está morto, mas sua espada se quebra ao atingir os ossos do pescoço e Logan não fica decapitado como deveria. Ele carrega o corpo inconsciente de Sonja e o feiticeiro Karanthes e parte para o covil de Zukala.

Wolverine, como vocês caros devotos podem imaginar, sara dos ferimentos. O caso é, ele ficou vários minutos sem o sangue levar oxigênio para o seu cérebro, seu corpo sara perfeitamente, embora sua mente, pelo menos por enquanto, está bastante bagunçada e num grito animal, ele parte ao encalço de Conan.

Quando Conan chega ao lar de Zukala, esse lhe conta que precisará sacrificar a ruiva Sonja para poder trazer sua namorada morta à vida. Conan não está nem aí para as implicações morais e coloca a guerreira no altar. Wolverine, já ali observando tudo, mesmo agindo no instinto, consegue entender o que vai acontecer e ataca subitamente Conan, para a surpresa do bárbaro cimério.

Agora que ele está completamente selvagem, Logan tem aquele antigo sorriso medonho de psicopata no seu rosto – estilo Bruce Campbell – , como quando para ele cortar as coisas em pedaços é estar na Disneylândia! A revanche começa e não dura muito, apesar de Conan ter tido a vantagem na luta anterior, agora é  Logan que está com ela, por agir em puro instinto e não possuir mais um estilo de luta que o bárbaro possa antecipar.

Zukala tenta de tudo para acalmar Wolverine, ele usa um feitiço de tradução para que Logan possa se comunicar com as pessoas dessa época e logo em seguida ele consegue mostrar ao baixinho canadense o que está acontecendo com seu grupo, os X-men no seu presente, enquanto ele está preso no passado, dizendo que ele pode enviá-lo de volta no tempo para ajudar seus amigos, mas o portal só ficará aberto por alguns instantes. Wolverine, fora do seu estado mental normal, tenta compreender tudo isso…

Enquanto isso, Conan cauteriza seus ferimentos com fogo, sem ao menos gritar, mostrando que é o primeiro grande MACHO do universo Marvel. Ele chega à conclusão que Wolverine superou a morte porque ele está protegendo a vida da guerreira ruiva Sonja. O que ele agora entende, ser muito mais nobre que os planos egoístas do bárbaro. Conan enfim decide fazer a coisa certa e tenta fugir dali com o corpo adormecido de Sonja em seus ombros. Zakula conjura um demônio chamado Jagga-Nota, que nada mais é que um minotauro verde de 6 metros de altura (aqui temos vários pontos para originalidade…). Conan luta com a fera apenas com uma mão e não consegue se dar muito bem.

Wolverine está confuso. O lado animal dele vê Conan sequestrando novamente Jean Grey na forma de Sonja, enquanto seu lado humano consegue identificar o cimério heroicamente tentando proteger sua vida. Ele faz sua escolha e rouba o cajado de feiticeiro Karanthes, ali deixado de lado e de alguma bizarra forma, sabe muito bem como usá-lo. O demônio é mandado de volta para sua dimensão, não sem antes arremessar Conan pelo portal do tempo que deveria ser usado por Logan, com esse se fechando logo em seguida. Zukala promete a Wolverine que tentará criar outro portal para ele outro dia, mas antes que consiga terminar seu discurso é decapitado por um Logan selvagem.

O lugar desaba (novamente muito original) e Wolverine, Sonja e Karanthes conseguem escapar. Logan finalmente consegue se acalmar e agora ele é capaz de se comunicar verbalmente com Sonja, mas os dois preferem a comunicação boca com boca. Não dá pra ter nenhum argumento após isso. Os dois cavalgam juntos então e seu relacionamento se torna legendário, ao ponto que eles um dia reinam naquela região como rei e rainha.

Mas que final feliz… espera. Se eles estão lá no passado, então onde está….

Conan o bárbaro se vê no presente, no meio da batalha pela Fênix Negra. Ele mata um guerreiro Skrull e um Kree antes de encontrar os X-men tentando manter a fênix sobre controle. Para o cimério, eles todos não passam de demônios torturando o que para ele parece ser a ruiva Sonja. Ele mata o guerreiro azulado com aparência de ciclope e acaba com a única pessoa que mantém o lado humano de Jean Grey vivo dentro da entidade cósmica. A Fênix agora descontrolada explode em chamas e o universo inteiro é consumido. As últimas palavras de Conan nesse momento são:

“CROM !”

 Vocês todos tem que admitir o mérito de Conan. Frank Castle, o Justiceiro, em um outro “O que aconteceria se” apenas matou todos os super heróis da Terra. Conan por sua vez conseguiu realmente matar todo o universo Marvel! O Fim foi desnecessário, mas em todo caso, uma forma digna de acabar uma sólida história. Conan versus Wolverine é realmente um clássico em grandes encontros de heróis ou anti-heróis. Não só porque a luta foi feita em outra época, mas principalmente porque fugiu do clichê dos mocinhos interromperem o embate em algum momento e realizarem que não são inimigos de verdade. E nós tivemos um definitivo vencedor dessa vez.

O lado fraco da edição é que em nenhum momento tivemos o prazer de ver Wolverine dizer sua frase característica agora influenciada pela famosa outra frase de Conan, “eu sou o melhor no que faço. E o que faço melhor é Matar meus inimigos, esmagar seus crânios e ouvir suas viúvas chorarem”.

Quadrinhos que me fizeram feliz PARTE 3 aqui

Caros Devotos, ainda temos 19 dias para fazer esse ano valer a pena! Amem muito, se aventurem por diversos mundos, mas não esqueçam nunca que as maiores contribuições  das histórias em quadrinhos nas  nossas vidas está no valor da amizade e lealdade e isso, isso não tem preço!

Anúncios

18 comentários sobre “O QUE ACONTECERIA SE…a Luta do passado! CONAN X WOLVERINE, Quadrinhos que me fizeram feliz.

  1. Bizarro.

    Se formos pensar, nessa realidade o Wolverine é o único remanescente do universo Marvel. E ainda por cima se deu bem haha

    E o Conan ainda fez o favor de destruir o UM. Não me admira que a Marvel não o publica mais rsrsrsrsrsrs

    Curtir

  2. Bizarro²

    Victor, sua cabeça é um mega arquivo muito bem alimentado, eu nem sequer imaginava essa história…

    Mas dá uma olhada na carinha de vem cá minha nega do Wolv qdo o Conan lhe dá uma espadada nas costas… ai ai… Esses desenhistas XD

    Muito bom o texto =D

    Curtir

  3. Lendo essa matéria eu me lembrei de outra história dessa série onde Conan vai parar no século XX, muito boa por sinal, também!

    Curtir

  4. Além dos motes interessantes e o estilo desapegado de What If, uma coisa a ressaltar é a janela que sempre se abria para artistas desconhecidos terem seus 5 minutos de fama. Essa história saiu aqui no Brasil em Grandes Heróis Marvel (primeira série) e comsta de uma lista de histórias que eu guardo com muito carinho (essa até mesmo mais que a história de “não morte da Fênix). Desde já agradeço meu camarada Vic pela lembrança e ter aceitado a minha indicação!

    Curtir

  5. Eu como um legítimo e doente fã do Conan , sou um dos que detestou quando refizeram o filme, o Arnold imortalizou meu ídolo bárbaro, pra você ver o nível de comprometimento com o passado…lógico que me lembro de ter amamdo essa história quando li em formatinho, cara, valeu mesmo por trazer esse gosto bom pra gente! É o novo e o clássico convivendo. Que venham outros capítulos do ” Vale a pena ver de novo” do Santuário! kkkkkkkk Venerável ” Bininho” Vaughan.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s