Surgem novos heróis no céu: Comando V!

Por Rodrigo “Pilha” Broilo

O Santuário tem a pretensão de ser um espaço de ecumenismo e para ecléticos, porém se conseguimos ou não, cabe aos nossos devotos avaliar. O que sabemos é que falamos do que gostamos, do que queremos que o mundo saiba e acreditamos que “o objetivo é a conquista da diversão”.

Dito isso, quero dar mais um pouco de espaço ao quadrinho nacional. Mas dessa vez de um jeito diferente. Não vou revisitar heróis já conhecidos ou estabelecidos. Quero trazer algo novo, uma galera nova. E eis que trago a vós, COMANDO V!

Comando V é uma criação do desenhista brasileiro Allan Goldman, que já fez sucesso lá fora com Superman, Teen Titans, Liga da Justiça, entre outros títulos da DC Comics, junto com JJ Marreiro. Comando é um trabalho que vinha sendo elaborado desde 2004, e que sai agora em 2011 para alegria dos fãs de coisas novas.

Ambientado no Brasil, o Comando V não é uma equipe, não são super-amigos, eles são um esquadrão, uma força-tarefa, heróis unidos pelo serviço ao governo. Como o nome mesmo chega a sugerir são cinco os integrantes desse batalhão: o líder Alfa Negro, o gigante peludo Yeti, o alienígena Oculto, o jovem velocista Pilha e a bela e doce Taqui (de Taquicardia!).

Esses personagens têm características tão diversas que já no início fica claro que eles são colegas de trabalho, ainda mais sob a liderança de alguém tão antipático quanto Alfa Negro.

Mas vamos explicar um pouco sobre quem são esses personagens…

Alfa Negro

Alfa Negro é o líder, tem uma força considerável e habilidade de luta. Já fora conhecido outrora como Alfa Branco, quando tinha gosto por ser um herói. Hoje ele encara tudo como um trabalho, e nem pensa em ser heroico em seus dias de folga. César, seu verdadeiro nome, simplesmente se entrega a bebida. Algo ainda não revelado, potencialmente uma tragédia, causou essa mudança na conduta de Alfa Negro. Em alguns momentos você o lê e só pensa “feladaputim”! Ele tem tudo pra ser um anti-herói, ou até vilão, mas tem seus momentos de moral e bons costumes.

Pilha

Pilha, conhecido por Carlinhos pelos membros da equipe, é um jovem negro capaz de mover-se à grandes velocidades. É o integrante mais jovem da equipe, e um dos que mais sofre psicologicamente nesses dois primeiros números já publicados. Sempre se inspirou em Alfa, mas percebe que ele não pode salvar o mundo inteiro.

Yeti

Yeti é um cara grande pra caracoles, peludo, forte, com facilidade de se curar dos seus ferimentos. Ele se refere aos demais como humanos, por isso talvez ele seja mesmo um Yeti. Provavelmente mais pra frente saberemos mais sobre ele. O que se sabe é que ele gosta de ler, especialmente quando está nervoso, e que não conhece muito sobre vídeo-games.

Oculto

Oculto é um alienígena que adotou a Terra como seu lar, considera que todas as vidas são importantes, usa um capacete (ou talvez seja sua face real. Vai saber de qual planeta ele veio?), e é capaz de ler mentes, sentir emoções e criar campos de força. Está um pouco Oculto ainda (rá!).

Taqui

Taqui, que é abreviação de Taquicardia, parecia que seria uma badgirl assim que a vi, com seu visual “street”. Puro preconceito! Taqui é doce como melancia madura, é atenciosa com seus colegas, e parece ser, assim como Carlinhos, uma dos únicos envolvidos como time.  Ela consegue atuar sobre os demais aumentando ou diminuindo suas capacidades, como quando aumentou o fator de cura de Yeti, ou a velocidade de Pilha, ou quando deixou um vilão mais, digamos, relaxado! Taqui é o toque feminino como estamos acostumados no nosso dia-a-dia. Sem aquela coisa de piriguete, de interesses dúbios, sem orgulho, sem chiliques, como já apareceram tantas heroínas por aí. Pra mim, a mais grata surpresa desse grupo.

O Comando V ainda conta com as participações de Palhares, uma espécie de administrador do comando, Júlio, o mecânico, Dona Ana, a governanta e enfermeira da equipe. No início da segunda edição chega Ângelo, que vai ser uma espécie de novo chefe, de supervisor, que fará a nova ponte entre o Comando e o Governo Brasileiro.

Comando V em ação!

A primeira missão deles envolve um grupo de neo-nazistas que está recrutando adolescentes para seus ideais. O Comando V enfrentará a líder Suástica, o seu braço direito Panzer, o vingativo Incêncio, outrora o jovem Fogaroto, entre outros.

O que chama a atenção em Comando V é o que vemos na introdução de Allan Goldman na edição 1, e pode ser visto durante as duas edições. Segundo Allan, ele acredita na inocência e na bondade dos heróis e na simplicidade das histórias. E tudo corre por aí. Comando V é inovador? Não totalmente. São típicos personagens, em novas roupagens e em território nacional. Mas as histórias são bem contadas, os desenhos um deleite a parte, e os personagens, mesmo ainda não tendo sido todos apresentados completamente, são bem trabalhados. E quem não é fã de boas histórias, com personagens bem trabalhados?

Ponto para Allan Goldman e JJ Marreiro!

As edições 1 e 2 podem ser baixadas da internet pelos seguintes blogs:

www.vcomando.blogspot.com

www.goldmanpenciller.blogspot.com

www.laboratorioespacial.com.br

Estão em formato .zip de imagens .jpeg. Ou podem ainda ser adquiridas conforme orientações dos blogs acima por R$3,00, mais despesas de postagem, publicados pela Jupiter II.

Quem curte o que o povo brasileiro tem a oferecer, essa é uma leitura mega indicada. E olha que eu quase nem larguei SPOILERS! Então aproveitem!

Anúncios

4 comentários sobre “Surgem novos heróis no céu: Comando V!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s