O.M.A.C. “festa estranha, com gente esquisita, eu não estou legal, não aguento mais birita!”

Por Venerável Victor ” Van Helsing”  Vaughan

Resenha de O.M.A.C. #5  Spoilers

Escrito por Dan Didio, Jeff Lemire and Keith Giffen
Desenhos de  Keith Giffen

Max Lord e o Sargento Stell decidem que para conseguirem capturar a criatura O.M.A.C.; sacrifícios precisam ser feitos. Eles retornam para o local onde a criatura apareceu pela primeira vez e investigam os funcionários do andar onde Kevin Kho trabalha, incluindo o próprio e todos seus amigos. Enquanto isso, já que o “Exército de um homem só” está foragido, S.H.A.D.E. decide mandar seu agente top, Frankenstein, na certeza de terem sucesso onde o Checkmate falhou. Essa épica história continua na revista: Frankenstein agent of  S.H.A.D.E. #5 resenhada pelo caro Henry Garrit.

Sim, é desapontador que certos personagens tenham ganhado título próprio nos Novos 52, sim, existem revistas terríveis sendo publicadas pela DC agora, mas elas não tem o valor que O.M.A.C. tem para a história dos quadrinhos.

Apesar da presença de Dan Diddio, um cara que entre tantas outras coisas ruins, não é conhecido como o melhor escritor que existe, muito pelo contrário e apesar da imensa responsabilidade de se assumir um título notório e clássico de Jack Kirby, O.M.A.C. é um dos quadrinhos mais divertidos e descompromissados no mercado hoje em dia. Ninguém pode dizer que ela é uma revista brilhante, definitivamente não é, mas se monstros gigantes trocando poderosos socos entre si e lasers para todo lado não for empolgante para você, eu não sei o que pode ser feito para te agradar, você está ficando velho ou é fã xiita de Novos Titãs.

Esse mês, o fator monstros esmagando geral, foi dobrado com a presença de Frankenstein, o agente da S.H.A.D.E. favorito de todos e criação de Grant  Morrison para a antiga série Sete Soldados da Vitória. Irão esses dois brucutus caberem em uma revista com vinte páginas ou essa batalha  será o início de um maior barulho entre esses personagens pelas duas revistas?

Agarre no cangote do gorila sagrado para descobrir:

Mesmo  os dois títulos sendo sobre monstros que são parte de experiências científicas maiores, O.M.A.C. e Frankenstein: Agente of S.H.A.D.E. são duas revistas extraordinariamente diferentes. Essa metade do crossover começa aqui e mantém seu mesmo tom, imposto por Diddio nos quatro números anteriores, apesar de trazer um pouco do clima da revista do Frankenstein, o cinismo e o humor sarcástico da criatura verde destoa do tom monocórdio que O.M.A.C. comanda. Jeff Lemire é um fantástico e cerebral escritor e é um tanto absurdo ver ele participando dessa brincadeira com Diddio  – será que foi forçado por chantagem? Seqüestro de algum parente? –  que é um escritor que nos dá a idéia de que “American Pie” é o filme mais profundo que ele já viu. E ver criaturas gigantes caindo na porrada não é exatamente o que esperamos ver Lemire escrevendo.

Por causa dos absurdos diferentes estilos de narração, eu acho que a segunda parte dessa história, que será publicada na revista do Frankenstein, será uma viagem totalmente diferente. Esse é o primeiro “encontro” entre personagens no Novo 52, mas parece que você está lendo uma edição normal de O.M.A.C. (tá… é Diddio) você vê como sempre Kevin tentando recuperar o controle de sua vida, mas um monstro (ou monstros, depende da edição) chegam na hora “H” e atacam. Ele O.M.A.Cativa e começa a porradaria acéfala, ele eventualmente escapa e volta para sua forma humana. Parece Jaspion…Changeman ou… vou ficar calado antes que Spider-Phoenix me mate.

O único “porque” dessa edição parecer diferente é a arte. Keith Giffen parece receber um “santo” e retrata todos os personagens de forma como Kirby faria, é como vinha fazendo. Uma coisa boa nesses crossovers é ver seus personagens em diferentes revistas, desenhados de formas diferentes do casual. E aqui apesar de Giffen continuar buscando imitar o estilo de Jack kirby nessa revista, ele faz seu dever de casa muito bem e os fãs da revista do verdão morto-vivo, podem ver seus personagens favoritos em novas perspectivas.

Essa edição reforça a tensão entre o Irmão Olho, Checkmate, Cadmus e S.H.A.D.E., o lado científico e industrial do Universo DC. O que parece que refletirá entre todo esse universo conectado e novo, mas nada do que Diddio escreve parece realmente importante e essencial – e quer saber? Para quem não leva essa revista tanto a sério, é algo muito legal, pois a maioria dos crossovers iniciam incêndios, incêndios que irão eventualmente, destruírem mundos, matar heróis e mudar para sempre o curso do universo dos quadrinhos para sempre!!! AUAHUAHAUHA

Nenhuma conseqüência real acontece aqui, dois grandes caras caem  na porrada, um perde um braço e todos sobreviverão para quem sabe, aparecerem na nova edição do BBB.

O contraste será mesmo na revista do Frankenstein, que mostrará  também essa batalha, só que em um mundo recheado de cientistas, monstros assustadores e uma narrativa dramática muito mais sofisticada, que mesmo como um pretexto para um entretenimento descompromissado, seguirá um caminho muito mais inteligente.

Dessa forma, não é surpresa o Frankenstein ter ficado fora de contexto aqui, O.M.A.C. com certeza ficará muito mais na próxima revista, especialmente com o desenhista Ponticelli colocando as mãos no soldado preferido do Irmão Olho, mas isso é parte do charme de um encontro de títulos e apesar de não ser perfeito, é um momento forte para mostrar personagens queridos dos recantos mais estranhos do Universo DC.

Anúncios

10 comentários sobre “O.M.A.C. “festa estranha, com gente esquisita, eu não estou legal, não aguento mais birita!”

  1. Tirando o Didio essa ediçâo é perfeita. Quanto a sair no Brasil….. Uns 15 anos atrás eu até duvidaria mas hoje em dia…. Eu acredito que é certeza que sai!

    Curtir

  2. O.M.A.Cativar e sentar a porrada no cabeção verde!!! Tem que aguentar o Diddio brincando de roteirista de verdade mesmo, né Venerável?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s