Quando Os Quatro Fantásticos saltam das revistas para os desenhos animados!

Por Guy Santos     http://guysantos.blogspot.com/

O quarteto de super-heróis mais famoso da casa das ideias, ganhou sua primeira versão animada em 1967 (que durou até 1968). A animação foi criada pelo estúdio Hanna-Barbera, criadora do “Tom e Jerry”, “Space Ghost”, “Jonny Quest” e tantos outros que adoramos. Por algum motivo, quando o desenho foi traduzido para ser exibido nas terras tupiniquins, recebeu uma tradução ao pé da letra. A Ebal já publicava quadrinhos com os personagens, com o titulo “Quarteto Fantástico”, mas ignorando este fato a série chegou com o titulo “Os Quatro Fantásticos”. A editora RGE aproveitou o titulo do desenho em algumas edições. Seguindo pelos moldes dos desenhos animados antigos, das décadas de 60 e 70, diferentemente dos desenhos de hoje, a série não segue uma cronologia. A introdução do desenho conta um pouco da origem dos personagem principais, mais através de imagens do que de narração, mas existe um episodio onde Reed Richards explica não só a origem dos quatro heróis mas também a origem do Doutor Destino.

O desenho animado deixa de lado os dramas pessoais dos personagens, algo que os estúdios não se interessavam muito na época, já que os desenhos eram direcionados para as crianças, deveriam se entregar apenas a aventura. No entanto isso não impede de haver alguns pontos a se ressaltar, como Reed já está casado com Sue e o Coisa se mostrar em alguns momentos incomodado com sua aparência, falando em Ben, sua eterna rivalidade com o amigo Tocha-humana aparece bem menos (quase nada) do que no filme de 2005 (que ganhou sua continuação em 2007 com Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado) e na animação de 2006 (intitulada apenas de “Quarteto Fantástico”).

Durante os 20 episódios (de mais ou menos 20 minutos cada) existem situações um tanto quanto peculiares, a maioria delas é protagonizada pelo Senhor Fantástico. Como quando Reed explode uma ilha cheia de armas nucleares, do vilão Professor Gama, sem se preocupar com o que isto poderia causar. Mas logo descobre, pois a radioatividade nas locações da ilha transformam o vilão (que volta para ver o estrago) em uma criatura monstruosa, logo uma ameaça aos Quatro Fantásticos. Neste mesmo episodio temos um dos raros dramas do desenho animado, quando Johnny Storm se mostra está de saco cheio dos heróis, e vai embora, mas logo volta a equipe sem mais drama.

A história com participação do Surfista Prateado e de Galactus, uma das histórias mais lembradas do Quarteto, que começou na revista “Fantastic Four” # 48 (e foi até a número 50) em 1966, e foi o mote para o filme “Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado”, na série animada ganha um episódio. O Surfista, na versão dublada do desenho, é chamado de Escoteiro de Prata e o Vigia de Vigilante. Neste episódio tudo acontece muito rápido, e conta inclusive com um beijo de Sue e o Surfista Prateado (ou Escoteiro de Prata). Reed não se pronuncia sobre este fato.

Além dos filmes mais atuais, os heróis possuem um filme do ano de 1994. Existem também outros dois desenhos animados, um de 1978 (onde Johnny é substituído por um robô), e outro de 1994.

Herbie - o rob6o foi criado pelos produtores pelo receio de que o Tocha humana incentivasse que os pequenos mexessem com fogo.

Não posso dizer até onde o desenho animado, “Os Quatro Fantástico”, pode ser fiel aos quadrinhos daquela época, mas o traço da Hanna-Barbera, e as aventuras curtas e diretas, quando não absurdas demais, são muito interessantes.

Anúncios

13 comentários sobre “Quando Os Quatro Fantásticos saltam das revistas para os desenhos animados!

  1. O EPISODIO Q MAIS GOSTEI DO O DEMONIO DAS PROFUNDEZAS QUE FOI O EPISÓDIO 11 OU 12 QUE VOCE CITOU ONDE É EXPLICADO NA ESTÓRIA A ORIGEM DO GAMA-RAIO OU O EX-PROFESSOR GAMA QUE SE TRANSFRMOU NUM MOSTRO MARINHO COM PODERES NUCLEARES,,,GENIAL,,,MAS PESQUISANDO NOS ANAIS DA MARVEL NÃO VI NEHUMA MENÇÃO DESSE PERSONAGEM NEM COMO INIMIGOS DOS 4 FANTÁSTICOS NEM COMO REGISTRO DELE COMO VILÃ >>>APENAS NESSE EPISÓDIO QUE ELE APARECE E SOME O PERSONAGEM DEVIA TER VOLTADO POIS ELE JUROU VINGANÇA ASSIM COMO OUTROS VOLTARAM : DR DESTINO, VOLTOU VARIAS VEZES, HOMEM MOLÉCULA, KLAWS,ENTRE OUTROS QUE VOLTARAM MESMO NAS HQS ,MAS O DEMÔNIO GAMMA-RAIO NÃO VOLTOU …É IMPORTANTE REGISTRAR ISSO !!!!

    Curtir

  2. Curti, tem tantas animações dessa época e fim dos anos setenta que merecem ser revisitadas essa é uma delas com certeza, eu sou dessa época!

    Curtir

  3. Vendo a abertura do desenho que você postou, da pra sentir o gostinho do sabor clássico da Casa das Idéias, o clima de ficção científica bem anos 60 e que encanta a gente que não viveu essa época mas sente falta, é puro e feito com carinho…

    Curtir

  4. Os Quatro Fantásticos inovaram nos desenhos de super-heróis, deixando mais popular esse tipo de desenho. Acho legal estes planos, que eram: plano aberto e plano americano na maior parte do tempo. Este padrão é muito usado ainda hoje em dia pelos desenhos em Flash. As aventuras eram muito simples mais divertidas.

    Curtir

  5. Como o Vic disse essa produção foi muito refinada. Lembrando também que a própria Marvel também produziu prá televisão os fantásticos desenhos estáticos (as películas originais com alguns movientos na boca dos personagens). Uma ação desesperada, mas que naquela época veio a calhar. A editora Abril no final dos anos 70 tinha a casa dos personagens da HB mas acredito que o Quarteto não tenha passado lá (vi apenas 1 edição desta revista). O Herbie foi muito bem trabalhado na fase de John Byrne no Quarteto.

    Curtir

  6. Apesar das limitações técnicas da época e da decisão editorial e até “preconceituosa” de instituir que desenho é para crianças e portanto não deve ser tão profundo, essa animação da HB e Marvel é muito superior a muita coisa de super heróis, produzida anos depois ou atualmente.O Galactus azul tá muito engraçado e TODOS os vilões da equipe são Gigantes? A equipe subiu no pé de feijão???

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s