MULHER-ARANHA SUBINDO PELAS PAREDES

Por Guy Santos

Os heróis faziam o maior sucesso na década de 70, foi quando, percebendo a aceitação do desenho animado do Homem-Aranha, a Marvel Comics com parceria da DePatie-Freleng Enterprises (estúdio formado por antigos menbros do departamento de animação Termite Terrace da Warner Bros, que havia fechado), decidiram criar uma animação da Mulher-Aranha, talvez para agradar também ao público feminino.

Até então a Mulher-Aranha era uma personagem secundária nos quadrinhos da Marvel Comics. No começo não tinha relação com o Homem-Aranha, era personagem recorrente nas aventuras do Coisa. Ganhou uma hq própria com arte de Carmine Infantino.

O desenho animado, lançado em 1979, teve apenas 16 episodios. Foi exibido nos EUA pelo canal ABC, no Brasil pela Rede Manchete.  Jessica Drew foi a Mulher-Aranha escolhida para estrelar o desenho, pois a heroina têm várias versões nos quadrinhos, até mesmo versões onde ela é uma vilâ. O design usado na animação é bastante interessante, resaltando a feminilidade da personagem.

Jessica ganha seus poderes ainda criança, ao visitar o laboratório de seu pai, onde é picada por uma aranha, seu pai então usa um soro nunca antes testado para salvar a filha, o soro no entanto além de salvar a garota, também lhe dá super poderes. Quando não está por ai salvando o mundo, Jessica trabalha como editora na revista Justice. Ela mora com seu sobrinho, um garoto chamado Billy Drew, e quase sempre está com Jeff Hunt, fotógrafo da revista Justice.

Os poderes da Mulher-Aranha, são muito semelhantes a do próprio Homem-Aranha, como super força, sentido aranha, criar teias resistentes, subir pelas paredes… Enfim, mas algo deve ser notado é o uniforme da heroina, bastante diferente do uniforme do Homem-Aranha, algo a se perceber, pois ela não tinha relação com o Aracnideo, assim também é no desenho animado, que em certo episodio tem participação do Homem-Aranha.

É claro que esse desenho, não poderia passar sem suas bizarrices. Primeiramente, a heroina não carrega seu uniforme por aí, quando sente o perigo, Jessica Drew começa a girar até se transformar em Mulher-Aranha. Ela lança a teia pelo dedo indicador. E em um dos episodios temos a incrivel participação de três, das maiores criaturas do universo fantastico, que são eles: Drácula, O Lobisomem e o Frankenstein, o estranho é que para transformar pessoas em vampiros, o Drácula solta raios pelas mâo. O Lobisomem lança raios pelos olhos. E o Frankenstein? Ele solta raios pelos parafusos no seu pescoço, e transforma pessoas em monstros como ele.

Recentemente, em 2011, a Mulher-Aranha ganhou uma nova animação, de Alex Maleev e Brian Michael Bendis, está foi direto para DVD. Intitulada Marvel Knights Animation: Spider-Woman – Agent of S.W.O.R.D., a série foi muito elogiada pelo seu design.

Está certo que naquela epoca, 70 e 80, era bem comum as mulheres nos desenhos animados, mas uma heroina, protagonizando suas proprias aventuras era muito legal. E se você ainda não assistiu a Mulher-Aranha, assista, e se você já assistiu, sempre é bom, e esse merece, ser reassistido.

BLOG GUY SANTOS

Anúncios

14 comentários sobre “MULHER-ARANHA SUBINDO PELAS PAREDES

  1. Obrigado pelos comentários amigos.
    A Mulher-Aranha, é uma personagem que poderia ser melhor aproveitada. A Marvel não possui uma grande heroina, como a Mulher-Maravilha na Dc, mas é bem verdade que existe grandes semelhanças entre estas duas personagens. De qualquer forma o desenho animado da Mulher-Aranha é coisa bonita de se ver.

    Curtir

  2. “Jessica Drew começa a girar até se transformar em Mulher-Aranha”

    Nossa, não tentaram nem esconder a óbvia referência. Fico surpreso da DC nunca ter falado nada nem tampouco ter feito uma paródia.

    Curtir

  3. Eu cheguei a assistir todos os episódios na Manchete e adorava, aliás para nossa sorte o Brian Michael Bendis também é um grande fã e trouxe ela de volta para os holofotes principais da Marvel, depois de trinta anos quase de “geladeira” na editora, quando muito, aparecendo nas histórias do Wolverine em Madripoor, toda zuada…

    Curtir

  4. “…ela ganhou incríveis poderes aracnoides” é ótimo! 🙂
    Cara, eu amava esse desenho… que bom relembrar disso… ela tinha uma certa semelhança com a Mulher Maravilha, só que a Mulher Aranha podia voar sem precisar de um ” Jato invisível”… 😉
    Parabéns pela matéria, Guy!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s