A ARTE DE WEBER CARVALHO – O HERÓI NÃO É MEU, SÃO NOSSOS HERÓIS!

Por Weber Carvalho

Desde que li o artigo “Dogmas do Quadrinho Brasileiro: O Brasil não tem bons roteiros” do João Marreiro no blog http://laboratorioespacial.com fiquei lembrando dos brasileiros que tem sim um ótimo acabamento literário e artístico. Concordo plenamente com o João: Se não existem roteiristas brasileiros (ainda) publicando em larga escala nas grandes editoras gringas isto é reflexo de uma postura editorial de critérios e padrões e não uma questão de competência. Pensando assim trago a vocês três heróis brasileiros que gosto muito! E com um detalhe, desenhados por mim! Eu sou demais!

Nossos protetores verde, amarelos!

O 1º é o Ciclone. Criado em 1980 por Jorge Luis, o JOLBA, Ciclone foi um fanzine estudantil criado na escola e vendido de mão em mão dentro do Colégio Cenecista Manoel Duarte, hoje Colégio Cenecista Monsenhor Antonio Gens, no Rio de Janeiro.  O personagem tem uma gama de fãs na internet muito interessante! E desde 2010, quando tive contato com o genial Jolba, tenho acompanhado seus blogs: Jolba Comics http://jolbacomics.blogspot.com/ e Blog do Ciclone http://ciclonesh.blogspot.com/

Ciclone e Guerrilheiro

O personagem atualmente é membro dos Radicais, grupo brasileiro criado por Lucasi e que tem como um dos membros o alienígena Asadelta, criação do Ivan Comotti. Na época em que o Orkut era febre entre os brasileiros o supergrupo “Protetores” dominava os perfis fakes com um dinamismo interessante! Vários desenhistas criavam heróis e brincavam com seus avatares na rede descompromissadamente e assim surgiram parcerias muito legais como o foi a migração desses dois heróis pros Radicais: Ciclone e Asadelta.

Ciclone é o alter ego de Murilo Alberto de Souza, meteorologista que adquiriu poderes climáticos após ser vítima de uma estranha tempestade em alto mar. Após 3 anos desaparecido o jovem cientista reaparece sem lembrança do período em que estava perdido e com poderes ligados ao clima e à natureza: domínio sobre os fenômenos climáticos, desferir descargas elétricas de suas mãos e voar sendo levado por um ciclone. Asadelta é Jonathan Azzadark, alienígena que protege a Terra junto aos Radicais. Foi membro fundador dos Protetores. Tem força sobre-humana e pode voar. As histórias e os outros membros do grupo estão no site http://www.hqnado.com/radicais/ Conheçam também os outros trabalhos do Lucasi no blog http://lucasirevista.blogspot.com.br/

Modelo nacional 100% exportação

Rosa Selvagem & Asadelta

Agora a delicinha da Rosa Selvagem é 100% desconhecida. Criação minha da 5ª série que até hoje desenho pra passar o tempo. Sou apaixonado nela! Nunca criei origem nem nada. Honestamente ela é minha Holli Would (Kim Basinger)! Como assim? Quem é Holli Would? Vai me dizer que não assistiu Mundo Proibido (Cool World) de 1992? Ah, fala sério!    

Anúncios

83 comentários sobre “A ARTE DE WEBER CARVALHO – O HERÓI NÃO É MEU, SÃO NOSSOS HERÓIS!

  1. Por coincidência, anos antes, em 1992, o roteirista e editor Roberto Guedes lançou o número 1 do grupo de super-heróis “Os Protetores”, que tiveram várias histórias desenhadas por Joe Prado, André Valle e até pelo próprio Guedes.

    Curtir

  2. Amigo, desde o dia em que nos conhecemos na sala de aula e que vc deixava de ouvir o que o professor dizia, pegava um lápis e começava a desenhar, sabia que esse momento de vc expor esse talento incrível iria chegar! Sabe que até hj tenho desenhos seus de propósito, pq um dia irei vender por muito caro! rsrsrs Parabéns, vc merece e continue nessa onda! Bjo grande!

    Curtir

  3. O Weber Carvalho na sua humildade disse que está engatinhando no desenho! Fala sério! Já tá com a passagem compra pra Walt Disney e demais companhias que já estão em disputa acirrada pelo seu trabalho. Tá querendo enganar quem? Abraço fera!!!! Sucesso!!

    Curtir

  4. Excelente, até que enfim alguém colocou sua cara a tapa para defender nossos heróis brasileiros.. O mundo precisa de pessoas assim com vc Weber, que tem criatividade, enfrenta desafios e não se cala diante comentarios impertinentes.. Parabéns continue assim.. Lindos desenhos, que talento!!!

    Curtir

  5. Adoreeeei Weber!!!
    Desde quando vi seu primeiro desenho já pude notar que você realmente tem o dom da arte!
    Parabéns mesmo! Isso é para poucos.. Ainda mais por você ser um cara tão gente boa, e o melhor… Humilde! Isso faz de uma pessoa, um Ser maravilhoso!
    Desejo a você muito sucesso! Conquistas! E sonhos realizados!
    Seu carisma é contagiante, e isso faz que você se torne o Weber que todos nós gostamos!

    🙂

    Sucesso!!!
    E que seu caminho seja glorioso!
    Boa sorte!!!!

    Com carinho,
    Bruna.

    Curtir

    1. Tar, tô seguindo sua sugestão! Estudando narrativa e movimento! Assim que eu sentir um pouco mais de firmeza quero que me mande um roteiro pra eu tentar…. Oh, olha o $ucesso chegando!!! ;D

      Curtir

  6. Sem muitos rodeios e floreios… P-H-Y-Y-Y-Y-Y-N-O!!!
    Nunca duvidei da sua capacidade criativa e que um dia o mundo, através dessa mera rede social, veria seu arte.

    Em frente seeeeeeeeempre… Te amooooo mais que horário de almoço. 😉

    Curtir

  7. Sempre disse pro Weber que suas criações sao fantasticas e que gosto muito do seu estilo, nossa parceria jah vem de tempos atrás quando a gente resolveu incluir a fantastica Feitiço nos Protetores, bom nem sei q dizer , tbm Weber e Jolba são talentosos e gente boa …vlw amigo por mostrar o Asadelta um dos meus personagens mais antigos e que me incentiva para a criação de outros.

    Curtir

  8. Plagio não da para ser, já que o Ciclone é antecessor do Heroi do Guedes, nem eu conhecia o trabalho do Guedes, e nem o Guedes conhecia o meu, já que moramos em estados diferentes, e interior… só a pouco mais de 8 anos com a chegada da internet por aqui que conseguimos divulgar isso…já que quando eu fiz o Ciclone, tinha de 15 para 16 anos, e o Guedes, nessa mesma época tinha por volta de 10 anos, Impossivel um saber do outro, ok amigo…e merda amigo não da não, porque nem eu nem o Guedes nunca nem conversamos a respeito disso, uma coisa que nem passa sobre nossas cabeças, já que temos coisas mais impostantes para fazer…e te digo cara, vc foi o primeiro a tocar neste assunto, e olha que o Ciclone tem 32 anos de idade, e eu só 48…abraços

    Curtir

    1. Cara eu tenho as revistas dos anos 90 feitas pelo Guedes, desde a época da editora Phenix, do Meteoro, dos Protetores, Força-Máxima. Bem antes da internet, na época em que o Franco de Rosa divulgava quadrinhos na Folha. Se voce surgiu na época da internet, fazer o quê, mas o Guedes é profissional antigo do ramo. Não é da minha conta, só achei o personagem muito igual e quis dar um toque. Mas se voce tá seguro e tem como provar o que diz, não está mais aqui quem falou.
      Fui

      Curtir

      1. Cara na boa, eu tbm acho muito parecido, se é parecido porque eu não fiz diferente, ou Guedes fez diferente, porque irmão. isso tudo é uma coincidência, mais isso foi feito em 1980, eu tinha 15 para 16 anos, eu quando reformulei, a mais ou menos 2 anos atras, não tinha conhecimento ainda do trabalho do Guedes, cheguei certa vez me confundir conversando com o Lancelott, achando que o Meteoro fosse dele, e aí que vim a descobrir o trabalho do Guedes, mais aí ja estava tudo feito, isso tudo na minha opinião é coincidência, são muitos generos de HQs são muitos personagens, muito se assemelhão, porque um de nois se daria ao trabalho de copiar um negocio desses, e estando aqui no Brasil, isso tudo é coincidência, só isso…pode ver uma coisa, na Tv, o George o rei da floresta é o Tarzan, ou não, e ninguem se descabeça por isso, tudo é uma bobagem, agora eu tenho exemplares datado de 1983, aqui, mais nem por isso estou pensando em nada, o Ciclone, não vai passar disso que vc ve, uma revista aqui outra ali na internet, sou caricaturista e ilustrador, meu trabalho é outro, nada com HQs de herois. Isso e faço para manter um heroi que criei quando moleque, só isso, já o Guedes, é renomado, e vive disso, o trabalho dele é simplimente foda, gosto muito do Meteoro, já os Protetores, nunca li, so essas desenhos na que vejo na net…
        abraço cara…

        Curtir

  9. E impressionante, a sua capacidade de criar Weber, seus desenhos pra mim são perfeitos e a sua forma de expressar tanto pelos desenhos quantos pelas palavras é única… Me sinto honrada cada vez que venho comentar a sua arte… Parabéns, por nos presentear com esse seu talento, com sua arte… vc sempre vai além das expectativas!!!! Coisa de Profissional!!

    Curtir

  10. Muito bom! Parabéns Weber! Eu adoro sua arte! É muito boa mesmo! Continue assim! Tudo de bom, afinal, você merece!

    Curtir

  11. Weber meu anjo, finalmente você resolveu dividir o seu talento com as pessoas de uma forma geral! Sempre admirei a qualidade dos seus desenhos e a sua paixão por quadrinhos!!! Muito sucesso, amore! Mil beijos

    Curtir

  12. Demorou em Weber Carvalho?! Parabéns cara!! Há muito que já botava fé na sua competência e criatividade artística e porque não dizer literária!! Esse menino ainda vai longeeeee!!

    Curtir

    1. Agora a gente pode tomar um jardim de tulipas pra comemorar minha saída do casulo né Ricardo! kkkkkk E eu acredito que ainda to engatinhando no desenho… mas é s+o uma questão de tempo!!! 😀

      Curtir

  13. Parabéns meu lindo!!!
    Sempre amei seu trabalho, mas agora você está arrasando…
    Deixando sua contribuição pra nossa arte e cultura…

    Beijo enorme! E sucesso!!!

    Curtir

    1. Uai… E não é que só agora vi que o Roberto Guedes tem um herói idêntico ao Ciclone? O Furacão!!! http://www.guiadosquadrinhos.com/personbio.aspx?cod_per=5869 Nem conhecia esse grupo, que também se chama Protetores!!! Quanta coincidência!!! Até porque o título Protetores é de uma das equipes do Ivan Comotti e não do Jolba. Tá vendo… por isso que é importante a gente divulgar!!! Pra conhecer a produção nacional!!! E com certeza é coincidência sim…

      Curtir

      1. Avisa os caras. Os Protetores do Guedes já foi publicado pela Escala, era desenhado pelo Joe Prado do Art Comix. Se bobear é mais antigo ainda que o Meteoro. Acho que o problema maior nem é o nome e os poderes parecidos, mas o fato desse Ciclone ser praticamente idêntico na imagem ao Furacão. Além de azul ele voa num espiral. Tipo se ele mudar a cor do uniforme e trocar a espiral por outro efeito de voo. Chato isso, cara.

        Curtir

        1. Com certeza é muito chato! Até enviei um e-mail pro Guedes explicando que eu não sabia da existência do personagem dele. Também avisei o Jolba do mal entendido afinal não é pra tanto alarde. Imagina se a DC grila porque no Brasil existem publicações do Cometa e do Maximus, que lembram muito o Superman. Além do mais… as histórias do Ciclone foram divulgadas na net, não há beneficiamento financeiro na produção e divulgação do herói. Acredito que tenha sido sim uma coincidência.

          Curtir

        2. Cara, é chato mesmo, se eu ou Guedes tivessemos coinciência da existecia um do outro, vocè acha que isso poderia ter acontecido, porque se da ao trabalho de copiar algo que é daqui, e pouco conhecido…isso ninguem, esta levando vantagem, em nada, o Ciclone, não esta vendendo horrores e tirando a vendagem do personagem do Guedes, e nem o vice e versa….tudo uma bobagem…todo mundo luta e rema para o mesmo lado, meno eu, que não sou meio “HQ”,

          Curtir

  14. Fala Weber, pow amigo, obrigado pelo “genial” ali, kkkkkkk…na realidade, hoje, exsite uma historia pronta do Ciclone, escrita por mim e pelo SUAD, e toda roterizada e desenhada pelo SUAD, com participaçoes do Lunyo e do Riq´s. É um “crossover” entre nossos personagens, eu e o Lunyo estamos, colorindo ela, mais ela ja foi publicada pelo SUAD sem a cor, podendo ser lida no blog do Homem Camaleão, do SUAD…tem outra historia do Ciclone, sendo preparada, e outro crossover que eu e o SUAD temos na cabeça, com outro Super Heroi nosso…quanto ao Lucasi, ele teve grande participação no crescimento do Ciclone, na atualização de sua origem, e poderes, embora o Ciclone hoje não venha mais particiapar do grupo “Os Radicais” esse débito eu tenho para com o Lucasi, por isso, sempre continuo fazendo questão frizar isso, e deixar todos links e acessos e nomes dele no meu blog…cara falar da sua pagina agora, esta muito maneira, bem feita, e uma grande sacada sua, estarei sempre aqui, e opinar, e contribui para seu trabalho, que como JJ falou so tende a crescer, no que vc precisar estamos aí amigão, abração e parabéns, que o “Santuario” venha abrir um leque de opções a vc, e que cresça muito ok amigão.

    Curtir

  15. Boa matéria meu caro! Me isento de qualquer culpa na não divulgação e apreciação dos quadrinhos/heróis brasileiros, pq leio revistas nacionais e acompanho artistas brazucas desde os meus 14 anos…temos bons desenhistas no nosso país mesmo! O que falta é um pouco de bom senso da parte dos “HQ Fans” que insistem em ler só material gringo!!!!!!!!!!!
    Parabéns pela matéria e parabéns por acreditar no trabalho nacional que não tem incentivo algum do governo e ainda sim, carece de fãs dispostos a pagar o preço de sair um pouco do modismo e apoiar mais nossos trabalhos…
    Perdi meus desenhos antigos, mas tinha muita coisa desenhada baseada em material nacional, inclusive, um herói criado por mim, pena q se perdeu no tempo e no espaço!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Abraços

    Curtir

    1. Mas aí é que tá professor!!! O público brasileiro ainda não se conscientizou que temos material ótimo no país! Veja o caso da Luluzinha Teen http://www.luluteen.com.br/luluteen/ É produzida no Brasil com cenários e roteiros baseados nos jovens brasileiros sem apelo pra super-poderes nem violência! A qualidade dos diálogos e roteiros surpreende! Mas muita gente se recusa a ler por que acha que não deve ser bom… Fala sério! O mesmo vale pra Turma da Mônica jovem. Apesar de todo o marketing em cima da publicação ainda tem gente que nem sabia da existencia dessa versão adolescente dos personagens do Mauricio de Sousa.

      Curtir

  16. Eu adorei, como sempre seus desenhos encantando varias pessoas. Espero que tenha continuidade nesse seu maravilhoso trabalho, quando tiver novidades me avisa vou adorar ver seu trabalho. ^^

    Curtir

  17. Poh realmente muito bacana…profissional mesmo os desenhos estao otimos…Parabens pela criatividade e inteligencia ..Curt demas abracos

    Curtir

  18. adorei o seu trabalho , acho que a geracao de hoje precisava mais de magia e ver o que a ja se existe , sem contar que o seu trabalho esta maravilhoso e espero muito sussesso com seu talento , e nao desejo fortuna a voce pq vc ja tem bjusssssss e felicidades com seu progeto e que ele traga muita inspiracoes e boa leitura como diventimento as pessoas sem idade e sim esperanca de um futuro conciente bjussssssss…

    Curtir

  19. AChei legal seu traço, Weber. TAlvez um pouco mais de volume na arte final e um acabamento melhor no scaneamento ajudem nas próximas artes. Já pensou numa hq online? Curtinha, serializada, publicada em partes contando coisas legais e aventuras dos personagens. Olha , normalmente, o artista brazuca tem vida dupla, ok? É que nem super-herói. Tem o trabalho oficial do dia-a-dia e tem a identidade secreta onde ele usa poderes pra levar adiante suas histórias:) Fazendo um quadrinho por dia vc consegue fazer uma página com 5 quadros por semana:) Pense nisso , Ok? Gostaria de ver esses personagens em quadrinhos. ESpaço pra publicar na web acho que vc já tem …

    Curtir

    1. Já tô estudando essa ideia João. Só não tá pronta ainda pra ser divulgada… Mas é questão de dias apenas! Estou acompanhando seu blog desde que vc divulgou aquele texto no facebook. Gostei muito das suas críticas e pode ter certeza, assimilei bem suas sugestões!

      Curtir

  20. Muito Lindo Seu Trabalho Jovem.
    Talento próprio, natural, vc eh inigualável e me orgulho muito dos seus trabalhos. Cada um supera mais o outro.

    Curtir

    1. Então Bianca! Parece que ninguém lembra de Cool World! Sempre que falo do filme o povo confunde com o do Roger Rabbit! Mas eu particularmente prefiro muito mais Mundo Proibido! Apesar de não ter os famosos personagens da Disney e da Warner!

      Curtir

    1. Meu querido Garrit! O Santuário se tornou um lar pra mim! Tantos amigos e confidentes! Você e toda a galera me acolheram tão bem que tô mais a vontade que gato deitado em cama king size! rsrs Me mudei de mala e cuia pra torre do santuário onde tô mais pertinho do céu… pra lembrar que não há limites! rsrs

      Curtir

  21. Para um roteirista ter destaque há mais necessidade que saber escrever bem. É a cultura envolvida nisso – a natividade!
    Mas o problema é exatamente esse: almejar despontar em um país onde não é sua pátria!
    A arte é mais fácil de ser aceita e diluída, porém a palavra é muito mais complexa que isso!
    Façamos como os criadores mencionados nesta matéria. Desenvolver algo nacional e como o modo tupiniquim de ser.

    Curtir

      1. Obrigado pelo apoio de sempre César! Cara, eu acho muito importante que os desenhistas e roteiristas divulguem seus trabalhos. Tá certo que o mercado norte americano é sonho de consumo de 10 entre 10 artistas brasileiros. Mas não podemos esquecer que o Brasil é um ninho de bons profissionais. A divulgação e a valorização do material nosso deve vir de nós mesmos! Senão grandes criações vão pro limbo sem ninguém sequer imaginar que há algo sendo criado no Brasil.

        Curtir

  22. Sua arte é sempre um presente para o Santuário e para o mundo, Weber
    Não tenho palavras melhores para definir =DDDD

    Curtir

  23. Sua arte é sempre um presente para o Santuário, Weber. Rosa Selvagem não é fraca não…. 😉 Quanto aos nossos heróis nacionais, fico bem mais a vontade em saber que os Radicais estão por aí, no nosso Brasilzão para nos defender! não temos um Batman no interior de são Paulo? Porque não os meta-humanos e alienígenas do JOLBA reunidos para salvaguardar todo o resto do país? Parabéns pelos desenhos Weber e parabéns ao JOLBA pelas cores e o compartilhamento desses “caras”!!! Longa vida Asadelta! Longa vida Ciclone!!!!

    Curtir

    1. Então Victor!!! O Brasil tem tantos heróis bons e tantos roteiros legais que não vejo motivo pra desmerecer nossa criatividade! Ah, e adoro os títulos que vc cria pros meus textos! Assim eu também sempre tenho uma surpresa legal do Santuário! 😀

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s