ARTE : de WEBER CARVALHO & LÉO CEZIMBRA

 Weber Carvalho

“Quanto maior a confiança, maior a traição.”

Luthor

Existiram nos quadrinhos três mulheres com a identidade de Terra. Duas foram membros dos Novos Titãs e por incrível que pareça tinham muita coisa em comum. Eram praticamente a mesma garota! A mesma identidade, mesmo rosto, mesmos poderes, mesmo uniforme… Mas com personalidades bem diferentes!

Terra Cartoon
TERRA I

A primeira foi Tara Markov, irmã bastarda de Geo-Força e a grande traidora da equipe. Honestamente eu era apaixonado por ela! Tara era cruel, dissimulada, mentirosa… Mas principalmente cativante! A personagem foi criada com início, meio e fim bem definidos. E sua curta história de vida repercutiu nos Titãs por muitos anos! Eu a conheci na adolescência e de cara virei fã! Ela era tipo a vilã das novelas que minha mãe assistia na TV. Isso era demais! Criada por Marv Wolfman e George Pérez, estreou em New Teen Titans vol. 1 #26 (Dezembro de 1982). No Brasil seu nome foi trocado por Dana Markov devido a uma censura ridícula da época.

TERRA II

A segunda Terra estreou em New Titans #79 (Setembro de 1991), e foi criada por Marv Wolfman e Tom Grummett. Apesar de ambas usarem a mesma identidade de Tara Markov essa era uma moça alegre, divertida, simpática e fofa! De cara não gostei dela. Muito boazinha pro meu gosto! Ela veio de um futuro apocalíptico! Afinal, porque tanta felicidade? Com o tempo a achei charmosinha. Infelizmente ela também morreu… Só que ao contrário da primeira, esta versão 1.6 da Terra morreu como uma heroína defendendo seus ideais durante a 3ª Guerra Mundial.

TERRA III

O sucesso de Terra é tanto que a personagem voltou aos quadrinhos em janeiro de 2007 na revista Supergirl #12. Só que essa terceira Terra não tem nada a ver com suas antecessoras. Nem loira é! Ela se chama Atlee e é criação de Jimmy Palmiotti, Justin Gray e Amanda Conner. Honestamente essa versão não me seduziu não. Nem li nada a respeito… e olha que eu adoro os desenhos da Amanda Conner!

Nesse meio tempo estreou o desenho animado Jovens Titãs em 2003 e, óbvio, a Terra estava presente! A personalidade da primeira Terra estava quase toda lá! O roteiro baseado no Contrato de Judas ficou muito interessante! Lógico que é bem infantil e nem se compara ao original da década de 80, mas a essência da traição ao grupo foi mantida! Admito: me gusta!

Como um tributo a essa personagem tão interessante decidi fazer um apanhado de todas as versões até o momento. Abraçadas e quase na mesma posição como se fossem o espelho de um conceito! Cada uma com sua personalidade específica e carisma particular. No fim tem Terra pra todos os gostos: de amiga à psicopata!

Léo Villela Cezimbra

Em 2006, eu estava tentando me “americanizar” depois de muito tempo desenhando os Cavaleiros do Zodíaco. Um pouco difícil depois que se acostuma com olhos grandes e uma anatomia quase cartoonizada. Mas fui tentando e treinando com desenhos de nomes dos quais eu admirava nos quadrinhos.

Jim Lee foi um desses artistas que me inspiraram. Na verdade, nessa época de treino eu usei muitos desenhos como referências, seja para cópia ou para uma releitura. Ao contrário do que muitos pensam, e eu respeito, eu acho que os treinos devem ser divulgados, mesmo sendo amadores, já que é isso que eu sou, um artista amador.

Hoje, que já encontrei um meio termo entre a arte nipônica e a “americana”, eu já defini meu estilo e eventualmente até trabalho com isso, mas foi importante essa passagem e treino. Esse Robin foi um dos primeiros desenhos do Jim Lee que tentei reproduzir. Fazia parte de uma capa pôster do gibi do Batman. Tentei fazer o máximo que podia e pintei a mão. Demorei alguns dias entre desenho, arte-finalização e colorização. Já que eu desenhava durante o trabalho em momentos de folga. Claro que comparando com a arte do Lee eu levo de chinelada. Mas eu avalio como um bom começo depois de muito tempo desenhando animes e mangás. Robin foi sempre um personagem importante para mim, como fã dos Novos Titãs. Era sempre quem eu queria ser quando brincava de Batman & Robin quando criança. Claro que esse é Tim Drake. Mas na minha opinião, ele é mesmo tudo que um Robin deveria ser.

Ainda nos Novos Titãs, Ravena é a minha personagem favorita. Não só dos Titãs, Ravena é minha heroína favorita. Então sempre quis fazer um desenho legal dela que novamente fugisse do ar nipônico. Mas desta vez, ainda em 2006, eu estava tentando não usar mais desenhos de outros artistas como modelo. Com a Ravena, usei uma foto de uma modelo. E é assim que costumo e procuro fazer até hoje. Sempre me identifiquei com a personagem desde que conheci o grupo então fiz esse desenho com muito carinho. Hoje, depois que me aperfeiçoei um pouco, vejo que estou devendo uma arte melhor para a Ravena. Tentei passa o lado sombrio dela, com o fundo negro e sombras. A colorização foi um problema. Meu scanner não é dos melhores então as vezes algumas cores, especialmente alguns tons de azul, não ficam bem quando escaneados. Então tive que retocar tudo digitalmente. O que me deixou um pouco decepcionado. Mas como fiz a arte com muito carinho, divulguei mesmo assim. Essa decepção com a colorização da Ravena, aqui na versão do Tony Daniel, fez com que eu aprendesse na marra a colorir digitalmente. É nisso que estou empenhando e tentando me aperfeiçoar atualmente.

Anúncios

64 comentários sobre “ARTE : de WEBER CARVALHO & LÉO CEZIMBRA

  1. Fascinante!!!!! sua arte é inspiradora, muito bom, que talento!!!! toda vez que vejo um desenho novo fico imaginando qual será o próximo, sem falar dos artigos neh.. Vc vai longe, e eu to na torcida!!! Parabéns…

    Curtir

    1. Esse é o objetivo do Santuário!!!
      Mostrar novos talentos e comentar a produção de HQ mundial!!!

      Semana que vem tem mais desenhos, mas não deixe de ler os outros artigos também!!!

      Obrigado pelo apoio Paty!!!

      Curtir

  2. Adorei a publicação!!! Sempre fui muito fã da Tara Markov!! Uma de minhas vilãs favoritas. Como foi dito Tara era cruel, dissimulada, mentirosa… Mas principalmente cativante! Uma vilã quase perfeita! rsrsrsrsrsrs…
    Belíssimos desenhos também, parabéns!!! De excelentes artistas estamos bem servidos, beijoos!!

    Curtir

  3. Nossa, adorei as meninas, mas o Robin tá MUITO SHOW. Três vivas para o Santuário e seus artistas!

    Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!Viva!

    Curtir

  4. Obrigado Weber Carvalho e Léo Cezimbra por essas verdadeiras obras de arte! Confesso que há muito deixei de observar esse mundo tão fantástico das estórias em quadrinhos. Me recordo que qdo era criança e minha mãe me deixava na rodoviária pra ir pra casa dos meus avós, eu sempre ía até uma livraria e comprava alguma estória em quadrinhos. Era bem bacana. No entanto, fui crescendo e sem querer deixei de apreciar essas obras tão encantadoras e mágicas. Por isso, é muito bacana estar vendo essa nova arte e matando a saudade de algumas pelas minhas próprias lembranças. Valeu mesmo!

    Curtir

  5. Eu gostava na primeira Terra é que ela era meio Mônica, dentucinha (alguém reparou?). Coisas do Pérez… Muito boa sacada, adolescente, 13 anos,… Slade Wilson corruptor de menores.

    Curtir

    1. Bem Lembrado, Paulo!
      Cada personagem idealizado por Perez, tem sua característica física e facial própria!
      Lembra do sorriso forçado de Mindy, a publicitária de Diana?

      Curtir

      1. Ninguém nunca mais conseguiu manter as características físicas impostas pelo Pérez! O olhar da Ravena era sempre misterioso… como se ela estivesse sempre analisando tudo e todos ao seu redor! Saudade desse talento!

        Curtir

  6. hahah fikou tudo e amei a mulher maravilha querendo usar os poderes se nao comentar ahhaha bjus ta otimo o trabalho e de bom gosto e desenhos magnificos..

    Curtir

  7. Muito bem desenhado. Um contorno magnífico. Parabéns ao artista.
    Sucesso hoje e sempre!! Gostei muito do enredo sobre as personagens!
    Muito legal!!!

    Fico na torcida!!!

    Abraço.

    Curtir

  8. Gostei do desenho de todas as Terras juntas do Weber, e o desenho do Robin, do Léo, ficou muito manero.
    Sobre as Terras, achei bem estranho essa Terra morena, não gosto quando retornam com um personagem mas o mudam completamente, perdendo a referência da original que existiu um dia.

    Curtir

  9. I love it!!! Tara Markov foi aceita entre nós e muito amada…pena tudo o que aconteceu… não precisava ter sido assim. Não precisava ter acabado da forma que acabou, pobre Gar, maldito Slade Wilson! Tive a oportunidade de cuidar em meu rancho da segunda Terra…tadinha,a creditava ser um clone dessa infeliz alma, depois viemos a saber que era a verdadeira…pobre Gar… malditos editores da DC !!! Agora a terceira, a morena, é meio maluquinha, mas uma ótima moça!

    Ah, o Robin Tim Drake está uma gracinha e Ravena…se ela visse agora esse desenho lindo que você fez, moço, choraria ao se lembrar o que vai ter que vestir no novo Universo DC… (pior sou eu que nem existo) Galera, me ajudem na campanha: “DAN DIDDIO É TRIGON TRAVESTIDO !!!”

    Curtir

  10. Bicho, que onda! Voltei na minha adolescência quando lia compulsivamente os NT! Eu era apaixonado na Terra! E sofri praca quando ela morreu! Valeu, cara! Foi uma sessão nostalgia total!

    Curtir

  11. Parabéns, meninos, o trabalho de vcs é impressionante. É sempre bom saber que ainda hoje há pessoas que se interesse por esta arte, e vcs a fazem muito bem. Continuem assim.

    Curtir

  12. Acho mesmo que a gente se identifica com as “Terras”de acordo com a primeira que tivemos contato, pelo que estou reparando aqui…então, não gosto da vaca bochechuda de cabelo crespo e volumoso da Terra I, a segunda é uma cópia politicamente correta e chatinha, a terceira não conheci …mas a quarta, a do cartoon aboliu esses maiôs fora de moda e tem chapinha no cabelo!!!! Eu amo!!! Viva a modernidade!

    Curtir

  13. Achei maneiro a história de cada um delas, nem sabia da existência delas XD. Cezimbra seu trabalho ficou ótimo, mesmo com o escaneador não ajudando muito seu trabalho é de se admirar e digno de bons comentários, assim como o “Great Talent” de Weber Carvalho. Não esta muito longe de eu pegar uma fila pra poder autografar meu gibi com os dois assinando um ótimo trabalho.

    Curtir

  14. Terra preferida: Terra I
    Foi a melhor Terra, embora vilã!
    As tuas Terras já demonstram desenvoltura, agora é só “keeping the good work”!
    Não desistas
    🙂

    Abraço

    Curtir

  15. Bela Dupla dinâmica!!!
    1- Adorei a citação de Tara (Dana), maninho Weber… Ela foi uma supreendente personagem..que conquistou a nós leitores como fez com seus parceiros da Torre… E a “decepção” de ve-la como uma “putinha” do Exterminador foi naquela época dos anos 90, algo que marcou bastante, Salve Marv Wolfman.
    Tive uma personagem de cartoon chamada Tara que saia em um folhetim semanal… era uma morena bem “levadinha” e “direta”, digamos assim.

    2- Léo… assim como vc tenho uma admiração por Ravena! E a sua interpretação dela ficou linda…
    Mas espero uma outra dela em ação…

    Parabéns meninos!!!

    Curtir

  16. Parabéns rapazes pelos desenhos, curti o Robin, mas essa Ravena tá mesmo linda, adorei as sombras sendo parte integrante do desenho. Das quatro Terras presentes, eu sou fã da morena, acompanhei a série desenhada pela Amanda Conner, como não tinha idade ( jé tinha passado da idade na verdade)para ler Titãs nessa fase do Wolfman e não cheguei a conhecer as louras, mas acompanho tudo que essa desenhista (a Amanda) faz e a origem e desenvolvimento dessa quarta Terra me pareceu muito interessante para o universo DC, foi diferente e bem feito. Parabéns pelas quatro juntas no seu desenho!

    Curtir

  17. A Ravena ficou linda!!! Show de bola Léo!!!

    E outra, concordo plenamente com vc quanto a divulgar os estudos dos nossos desenhos! Ninguém nasce sabendo e só expondo a arte é que vamos receber apoio e críticas dos profissionais! Não dá pra cobrar perfeição de quem está aprendendo! Seja copiando mesmo dos grandes artistas ou apenas imitando suas técnicas o importante é não desistir! Viva os amadores! Por que eles ainda serão os ícones dos quadrinhos! Vide o trabalho do Felipe Massafera. com certeza ele foi comparado ao Alex Ross… Mas se o cara não estudasse o trabalho de um profissional nunca chegaria ao mercado norte americano!

    Curtir

  18. Lindas suas “Pin ups Terras”, Weber, eu também acho ela o máximo, detesto meninas boazinhas, não tenho pretensão de ir pro céu mesmo, quero estar onde elas estiverem e no caso da Terra, Tara Markov, essa está no fundo da terra mesmo, no inferno! 🙂

    Léo, to querendo sequestrar sua arte para cá há muito tempo, a oportunidade apareceu, com a ideia dessa coluna, cada vez mais você nos brinda com personagens (inclusive muitos seus) maravilhosos, por favor!!! Mais! 😉

    Curtir

    1. Bem Grande Victor, eu não tenho a pretensão de ir pro céu também não… Mas parece que esse é meu destino… Veja bem: sou membro do Santuário, já fiz parte de um grupo fechado numa Torre e agora posto comentários no Sétimo Céu… Cara, eu sou um anjo e não sabia!!! Me chama de Seth (Nicolas Cage) que eu tô a procura da minha Maggie (Meg Ryan)!!! Huahuahahahaha

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s