ARTE: com Weber Carvalho & Rodrigo Martins

Por Rodrigo Martins

Beldades Marvel & DC

Olá, pessoal!
Como estão?

Me chamo Rodrigo Martins, mas na internet e pelos amigos, sou conhecido por ROD SAN ou ADAGA DE GELO (é, eu sei, esse adaga é meio esquisito rsrs).

Desde que me conheço por gente, eu já gostava de desenhar. Na escola, em casa, na casa dos amigos e parentes, no trem, onibus, em qualquer lugar eu desenhava e ainda desenho. Para mim não tem dia ruim, só tem dia para desenho. É eu sou meio viciado mesmo, mas é assim que eu vou!

Spider Woman – Foi usado, grafite azul 0.5, caneta nanquim 0.1, 0.2, 0.3 e colorida no Photoshop.

Ao longo dos anos, fui aprendendo a arte de desenhar por mim mesmo. Quando criança, eu fiz alguns cursos, mas por ser muito jovem eu não me considerei com maturidade suficiente para absorver as técnicas e dicas dos professores. Até que, por volta dos 13 anos eu fiz um cursinho com meu amigo J. David Lee (http://www.jdavidlee2.blogpost.com/) que me fez despertar o interesse pelo estilo dos quadrinhos americanos, o qual estou seguindo agora. Infelizmente o curso não durou muito tempo, e depois disso, eu comecei a estudar por conta própria.

Super Girl – Foi usado grafite azul 0.5 e grafite preto 0.5 e 0.3 e colorida no Paint Tool SAI.

Meu objetivo como artista é fazer trabalhos para MARVEL e DC, as grandes potências dos quadrinhos no mundo. Eu gosto muito de histórias em quadrinhos, gosto de todos os tipos, desde Turma da Mônica até HellBlazer. Ultimamente não tenho muito tempo para ler, mas sempre passo nas bancas de jornal e levo alguma coisa para casa…

Essas duas adoráveis jovens que foram colocadas nesse post, Spider Woman e Super Girl, foram desenhadas a mão e coloridas em softwares diferentes.

Links
http://adagadegelo.deviantart.com/
http://adagadegelo.blogspot.com.br/

Espero que curtam!
Até a próxima
Grande abraço

Turminha do Santuário

Por Weber “Cebolinha” Carvalho

Weber 1975

Em novembro de 2011 Maurício de Sousa foi o grande homenageado no 7º FIQ, Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Meses antes, no primeiro semestre, a revista Mundo dos Super-Heróis nº. 27 trouxe um dossiê completo sobre a vida e carreira do artista em 42 páginas que incluíam uma entrevista e pôster com a gibiografia do autor.

Maurício é o único artista brasileiro que já vendeu um bilhão de gibis em mais de 50 anos de carreira. O estilo único dos personagens encanta gerações e atrai sempre novos leitores tanto no Brasil quanto em outros países. Ambas as homenagens são mais que merecidas, visto que “enquanto as editoras brasileiras de HQs brigam para manterem-se no mercado, os personagens de Maurício parecem alheios a qualquer crise. Estão sempre em expansão e mostram uma vitalidade incrível, reflexo de seu criador, um homem obstinado que chegou onde nenhum outro quadrinhista brasileiro conseguiu.” (MSH nº. 27, p. 19)

7º FIQ recebeu 148 mil pessoas.

Na edição nº. 29 da Revista Mundo dos Super-Heróis foi divulgado a polêmica envolvendo a edição Justice League 1, pós reboot da DC, tida como o gibi mais vendido de 2011 com 200 mil cópias. Na época Rich Johnston, editor-chefe do site Bleeding Cool www.bleedingcool.com, contestou a declaração da DC citando a edição 34 de Turma da Mônica Jovem, em que Cebola e Mônica engatam um namoro, como exemplo de revista que vende 500 mil exemplares. A DC não gostou do tapa na cara! Digo, da comparação!

Eu tive o prazer de visitar o 7º FIQ com meu chegado Rodrigo Broilo, que inclusive fez uma matéria aqui pro Santuário. Lá vimos o quanto Maurício de Sousa influenciou e influencia as pessoas com textos e desenhos simples, meigos, lúdicos até… Qualquer criança ou adulto sabe quem é a Mônica e boa parte de nós aprendeu a ler com seus gibis.

Em meio aquele clima de pura inspiração do FIQ eu criei em parceira com o Rodrigo Broilo uma versão dos membros do Santuário no traço do Maurício de Sousa. Victor Vaughan, Henry Garrit, Rodrigo Broilo e eu estamos lá. Faltou apenas o Pablo por falta de fotos na época! Tenho muito carinho por esse desenho devido às lembranças de uma tarde alegre, cheia de risadas e regada à cerveja e caipirinha! Uma viagem única da qual guardo ótimas recordações! Posteriormente refiz o mesmo desenho com a presença da Letícia, a nossa delicinha oficial do blog!

Até a próxima!!!

Weber 2011 – já velho mesmo.

Anúncios

55 comentários sobre “ARTE: com Weber Carvalho & Rodrigo Martins

  1. Weber muito bacana o blog de vcs, meus parabés, os desenhos são lindos…
    Vc sabe né sou adimiradora de seus desenhos a sei lá quanto tempo, e poxa cada
    dia melhor, meus parabéns, vc é uma pessoa muito querida, torço muito por ti…

    Um abraço da sua fã mais antiga e de umas das suas personagens mais antiga tbm kkkkkk

    Bjo grande

    Curtir

  2. E de ficar admirando….. gosto muito do seu trabalho Weber, tem um talento extraordinário….. os desenhos da turminha, o primeiro ficou tao parecido com vc. rsrsrs.. ficou muito legal…. o Rodrigo tbm, parabéns, os traços são perfeitos… gostei muito…. voces dois vão longe!!! to na torcida…

    Curtir

  3. NooOOsSaaa….. Os desenhos do Rodrigo são perfeitos, Parabéns garoto, gostei muito.
    Weber, vc nem preciso estender muito ne, conheço seus desenhos muito bem, e é fantástico, e vc sempre nos surpreendendo, os desenhos da turminha ficaram “Mara”, eu adorei!!! Tenho a sensação que ainda vou ouvir falar de vc pela boca de Mauricio de Sousa…
    bom eu ja sou sua fã, e aguarde meu querido, que vem vindo por ai mais um milhão de fãs!!!!
    bjão, Parabéns!

    Curtir

  4. Esse do Weber eu vi nascer!!! Posso dizer com orgulho que eu tenho um original Weber Carvalho de 2011! Um luxo! Mas o acréscimo da Le, fechou com chave de ouro!

    E os desenhos do meu xará Martins, são uma delicinha! Que Kara é essa gente??!

    Curtir

    1. Aquela tarde que criamos esse desenho foi única, né! 😀

      Mas eu fico pensando no tanto de gente com o mesmo nome que existe nesse mundo… Afinal tem tanto João, Maria, José… e Rodrigo!!! Nomes comuns demais!!! kkkkkkkk

      Curtir

  5. Cara, nunca vi uma Super Girl tão gata, rostinho lindo, sem influência de nenhum artista conhecido da personagem (o que é ótimo). A Mulher-Aranha ficou com um cabelo diferente do que costumo ver, dando um charme especial. Chamou a atenção que o Rodrigo trabalha muito bem os olhos das personagens! Webber, sua turminha ficou um barato, cara! Parabéns, faça mais pra nós, muleke!

    Curtir

  6. O Weber tem um traço sem igual e o Rodrigo então. Fenomenal. Cada dia mais os talentos se elevam mostrando que não só os “empresários e escolas de desenho” que revelam os bons profissionais.

    Curtir

  7. Desenhos lindíssimos do Rodrigo, um carinho para os olhos. Mandou muito bem cara, você tem o dom… e precisa usar!
    Weber, nem preciso dizer o quanto te admiro, sou seu fã… e nunca canso de ver minha versão “turmanizada”… hehehe… adoro…

    Abraços aos dois e parabéns!

    Curtir

  8. PRECISA NEM FALAR DOS DESENHOS DO WEBER..COMO SEMPRE MUITO BONS…AGORA OS DO RODRIGO MARTINS, ESTÃO SENSACIONAIS …QUE ISSO…MARAVILHOSOS…GOSTO DE ADMIRAR UM BOM DESENHO…PARABÉNS PARA OS DOIS….

    Curtir

  9. Rodrigo tá show de bola. Gostaria de ver algumas páginas de quadrinhos dele. Afinal, pra convencer os agenciadores, tem que mostrar páginas de quadrinhos, a não ser que a idéia é fazer só capas e pin ups.

    Weber também tá mandando muito bem. Apesar de parecer simples, não é nada fácil desenhar no estilo do Maurício de Souza. Parabéns, galera.

    Curtir

  10. Nossa! Weber teu traço tá muito bom e, se você mesmo fez a arte-final, já mostra uma segurança e competência pra deixar muita gente pra trás. Continue assim que você vai (infelizmente pra nós) longe!

    Acho muito engraçado essa “idolatria” ao Maurício na geração de quadrinistas atuais. Não porque ele não mereça, mas quem é ao menos um pouquinho mais velho e viveu os anos 90 (ei! não faz tanto tempo assim) se lembra que “Turma da Mônica” não podia nem ser citada quando a discussão na roda era ‘quadrinho nacional”.

    Creio que todo mundo pensava ser uma aberração. Talvez uma aberração porque foi um dos poucos sujeitos a ter a visão e ação de negócio para fazer dar certo.

    E confesso que foi muito estranho ter o stand do Kaplan Project Comics bem em frente à exposição do Maurício no FIQ. É melhor agarrar e considerar que é bom presságio! 😀

    Curtir

    1. Alex eu sempre admirei o Maurício de Sousa pela visão empreendedora dele! O cara sabe administrar vários negócios envolvendo seus personagens! Não desmerecendo os outros artistas mas ele merece ser lembrado pela atitude diante do mercado!

      Curtir

  11. Weber eu adoro esse blog, aqui eu me informo de coisas que não tinha conhecimento e sempre me surpreendo com belíssimos desenhos. Rodrigo não acho o nick “ADAGA DE GELO” esquisito, em mim apenas despertou a curiosidade de saber porque, eu também adoro desenhos mais não tenho ninguém disposto a ensinar por aqui onde moro, seu desenhos são muito bons. O blog esta muito bem atualizado. Tenho uma sugestão pra ficar melhor, toda semana vocês deveriam ter um tema diferente tipo em uma semana um posts relacionados a HQ’s, em outra sobre animes, outros tipos de artes ligada a quadrinhos, as 25 melhores musicas de filmes inspirados em quadrinhos ou qual quer outra coisa ligada a arte dos desenhos. Seria bem legal ter um pouco de tudo por aqui. ^^

    Curtir

    1. Léo, o Santuário tá crescendo e é ótimo receber novas sugestões e críticas!
      Cara, tá anotado suas idéias e vamos sim estudar a possibilidade de novos temas! Todo dia tem matérias novas abordando n assuntos! Desde resenhas de HQ atuais até a exposição de novos artistas! Inclusive dá uma olha no texto do nosso parceiro Pablo Ramos https://osantuario.com/2012/04/02/o-senhor-da-razao-e-a-estreia-da-coluna-de-contos-apresentada-pela-garota-santuario/ Grande abraço meu chegado!

      Curtir

  12. Agradeço ao Grupo Santuario !
    – o nome é estranho sim para um grupo de Artistas mais é legal !
    – quando vi o Grupo escrito SANTUARIO eu olhei e pensei que era algo envolvido a
    espiritismo ! hahahahahahaha logo vi que nao era !

    – mais as pessoas deste grupo tem um espirito no desenho otimo !

    – parabens a todos do grupo todos mandam bem !

    Curtir

    1. kkkkkkkkkkkkkkkk Isso acontece com uma certa frequência… O texto de boas vindas explica bem a origem do nome da equipe! “Este não é o mundo real. O Santuário foi criado para que todos possam relaxar e ser vocês mesmos. É um espaço onde iremos interagir e falar sobre tudo o que gostamos. Todos os nerds, não-nerds, antinerds e nerds paralelos estão convidados. Nosso objetivo é deixar de lado os problemas do dia a dia, desligar as mazelas da vida, compartilhar conhecimento, fazer novas amizades, falar bobagem. Ou não fazer nada, que se dane. Não queremos impor nossas idéias e nem implorar que sejam aceitas. Não queremos atacar as grandes corporações e nem mudar o mundo. Queremos mudar o NOSSO mundo. Aqui, alguns felizardos poderão ter a rara oportunidade de se libertar de si mesmos. Não promovemos o espancamento da mente nem a tortura verbal. Somos contra a auto-flagelação da alma, não nos lamentamos e não choramos sem motivo… a gente segue em frente e vê no que vai dar. Dentro desses domínios, esqueça o mundo. Você está no Santuário.” Uma boa definição Olha esse vídeo Gabriel que vc vai entender melhor o conceito do Santuário! http://youtu.be/qov3L6KHGA4

      Curtir

  13. Nossa Muito bom !
    – a arte é muito impressionante !
    – a quela super moça lá então é sinistra !
    – e a artes do Weber Carvalho caracterizando seus amigos em estilo da Turminha da Monica
    é impressionante também !
    – Weber sabe aquela foto ali em cima mostrando um evento de quadrinhos do MAURICIO !
    – um dia aquele evento vai mostrar seu trabalho também ! Tanto quando Quadrinhos / Arte Gráficas /Tirinhas / Caricaturas o que for mais você também estará no TOPO !

    Curtir

  14. Sem dúvida um novo Mauricio de Souza do século XXI. Gosto da sua arte, da sua persuação para o desenho. Desejo a você meu amigo, maestria sempre. Parabéns

    Curtir

    1. Estou focado em meus sonhos Patrick! Isso tem alimentado minhas expectativas e creio muito na minha capacidade de superação! Vc é um amigo querido e um parceiro cheio de boas energias! Grande Abraço!

      Curtir

  15. Sinceramente, sem pieguismo. Mas, eu fico admirado com esse talento. Lembro quando era mais jovem (heheheh), bem mais jovem e tentava desenhar e não saía nada. Ficava intrigado com as pessoas que possuem esse talento, e agora tenho o privilégio de ter um amigo que é o cara, é o show em pessoa nessa arte do desenho!! Parabéns de verdade, Weber Carvalho!

    Curtir

  16. Cada dia mais artistas pousam por aqui, ótimos desenhos Rodrigo, lindos mesmo!

    E não tenho nem palavras pra continuar expressando o quanto sou fã do Weber, meu idolo mor *-*, né?

    Adoro essa sessão! XD

    Curtir

  17. Lindos desenhos! Maurício de Sousa é o nosso grande mestre, não? Talvez a maior inspiração de muitos artistas no nosso país e possivelmente a porta de entrada de novos leitores para os quadrinhos ou até mesmo a literatura! muita gente é alfabetizada ou começa a ler por causa da turminha, valeu Weber!!!
    Esses desenhos das heroínas está uma coisa de louco, amei, não sei se estou falando besteira, mas beira um pouco o mangá sem deixar de ter um estilo próprio que eu amei.Essa Supergirl eu teria fácil em uma blusa e ia vender horrores!!! Na mulher Aranha senti falta da máscara ou nela ou nas mãos (aquelas asinhas em baixo dos braços, os planadores dela também, mas até aí os desenhistas das revistas também esquecem frequentemente), mas ela ta linda também, óbvio, suas cores, seu colorido nos desenhos é o que há Rodrigo Martins!

    Curtir

  18. Nossa! Mas essa coluna só melhora cada semana! Eu já entro aqui no trabalho de madrugada, do domingo para a segunda pra ver os desenhos de vocês postados aqui e querem saber? QUERO VER TODOS, numa editora, brasileira, americana ou vietinamita, não interessa, mas ilustrando as aventuras de heróis com poderes ou não que acompanho há tantas décadas, não desanimem!!!Meus parabéns mais uma vez ao Weber e para você Rodrigo Martins, fostes um achado!!!

    Curtir

    1. Os desenhos do Rodrigo realmente são um achado né Fred! O cara manda bem demais nas curvas femininas! Como diria minha mãe: uma mulher com esses corpos nunca seria uma moça de família… ou é heroína de gibi ou é puta! kkkkkk Mas muito obrigado por nos apoiar cara! Toda 2ª feira um novo desenhista estará nos brindando com sua arte! Não perca!

      Curtir

  19. Eu não podia estar mais orgulhoso de ter aqui hoje a estréia do Rodrigo Martins na coluna dos artistas da comunidade do Santuário, cara, seus desenhos são lindos e uma inspiração. Tanto que após vê-los e agora sabendo um pouco mais da sua trajetória e objetivos, quero muito te ver logo logo numa de minhas editoras preferidas ao lado de caras que lá estão, brasileiros tão talentosos como você! Salve Rodrigo,!!!

    Weber (meu Nick Bradshaw sertanejo), não vou ficar lambendo o próprio pelo como vejo acontecer na comunidade, vez ou outra por outros, sobre o site, apesar da comunidade do Santuário no Facebook atender ao site SANTUÁRIO, ela de forma alguma é uma comunidade de fãs do que escrevemos aqui, mas sim algo muito maior, um espaço de desenhistas , roteiristas, arte finalistas (benditos sejam eles, nossos verdadeiros heróis) e de fãs como muitos de nós. Eu é que sou fã incondicional daqueles caras da comunidade!

    Portanto, você meu artista preferido, nunca vai me ver alardando vitórias ou números de nosso projeto.Acho deselegante. Qualquer vitória aqui é conquistada com muito sacrifício, (além de sangue meu e do Garrit), além de horas de sacrifícios, após uma maratona de aulas pesadas e trabalhos, do Pablo, a frente do PC para criar toda nossa identidade visual, assim como contribuições espetaculares suas, da bruxinha mais amada de Hogwarts e do rapaz Broilo.

    Mas vou ter que quebrar o protocolo e dizer, que desenho lindinho da mamãe!!! Você é o máximo!

    Curtir

    1. Sem dúvida o Santuário é uma comunidade de fãs! Ninguém está acima de ninguém e o sucesso do blog é resultado imediato do comprometimento de cada um! Além do que, aqui, eu fiz amigos! Amigos com quem estou aprendendo muito e que principalmente alimentam minha paixão pela vida e por meus sonhos! Ah, e obrigado por me comparar ao Bradshaw… Aô tchê tchê tchê!!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s