FRANKENSTEIN # 5: TÁ NA HORA DO PAU! FRANK E OMAC ESMAGAM!!!

Por Rodrigo Garrit

S.O.M.B.R.A. net Pergunta: O que é?

Uma resenha de Frankenstein #5. Contém spoilers. 

Quem fez?

Jeff Lemire e Dan Didio (Roteiros), Alberto Ponticelli (desenhos) e Jose Villarrubia (cores). 

Que houve?

O agente Frankenstein está em missão no Tibet quando é contado pelo Pai Tempo, seu superior na organização secreta que recruta monstros para realizar tarefas inglórias, para prestar auxílio a outra agência supersecreta, o Xeque Mate comandado por Maxwell Lord. Esse “auxílio” significa o enfrentamento solitário de Frankenstein contra o ser conhecido como OMAC.

O que realmente importa nessa edição são os fatos que ocorreram nos bastidores da batalha… essa história é simultânea a edição # 5 de OMAC,  – saiba mais – cuja resenha do ultimo número pode ser encontrada aqui. Fica a nítida impressão que Jeff Lemire foi meio que retirado dos seus planos na revista do Frankenstein para escrever esse crossover… eu estou louco ou ele expressa isso na forma de uma metáfora dentro da história, onde Frankenstein após eliminar alguns pigmeus canibais no Tibet deixa claro que iria tirar uma licença, mas é abruptamente interrompido pelo Pai Tempo. “As férias acabaram. Faça suas malas e traga sua bunda remendada para o QG do Xeque Mate agora”. Tão doce… ainda mais vindo dos lábios da garotinha cujo corpo a mente do Pai Tempo ocupa. Eu não me acostumei com isso…

O cientista Ray Palmer entra em ação e usa de toda a sua perícia em nanotecnologia para travar uma batalha interna contra a invasão remota do super computador “Irmão Olho” ao sistema da S.O.M.B.R.A. interessante vê-lo em ação, apesar de não ostentar sua identidade de “Elektron”… Ray Palmer sempre foi muito subestimado, mas muito valioso nas fileiras da Liga da Justiça. E assim como outros tantos rejeitados, acaba dando a volta por cima.

S.O.M.B.R.A. net Informa: ALERTA DE SPOILER! 

Frankenstein e OMAC, apesar de serem dois cavalheiros civilizados e de grande finesse, caem matando um para cima do outro. Sim, isso mesmo, caro devoto, você não leu errado! Eles brigam nessa edição!

S.O.M.B.R.A. net Informa: FIM DO ALERTA DE SPOILER! 

Mas nem tudo é pancadaria. Alguns dados importantes são apresentados nos bastidores da história, quase que ofuscados pelos pescotapas e chutes na virilha. A Dra. Nina se depara com uma grande descoberta e diz que pode ser capaz de identificar o DNA dos corpos dos quais Frankenstein foi constituído, proporcionando assim uma espécie de “volta as origens” ao monstro. Pode parecer bizarro, e é mesmo. Mas o Frank é um cara sentimental, de família… imagina só se ele não vai querer saber quem foram seus… hã… parentes?

O Pai Tempo como sempre age nas sombras (alerta de trocadilho infame), e sempre sabe o que fazer, nunca perde a calma… uma mente centrada e extremamente racional e analítica… a verdadeira força que sustenta a S.O.M.B.R.A e seu Comando de Criaturas, um trabalho que poucos aceitariam executar em sã consciência… então é justo entender que ele tenha escolhido viver usando o corpo de uma garotinha… não? Eu ainda não me acostumei com isso… Laerte me acuda!

OMAC foi cancelado porque infelizmente foi muito mal executado, o que é uma pena… o personagem de Jack Kirby teria muito mais potencial se tocado por criadores mais envolvidos com a obra – e não culpo Keith Giffen por nada, ele fez tudo que podia, podem acreditar.

Esse encontro com Frankenstein não salvou OMAC do cancelamento, e creio também nem era a intenção. Também não acrescentou nada a Frankenstein, apenas lhe concedeu a edição mais fraca da série até agora, apesar do esforço de Jeff Lemire e seus malabarismos em tentar tornar a história interessante. Alguns pequenos mistérios foram lançados, e ele deve conseguir executar melhor as suas ideias na edição seguinte, sem interferência editorial (será?) onde, então poderá retomar a sua programação normal.

Quem viver verá. E os que voltarem do túmulo também.

Clique para ler também as resenhas anteriores de Frankenstein  #1, #2 e #3 e #4

S.O.M.B.R.A. net Desliga. 

Anúncios

8 comentários sobre “FRANKENSTEIN # 5: TÁ NA HORA DO PAU! FRANK E OMAC ESMAGAM!!!

  1. Esses artigos estão me atualizando em personagens que tinha esquecido que existiam. O conceito e o visual do Omac são bem interssantes. Renderiam um boa serie animada.

    Curtir

  2. O conceito do “Pai Tempo”, da “S.O.M.B.R.A.”, dos monstros todos da organização e do próprio carismático Frankenstein são um presente e tanto do Jeff Lemire para nós fãs do lado obscuro da DC, roteirista que sabe trabalhar muito bem cada um deles. O cara é tão bom profissional que apesar de “obrigado” a participar dessa cagada que o Dan Diddio tava fazendo no personagem do Jack Kirby – OMAC – ele consegue ainda inserir um desenvolvimento para sua revista nas entrelinhas da edição, independente dessa ação toda sem sentido? Parabéns para o cara.

    Nota: Olha eu aqui “pagando” de fã que não leu a edição e ficou surpreso… 🙂

    Curtir

  3. Esse escape que leva à porradinhas, é um tanto pueril. Mas a história me parece bem divertida, e não poderia ser diferente pois, essa é justamente a ideia dos “52”. Mas uma coisa: o Frank, literariamente falando, possui o conhecimento das suas origens. E sim, ele é muito sentimental;

    Curtir

    1. É verdade Felipe, exatamente por isso que estranhei um cara tão sentimental, adepto de bons e vinhos e da ótima poesia se envolver assim numa contenda, como se fosse um vagabundo qualquer numa briga de bar… uauahuhauaaa….
      Ainda acho bizarro ele se interessar em saber quem foram as pessoas mortas que o bom doutor Frankenstein usou para remendar seu próprio corpo, mas uma criatura como ele tem uma noção diferente de “família”… não duvido nada se ele decidir procurar os túmulos dessas pessoas (se ainda existirem depois de mais de cem anos) para depositar flores em respeito à sua memória, ou até mesmo acabar se envolvendo com alguns desses descendentes… Jeff Lemire dirá!

      Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s