ARTE – As mulheres de Guy Santos

Por Guy Santos  http://guysantos.blogspot.com.br/

Desenho deste sempre. Comecei com tirinhas, fiz inclusive uma pequena exposição aqui em João Pessoa, mas sempre achei que faltava alguma coisa. Como bom fã dos quadrinhos americanos tentei por algum tempo explorar o estilo comics, mas percebi que não fazia isso fluir bem, então fui atrás de outro traço, no qual me sentiria mais a vontade em desenhar. Busquei referências de Bruce Timm á Junko Mizuno, passando inclusive por Tim Burton, e chequei a meu traço atual, bastante diferente das referências.

Gosto muito da cultura japonesa e as gueixas são realmente lindas, usei muitas imagens para produzir este desenho da Gueixa. O dever dessas mulheres (não confundir com prostitutas) é de entreter os homens em uma reunião de negócios. Nos tempos passados a garota que iria se tornar uma gueixa era levada para a casa das gueixas (oky-ias como falam por lá), para começar seu treinamento (pesado) aos 6 anos, mas hoje em dia partem de suas casas aos 15 anos. No caso do meu desenho não explorei época, então optei por desenhar uma garota jovem. O penteado é algo muito importante, as gueixas não podem desfazê-lo e dormem sobre um pedaço de madeira para não desmanchá-lo. O Kimono fiz inicialmente liso, sem estampas, mas com alguns filtros no Photoshop (onde pintei o desenho) pude dar um ar diferente para ele. Gosto de usar uma longa paleta de cores, claras e escuras, o que tiver no alcance para deixar o desenho com uma cara boa.

Já o outro desenho é uma referência clara a duas grandes personalidades femininas, Marilyn Monroe e Betty Boop. Juntando estas duas beldades surge Dun Dun (não me perguntem de onde tirei este nome) com toda sua formosura. Gosto de desenhar a sensualidade feminina, a Betty Boop é uma boa referência para isso, a Marilyn então nem se fala. A Dun Dun foi desenhada á grafite e depois passada para o computador para finalizar e colorir, assim como fiz com a Gueixa. Espero que gostem dos desenhos.

Anúncios

39 comentários sobre “ARTE – As mulheres de Guy Santos

  1. Ao contrário do que se pode pensar há uma dificuldade intrínseca em se produzir desenhos com traços simples. Quando o artista detalha uma arte ele segue um padrão, vai acrescentando elementos sobre outros seguindo uma lógica de tamanhos, sombras , texturas etc. Ao simplificar cada traço é vital, cada traço é único , cada traço é a sintese de uma série de impressões. O artista precisa saber o que eliminar sem perder a essencia de sua arte, sem perder a força de sua comunicação e o ponto é exatamente este…com menos traços atingir centros referenciais primais na leitura da imagem.
    Gostei dos desenhos e das cores. Na segunda arte se a personagem estivesse dentro do círculo ou se possuísse pés daria uma impressão maior de unidade de conjunto, mas mesmo assim o resultado ficou legal. Vai mandando brasa aí. Parabéns pelo trabalho.

    Curtir

  2. Adoro gueixas, há uma filosofia de vida que para mim era completamente desconhecida, até ler “memórias de uma Gueixa” de Arthur Golden, um romance completamente arrebatador, e que me fez ver as gueixas com uns olhos muito diferentes.
    E a tua criação faz-lhes toda a justiça, pela leveza e beleza com que está representada. (como conseguiam ter aquele ar, com os pés completamente estropiados, é algo que me confunde).

    Já a Betty Boop… hummm digamos que embirro com tal personagem, e por isso posso-te dizer francamente que a tua mistura de Marilyn/Betty resultou lindamente.

    beijos d’enxofre

    Curtir

  3. Tambem amo a Cultura Japonesa e gostei muito do seu traço proprio seu estilo !
    claro que vc teve a base em outros, mais vc mesmo desenvolveu o seu ! Parabens !
    Sobre a pintura no photoshop esta legal tbm !

    – Continue assim !…

    Curtir

  4. Lindas!!! Guy Santos, você faz suas “mulheres” com imagens tão lindas!!! Nossa, como são femininas, delicadas e principalmente carismáticas. Quero uma camiseta com elas! Muito obrigada pela postagem!

    Curtir

  5. Primeira vez que vejo seu trabalho. Cara, vc conseguiu transmitir a sensualidade, feminilidade e fragilidade dessas gueichas que povoam nossas fantasias mais inconfessaveis.
    Parabens espero vê-lo bastante por aqui.

    Curtir

  6. Quero mais SR Guy… Curto muito o costume design das gueixas…
    Acho válido você fazer uma série usando a dundun como sua modelo e brincar com texturas, cores e sensualidade!

    Curtir

  7. Olha eu aqui no meu passeio madrugal de domingo para segunda pela web! Parabéns pela arte Guy Santos, sua Gueixa está muito linda, e a Dun Dun eu paquerava fácil se encontrasse pelas ruas, meu querido. Traga mais da sua arte para nós! Fiquei impressionado não apenas pela beleza da sua arte como pelo acabamento caprixoso.Parabéns!

    Curtir

  8. Desenhos muito bons, arte limpa, dá gosto de ver.

    E feliz aniversário atrasado.

    apanhei um pouco para ajustar o perfil gravatar, mas acho que agora deu certo rrrsrsrs

    Curtir

  9. Fiquei positivamente surpreendido… não sabia desse talento do nosso amigo Guy! É possível identificar traços das referências artisticas que ele citou, ao mesmo tempo e
    m ele imprime seu estilo próprio! Amei os desenhos!

    Curtir

  10. Camarada/amigo/parceiro de trabalho Guy Santos, seus desenhos são de uma delicadeza e qualidade impar, muito orgulhoso por tê-lo aqui, não só como artista das palavras, com suas matérias mensais sobre animações, que também podem ser vistas no seu site GUY SANTOS que é tão bem feito, mas agora com sua arte bonita de se ver. Feliz aniversário mais uma vez !!! (foi dia 3 de maio, mais ainda vale lembrar) e muito sucesso sempre!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s