EXPLORANDO O COSMO COM O SURFISTA PRATEADO

por Guy Santos

Os super-heróis Marvel já protagonizaram muitas séries animadas, mas a melhor delas teve uma vida curta. “Silver Surfer The Animated series” (“O Surfista Prateado A Série Animada” em português) de 1998, possui-o apenas uma temporada com 13 episódios. O desenho era muito complexo e melancólico, coisas que sempre andaram ao lado do Surfista nos quadrinhos. Secundo especulações que rolam na internet, uma segunda temporada havia sido cancelada pelo fato que a Marvel, na época, estava passado por problemas financeiros, e a série era muito bem finalizada, mesclando as técnicas de animação cel (uma técnica que deixa o 3D mais próximo do 2D), usada para Galactus e nas naves por exemplo, com o convencional e refinado 2D. A  arte é exuberante, percebe-se até mesmo um pouco de Jack Kirby no design dos personagens.

Surfista Prateado, criado por Jack Kirby

Existem várias diferenças entre o gibi e o desenho animado, como por exemplo, a nave de Galactus, que em vez da famosa esfera dos quadrinhos, na série animada tem um formato de disco voador, o Quarteto Fantástico não tem parte na chegada de Galactus no planeta Terra e o Surfista Prateado não fica aprisionado em nosso mundo.

GALACTUS, criado por Stan Lee & Jack Kirby – THANOS, criado por Jim Starlin

Resumindo o início da história, que é narrada pelo Vigia, Norrin Radd, nativo do planeta Zenn-la, se oferece como arauto para Galactus em troca de seu mundo, assim sendo o gigante devorador de mundos transforma Radd no Surfista Prateado, lhe dando o poder cósmico e lhe enviando para o espaço para ele ir em busca de novos mundos para serem devorados por Galactus, que por sua vez cumpre sua parte e poupa Zenn-la. No entanto o gigante nublou a memoria do Surfista, privando-o de se lembrar de seu mundo e de sua amada Shalla-Bal.

Shalla-Bal, o eterno amor do Surfista Prateado

Na série Thanos está quase sempre falando com uma estatua da Senhora Morte, Adam Warlock vive preso em uma dimensão lutando contra os Krees e mesmo tendo a escolha, no final do episódio, de se libertar, escolhe continuar na dimensão, lutado repetidas vezes a mesma batalha, estes e outros diversos personagens do universo Marvel tornam a série ainda mais interessante, entre eles estão até mesmo Eternidade e Infinito. Muitos dos personagens explorados eram complexos, nem mesmo o próprio Surfista foge a regra.

Mesmo tendo uma vida curta “O Surfista Prateado A Série Animada”, merece sua atenção, foi inovadora e trouxe elementos nunca antes experimentados em desenhos de super-heróis. Se a série tivesse continuado, com certeza, traria mais incríveis aventuras cósmicas.

Visite o site:  GUY SANTOS

Anúncios

22 comentários sobre “EXPLORANDO O COSMO COM O SURFISTA PRATEADO

  1. O Surfista Prateado marcou uma geração inteira(de quem eu me orgulho de fazer parte).Pena que,depois de libertar-se do jugo de Galactus,ele não tenha sido bem aproveitado nos quadrinhos até hoje(teve até seu “réquiem” recentemente).

    Curtir

  2. Só um pecado este post cometeu, e tenho certeza que não foi por falta de esforço do Guy… pena não teres achado o VÍDEO NA INTEGRA, fiquei seco para ver. O Surfista é uma metáfora filosófica da humanidade, vista por um alien mais humanos que nós.

    Curtir

    1. É, queria um vídeo que mostrasse a abertura do desenho, acabei encontrando esse que mostra parte do desenho também, poderia ter o episódio completo, mas enfim, acaba dando um gostinho do que é a série, obrigado pelo comentário!

      Curtir

  3. Essa série é ESPETACULAR, inclusive até hoje. Vale lembrar que o Stan ” sadadinho” Lee recebe também créditos pela criação do personagem, mas muita gente defende, inclusive o velinho Kirby, que Norrin Red é criação sua, idealizado pelo ‘rei” após o Lee lhe ter pedido que projetasse o Galactus , pela necessidade que esse teria de ter um ajudante ou “arauto” para desempenhar a tarefa de encontrar mundos compatíveis. Caso contrário o Gigante não ia fazer outra coisa de sua imortal vida…hehehehe

    Curtir

  4. O Surfista Prateado possivelmente é um dos personagens mais amados dos quadrinhos, eu cresci vendo essa série e foi por causa dela que me interessei por super heróis!
    Make Mine Marvel!!! 🙂

    Curtir

  5. Cara, eu vi esta série na época e acha bem legal. O Surfista é um dos meus personagens preferidos. Vale a pena dar uma procurada e ver a série, pena que isso nunca vai sair por aqui em dvd ou blu-ray. Outra pena é não ter continuado, isso me lembra Samurai Jack que ficou sem final.

    Curtir

  6. Meu amigo Guy… o Surfista é um dos meus preferidos da Marvel!
    É de longe o herói mais “cool” de todos!
    Heróis que voam há muitos, heróis que voam no espaço há alguns, agora surfar no espaço só há um: O Surfer e mais nemhum!
    Só isso basta!
    Não conheço a série animada, mas os livros são um “must read”.
    😉

    Abraço

    Curtir

  7. Não vi a série na época, mas com certeza só por ter o Surfista e referenciar o mestre já é um grande clássico.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s