PIORES & MELHORES visuais de heróis dos quadrinhos para o cinema

por Venerável Victor “Dando umas agulhadas” Vaughan

Nicolas Cage já fez teste para encarnar o Homem de Aço nas telonas numa produção que graças a Odin não foi pra frente

Nem todo uniforme de super-herói criado para as páginas dos quadrinhos funciona bem na tela do cinema. Alguns podem ser cópias exatas do original da revista trazidos para o cinema ou a TV e ficarem sensacionais sem qualquer adaptação. Já outros…

Figurinistas deveriam abusar da liberdade ao recriar um uniforme de herói, como foi feito com a grega-psicopata-boazuda no filme Elektra? Afinal ela iria parecer um tanto ridícula correndo pelos telhados da cidade de maiô e uma bandana, por mais sexy que aquele monte de faixas que se enrolam em volta de seu corpão possa parecer nas páginas do quadrinho de Frank Miller. Aliás, que imaginação tem o velho!

Ou deveriam os designers de produção se manterem-se fiéis o máximo possível ao visual de um determinado herói apenas para honrar sua tradição como foi feito no filme da Supergirl? Seu uniforme foi totalmente fiel ao dos comics, mas no final o resultado não foi assim tão… Super.

Além de apresentar a seguinte lista das melhores e piores adaptações de figurino da nona arte para a sétima, o clã de sacerdotes sensitivos do Santuário também conferiu menção honrosa aos redesenhos que parecem agradar a gregos, troianos, padawans, nerds iluminados, enxutos e devotos.

Boas surpresas (e sustos…)

BATMAN BEGINS 2005

Quando o diretor Christopher Nolan decidiu por uma abordagem mais realista, pesada e urbana do Cruzado de Capa, o visual desse vigilante seria extremamente importante para o sucesso do filme. Ele tinha que ser tanto esteticamente convincente no mundo real  como manter de alguma forma fidelidade ao universo de histórias de onde pertence nos quadrinhos. Ao passo que não é uma cópia exata do uniforme das comics, o visual  criado por Nolan merece uma das mais altas colocações nessa listagem.

WATCHMEN 2009

Adaptar a obra prima de Alan Moore foi um risco alto que o diretor cinematográfico Zack Snyder assumiu, mesmo que ele conseguisse coerentemente contar a história – o que muitos acreditavam ser impossível fazer; se ele não reproduzisse de forma convincente os uniformes individuais de cada personagem, o filme inteiro seria muito difícil de ser apreciado.

Para a felicidade dos fãs os uniformes do Comediante, Coruja, Dr. Manhattan, Espectral, Ozymandias e Rorschach se mostraram excelentes na tela grande, exatamente como são nas páginas dos quadrinhos.

HOMEM de FERRO  2008

Sendo inspirada no visual criado por Adi Granov após o arco “Extremis” da revista Invencível Homem de Ferro, ao contrário do visual clássico anterior, essa armadura é totalmente composta de pedaços individuais que se juntam para formar o todo e assim, ela foge do perigo de ficar parecida com uma estátua do Oscar gigante

Considerando o quanto horrorosa essa armadura poderia ter ficado na realidade de um filme  – se parecendo com um Cybercop ou um Power Ranger – e vendo o quanto maravilhosa ela acabou por se tornar, ao mesmo tempo que se mostrou bastante fiel à original, faz com que esse seja talvez o exemplo mais maravilhoso da lista.

HELLBOY 2004

Tecnicamente o visual do protagonista  desse filme não é um uniforme, mas a forma com que o Hellboy fosse feito seria essencial para o sucesso do filme. Se ele não fosse recriado na tonalidade exata de vermelho ou o caimento de seu sobretudo no seu corpo não ficasse como nos quadrinhos, todo o esforço de produção teria ido para o lixo.

Para nossa sorte, Guilhermo del Toro e sua equipe de criadores reproduziram com perfeição o herói infernal para a tela grande.

HOMEM-ARANHA  (2002 -2012)

O Homem-Aranha teve uma vantagem desleal sobre todos os outros heróis dessa lista: assim como o Super-Homem ele teve diversas oportunidades de ter o seu uniforme recriado de forma coerente para a tv e o cinema.

As primeiras tentativas na tv, no entanto, foram horrorosas e se elas tivessem parado apenas na década de setenta, nosso amigão da vizinhança estaria na lista dos piores visuais recriados. No entanto, Sam Raimi e atualmente Marc Webb conseguiram tirar total vantagem dessas oportunidades passadas e não desapontaram os fãs. Pelo menos não no quesito uniforme. Eles foram competentes ao mostrar um herói aracnídeo perfeitamente saído das comics para a tela grande.

Tudo está lindo até agora, nã é devoto? Pois prepare-se…

AGORA OS PIORES…

Sim, já houve um filme anterior na década de oitenta do Quarteto Fantástico… Sim, eles fizeram isso.

Da mesma forma que é fácil enxergar a loira Ana Hickman no meio de uma multidão de Oompa Loompas, reconhecer péssimas recriações de uniformes de super heróis dos quadrinhos para o cinema também é. Existem no entanto muitos uniformes de personagens  feitos para o cinema que nunca existiram nos quadrinhos, como o do Blackman, Hancock ou Shark boy e Lava girl, mas não estamos aqui falando deles. Apreciem com moderação essa pequena lista de pérolas.

GAVIÃO NEGRO 2010

Quando o canal Warner anunciou anos atrás que o Gavião Negro seria um convidado especial num episódio de Smallville, todos os fãs nerds do mundo tiveram um êxtase pós-orgásmico. Mas quando a primeira foto do set foi colocada na rede mundial, todos broxaram de desapontamento, com total razão.

Ele tinha as asas, ele tinha o capacete, ele tinha até a maça, mas pobre Gavião Negro… Era para ele ser um herói alienígena muito durão, temido por todos os que andam do lado oposto da justiça. Mas ao contrário, essa versão faz com que as pessoas apenas gargalhem horrores dele. E talvez seja por isso que ele é sempre tão mal humorado.

O FANTASMA 1996

Não se tem muito o que falar desse uniforme do Fantasma, apenas que é muito, mas muito… púrpura. E fica carnavalesco na tela do cinema. Nos quadrinhos o uniforme ganha vida à medida que o herói anda a cavalo pelas florestas tropicais capturando piratas, traficantes, caçadores e toda a sorte de vilões. Esse é mais um exemplo de como uma transferência exata de um visual de herói dos quadrinhos para o cinema não funcionou nada bem.

O Fantasma deveria ter sido um personagem sério e muito legal de se ver num filme, mas ao contrário, muitas pessoas até hoje acreditam que o herói na verdade era um Tele-Tubie que usava máscara e carregava duas pistolas iradas.

BATMAN/ROBIN/BATGIRL 1997

Existiram dezenas de oportunidades de trazer os uniformes de Batman e Robin para a vida real, desde as primeiras tentativas na década de quarenta. Ao passo que as primeiras versões são ridículas e simplórias, elas coram de vergonha ao ver um tentativa de réplica no cinema  contemporâneo.

Nos dois primeiros filmes de Tim Burton o cruzado de capa apareceu vestido em um simples figurino negro com um símbolo amarelo no peito, não ficou ruim. Mas quando Joe Schumacher teve a oportunidade de por as mãozinhas nos uniformes dos heróis a franquia cinematográfica subiu no telhado.

Não satisfeito de impor aquele ridículo visual de “cavaleiro cromado” ao Batman e amigos, ele para sempre será lembrado como o cara que criou os infames bat-mamilos!!!

LANTERNA VERDE 2011

Quando se pensa que um uniforme de Lanterna Verde totalmente feito de CGI poderia arruinar o filme e se vê o mesmo, se nota que a falta de uma história coesa foi a principal responsável, mas o uniforme definitivamente não ajudou nem um pouco.

A pele digital verde fez com que o físico atlético de Ryan Reynolds parecesse o de um anoréxico. E também teve aquela máscara. Ah! Aquela máscara… Ela poderia ganhar o Oscar de coisa mais feia do papai. Aparentemente duzentos milhões de dólares não compram bom gosto e senso do ridículo. Vamos torcer por um inevitável reboot cinematográfico.

AÇO 1997

Existem tantas coisas erradas com o visual do Aço que fica difícil achar uma forma de começar a listar. Sua armadura parece a mistura da do Robocop com um cavaleiro medieval genérico. Até poderia ser um visual maneiro se os figurinistas e designs de produção não fizessem questão de que ela ficasse apertadinha no corpo de Shaquille O’Neal.

Para tornar as coisas ainda piores, eles o fizeram vestir um ridículo capacete que não entrava direito na cabeça e tornaram o seu martelo, sua marca registrada, em um rifle lazer. Existem dezenas de uniformes de super heróis que ficaram horríveis em suas versões para a tela grande, como a da “Mulher Gato-Halle Berry”, mas essa com certeza é a pior de todas. A criadora do personagem, a roteirista de cinema e quadrinhos, Louise Simonson, deve ter vomitado ao ver o resultado final.

MENÇÃO HONROSA

O Hulk do atual filme dos Vingadores também merecia constar nessa categoria, mas ele fugiria do contexto de atores vestindo uma roupa especial, então com vocês, um clássico!!!

THE FLASH 1990

Apesar da série de tv não ter sobrevivido a mais que uma temporada, esse visual é o preferido de nove entre dez fãs dos heróis de quadrinhos. E um exemplo maravilhoso do que se pode fazer por um personagem de quadrinho, mesmo com um orçamento apertado de  um canal televisivo, comparado com a indústria do cinema. e comparando as duas imagens aqui, lado a lado, acabamos por nos render ao brilhantismo da equipe criativa da época. Será que um futuro filme do Flash supera as expectativas dos fãs?

JUSTICEIRO (War Zone)  2008

Para começar, com o uniforme do Justiceiro não há muito para se fazer. Tudo de que se precisa são roupas pretas, armas e a familiar caveira de longos dentes no peito, e qualquer um está pronto para matar criminosos no cinema.

O problema com o primeiro filme foi que a produção optou por usar uma camiseta com a caveira estampada e um sobretudo… O que não pareceu tão real como o personagem pede. Mas no segundo filme os dois problemas foram resolvidos pintando com spray a caveira no colete protetor do personagem e se livrando do maldito sobretudo em boa parte da ação.

E você devoto? Concorda? Discorda? Essas são apenas as opiniões desse sacerdote que vos fala e que de forma alguma representam a verdade absoluta. Quais outros heróis merecem constar em algumas dessas sessões?

Anúncios

64 comentários sobre “PIORES & MELHORES visuais de heróis dos quadrinhos para o cinema

  1. ” Mas quando a primeira foto do set foi colocada na rede mundial, todos broxaram de desapontamento, com total razão.”

    “Todos”? Cuidado com o “todos” nessa frase. Eu gostei MUITO do Gavião Negro de Smallville e lamento que ele não tenha aparecido com uma frequência ainda maior…

    Na verdade, o Gavião Negro é uma das melhores coisas da série.

    Curtir

  2. Os uniformes do Tim Burtom eram show de bola. O da Mulher-gato insuperável até agora. Agora o pior de tudo foi Smallville e sua Sociedade dos “mal vestidos” da Justiça. O que foi aquele Senhor Destino emborrachado? Um mago do Egito antigo?

    Curtir

  3. batman 2 do nolan,hellboy,watchmen e homem de ferro 2 ainda assisto quase sempre muito bons mesmo, agora aquele aço kkkkkkkkkkkk tinha até esquecido de tão ruim e acho que faltou o shazam. Bela postagem.

    Curtir

  4. Bom, Venerável, irei tentar falar sobre cada uma delas, ok?
    SUPER HOMEM – Irei fazer de conta que não ví NIcolas Cage naquela foto e me recusarei a comentar. Lamentável!
    SUPERGIRL – Linda e originalmente original, fidellíssimo, porém a falha está em outras áreas do filme que não a roupa como sempre acontece!
    BATMAN – De todos os uniformes para mim o menos pior foi o do primeiro e segundo com Michael Keaton, é bom lembrar que ele reclamou horrores com essa roupa, falando o tempo todo que era muito pesada, (se não me engano pesava quase 30 kilos ou um pouco mais) que ele suava demais, que no final do dia de gravação ele ficava muito cansado e pejudicado com aquela roupa, enfim que detestava a roupa, então creio que as seguintes produções visaram o conforto também do ator e não só a fidelidade do personagem, pois ficar por volta de quanto? 2,3 ou 4 meses sei lá, gravando de oito a doze horas ou mais com aquela roupa deve ser fod….desgastante, horrivel! Meu voto de uniforme do morcegão bacana vai para Tim Burton e os seu Batman Dark! Os outros a definição para mim é que não se trata de uniforme e sim armadura!
    WATCHEMEN – Perfeito! Confesso que foi instigante ver como resolveriam os uniformes do grupo classificado como a história definitiva de super-heróis.

    HOMEM DE FERRO – Fico bobo quado vejo a perfeição de seu uniforme, não me canso de ver ! Só o uniforme dele, já paga o filme!
    HELLBOY – O mesmo, fiquei os dois filmes procurando algum zipper, alguma parte de latéx que fosse descolar e mostrar um pouco da pele de Ron Perlman mas não achei nada! Foda!
    HOMEM ARANHA – Perfect! As duas versões!

    AGORA OS PIORES

    QUARTETO FANTÁSTICO – Olhando e analisando friamente! Era o que tinha pra época! Mas é ruim demais!
    GAVIÃO NEGRO – Tentaram reproduzir fielmente os quadrinhos, acho que não deu! Mas as peças mais próximas do uniforme do quadrinhos estão lá!
    O FANTASMA – Aqui está a discordância, está original. O problema é que como foi dito por Vsa.
    Houve muita originalidade em todo um contexto onde não funcionou, mas as peças mais próximas das hqs estão lá também! Gosto do uniforme!
    BATMAN E ROBIN – O Sr. Schumacher, deveria se retratar em púbilco e pedir desculpa para os fãs como Cloneey o fez. Dá labirintite esse filme, mas quiseram tranpor toda vertigem dos quadrinhos para o filme….dá nisso..labirintite!
    LANTERNA VERDE – Não sei se haveria outra forma de fazer o seu uniforme não! Não achei ruim pelo contrário, porém mais uma vez o fraco não foi o uniforme…e sim …não preciso nem dizer, certo?
    AÇO – Nem vou comentar!
    THE FLASH – Gosto da roupa era o que tinha pra época e ficou bom.
    WAR ZONE – O Primeiro, NÃO! O segundo! Sim!

    Curtir

  5. Minhas críticas são plausivéis, então são questionavéis ao ponto de exercer funções cognitivas a conjuntura psico-social referente as atitudes de pensamentos inerentes as matérias publicadas em seu site. Como me dedico ao uso de meus preciosos neurônios em relatar absurdos de ordem social e financeira, ao qual o redator dessa escrita sofre, devo apenas admitir falta de uso dos conhecimetos da materia em questão.Ou não.

    Curtir

  6. NÃO CURTI O VISUAL DO CAPITÃO AMÉRICA DOS FILMES ATUAIS. O FLASH DA SÉRIE DE TV PARECIA FELPUDO… E A MULHER-GATO A LA SALTIMBANCOS TRAPALHÕES, DA HALLE BERRY? RI MUITO! A ROUPA BORRACHA DO BATMAN NÃO ME ANIMA.

    Curtir

  7. Grande texto!Os melhores uniformes são excelentes;os piores são péssimos!O do seriado do Flash é ótimo,já que o orçamento era apertado!O filme da LJA é hilário,vale a pena ver pra rir…e por falar em rir,ri muito da foto do Nicholas cage…

    Curtir

  8. Concordo com tudo, mas minha menção honrosa é pra o Iron man, ever! XD

    E a pior, foi a do Batman com mamilos!!! Mamilos são tão polêmicos.

    Adorei essa matéria, ainda mais revendo visuais que gostei muito.

    Spiderman, eu achei a do Tobey legal tbm, a unica coisa que achei melhor na versão do Garfield é a explicação de como ele a criou, muito mais realista.

    Aquela foto do Cage, acho que não é a real não, pq eu vi esses dias a tal foto da prova e não era nada drag queen como aquela ali.

    bjs!

    Curtir

  9. nada melhor do que ir para a sexta feira lendo algo e dando uma boa risada kkkkk, bem, gosto como ja disse aqui não se discute, porem falar que o uniforme do lanterna ficou bom, puts, lembra uma corpo que teve a pele retirada e ficou as fibras, os muscolos a mostra. fala serio. Muitos outros uniformes poderiam estar ai, porem fazer o que né. nicolas cage e o alvo né kkkk, alem de ter ele como horrivel super homem, temos ele como horrivel motoqueiro fantasma comendo jujuba fala serio kkkkk. A da superguirls da para engolir. tinha outras coisas para se olhar. mais um bom post, boas risadas, fiquei empolgado e até fiquei olhando outros na net.

    Curtir

  10. Vou comentar todos os visuais apresentados, um por um:

    Eu gostava muito do filme do Supergirl.. mas eu tinha o quê, 12 anos? Bem, visualmente ainda é agradável. Agora imagine um mundo onde Christopher Reeve não encarnaria com perfeição o Superman, e no seu lugar tivéssemos a versão “Tim Burton” do Nicolas Cage? Bem, melhor nem imaginar…

    Mas não vamos jogar pedras em Burton. Ele criou um modelo visual para o Batman que existe até hoje, tendo sido aperfeiçoado por Christopher Nolan. Antes disso, as pessoas que não acompanhavam quadrinhos tinha na mente a imagem do Batman do seriado dos anos 60…

    Watchmen é ainda uma das minhas HQs favoritas e só por isso eu teria esse filme guardado na minha coleção de DVDs. Apesar de todas questões que nem vale mencionar aqui, gosto do filme. E a forma como os uniformes foram usados foi muito satisfatória.

    O Homem de Ferro do cinema em ação é imbatível e sua armadura convence. Parado, ainda me dá uma certa estranheza, me remete a plástico. Mas em ação é espetacular.

    Hellboy teve a sorte de além do magnífico Guillermo Del Toro cuidar do seu visual (viram o que o cara fez em “O Labirinto do Fauno”?), o ator que interpreta o vermelhão foi a escolha ideal… não consigo imaginar ninguém melhor.

    Ainda não entendi como o pobre Peter Parker conseguiu confeccionar aquela roupa estilosa em seu humilde apartamento… mas é muito estilosa.

    O Quarteto Fantástico dos anos 80 é a verdadeira Família Monstro.

    O Gavião Negro de Smallville com uma cara de cosplay e nada ameaçador. Porém, o Gladiador Dourado que apareceu na série ficou bacana. O Besouro Azul não…

    O fantasma tem um visual clássico e simples. Não precisa de muito para ser o grande herói que é. Sua fantasia ficou muito enfeitada. Sim, “fantasia”.

    Antes de ser aprimorado por Nolan, o traje criado por Tim Burton para o Batman foi avacalhado vergonhosamente por Joel Shumacher. E isso se estendeu numa Batgirl metade Caçadora e num Robin metade Asa Noturna. Vamos esquecer?

    Lanterna Verde… o anel energético ficou bem feito.

    Aço tem toda aquela estranheza que mencionei no Homem de Ferro, remetendo seu traje a algo feito de plástico. Mas ao contrário do personagem da Marvel que tem cenas de ação e efeitos especiais espetaculares, o mesmo não ocorreu com John Henry Irons… “Aço”? O Homem de Lata de “O Mágico de Oz” me convence muito mais…

    O traje do Flash para o seriado é simples e eficiente… sua textura realmente me parece com a de algo que não vai se rasgar quando ele correr na velocidade do som. O relâmpago e os detalhes dourados e nada de excessos para não enfeitar demais. Ah, eu amava essa série…

    Outro exemplo de simplicidade funcional é o traje do Justiceiro… que nem pode ser chamado de uniforme. Basta ser algo que não prejudique seus movimentos, comporte bastante munição e deixe à vista a caveira, que será a última coisa que seus desafetos verão.

    Então é isso… me diverti muito com a matéria e adorei relembrar alguns desses clássicos da minha infância, e comparar com outras coisas mais recentes.

    Abração!

    Curtir

  11. Eu discordo de achar o Batman do Nolan bom. Acho que só ficou razoável porque a capa esconde o uniforme em boa parte do filme (e a fotografia, só mostrando ele nas sombras também), aí, a gente fica imaginando o Bat das hq’s, e achamos que aquela coisa tirada da lixeira do Tony Stark tá boa. Tá nada. Tanto que mudaram nos filmes seguintes. E ainda não ficou perfeito. Eu prefiro o uniforme na época do Tim Burton. Pena que não tinha um ator de verdade lá dentro naquela época. rsrsrsrs
    Fora isso, os outros da lista realmente ficaram perfeitos.
    E quanto aos piores… Ainda bem que o Nicolas Cage não foi feito, senão, acho que ele poderia ser responsável por nunca mais algum estúdio de cinema querer apostar em hq’s no cinema. hahaha

    Curtir

  12. O PIOR é que tem gente que gosta desse uniforme do Lanterna. E quando falo que quero que ele não seja feito em CG em um eventualmente reboot, tem gente que torce o nariz pra mim!

    A lista está praticamente perfeita! E vale comentar também os uniformes dos X-Men do Brian Singer, que são um marco pra adaptação de visual de HQs. Chegaram a fazer o caminho inverso, indo parar nos Novos X-Men do Grant Morrison.

    Curtir

  13. As coisas que tu descobres.
    Eu adoro o canastrão Nicolas Cage, mas convenhamos, por muito que ele adore o mundo dos quadrinhos, ele não tem perfil de super-heroi, detestei vê-lo como Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider), mas aquela tentativa de encarnar o Super-Homem, cruzes… ainda bem que não foi adiante.
    Não sou fã dos 4 Fantásticos (excepto do Tocha Humana), e aquela criação far-me-ía fugir muito. O Coisa parece o Franckstein feito de pedra. Assustador.
    Mas o que me arrancou uma gargalhada neste post foram o “bat-mamilos”, é claro que fui logo rever a foto, e lá estão eles. hihihihihihi arrepiadinhos de frio. hihihihi ]:-)

    Beijos d’enxofre

    Curtir

  14. Por favor, Venerável, faltou o HORROROSO Caçador de Marte BARRIGUDO!!! Um Flash que qualquer garoto de colégio faria um uniforme melhor, um Átomo que parecia um Cybercop mendigo e uma FOGO subnutrida e com cara de profissional de 10 mangos.

    Curtir

    1. Venerável, seguinte. Apaga todo o texto, e refaz colocando cada um dos integrantes dessa Liga do filme que a Bianca menciona na lista de piores. Acho que eles superam todos os outros juntos.

      Curtir

  15. Eu gostei do uniforme do LV, só a mascara que ficou pouco estranha, mas dá pra passar.
    O uniforme do “V” também ficou bom (mas daria pra errar nesse uniforme?).

    O bat-mamilo foi tão ruim que você não conseguiu aplicar a mesmo critério que aplicou com o Super e Aranha rs

    Além dos já citados na matéria e no comentário, tem os X-men, alguns eu até gostei, mas outros não. E tartarugas ninja contam? eu gostava heheeh

    Vou dar uma fe fanboy agora hahaha
    vc soh colocou uniforme da DC na categoria ruim mimimi hahaha

    Curtir

  16. HAHAHA MTO BOM .

    O melhor de todos é o da SuperGirl lá no começo, nem há comentários sobre ela na matéria, mas não precisa mesmo rs.

    O pior é o do Aço… MEU DEUS! O que fizeram com o negão? Tudo bem que o O`neal tem menos talento pra cinema do que eu pra basquete, ele é só um nomão caça-níquel… mas precisava colocar o cara numa lata de sardinha???

    Agora, o Fantasma… Me desculpem os fâs, mas aquele uniforme dele já é ridículo nos quadrinhos! Um cara de roxo, com sunga listrada, toca e máscara? NEM SPIELBERG SALVA ISSO MEU AMIGO!

    Curtir

  17. Esse tipo de coisa nunca tem um meio termo, ou fica bom, ou horrível.

    Homem de Ferro é a melhor de todas, gosto da caracterização do Watchen.

    Agora a roupa do Lanterna Verde combina direitinho com o filme, ruim para caramba.

    Curtir

  18. Gostei muito do uniforme do Homem de Ferro, realmente pensei que iria ficar horrível, mas me surpreendi. Sobre o Homem-aranha, meu preferido, sou suspeito pra falar. Mas o que foi aquilo que fizeram com o Quarteto??? Gavião Negro. sem comentários … O Lanterna, é só tirar essa máscara e fica tudo bem. Curti o uniforme da Mulher-gato, filme perfeito e a roupa combinou muito bem …

    Curtir

  19. Alguns uniformes dos quadrinhos realmente não funciona bem no cinema, Entre os uniforme do Batman, nenhum me agradou, sempre colocam um tipo de estrutura que imita o físico do personagem, nem os filmes de Nolan escapam disso. Gosto dos uniformes do Thor, que é bem legal, também gosto da armadura do Homem de Ferro e do uniforme do Capitão em seu filme solo.

    Curtir

  20. Eu tinha uma piadinha, bem conhecida no Twitter, sobre o Homem-Aranha: “O maior superpoder do Homem-Aranha é saber criar e costurar seu próprio uniforme”.
    O novo filme acabou com meu gracejo, porque conseguiu dar uma explicação plausível pro uniforme caprichado. Peter comprou roupas de patinação e fez os desenhos com spray. Ótimo.

    Belo texto, mas senti falta do Capitão América em seu filme na Segunda Guerra. Sensacional adaptação. Já o uniforme nos Vingadores ficou uma merda.

    Curtir

  21. Olha so isso kkkkkkkkkkk, cada uniforme ridiculo, Nos cinemas gosto do Darkman, gosto do Visu do Zorro tambem, Adoro o seriado do Flash e o uniforme é muito bom, mas o da Liga e do quarteto antigo é fio pra caraca!

    Curtir

  22. vey na boa, quando eu vi o gavião negro no Smallville, eu n consegui nem entender o episódio de tanto q eu rir… matéria fantástica Victor, parabéns aeew
    nem sabia q existia esse filme da liga, vou assistir agora 😀 ou tentar pelo menos ¬¬

    Curtir

  23. Cada uniforme sofrível! E esse do Flash é de quê? Camurça? Veludo? Nem quero imaginar como deve esquentar quando corre.
    Parabéns pelo post!

    Curtir

  24. Muito legal Vic! kkkkkkkkkkkk, cara eu pensei logo no filme da Liga da Justiça o uniforme do Elektron rs, o Marciano kkkkk cara aquilo foi um show de horrores kkkkkkkkkkkkkk, todo o resto era ruim, o Guy Gardner deste filme possuía características de Hal Jordan e Kyle Rayner!

    Curtir

  25. Rapaiz!!!!!!!!! Não tava imaginando que o lance seria prá colocar coisa boa também, mas mesmo assim vamú embora: Coisas bacanas e tosqueiras de classe bem lembradas!!! Dessa lista, Watchmen é o que me traz melhores lembranças (tirando minha esposa que dormiu na sessão, mas isso não importa, o legal é que eu vi no fim de semana da estréia. E o Dylan na abertura foi sensacional!!!!).
    Peço a liberdade prá destacar outras obras de arte e também as “houbras de artéis!!!:
    Rocketeer – Memorável!!! (http://4.bp.blogspot.com/-x7UlNHy80dU/TkL-sSb-TlI/AAAAAAAABss/Dc9QrJ3vNao/s1600/02+Rocketeer+-+ibaldomarcel.blogspot.com.jpg)
    O Máscara – Sem comentários (http://1.bp.blogspot.com/-oleREd8JD4g/T0a7uIC8RhI/AAAAAAAABB4/8gy-6VgQW7g/s1600/themask.jpg)
    Constantine – Keanu Reeves caracterizado lindamente (http://contraversao.com/wp-content/uploads/2012/09/constantine-poster.jpg)
    Conan – Sempre Arnold Schwarzenegger (http://cinema10.com.br/upload/image/arnoldinho.jpg)
    Sin City – Nem precisa destacar ninguém. O filme mais fiel aos quadrinhos que eu já vi!!! (http://1.bp.blogspot.com/_E9MxL1cqGyA/TMBBBaL9wGI/AAAAAAAABdc/vga-G6cIXIc/s1600/SinCity.jpg)
    Asterix & Obelix – Tosqueira da boa. Ótimas risadas com a caracterização de Gérard Depardieu (http://2.bp.blogspot.com/-T6ABMCQSqtQ/T4_6Si6xMII/AAAAAAAAAjY/N8xmvLvJXcM/s1600/poster.jpg)
    Capitão América A Série II (1979) – O que era isso minha gente?????? (http://3.bp.blogspot.com/_fwwiFbgybgA/S9dOrYno-II/AAAAAAAAF58/fFJaDpNKvBw/s400/Capit%C3%A3o%2BAm%C3%A9rica1979_3%5B1%5D.jpg)
    Mulher Maravilha – E pensar que uma loira…..eu disse LOIRAAAAAAAA já foi a poderosa MM (http://www.horreur.net/img/wonderwomanvisuel3.jpg)
    Vingadores 1988 – Esse graças a Deus nunca saiu, mas tinha um time da “pesada” como o Demolidor (http://www.comicbookresources.com/prev_img.php?disp=img&pid=1335819795) e o Thor (http://www.comicbookresources.com/prev_img.php?disp=img&pid=1335819846)
    Liga da Justiça – A pérola de 1997!!! Recomendadísssimo!!!!! (http://cf2.imgobject.com/t/p/original/rpJ6vhMwcDIm8dvOT03RotPF7K6.jpg).
    E parabéns ao nosso Major Tom!!!!! Obrigado por nos abrigar em sua grande nave e nos presentear com o melhor que há do entretenimento!!!!!

    Curtir

  26. kkkk… Esquadrão da moda neles!!!
    Lembrei daquela adaptação do He Man que passava muito na Sessão da Tarde… Uniformes eram horriveis. E a máscara da Star Girl em Smallville e aquele cabeçao da Mulher Gato da Halle Barry como Catwoman.

    Curtir

  27. Embora seja uma resenha de caráter de opinião pessoal, Venerável Victor, julgo que acertaste na mosca na escolha dos constituintes da lista.
    O Batman de 1997 é para mim amargo de boca. Isso de querer acrescentar para parecer diferente por vezes não dá resultado. Nem sempre quando se arrisca se ganha. Já Hellboy é um espetáculo, tanto no visual como na personalidade. E os Watchmen também merecem uma referência muito positiva.

    Curtir

  28. Poxa vida quantas boas recordações, concordo com quase todos o Batman do Tim Burton ficou de fora ele foi muito bom também, Watchmen ficou perfeito o efeito na mascara do Rorcharsh é muito sombrio, Hellboy foi muito classico e perfeito, o Aranha para a época que não existia nenhum filme de super é muito perfeito eu tenho uma mascara igual ele já deveria ser considerado herói só de usar aquilo e conseguir fazer algo, porque é muito incomoda, o Flash nem se fala perfeito uma pena a série não ter dado certo não perdia um episodio, agora o batman/robin ridiculas, lanterna também concordo, e o aço poderia ter sido melhor mais o filme é legalzinho apesar da atuação fraca do Shaq, agora o fantasma eu acho legal apesar de faltar uma produção a altura (pelo amor a Azurath não se espelhem no Spirit) e o que faltou ai foi o Sombra que na minha opinião humilde ficou ducaraleooo mas a história fraquissima…

    Curtir

  29. Gostei muito da listagem, realmente a Mulher Gato negona que lutava capoeira foi demais, nem merecia estar mesmo na listagem. Mas tem um atentado ao bom gosto que precisava estar, Venerável, aquele primeiro filme do Capitão América da década de oitenta, ECA!!! tremei fiéis devotos e … MAKE MINE MARVEL!!!!

    Curtir

  30. Bom, o que dizer do visual funileiro do Aço?
    Ou da extravagância anos noventa de Batman & Robin?

    Quanto ao Lanterna Verde, me parece que o problema foi que o uniforme construído em CGI e a luz que o personagem emitia contrastaram demais com o rosto do Ryan Reynolds – e com o ambiente em volta, nas cenas que se passam na Terra – , acarretando uma sensação de artificialidade que prejudicou a suspensão de descrença. Esse aspecto até foi remediado nos cartazes, nos pôsteres e nas imagens de divulgação do filme, mas já nos trailers era possível notar . Os sulcos no uniforme também causaram estranheza.
    Porém, nem tudo é tão ruim naquele filme! Não senti tanto esse contraste nas cenas em Oa e no espaço sideral, nas quais praticamente tudo (do ambiente aos personagens, excetuando-se apenas o rosto do Ryan Reynolds) havia sido feito em computação gráfica. Penso que se o filme tivesse sido feito totalmente em CGI o resultado teria sido melhor – visualmente, ao menos. Gostei da aparência dos Guardiões do Universo e dos Lanternas Verdes extraterrestres – ver Abin Sur, Sinestro, Kilowog e Tomar-Rena tela grande valeu o ingresso.

    Foi bom ver o uniforme do amigão da vizinhança, um dos mais originais já criados, sendo bem transposto para o cinema. Sempre adorei os grafismos idealizados por Steve Ditko para o uniforme do Aranha. (O que me faz lembrar o quanto quero que tragam Ted Kord de volta).

    O uniforme dos bat-filmes do Nolan é certamente o mais bem pensado da lista. Ao invés de simplesmente vestir o protagonista em um colante e/ou mostrá-lo envergando o traje sem maiores explicações a respeito (como seria até esperado), o filme trabalha toda a concepção do uniforme, mostrando inclusive sua utilidade e sua composição. E tudo isso sem entediar o espectador e reforçando o clima de realismo que tantos elogios rendeu ao Nolan.

    Já “Watchmen – O Filme” foi muito fiel à HQ – aliás, quase um decalque dela – no aspecto visual. E não somente quanto aos uniformes. Até mesmo os ângulos de determinadas cenas reproduziam os quadrinhos. Zack Snyder merece boa parte das críticas que lhe são feitas, principalmente quanto a ser fetichista e a usar exageradamente do efeito slow motion a la Matrix, mas eu o considero um verdadeiro esteta.

    Curtir

  31. Sem dúvida, o uniforme do Flash é uma das melhores surpresas de todos os tempos. A própria série, inclusive, não é ruim (tenho boas recordações).

    Agora, faltou mencionar o “uniforme” da WitchBlade, apesar que ali não é o que prejudica. E, tambem, o “uniforme” do Demolidor/audacioso em “O Julgamento do incrível Hulk”… apesar de eu adorar o filme!!!!

    E, claro, toda a galera do JLA”BayWatch”… o Ajax então, é impagável!

    Curtir

  32. A Super Girl eu perdoei porque na época nos quadrinhos eu nunca sabia se aquilo era um saia ou um short. Imperdoáveis, os Batmans de Joel Schumacher!!(maldito seja ele para todo sempre! fdp! #$%&$*&¨%%%) Lanterna Verde anda não tive coragem de assisti mas pelas imagens o uniforme ficou uma bosta! Aço sempre me lembra algo entre um botijão de gás e aqueles barris de cerveja de alumínio. Pqp!! que roupa feia do cão!!
    O fantasma junta ator roteiro e o uniforme … O Gavião… huahauahahauhahahaha …Negro… huahahuhuhauhaahahahaha Smallville inteira enterrem tudo !! The Flash eu ainda perdoou porque, pouca grana… deixa pra lá. Agora uma que eu ia querer ver seria Nicolas Cage de Superman aargh!

    Curtir

  33. Algumas considerações extras ao excelente post:

    – O visual do Nicholas Cage se trata de uma montagem usando o corpo de um bonequinho do Superman. Continua engraçado pra caralho, apesar disso iuahiauhaiauhaaiuh

    – O uniforme do Ozymandias no filme do Watchmen conta com os famigerados bat-mamilos, pois Snyder queria propositalmente remeter a essa época do cinema de super heróis no filme.

    – Acho o Gavião Negro pré-relaunch desfavorecido no quesito uniforme até nos quadrinhos. Ele carrega o mesmo estigma do Vibro de jamais ter um bom uniforme.

    Curtir

  34. Cage como Superman é impagável, ele devia ter sido o bizarro no filme não o Super Sou fã do cara, mas como Superman ele não combina, porem como Big Daddy ele foi foda. os melhores uniformes que vi ate hoje foram os da trilogia Batman do Nolan, os da trilogia homem aranha do Raimi e os do homem de ferro que ficaram pancada. achei que na lista faltou uma coisa, o uniforme do capitão America no filme dos vingadores é terrível, o da mulher gato da Halle Berry, os uniformes dos da trilogia x-men do Singer (menos Magneto) o do demolidor e da elektra naqueles dois filmes nojentos…. cansei.

    Curtir

  35. O do Lanterna Verde ficou horrível, as duas listas são boas, mas é difícil dizer qual e´o melhor ou o pior, é muito relativo de fã para fã, agora eu digo que ri muito lendo o que dizia sobre o Gavião Negro, realmente é de se ficar bem mal-humorado vestir aquilo em Smallvillixo!

    Curtir

  36. Ah, O Fantasma até que confere com o uniforme original..fazer o que?
    Mas confirmo o Bat-trio e o Iron..estão horríveis!!!…Mas o trio foi o frisson na época!
    E o Flash deixou saudades!!!

    Curtir

    1. Discordo de tudo…ñ foi contado época,ñ foi contado diversos fatores…oque ´pe ridiculo p/ nós hj foi bastante bacana naqueles determinados momentos…vi muitas coisas ali que quando foram lançadas,eu disse “–poxa vida ficou legal!”Não vou ser hipócrita agora e dizer que ficou horroroso e isso e aquilo…cada coisa teve o seu mérito no seu tempo no que foi decidido gastar qwuando e como gastar…tem texnologias e meios para se fazer determinadas coisas então fico feliz e digo que MUITO FELIZ em ter visto a evolução de tantas artes e criações nas evoluções dos super-heróis e super vilões…parabéns pela matéria,Voughan …excelente colocações,sempre se superando.

      Curtir

      1. Faltou dar o mérito para o uniforme dos filmes do Burton. o do Nolan, apesar de melhorado, é totalmente baseado nos filmes do Burton, que inventaram essa excelente solução de armadura negra pro Batman, antes do Schumacher estragar.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s