SURPREENDENTES X-MEN #54 – Surpreenda-se !!!

por Venerável Victor “surpreendente tratador” Vaughan

Astonishing X-men #54  sem spoilers D+

Capa de Phil Noto

A revista Surpreendentes X-men estreou em 2004, escrita inicialmente por Joss “Vingadores” Whedon e o maravilhoso desenhista John Cassaday. Sua passagem aclamada pela crítica e por fãs como uma das melhores que a equipe mutante já teve durou vinte e quatro edições e um publicação final especial com mais páginas. Logo em seguida o inglês Warren Ellis e o artista Simone Bianchi embarcaram no título no número vinte e cinco. Ao término de sua passagem controversa e após seis meses de hiato, os artistas Daniel Way e Jason Pearson assumiram a publicação como nova equipe criativa, logo seguidos por breves participações em arcos de Christos Cage, Greg Pak e dos desenhos do Mike Mckone.

Em tempos de mega sagas da Casa das Ideias que forçam o leitor a ler inúmeras revistas relacionadas com um evento que não lhe interessa nem um pouco, essa revista é todo mês um bálsamo para os fãs dos mutantes mais poderosos da Terra. A equipe reunida aqui pela escritora e gata Marjorie Liu desde o começo chamou a atenção de diversos fãs com meia dúzia de rostos queridos que não estavam tendo muita importância na editora no momento – talvez com exceção do Homem de Gelo que cada vez mais ganha espaço merecido. A própria autora revelou que escolheu sua equipe pelo potencial de crescimento como personagens e os com personalidades mais complexas que ela conseguiu enxergar: Gambit, Homem de Gelo, Karma, Estrela Polar, Warbird, Dra Cecília Reyes e muito, muito pouco do Wolverine, para tornar tudo mais refrescante.

Marjorie Liu & Mike Perkins

A história que no início parecia difícil de seguir e fazer sentido, realmente se tornou uma trama coesa nessa edição e conferiu uma leve reviravolta ao fim do capítulo. Claro que todos sabem qual o resultado final, mas isso não desmerece o quanto muitos leitores ficaram felizes com o resultado.

No início dessa nova equipe criativa de Surpreendentes, a arte foi muito criticada aqui, com respeito pelo artista, porém criticada. Mas a partir desse mês, com os inúmeros painéis surpreendentes que foram produzidos, Mike Perkins afirmou que está definitivamente no lugar e hora certa para brilhar. e as cores de Jay David Ramos? Surpreendentes como o título da revista.

Em entrevistas para alguns sites estadunidenses, a autora afirmou que gostaria muito de ter a mutante Jubileu na equipe, o que iria ainda mais promover a riqueza étnica do título e seria algo muito bem-vindo para os fãs da americana com ascendência chinesa (assim como a própria Marjorie), mas infelizmente já existem planos para a moça. Não foi descartada as participações de X-23 e Dakken, respectivamente a clone feminina de Wolverine e seu filho de caráter e sexualidade dúbia, mutantes com os quais a roteirista já trabalhou no passado em seus títulos solo e diz amar. Tudo isso só reafirma ainda mais o compromisso da competente escritora/gata em retratar a diversidade cultural/sexual/étnica do mundo em que vivemos.

Nessa edição, a vilã Susan Hatchi surpreende os heróis com a revelação de sua real conexão com a equipe e coloca nossos mutantes em uma situação difícil que os forçará a invadir a ilha nação de Madripoor. Alguém aqui pensou na antiga identidade de Logan, enquanto antigo morador de lá? Sim, o Caolho reaparece para a alegria dos x-fãs mais antigos. Ponto para Marjorie.

Com a revista Fabulosos X-men sendo cancelada e Wolverine e os X-men sendo um título voltado mais para tramas leves e divertidas, a franquia mutante irá precisar de um novo título líder, fora algumas poucas pistas, não sabemos exatamente o que a Marvel está planejando, mas não seria surpreendente se Surpreendentes X-men crescesse em importância na editora?

NOTA:  A escritora brasileira Renata Ventura e o grupo de fãs de Harry Potter do Rio, começaram um projeto muito legal que pretendemos que estenda-se por todo pais, deem uma olhada e participem como puderem. Ajudem a compartilhar esse vídeo e participem do projeto! A hashtag no twitter vai ser #PotterEmOrfanatos ! Vamos transformá-la em um trending topic!!!       😀   Letícia Fiuza

Anúncios

16 comentários sobre “SURPREENDENTES X-MEN #54 – Surpreenda-se !!!

  1. Surpreendente mesmo é que eu esteja esperando tanto para começar a ler essas histórias! Mas como sou metódico, estou chegando de mansinho lendo a fase de Joss Whedon primeiro… mas como não sou de ferro, sempre acompanho as resenhas do Venerável Victor, que tem o poder mutante de prender nossa atenção…

    Curtir

  2. cara li o arco com a arte do cassaday que é muito foda…. ainda tô tentando atualizar a leitura do x-men e com os seus comentários sempre exelentes vou apressar a leitura hehehe….vlww

    Curtir

  3. Este para mim é o título dos X-Men. Nunca caiu de qualidade para limites além do acetável, e nunca se misturou com o restante universo Marvel em crossovers infindáveis. É dos poucos títulos da Marvel que eu recomendo.
    ‘nuff said
    😀

    Curtir

  4. Marjorie Liu é uma boa escritora, acho que ela ainda é subestimada… Ou estou errada. Seu trabalho em Wolverine Sombrio e na X-23 é muito bom. É notório que ela prefere trabalhar personagens solo, por isso ouvi dizer que ao fim desse arco, apesar de todos esses X-men continuarem e até alguém mais entrar, ela vai focar por arco em menos personagens. Talvez deixando Fera e o Logan de lado e lidando mais com o Gambit agora e a galera. Poxa, o cajun já tem o título solo dele, o Estrela Polar e a Karma já garantiram seu espaço aqui, o Homem de Gelo está no outro título dos X-men. Queria ver mais da Cecília Reyes!

    Curtir

  5. Como o Tiago disse, não acompanho a série, mas as resenhas do Victor me deixam informadas e com vontade de até começar! ^^

    E valeu por colocar a campanha!

    Se todos puderem aderir, sendo com presença ou doações de livro, poderemos fazer uma grande diferença!

    Love ya!

    Curtir

  6. Os rumos que esse título leva e a revitalização que Marjorie Liu deu são a prova de que mesmo em tempos de hipermegablastersuper sagas que não levam a lugar nenhum e só tem como objetivo abocanhar um pouco mais o suado dinheirinho do leitor, existe ótimas iniciativas com intenção pura do entretenimento. A confiança e cumplicidade da equipe com seus receptores é mútua. O que me preocupa é que com a reformulação e este título se torne o principal, as ações editoriais acabem o deteriorando e fazendo perder essa mágica tão interessante que acompanhamos agora. Espero de coração que isso não aconteça. E com certeza o nosso tratador-mor que atualiza nossas mentes também não quer ver o barco naufragar, não é Vic??? Mais uma grande matéria prá gente compartilhar e deixar esse final de férias mais agitado!!! Valeu demais “Major Victor”!!!!!!

    Curtir

  7. O grande trunfo da escritora está na utilização de personagens que não tem uma exposição tão grande quanto os demais X-men, isso ajuda pois, ela não precisa ficar pisando em ovos para produzir uma boa narrativa.

    Curtir

  8. Pelo jeito a história da (gata)Marjorie Liu está muito boa e os desenhos de Mike Perkins estão sensacionais(como sempre)!É bom saber que depois de fases confusas,os X-men tem boas aventuras como essa!Ótimo texto,Venerável(como sempre)!

    Curtir

  9. Venerável, o mais surpreendente dessa revista foi quebrar o preconceito que eu adquiri após a saída do Whedon da revista e as viagens insanas e os desenhos lindos, mas exagerados do Simone. Quando entrou o tal do Cage e do Pak, aí que abandonei de vez,.

    Agora que essa moça, a Marjorie Liu entrou (curto ela da revista do Wolverine Sombrio) eu tenho que dizer que curto a revista!
    Make mine Marvel!!! 😉

    Curtir

  10. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Terça-feira : Resenhas dos títulos #0 da DC

    Quarta-feira: Resenha Marvel : Surpreendentes X-men #54

    Quinta-feira: DC comics . SEXO, Novos Deuses & Fetiche

    Sexta-feira: Radiação Gama

    Sábado: Autores & Personagens parte II

    Domingo: Resenha do SOMBRA (personagem DC)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s