Surpreendentes X-men #55 – Sem souvenirs para você dessa vez, estou muito ocupado em Madripoor!

por Venerável Victor “passageiro de um trem que não passa por aqui” Vaughan

Surpreendentes X-men é uma revista que essencialmente vive e morre na força do desenvolvimento de seus personagens. Esse título é o santuário perfeito para todos os mutantes que não estão recebendo a devida atenção em outras publicações dos X-men. Então provavelmente esse é o motivo pelo qual o atual arco se tornou menos interessante já que o foco da história passou da dinâmica entre os heróis para ação pura.

Marjorie Liu & Mike Perkins
Capa de Phill Noto

De modo algum está se afirmando que o roteiro da edição #55 da gata Marjorie Liu sofre de total falta de desenvolvimento de personagem. Esse número começa com uma excelente sequência em flashback – tornada ainda melhor pela arte em aquarelas azuis do talentoso Mike Perkins – que explora o passado tumultuoso da vilã Susan Hatchi. Se uma coisa pode ser dita, é a de que esse arco providencia uma imensa valorização da x-woman Karma e seu conflito com sua meia irmã “do mal”, mas muito do que acontece nessa edição é subaproveitado.  A cena em que os X-men reagem a aparente morte do Homem de Gelo é fraca, da mesma forma que é claro que com o presente nível de poder do mutante glacial, uma morte através desse meio, significaria quase nada para Bobby Drake. E a ideia dos verdadeiros X-men lutando contra impostores humanos, vestidos também de X-men e usando tecnologia para simular poderes já é batida demais. O que é realmente interessante nesse mês na revista são pequenos momentos, mas de grande significância, como o Wolverine usando novamente o seu disfarce de caolho, com direito a um tapa olho que o faz ser tão não identificável como sempre foi… E um Estrela Polar admitindo ser dependente demais de seus poderes. Momentos como esse, deram um colorido especial para a história.

Da mesma forma que a arte de Perkins é surpreendente na sequência de abertura da revista, a qualidade alta de seu trabalho é bem menos recorrente à medida que a edição avança como sempre. Ele é capaz de injetar uma impressionante quantidade de detalhes em inúmeros painéis, mas também tem a tendência de obscurecer as faces dos seus personagens com sombras demais, mas nada no nível do Greg Land, graças a Deus.

Apesar de Surpreendentes ter sim seus bons momentos, esperamos que esse arco termine logo, que a senhorita/gata Marjorie possa descansar um pouco e apreciar seus “bons drink” onde quer que esteja, para que retorne renovada e empolgada, na empreitada de mais uma vez enfatizar a caracterização de seus mutantes acima da ação.

NOTA: Estréia hoje o Terceiro Capítulo da melhor web comics de todas! MERCENARY CRUSADE! aqui!!!

Anúncios

22 comentários sobre “Surpreendentes X-men #55 – Sem souvenirs para você dessa vez, estou muito ocupado em Madripoor!

  1. Capa Maravilhosa, flashbacks lindos…. mas na arte “normal”, os rostos ficam muito ruins, até tortos.

    Mas, um das melhores hqs da atualidade, considerando títulos regulares.

    Curtir

  2. Este é o único título que ainda vou acompanhando dos X-Men desde a fase do Joss Whedon.
    Ainda não li nada da Marjorie Liu neste título, e este post fez-me lembrar que estou um pouco atrasado nos livros… tenho dois para comprar!
    😀

    Abraço

    Curtir

  3. Pelo jeito a gata Marjorie Liu não acertou dessa vez,mas isso acontece!Gosto muito dos desenhos de Mike Perkins,ele fez um ótimo trabalho em “Capitão América”(só pra citar um)!E.é claro,mais um otimo texto do Venerável!

    Curtir

  4. Madripoor é um lugar com infinitas possibilidades. Sei que vários personagens bacanas ainda estão por lá, outros infelizmente já se foram (como o sócio do Wolverine no bar Princesa). Pode ser que a Marjorie explore todas estas alternativas (ou pelo menos grande parte!!!) e não se limite em mostrar só um retcon e dar uma meia-irmã prá Karma. A arte é muito linda por sinal. Bem realista (inglês que consigo notar tem uma pitada de Alan Davis no seu traço). Cheguei a ver um pouco da arte dele em Capitão América e Cavaleiro da Lua e digo que se ele ainda não conquistou o seu lugar ao Sol, esse é o momento!
    Ótima resenha Venerável. Só faltou um pouquinho mais de spoiler!!! Mas mesmo assim não tiro os seus méritos.

    Curtir

  5. Bem, gostei bastante da capa. Mike Perkins? Gênio, póstumo ou um idiota? Vai saber, não é? Eu senti uma certa flexibilidade em seu traço, ao longo das páginas expostas na resenha. Não estou acompanhando o título, não sei bem o porquê disso. Mas futuramente… futuramente. Vitinho, querido, mas uma ótima resenha. Valeu’um’abraço’fi. rs

    Curtir

  6. Deixei de ler Surpreendentes X-Men há muito tempo! E pelo que vejo dos post do Santuário fui feliz por essa escolha. Gostava mais da época do Morrison mandando na bagaça…depois ficou muito desinteressante. Agora acompanho só por aqui pelos posts do Venerável, que sempre escreve muito bem, pena que o material é que seja uma bosta!

    Curtir

  7. Madripoor poderia ter sido mais aproveitada, é um dos meus locais prediletos no “mundo marvel”. Achei essa e a edição anterior fracas, mas sem duvida elas melhoram a Karma e a Reyes como mutantes.

    Curtir

  8. Apenas algumas observações:
    – seu texto está ótimo (como de costume) VVV;
    – gostei da homenagem ao Engenheiros do Hawaii, uma das minhas bandas favoritas, na já habitual referência musical;
    – gostei muito dessa capa com os heróis no lugar das balas;
    – eu ia na Marjorie Liu;
    – por alguma razão que nem eu mesmo sei, estou colocando tudo em itens hoje!

    Curtir

  9. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda: Mulher Maravilha #13

    Terça: Surpreendentes X-men

    Quarta: Top 10…

    Quinta: O que aconteceria se…

    Sexta: Once upon a time

    Sábados: Novos Deuses de Jack Kirby

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s