TOP TEN – OS MAIORES VILÕES DA DC DE TODOS OS TEMPOS

por Carlos Lenilton  –   @gibiscuits

Estava com saudade de preparar um Top Ten e queimei pestana para pensar em um que valesse a pena não só de escrever , mas também de você ler… Cheguei a conclusão que falar de vilões rende mais linhas do que falar de heróis, afinal os heróis sempre fazem a mesma coisa (eles andam ou voam por aí salvando o mundo e as pessoas usando aquela infinidade de poderes elegantes e  legais) enquanto os vilões tem de saída a complicada tarefa de bolar planos novos e infalíveis (mal aí Cebolinha). É meus amigos, vida de vilão não é fácil!

Com o avanço tecnológico a carreira dos vilões de segunda e terceira categoria ficaram cada vez mais curtas. O que obviamente me fizeram tira-los da lista – afinal se antes eles podiam aterrorizar as cidades e bancos até alguém achar um telefone público, hoje qualquer um com um celular pode ligar pra polícia, a polícia pro herói do bairro e assim acabar com a festa do vilão mequetrefe. Sim meus caros, a maioria dos vilões das séries urbanas são uns pobres coitados e eu tenho muita pena deles…

“- Alô! É da polícia? Olha, eu tava levando meu cachorro pra fazer cocô e vi o Cara de Barro… Não esse barro. É, isso mesmo, esse Cara de Barro… vocês podem ligar pra alguém da Bat-Família?”

Sobrou pros vilões cósmicos ou de alcance mundial darem trabalho pros heróis. Claro que entre alguns vilões urbanos ainda se sobressaem um ou outro, como um certo palhaço do crime de cabelos verdes. Sem mais delongas vamos à lista:

10 EXTERMINADOR – Não se meta com o Exterminador. Esse conselho vale uma vida. Slade Wilson é o cara se você precisa contratar um mercenário. Ele sempre está um passo na frente de qualquer um (até mesmo do Batman) e usa muito mais da sua capacidade cerebral do que qualquer outro (até mesmo que você, seu nerd cabeção). É sério, Slade sempre tem um plano ou dois pra acabar com você (sua luta contra uma horda de heróis em Crise de Identidade é espetacular) e mesmo que ele tenha apenas um olho, não se engane: ele está sempre de olho em você. Mestre no combate corpo à corpo, mestre no uso de armas (qualquer uma delas), possuidor de um vasto arsenal bélico e tecnológico, ele é o mais casca-grossa dos mercenários.

Ele já quase exterminou os Titãs (coisa que a DC tenta há décadas sem sucesso, “benzadeus”) ele quase matou Geoforça (e se tivesse matado estaria uns degraus acima na lista)… Ele não abre pra ninguém. Nunca use a expressão “um olho no gato, um olho no peixe” perto de Slade Wilson. Não cruze seu caminho segurando flechas de cor verde. Não se faça de mudo. E mais importante: JAMAIS fale o nome de Rob Liefeld perto dele. Isso ele não perdoa.

09  BRAINIAC – Brainiac é o terror encarnado. Uma inteligencia artificial Coluana colecionadora de civilizações. Para aumentar o valor de suas aquisições Brainiac arrasa todo o resto: Homens, mulheres, crianças, animais, vegetação… Planetas (ele é tipo um Moisés maligno). Um dos piores e mais significativos inimigos do Superman. Ele engarrafou a cidade Kryptoniana de Kandor e  desde sua revitalização pelas mãos de Marv Wolfman e Gil Kane há quase 30 anos (quando lhe deram um visual totalmente robótico, frio e implacável) ele não vingava (sua versão imediata pós Crise nas Infinitas Terras foi medonha). Ressurgiu pelas mãos competentes de Geoff Johns, num dos melhores arcos do Homem de Aço dos anos 2000, poderoso e quase imbatível. Agora é torcer para que sua versão New 52 siga gerando terror universal. Se você acha que sabe o que é um engarrafamento precisa conhece-lo.

08 LEX LUTHOR – O eterno arqui-inimigo do  Superman é uma das maiores mentes do planeta . Seja na encarnação que for ele é sempre cruel e brilhante: cientista maluco, empresário inescrupuloso, presidente dos EUA. Ele conseguiu matar o Homem de Aço ( não me diga que você não leu All Star Superman!?) com um plano infalível (desculpa de novo Cebolinha) envenenando suas células com overdose de… Energia solar!!!!. Em qualquer mídia é preciso ter cuidado com este homem: gibis, animações, cinema. Nunca o chame de careca. Cabeça de ovo ou de “Leleco”.

07 JEAN LORING – Ela é uma vilã quase meta-lingíistica. Uma mulher normal, sem poderes, sem graça e sem presença, colocou todo o universo dos heróis de ponta cabeça. Foi casada com Ray Palmer, o Elektrón,  infelizmente (no caso pra todo mundo) o casamento não deu certo e os dois divorciaram-se. Deprimida, desesperada e dizem as más línguas na maior seca, Jean Loring  traça um plano em que as pessoas próximas aos heróis corram perigo para assim Ray Palmer voltar para ela. O que  acaba causando as mortes de Sue Dibny, Jack Drake – pai de Robin – e do Nuclear original, além de implodir a Liga  da Justiça (sabem como são as mortes entre heróis né?). É o pesadelo vivo de todos os homens machos da terra. O mito da ex que retorna para te trucidar. Se existe alguém culpado por não rolarem muitos casamentos na DC de hoje é ela.

06 RA’S AL GHUL – Estava na dúvida sobre qual posição este camarada deveria ficar. Afinal este lugar poderia pertencer a Lex Luthor… Mas não. Ra’s tem a mesma megalomania de Luthor, sua astúcia, ímpeto e crueldade. Mas só Ra’s tem o poço de Lázarus, esse milagre bíblico que o mantem vivo e jovem eternamente para fazer suas maldades por gerações sem fim. Além do que diferente do outro, Ra’s não quer matar apenas um, mas metade da humanidade. Conhecendo intimamente o Batman, Ra’s foi capaz de invadir sua caverna, seus sistemas e roubar seus protocolos de segurança contra toda a Liga quase dizimando-a. Se isso não fosse suficiente Ra’s tem ainda cabelo e cavanhaque (chora Luthor)! Esse cara não está pra brincadeira e prova disso foi a guerra bacteriológica que lançou contra Gothan.  Em outras mídias Ra’s Al Ghul mantém toda sua tirania, seja em animações ou no cinema (e Liam Neeson é melhor do que Kevin Spacey).

05 KRONA – A curiosidade matou o gato? Certamente. Mas em OA a curiosidade de Krona quase matou o universo. Sem Krona não existiria a necessidade dos Oanos se auto intitularem Guardiões do Universo, nem teriam criado os Caçadores Cósmicos que assim não teriam eliminado todo um setor espacial, não existiria o universo de anti-matéria, Qward ou as Terras Infinitas, Não teríamos que suportar Hal Jordan ou Atrócitus ( hahahaha!). Sem Krona não teríamos o fim do multiverso. Esse cara é o mais podre dos podres pois dele veio vários e vários eventos trágicos ao universo múltiplo. O que nos leva ao próximo vilão da lista.

04 ANTI-MONITOR –  Sua presença no multiverso está completamente atrelada aos eventos patrocinados por Krona. Ele é a encarnação da maldade pela maldade. Seu desejo é exterminar o universo múltiplo. E na boa, ele conseguiu isso por bons 25 anos, até a porra-louquice editorial da DC resolver trazer o multiverso de volta em Crise Infinita (só pra reboota-la em New  52). Para que explicações ou personalidade quando se é um gigantesco ser de aparência bizarra e assexuado? Pensando bem, se eu tivesse a fuça do Anti-Monitor também sairia por aí destruindo tudo. E verdade seja dita; naquela época , anos 80, se eu pudesse também destruiria o multiverso.

03 CORINGA – O cara é doido de pedra. Matou o Robin que deveria continuar morto. É um dos poucos que sabe rir de si mesmo. Conseguiu ser tão popular quanto seu antagonista. É icônico. Ganhou um Oscar póstumo. Foi escrito pelo Alan Moore. Aleijou Barbara Gordon. Sua presença em qualquer capa gera no minimo expectativa e curiosidade. É como pizza e sexo: mesmo ruim é bom! Um dos vilões mais “fodões” do mundo, sua presença é capaz de gelar o sangue até do colega mais casca-grossa, porque ele é totalmente imprevisível. Coringa rules!

02  DARKSEID – Ele é o fim de tudo. Darkseid é o mal eterno (ele estará fazendo suas maldades no século XXX). Ele é o MAIOR vilão da DC. Senhor absoluto de Apokolipse e conquistador supremo do universo. Todos tremem ante sua presença.  Dotado (ups!) de força e resistência descomunais, raios ômegas que saem de seus olhos e que  são impossíveis de errar os alvos e senhor da mais temida força de guerra de qualquer galáxia. Todos saúdam Darkseid. Entre outras “obras” da mais pura maldade, já praticou: Uma lavagem cerebral no Superman; Matou parte da população de Amazonas da ilha Paraíso; Causou a morte de 2.000 Lanternas Verdes , que invadiram Apokolipse; Além de hipnotizar toda a população da Terra em Crise Final usando a, pasmem, internet.  Pra quem não sabe Crise Final deveria ter sido o estopim do rebootamento da DC, se não tivessem amarelado e jogado o reboot pro futuro com a insossa Flashpoint ele teria sido o fim e o inicio do universo DC (e não aquele arremedo de vilão que é o Prof. Zoom). Não é pouco.

01 DAN DIDIO – TEMAM Dan Didio, o louco. Capaz de atazanar até o mais tenaz dos artistas da editora. Capaz de faze-los pegar as malas e partir pra concorrência. Didio o verdadeiro destruidor de mundos, continuidades e gibis. Ruim como editor consegue a proeza de ser pior como roteirista.  Dan Didio é a verdadeira maior  ameaça ao universo DC.

Bem, é isso. Espero que tenham gostada. Até breve!

Anúncios

33 comentários sobre “TOP TEN – OS MAIORES VILÕES DA DC DE TODOS OS TEMPOS

  1. Vcs n manjam n moral sabem quem é o Lobo não man? o cara ja derrotou o Super-man e só perdeu pro Wolverine pq o vencedor foi escolhido por votação.. O mlk é imortal, tem super força, armas espacias e alto fator de cura… além de ser um pscicopata louco que matou sua especie inteira…

    Curtir

  2. Meu primeiro comentário aqui, mas foi porque eu não resisti… Ri demais da primeira posição e concordo fortemente com isso xD
    Ainda mais quando dizem que ele é o principal fator para o Wally não voltar ò.ó

    Curtir

  3. Tah (ou tava) rolando uma votação no site da dc, sobre viloões, tem alguns desses lá

    Gostei da lista, mas acho q não colocaria a Jean Loring, foi pontual… faltou colocar a Irmandade Dadaísmo hahaha

    E não entendi a relação Brainiac x Moisés, não seria Noé?

    Curtir

  4. Estou perplexo..um top teen deveras desarmonioso com minha expectativa.Oque eu esperava:10:Styx; 9:Lobo;8:DarkSide;7:Braïniac;6:Exterminador;5:Anton Arcanne;4:Solomon Grundy[terra2];3:Lex Luthor;2:Coringa;1:Adão Negro.Espero que no proximo top teen Dan Didio já esteja morto.Eh,eh,eh….

    Curtir

  5. Toç bem bacana. Senti a falta do Vandal Savage, Mordru e Extemporâneo, mas já ficam idéias pro futuro. Ótima pesquisa e os comparativos (racjei o bico no Leleco) foram o diferencial.

    Curtir

  6. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda: Mulher Maravilha #13

    Terça: Surpreendentes X-men

    Quarta: Top 10…

    Quinta: O que aconteceria se…

    Sexta: Once upon a time

    Sábados: Novos Deuses de Jack Kirby

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s