Wolverine e os X-men #19 – Aberta a seleção para novos profissionais!

por Venerável Victor  “professor de macaco”  Vaughan

O conflito entre Vingadores e X-men finalmente acabou, mas a escola Jean Grey continua tentando se recuperar das consequências inevitáveis dessa crise. A diretora Kitty Pryde, em sua função de gerente de talentos do instituto, procura pela professora Escalpo e ao ver seu estado psicológico delicado, a aconselha a desistir de lecionar e isso a deixa com menos uma profissional na sua equipe.  TEM SPOILERS

Um espaço que precisa ser preenchido. Fora isso, a ameaça do Clube do Inferno Juvenil ainda existe. Eles por alguma razão montaram acampamento nas cercanias da escola e usando de um androide, se infiltraram na igreja local, em que a jovem Idie frequenta e envenenaram sua mente, fazendo com que ela agisse diferente de como realmente é. Isso ocasionou o interesse de Broo, que buscando respostas para esse novo mistério, encontrou os membros do Clube e foi atingido fatalmente no fim da última edição.

Jason Aaron, Nick Bradshaw & Laura Martin
Capa de Nick bradshaw

Logicamente, durante todo o tempo que a última mega saga da Marvel esteve em ação, esse título sofreu negativamente de uma forma ou de outra, por mais que seu roteirista, Jason Aaron tenha aqui feito de seu melhor para não deixar a qualidade cair. Mas por meses, apesar de boas histórias, essa revista não supriu as expectativas de seus leitores, especialmente com suas nove edições iniciais sendo tão bem aceitas pelo público. Felizmente isso agora é passado, a grande e bombástica mega-saga-que-vai-mudar-todo-o-universo-da-editora da última semana acabou esse mês e as coisas voltaram para os eixos, como essa revista agora não me deixa mentir.

Essa edição mostra a árdua tarefa de Kitty Pryde em contratar um novo professor para substituir a Escalpo, o que nos leva a hilariantes momentos em que diversos personagens populares da Marvel e outros nem tanto, fazem o que podem para mostrar suas habilidades e o porquê deveriam serem o escolhido. Todos aqui são tratados como alívio cômico, mesmo personagens “casca grossa” como o caça vampiros, Blade. E esse humor maravilhoso contrasta muito bem com outra narrativa na revista, em que Wolverine e Rachel Grey tentam caçar o Clube do Inferno, para que paguem pelo que fizeram com o amado Broo. Cada troca de ação entre essas duas linhas narrativas, acentua a qualidade com que cada uma é realizada pelo autor.

Entre essas duas linhas narrativas principais, temos mais algumas, como por exemplo os alunos da escola Jean Grey no espaço, tentando ajudar no esforço de alívio do sofrimento dos sobreviventes da passagem da Força Fênix, quando esta estava a caminho da Terra, alguns novos estudantes mutantes são apresentados, embora suas participações se restrinjam a apenas um quadro cada, cada um se mostra interessante, cada um em sua maneira, além da tentativa do Fera em salvar a vida de Broo, essa última ação, faz a ligação desse título com o resto do universo Marvel de forma espetacular. Temos a participação de Reed Richards, Tony Stark e até do Peter Parker. É muito bom ver os títulos X interagindo mais com os outros personagens da editora. Por fim, nos é mostrado uma cena entre Escalpo e Groxo, que trará consequências futuras para o título.

NicK Bradshaw voltou para a revista nesse número e seu trabalho enquanto mantiver essa qualidade merece todas as honras que pudermos dar. Sua arte é expressiva e emocional, perfeita para ilustrar o conteúdo desse mês e as cores de Laura Martin como sempre são de um requinte especial, esse título merece os dois. A revista nunca foi fraca, Chris Bachallo é cultuado por muitos e Molina é muito competente, mas Bradshaw é praticamente o preferido dos fãs da revista.

Jason Aaron falou que está aqui para ficar por muito tempo e esperamos que isso seja verdade. A caracterização desse título é talvez a melhor da editora, inúmeros interessantes desdobramentos acontecem o tempo todo e o espaço para o humor e o conflito nunca faltam. Junte tudo isso com uma equipe artística excelente e não é difícil entender porque esse trabalho é considerado um dos melhores da Marvel atualmente.

Anúncios

35 comentários sobre “Wolverine e os X-men #19 – Aberta a seleção para novos profissionais!

  1. Jason Aaron tem o título na mão é tem construido roteiros muito bons, tomara que ele fique no título por muito tempo.

    Curtir

  2. Muito bom texto. Adoro quando você fz coisas que deixam com vontade de acompanhar o gibi. Curto quando a Marvel faz essas coisas de gerar interações entre seus personagens de diferentes núcleos, não em “mega sagas”, ou mesmo para enfrentar ameaças, mas porque todos existem no mesmo universo. Achava legal quando Stan Lee fazia isso nas revistas do Aranha, e embora às vezes isso perca o charme, é bacana quando acontece.

    Curtir

  3. Seu texto mostra que você é fã mesmo da revista,Venerável!Uma nova fase começa no grupo,bem interessante por sinal!As vezes gosto dos desenhos do Chris Bachallo,às vezes não;já do Nick Bradshaw eu gosto,ele desenha muito!

    Curtir

  4. Alivio é o que eu sinto ao ver essa edição. Posso ver que, finalmente, Vingadores vs X-Men é passado e começa agora, verdadeiramente, uma nova era Marvel….
    Eu tive um pouco de receio por parte das tramas. Pensei que tudo ficaria em torno de um ataque à escola e somente isso, mas Aaron consegue criar meios de expandir a trama, e no final vemos algo que profundamente ira apimentar as coisas (algo extremamente necessário depois de tanto tempo sem ter rendido bons desenvolvimentos aos personagens….)
    Bradshaw, devo dizer, nos apresenta linhas perfeitas onde, ate mesmo com Wolverine (escondido em sua mascara) podemos perceber um pouco do que se passa na cabeça dos personagens.

    Curtir

  5. Um texto muito esclarecedor; eu sabia que a revista era boa, mas não TÃO boa assim )po enquanto só sei o que vejo nas suas resenhas, mas agora me deu uma vontade grande de acompanhar desde o começo….

    Putz… tomara que o Fera salve o Bro… mas uma coisa, quebra esse galho pra um velho fã que está afastado há alguns… (queria perguntar isso faz tempo): por que Rachel Summer agora só é chamada de Rachel Grey? Ela ainda é a filha de Scott e Jean vinda do futuro… certo?

    Abraços!!!!

    Curtir

  6. Eu me candidataria… Mas a primeira coisa que ia querer saber antes de pegar a vaga de professora é como o Groxo SOZINHO da conta da limpeza desse campus todo!!! Tá, o cara é mutante e tal, mas para cumprir com essa tarefa só se ele fosse o Mercúrio ou um Celestial!

    Curtir

  7. Uma coisa que adoro nos x-men é quando as historias se passa na escola, adoro o clima de interação dos personagens. Fiquei com saudades de ler esse titulo mutante tem tanto tempo que não folheio uma revista marvel.

    Curtir

  8. Credo… estou mesmo por fora!
    😀
    Então o Wolverine quando foi a cisão não era o director da escola???

    Bom, o meu AvX deve vir a sobrevoar o Atlântico e deve colmatar estas falhas…
    Ainda bem que parece que os títulos voltaram à sua programação normal, este tinha todas as condições para ser bom!
    😉

    Curtir

  9. Chapei com os desenhos do Bradshaw. E a “fila para novos professores” é hilária. Uma coisa que sinto falta e cairia bem aqui são aqueles desenhos que quase ninguem percebe mas fazem referência e homenagem a personagens de outras editoras, mídias e nos legam de surlresa. Aliás o Howard o Pato seria benvindo na Escola!

    Curtir

  10. Essa revista realmente tem sido uma alternativa agradável para quem está cansado do que foi feito com os X-men nos últimos anos, mesmo durante a Vingadores VS X-men, claro que agora voltou para seu potencial máximo. Acho que o Bachallo deve deixar de vez o Título, estando como oficial de Fabulosos X-men, isso é bom, teremos mais Bradshaw, o Molina e talvez um novo ainda melhor, quem sabe? Tempestade está aí, será que ela vai querer dar uns “pega” no Logan já que não está mais com o T’Challa ????

    Make Mine Marvel!!!!

    Curtir

  11. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda: Resenha de Wolverine e os X-men

    Terça: Resenha de Disque H para herói

    Quarta: Arrow

    Quinta: A Jornada de um herói

    Sexta: Batman

    Sábado: Novos Deuses de Jack Kirby

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s