FABULOSOS VINGADORES – #1 A MAIOR ARMA DA TERRA

PrimeiraImpressao_02

por Venerável Victor “O tratador do maior macaco da Terra” Vaughan

Img-de-CapaUAv1Agora que a saga Vingadores VS X-Men acabou, o Capitão América começou a arregimentar uma nova equipe dos “Mais Poderosos Heróis da Terra”. Seu primeiro potencial recruta? Destrutor, o irmão mais novo de Ciclope e considerado um Scott Summers com açúcar. Ele se prova útil durante um ataque do vilão Avalanche em Nova York, onde anunciava que os mutantes estavam de volta no mundo. Muitas vidas foram salvas, mas Avalanche, que sofreu uma espécie de cirurgia cerebral por um misterioso personagem no início da edição, escapou, digamos assim. Originalmente publicado no site Iluminerds. X-men & Vingadores – criados por Stan Lee e Jack Kirby

Rick Remender, John Cassaday & Laura Martin
Rick Remender, John Cassaday & Laura Martin

Já na escola Jean Grey, Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, prestava suas homenagens ao Professor Charles Xavier – morto por um Ciclope possuído pela Força Fênix – colocando flores ao pé de seu memorial. Seu juramento de continuar o sonho de coexistência pacífica entre humanos e mutantes, inspirado pelo bom Professor, é interrompido pela X-Man Vampira. A heroína sulista insulta Wanda alegando que ela é a única culpada por todos os eventos que resultaram na morte de seu líder máximo.

Oito das dezoito capas variantes de Fabulosos X-men #1
Oito das dezoito capas variantes de Fabulosos X-men #1

Vampira tenta absorver alguns dos poderes de alterar as probabilidades da Feiticeira, mas aparentemente falha. Então, alguma coisa realmente acontece, pois  já estamos de saco cheio de acompanhar herói contra herói na Marvel, não? As mutantes sofrem um ataque de uns vilões ridículos, com nomes mais absurdos ainda e uma delas é empalada viva.

A primeira história dessa nova série termina com o misterioso vilão revelado. Trata-se do Caveira Vermelha e, dessa vez, ele vai contra o seu habitual modus operandi de tentar conquistar relíquias de poder, como o Cubo Cósmico ou as Rochas Lunares. Agora ele quer nada menos que a mais poderosa arma da Terra, o cérebro de Xavier.

CR-UncannyAvengers1-01

Alguns julgarão esse novo estratagema tão bizarro quanto os novos uniformes dos nossos queridos heróis. O Capitão América trocou seu visual regular por um muito mais parecido com sua versão cinematográfica. Wanda abandonou o maiô de natação e a capa, por uma calça apertada e uma capa de chuva vermelha. O Destrutor voltou a usar uma versão modernosa do visual que o apresentou ao mundo, criado por Neal Adams. Nessa onda, Vampira voltou para seu “look” original anos oitenta também. Podem soar os alarmes, muito dos clássicos estão de volta, na iniciativa Marvel Now – novo evento para alavancar vendas da editora, que trata de novidade, mas remete ao antigo.

Saindo um pouco da área de domínio do costureiro celebridade Ronaldo Esper, o artista John Cassaday realizou um espetacular trabalho aqui, especialmente nas sequências de abertura da nova revista. Os quadros com as imagens da cirurgia do Avalanche são fascinantemente nervosos, enquanto a sequência em que o Wolverine discursa na cerimônia fúnebre de Xavier são cheios de emoção silenciosa. Sua arte é novamente complementada pelas cores da excelente Laura Martin.

Os roteiros do escritor revelação dos últimos tempos da Marvel, Rick Remender, são muito bons, ele é fera em fazer o balanço ideal entre a ação pregressa de cada personagem ao mesmo tempo em que sempre pavimenta muito bem a estrada para frente. Os componentes dessa nova equipe possuem uma interessante dinâmica, apesar de termos os super expostos Wolverine e Capitão América, muitos outros personagens podem substituí-los no futuro.

Uncanny-Avengers-Zone-002

Remender não se preocupa nem um pouco em fazer com que o Capitão repita seu discurso do fim da saga Vingadores VS X-men, onde admite que poderia ter feito muito mais para ensinar o mundo a respeitar os direitos dos mutantes. É importante lembrar que esse próprio Capitão, já liderou uma equipe de Vingadores que era cinquenta por cento composta de mutantes (Ele, Gavião Arqueiro, Mercúrio e a Feiticeira Escarlate), muito antes dessa “moda” de agora, nos Vingadores #16, de 1965. E para que isso novamente se torne realidade, ele procura pelo Destrutor, alegando que, com a morte de Xavier e a prisão de Ciclope, ele é o melhor porta-voz e representante do grupo de mutantes para a sociedade. A ideia é que as duas equipes trabalhem juntas, pondo em ação um exemplo da cooperação entre as duas espécies.

Nós conseguimos avaliar como isso irá funcionar daqui por diante, quando vemos o Capitão pedir ao Destrutor que atinja seu escudos com suas rajadas de plasma, fazendo com que ele seja arremessado através da cidade até onde o Avalanche estava montando o seu ataque. Agora, como o Capitão sobreviveu a essa aterrissagem?  Suas novas joelheiras!!!

Detalhe: pode parecer meio forçado o Destrutor ganhar toda essa projeção e importância no universo Marvel agora, com a ausência de Xavier e Ciclope e na verdade é! Afinal, o rapaz muito pouco conviveu com o Professor e, na maioria das vezes, estava dando “rolê” no espaço sideral, ao invés de enfrentando centenas de ameaças mortais para sua espécie. Tá certo… O cara teve que aguentar algumas vezes  “malucos” como o Sauron ou o Monolito Vivo atrás de suas energias cósmicas e por um tempo foi líder do X-Factor, mas vamos baixar a bola…

Uncanny Avengers-016

Uma das cenas mais polêmicas da revista acontece quando o irmão mais novo de Scott Summers, vai até onde Ciclope está preso para jogar na cara do destemido líder, o quanto ele desvirtuou o sonho de Xavier – como se Scott já não tivesse que aguentar o Capitão e o Wolverine jogando na cara dele isso antes . Talvez nessa hora o irmãozinho, diversas vezes problemático e irresponsável, devesse ter agido com mais compaixão, pois se trata ali da única família que tem nessa vida e que fez o que fez, enquanto estava corrompido pela Ave-do-fogo-e-da-destruição-louca!

E a melhor fala de todos os diálogos? Wanda dizendo para Vampira:

“Eu estou tão cansada desse discurso constante de martírio”

Muitos dos leitores da editora também!!!! Então, vamos ter esperança de que esse título seja sobre mutantes avançando como heróis aos olhos da sociedade do que sobre mutantes se isolando do mundo ao qual pertencem e se armando até os dentes. E o melhor de tudo? Essa revista está sendo escrita por um autor que tem como fama, a qualidade de fechar histórias de forma tão fabulosa como costuma iniciá-las!

Uncanny-Avengers-1-cliffhanger-with-Charles-Xavier-brain

S_Final

Desterrado-Milagre

Anúncios

21 comentários sobre “FABULOSOS VINGADORES – #1 A MAIOR ARMA DA TERRA

  1. Quando eu li essa primeira ediçao eu estava ainda pensando nos acontecimentos de Vingadores vs X-men e por isso eu fiquei um tanto fechado pra as ideias dessa revista. Mas agora eu vejo que isso ajuda muito na evoluçao das revistas dos mutantes… Mas ainda assim, tem um grande risco de tornar isso um tanto “vingadorizada”.

    Curtir

  2. Para quem acompanhou a fase do Grant Morrison na revisat dos Novos X-men, essa artimanha do Caveira Vermelha de usar o cérebro do Xavier é pura tecnologia dos O-men…. Não que isso tire o brilha da trama, fica sendo também uma homenagem.

    Curtir

  3. Eu tenho duas revistas dos Vingadores que me interessam muito, apesar de que essa é o com o melhor prognóstico. Afinal a segunda é a Vingadores do Jonnahtan Hickman, um excelente roteirista, mas que tem um péssimo hábito de começar muito bem uma fase que nunca dá em nada…. Essa já tem uma sina melhor.

    Curtir

  4. Li essa edição com muita expectativa, talvez por isso tenha me frustrado um pouco. 1 com o uniforme da vampira rs, 2 com os vilões, tanto vilão bom esquecido por ai, pq fazer esses? E o que eles são? Eu anulo poderes? Eu faço furacão? Isso é sério mesmo? Sera que só anulando poderes eles vão tirar a Wanda de ação? Maneiras mais criativas por favor.
    O Destrutor sendo o novo Ciclope da marvel, hum, não, me devolvam o antigo ciclope e voltem com o jeito meio carrancudo do alex em sua boa época de x-factor.
    Concordo com o chega de lamuria mutante, espero que eles estejam ali para algo bem diferente.
    Agora que o professor X perdeu o cérebro, fico na espera do que vão inventar para a sua ressurreição ano que vem.
    E mais uma vez o avalanche morre, é avacalhado, transformado etc. E confesso que tinha um dia esperança de ver um crescimento do personagem, seja em uma equipe de mutantes como a saudosa Irmandade de Mutantes (que eram coadjuvantes de peso) quanto em uma possivel tentativa de redenção em uma equipe X da vida por ai.
    No fim achei Fabulosos 1, não tão fabuloso assim.

    Curtir

  5. Áhhh… gostei desta primeira impressão! Mas ainda não estou convencido!
    Mas para já uma coisa boa, não está sendo escrito pelo Bendis, nem desenhado pelo Yu. Só por isso vale a minha nota de boa vontade em descobrir mais deste título…
    😀

    Abraço

    Curtir

  6. Lord… esse final é sério? Meu coração até parou agora O_o

    Muito boa a matéria e fiquei curiosa!

    Ps: Adorei a neve ^^

    Curtir

  7. Destrutor substituindo o Ciclope. Mas é claro. Tem gente que não vai com a cara dele, mas eu acredito no seu potencial. Tá certo que a X-tinction Agenda lascou com a vida dele anos atrás mas a redenção veio com o X Factor. Dá prá acreditar que esse título tem mais potencial que All New mas ainda estou com o pé atrás. Os deaenhos do Cassaday me remetem ao Planetary. Que saudade….. mas essa é outra história. E que venha a melhor equipe do mundo. E muito obrigado Venerável. Esse foi um grande presente antecipado de Natal!

    Curtir

  8. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Fabulosos Vingadores #1

    Terça – Cavaleiros Demoníacos

    Quarta – Arrow

    Quinta – Top 10 Maiores Cientistas dos Quadrinhos

    Sexta – Frankenstein Agente da S.O.M.B.R.A.

    Sábado- Novos Deuses de Jack Kirby

    Domingo – Arte do devoto
    TARDIS

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s