O que é o Natal? E o que esperar do Ano Novo?

_0010_Setimo Ceu

Por Leticia “Nimphadora” Fiuza

430880_435057829880655_691424977_nHey Devotos! Já é ANO NOVO! (Ou quase!)

Nada como as festas de fim de ano… Época de doação, renovação e amor! Não é? Todos de corações puros e cheios de esperanças para o ano vindouro, novas chances, novas descobertas!

Todo mundo nessa época se divide num mar de consumismo e benevolências. Muitas campanhas de doações, muitos shoppings cheios… Mas vocês sabem por que o costume de presentear na época do natal?

_Esse costume vem da época dos povos pagãos, que realizavam seus ritos de agradecimento pelo ano que tiveram, e davam ‘presentes’ para os deuses, muitos deles pendurando em árvores (sim, isso deu inicio a tradição das Árvores de Natal).

E por que o Natal é comemorado no dia 25 de Dezembro, pois se não há registros que comprovem o nascimento de Jesus para essa data? (de acordo com a Bíblia e alguns fatores que precedem o nascimento, ele aconteceu entre março e abril).

_Foi uma data escolhida por ser simbólica. Dia 21 de Dezembro ocorre o Solstício de Inverno, o Yule. Foi a primeira festa sazonal comemorada pelas tribos neolíticas do norte da Europa, e é até hoje considerado o inicio da roda do ano por muitas tradições Pagãs. Dia 25 de Dezembro era celebrado o dia de Mitra, que representava a luz (Sol), o bem, a libertação da matéria, para as mitologias persa, indiana e greco-romana.  E na mitologia egípcia, Osíris. Ou seja, se formos ver todas as culturas do mundo, até mesmo na China temos uma divindade vinda ao mundo nessa data. A partir dessas datas, a nova igreja Católica, escolheu a data hoje mundialmente comemorada como Natal.

Mas isso diminui o significado dessa data para nós? Claro que não! Em todas as culturas é basicamente a mesma mensagem: Amor, renascimento, liberdade, luz, bem e doação. Só temos de levar isso adiante conosco por TODO O ANO e não apenas no dia 25. =D

Então, vamos nos divertir, vamos ser felizes e levar felicidade e não nos esquecer de dedicar um tempinho desse dia para agradecer nossa divindade de coração por todos os presentes que recebemos durante nossa vida!

Agora que a tia chata já falou de história e religião, vamos para segunda parte desse post, dicas de filminhos legais para uma passagem de ano bem legal. Afinal, feriado, férias, tudo bom começando e não é todo mundo que curte saídas, praias ou festanças… hohohoho…

Filmes para aproveitar os feriados:

rise 1º) A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians, 2012)

Baseado na série de livros de William Joyce, The Guardians of Childhood, que reúne ícones das fábulas e dos contos de fada. Jack Frost, North (o Papai Noel), Bunnymund (o Coelhinho da Páscoa), Tooth (a Fada do Dente) e Sandy (Sandman) terão que juntar forças para derrotar Pitch (o Bicho Papão), um antigo espírito que tenta afundar o mundo nas sombras eternas. Ainda está nos cinemas.

Opinião da Bruxa: A melhor animação do ano e dos últimos 2 anos, principalmente com esse tema. O filme é encantador, divertido, mágico e emocionante, sem ser piegas.

Trailer: http://youtu.be/8yY2It-Oh0U

espresso 2º) O Expresso Polar (The polar express, 2004)

Uma história simples e emocionante sobre um garoto que não acredita mais em Papai Noel. Na noite de Natal, ele encontra-se em seu quarto, frustrado, quando escuta um terrível estrondo. Ao se aproximar da janela, vê um trem negro, brilhante e barulhento parado bem em frente à sua casa. Saindo à rua de pijama e chinelos, depara-se com o condutor do trem, que parece estar só esperando por ele. O trem está indo para o Pólo Norte. Durante a viagem ele conhece outras crianças, cada uma em sua jornada pessoal para descobrir o que lhe falta para ser completa.

Opinião da Bruxa: Toda criança ia querer uma viagem como essa e garanto que muitos adultos por ai. O filme parte da simplicidade e inocência, e por isso mesmo, se torna tão fantástico e grandioso.

Trailer: http://youtu.be/F3xyWxPMG7o

esqueceram3º) Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990)

Kevin McCallister, um garoto de oito anos, foi esquecido acidentalmente por sua família na pressa da partida para uma viagem de Natal. Sozinho, surpreende-se com a chegada de dois ladrões vagabundos tentando invadir a casa. Mas o menino terá uma maneira bem especial de recepcionar esses invasores.

Opinião da Bruxa: Quem nunca se imaginou no lugar do pequeno e ainda fofo Macaulay Culkin? O filme tem tudo para agradar, roteiro de John Hughes, muita engenhosidade, festas, coisas malucas e, claro, um final doce e com uma lição de moral bem dada. Saudades dos anos 90…

Trailer: http://youtu.be/oGrLLn4nooQ

scrooge4º) Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol, 2009)

 Ebenezer Scrooge começa as férias de Natal como de costume, mesquinho e de mau-humor, berrando com seu fiel assistente e com seu alegre sobrinho. Mas quando os fantasmas dos Natais Passados, Presente e Futuro o levam em uma surpreendente jornada que revela as verdades que o velho Scrooge reluta em enfrentar, ele deve abrir seu coração para desfazer anos de maldades antes que seja tarde demais.

Opinião da Bruxa:  Já vi outras versões desse conto de Charles Dickens, mas foi essa animação da Disney que conseguiu, para mim, passar melhor a mensagem dos fantasmas. Talvez por não ter as limitações de um filme comum. E a história é acima de tudo linda!

Trailer: http://youtu.be/rmvRubnJyPw

jack5º) O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare before Christmas, 1994)

Jack Skellington é um ser fantástico que vive em Halloweentown, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte, mas, após mais um dia das bruxas, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da cidade e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Halloweentown, sem ter compreendido bem o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel e fazerem seu próprio Natal.

Opinião da Bruxa: Amor puro! Esse filme é duplamente festivo, representa tanto o Halloween quanto o Natal e é encantador. Por mais que seja ambientando numa cidade de monstros, o sentimento que o filme nos passa é felicidade, inocência e bem. E mais, que o bem sempre prevalece no final.

Trailer: http://youtu.be/ZDnrf8wzwas

 E vocês, tem alguma dica?

Espero que tenham tido um lindo Natal, que nesse ano que se inicia, o renascimento de todas suas esperanças aconteça e que elas cresçam e brilhem como o sol. E 2013 estaremos juntos novamente!

FELIZ ANO NOVO!!

Anúncios

4 comentários sobre “O que é o Natal? E o que esperar do Ano Novo?

  1. Semana passada teve uma enxurrada de “Esqueceram de Mim” na TV paga, se não me engano na quarta-feira. Passou o primeiro e segundo de uma vez só!!!!!! Mas foi ótimo relembrar esses títulos!!!! Bom ano novo prá todos os devotos e devotas e que em 2013 a gente possa estar cada vez mais unido 9seja prá ver coisa boa ou toskeira!!! O que vale é se divertir!!!! E eu preciso tomar coragem prá ler A Ascenção do Governador e passar os comentos pro povo aqui!!!!)

    Curtir

  2. Também adorei o texto… incrível como as culturas antigas acabam se mesclando e ganhando novos significados… é muito ter conhecimento de onde vêm as coisas….

    Ah, de todos esses filmes, “O Estranho Mundo de Jack” é meu favorito, mas “Esqueceram de mim” marcou minha infância… fazer o quê…? rsrs

    Parabéns pela ótima matéria!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s