Por Carlos “ainda verde e sem arco” Lenilton
Eis que estamos de volta à série Arrow, este enorme sucesso de público e crítica da Warner Channel. No episódio de hoje intitulado “Legacies” veremos uma interessante mudança de comportamento por parte de Oliver Queen.
Nossa história começa com uma cinematográfica cena de assalto a banco realizada por uma muito bem revisitada Royal Flush Gang (aqui sem poderes mas imediatamente reconhecível através de suas máscaras pintadas com motivos de jogo de cartas). Um policial a paisana tenta impedir o assalto e é crivado por balas por um dos membros da gangue, um alarme é acionado e imediatamente a polícia de Starling City chega ao local. Porém o cerco não impede os ladrões de saírem com toda a grana do cofre do Staralig City Trust pois para despistarem os homens da lei uniformizam todos os reféns com máscaras iguais as suas (semelhante aos filmes “Um Plano Perfeito” e “V de Vingança”) enquanto fogem por um túnel no cofre a la os assaltantes do Banco Central de Fortaleza.
Nisso, Oliver treina Dig para torna-lo um parceiro a sua altura no combate corpo a corpo enquanto já prepara mais uma investida contra um dos chefes do crime de sua cidade. Desta vez o nome da lista é Scott Morgan que comanda o abastecimento de água e energia em Glades, um inescrupuloso mal feitor que não hesita em aumentar os preços em épocas difíceis como o inverno e cortar a energia de quem não paga. Dig tem outros planos: ele quer que Oliver investigue e prenda a Royal Flush Gang que vem há três anos roubando bancos em várias cidades. Oliver nega alegando que não combate “crimes de rua”, que isso é apenas um sintoma dos problemas da cidade e ele quer curar a doença, no mais a mais crimes comuns acontecem o tempo todo e ele pouco poderia fazer para impedi-los. Dig contra argumenta habilmente e joga na cara de nosso herói que ele “deveria pensar além das páginas do diário de seu pai” e que além disso “tem uma visão limitada do que é ser um herói” abatido Oliver fala como se quisesse convencer a si próprio: Eu não sou um herói.
Mudando um pouco de ares tomamos consciência que o escritório onde Dinah Lance trabalha está mal financeiramente e esta é uma hora bem infeliz para Merlin tentar “xavecá-la”. Quem sabe uma outra hora, Tommy? Sem ter mais o que fazer ele parte para a residência de Oliver apenas para vê-lo sair sem dar-lhe atenção (pois acabara de receber uma ligação de Dig sobre a entrada no hospital de ninguém menos que Scott Morgan)… sobra para Thea ouvi-lo falar sobre amor não correspondido e blá blá blá mas não é que a “ligeirinha” dá uma tacada dentro e aconselha muitíssimo bem T. Merlyn.
“Ache algo importante para ela e torne isso importante para você”.
Ao chegar no hospital, pilotando uma belezura de moto, Oliver toma conhecimento que o telefonema de Dig era apenas um ardil para que este se sensibilizasse com o estado do policial Stan Washigton baleado pela Royal Flush Gang. E funciona. Oliver fica decidido a pegar a quadrilha de ladrões. Sendo assim temos na figura de Dig algo além de simples parceiro, ele passa a ser uma espécie de consciência para Oliver. Muito boa sacada dos roteiristas para humanizar um pouco o Arqueiro.
De volta a “Bat-Cave” Oliver decide que é hora de buscar pistas sobre os assaltantes de banco e resolve invadir a central de polícia em busca delas. Audácia nem é a palavra aqui pois a facilidade com que o Arqueiro Verde entra e sai da delegacia com informações é tamanha que até eu tô pensando em dar um pulinho lá. Mas nervermind, já falamos demais dessas necessidades habituais de roteiros para fazer a história andar…
Voltando a Tommy Merlin e sua paixão ele mostra que entendeu bem o conselho de Thea Queen e oferece-se para patrocinar uma festa beneficente para arrecadar recursos para a agencia de Dinah. Ponto pra você rapaz, use mais a inteligencia e um pouco menos o cartão de crédito. Dinah com um lindo sorriso agradece.
Voltando a Oliver Queen. Este encontra-se com sua família em um almoço recebendo convidados de sua mãe (que anda bem quieta desde que tomou um pé na bunda do maridão) enquanto outro banco de Starling City é roubado. Após receber a notícia retira-se educadamente da mesa e parte com Dig para o confronto. Enquanto a polícia age como de costume (cercando e entrando pela frente do banco como acontece nos filmes e séries) o Arqueiro Verde parte para o subsolo a espera que a gangue tente novamente escapar por túneis, e bingo! No confronto que se segue, Oliver não prende ninguém mas consegue resgatar toda a grana roubada. Desta vez a Royal Flush Gang saiu de mãos abanando.
Indo mais fundo nas informações conseguidas na Central de polícia, Oliver chega ao nome de Derek Reston e descobre que trata-se de um ex-funcionário de seu pai que junto com outros 1.500 empregados da Queen Aços perderam tudo graças aos trambiques do velho Queen. Sentido-se culpado pelas más ações do pai, Oliver vai ao encontro de Derek oferecer-lhe a chance de fazer a coisa certa. Ao encontra-lo em um dos bares da região de Glades Oliver se desculpa pelo pai e oferece emprego para Derek. Este porém rejeita. Oliver sai deixando seu cartão em suas mãos e uma escuta em sua jaqueta.
Redwood United Bank, este é o banco que tentarão roubar descobre Oliver Queen pela escuta deixada com Derek reston. É hora de parar definitivamente com as ações do bando. A cena que se segue não chega a empolgar visto que nenhum dos membros da gangue é especialista em artes marciais, trata-se apenas de uma família unida na desgraça e no crime. Derek Reston perde a vida com um tiro dado pelo segurança do banco que não atendeu ao pedido para ficar de fora feito pelo Arqueiro Verde. A polícia chega. Fim para o bando.
E para Oliver Queen fica a valiosa lição de que há mais de uma maneira de salvar a sua preciosa Starling City.
Até a próxima!
CURIOSIDADES:
Gangue Royal Flush – Criada por Mike Sekowsky e Fox Gardner, é um grupo de super-vilões com base em um terno de cartas.
Yao Fei – Nos quadrinhos é membro do supergrupo chinês “Os Dez Grandiosos”.

Poxa as resenhas estão fodas,elas não vão voltar não?
Obrigado O Santuário, conheci o site essa semana e já amei 🙂
CurtirCurtir
Ótima resenha! É bom tirar o Oliver do diário de seu pai, às vezes, para que isso não se torne repetitivo demais!
CurtirCurtir
Esse episodio foi o que melhor aproveitou os vilões. Constantine Drakon, China White e o pistoleiro poderiam ter sido melhor aproveitados
CurtirCurtir
Essa série é muito boa para quem é fan de quadrinhos!Estão conseguindo aproveitar todos os personagens muito bem.
CurtirCurtir
Gangue Royal Flush muito tentaram estorvar os Titãs …… Só tentaram
CurtirCurtir
Ótimo aproveitamento dos personagens dos quadrinhos na série, e não é a primeira vez… Caçadora, Exterminador e outros ainda podem dar as caras… gostei muito da mudança de atitude de Oliver, mostra que ele não está apenas em sua cruzada pessoal, mas no caminho para se tornar o herói que está destinado a ser…
Arrow tem vários pontos muito acertados e acho que, embora as comaprações com Smallville no começo tenham sido inevitáveis, ela já a superou em maturidade e segue certeira em direção ao alvo! 😉
CurtirCurtir