Fracasso de Público – Heróis mascarados e amigos encrencados

_0017_Cidade-do-Pecdo

por Carlos “fracasso público” Lenilton

Img de CapaFracasso de Público é simplesmente espetacular. Encontrar pontos negativos é algo absurdamente difícil nesta obra de Alex Robinson, que, devo reconhecer, era um ilustre desconhecido para mim. Se não fosse uma Graphic Novel, seria um excelente livro de qualquer forma.

A obra trata do dia a dia de um grupo de quatro jovens adultos: seus sonhos, namoros, trabalhos, desilusões, ansiedades. Tudo com seriedade, mas sem sisudez. Na verdade, tem muito humor… assim como na vida. A história é super crível. Não há nada de extraordinário – no sentido de ser fora do normal -, mas acompanhamos as vidas, por vezes espetacular, de seus personagens. E, se isso já não fosse por si só suficiente, ainda temos como sub-enredo da trama os bastidores obscuros da indústria de quadrinhos (nesse ponto, vale indicar o livro Homens do Amanhã, de Gerard Jones). Impossível não lembrar de Jack Kirby, Jerry Siegel e Joe Shuster entre outros.

Nossos quatro protagonitas são tão reais que é impossível não nos reconhecermos neles (ou alguém que conhecemos), principalmente, se você for um nerd com aspirações artisticas. Senão, vejamos:

Sherman Davies tem o sonho de se tornar escritor. Vive enviando seus contos para diversas editoras e sempre levando um “não” após o outro. Trabalha numa livraria e odeia sua rotina e sua chefa. Acomodado, não procura outro emprego e segue trabalhando em um lugar que não gosta.

fracasso-de-publico-1

Jane Pekar é uma quadrinista profissional. Está trabalhando na biografia em quadrinhos de Emma Goldman. Vive com o namorado e aluga um quarto pra ajudar nas despesas.

Stephen Gaedel é professor de história, tem dois metros de altura e a candura de um menino. Namora Jane Pekar e deve ser o único personagem na história que não tem aspirações artisticas (salvo uma popular propaganda que fez quando criança e que o persegue até os dias de hoje).

Ed Velasquez é um talentosíssimo quadrinista que aguarda sua grande chance. Enquanto ela não chega, trabalha como assistente de arte de um grande profissional dos quadrinhos do passado e que vive, agora, no ostracismo. Isso porque teve sua principal criação “garfada” pela editora onde trabalhava.

Todos tem seu espaço na história. Eles tem vida nas mãos de Robinson. O trabalho de construção dos personagens é magnifico. Os personagens são únicos e, inclusive, na linguagem corporal. Mas, neste primeiro volume desta trilogia, quem mais se destaca é Ed Velasquez em sua campanha para ajudar Irving Flavor, que teve sua principal criação, Nightstalker (impossivel não lembrar do Batman), roubada pela editora Zoom Comics.

É sério gente! Não deixem de ler esta obra-prima!

Serviço:

Título: Fracasso de Público – Heróis mascarados e amigos encrencados (Gal Editora) – Edição especial

Autor: Alex Robinson (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 38,00

Número de páginas: 240

Data de lançamento: Novembro de 2009

S_Final

Anúncios

9 comentários sobre “Fracasso de Público – Heróis mascarados e amigos encrencados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s