OS CAMPEÕES – “Um novo começo” PARTE 3

_0004_Midgard

por Pedro Bouça

Img-de-Capacampeões3E vamos para o segundo volume dos encadernados americanos de The Champions, que inclui o resto da série e várias outras histórias em que eles foram “astros convidados”:

Da última vez que vimos nossos amigos campeões, eles tinham visto seu arquiinimigo Rampage explodir na sua frente (ele melhora, infelizmente), sido surrados por um grupo de comunas revoltados e salvos quando uma deles mudou de lado, quase morrido por causa de um jato malfeito e derrotado os monstros espaciais mais manés deste lado da Via Láctea.

Mas importante, a série finalmente conseguiu um time criativo (relativamente) estável com Bill Mantlo no argumento, um jovem John Byrne na arte e Bob Layton na arte final! Será que é agora que a série decola? (SPOILER: Não!)

Bill Mantlo & John Byrne
Bill Mantlo & John Byrne

Os Campeões voltam para Los Angeles para encontrar o Golias Negro lutando contra o… Hã… “Poderoso” Metalóide.

O grupo ataca o vilão, com sua única integrante eficiente, Estrela Negra, rapidamente destruindo a arma deste. Revoltado, Metalóide surra os Campeões (é…) e foge. Humilhado por ter sido derrotado duas vezes por ele, o Golias Negro vai atrás do cara para uma revanche (ele derrota o Metalóide off-camera lá pelo final da edição, a maior façanha heróica de sua carreira!) enquanto o resto da equipe vai cuidar da vida.

De volta ao seu QG novinho em folha (mais sobre esse QG adiante), Os Campeões FINALMENTE encontram a famosa Menininha Misteriosa, que lhes entrega o Pacote Misterioso. Antes que possam se aprofundar no mistério, aparece literalmente do nada a entidade cósmica conhecida como O Estranho e explica tudo.

champions12

É simples, vocês lembram da clássica Silver Surfer #5 (primeira série), em que o Estranho planta uma bomba na Terra e acaba enfrentando o Surfista Prateado enquanto um amigo do Surfista, Al Harper encontra a tal bomba e sacrifica a vida para a desativar? Uma das melhores HQs que o Stan Lee fez na vida? Aliás, uma das melhores HQs de super-heróis de todos os tempos? Lembram? Pois bem, segundo esta história aqui, a bomba não foi desativada. Al Harper morreu em vão!

Estão sentindo isso? Essa sensação de ter sua infância sendo violentada? É a mesma que eu tive.

MANTLO MALDITO! DEVOLVA MINHA INOCÊNCIA!!!!

Ah, como eu odeio a Marvel dos anos 70!

Bem, depois do inevitável combate com o grupo e de casualmente destruir uma das melhores HQs que a Marvel já publicou, o artefato, que não é bem uma bomba e tem um funcionamento que é tão confuso e absurdo que não vale a pena explicar, é ativado e o Estranho não tem outro remédio senão mandar os Campeões para outro planeta atrás do bastão místico de Kamo Tharn, um vilão cósmico (cego!) meia-boca que Hércules já enfrentara antes. A edição termina aí, enquanto milhares de fãs antigos da Marvel estavam ocupados criando bonecos vodu de Bill Mantlo…

729015

A edição seguinte, pela mesma equipe criativa, começa com Hércules recordando que ele JÁ tinha derrotado Kamo Tharn anteriormente e, por conseguinte, o tal bastão estava… Na Terra. Brilhante. Com isso, começa uma batalha inútil entre a equipe e os servos do vilão. A única integrante competente do grupo, Estrela Negra, usa seus poderes imensos e pouco definidos (sério, a garota consegue fazer quase qualquer coisa!) para reabrir o portal que os trouxe até lá e voltar, seguida pelo Homem de Gelo (caidinho por ela, compreensivelmente). O resto do grupo fica para trás, lutando contra as criaturas de Tharn.

Nesse meio tempo, Bill Foster entra no QG dos Campeões e encontra o Estranho usando seus poderes para retardar o efeito da bomba. Ele tenta destruí-la, mas é surrado pelos robôs que esta cria para se autodefender. Não fique triste, Golias, pelo menos você derrotou o Metalóide…

view

Enquanto isso, Tharn usa seus poderes para mandar os Campeões para o Inferno, onde estes morrem um a um até que resta apenas o Anjo. Ou não? O Anjo se toca que um vilão mané como Tharn não conseguiria derrotar nem os Campeões e que tudo é uma ilusão, liberta-se e surra o cara (sim, o Anjo!).

Nesse momento, Estrela Negra volta à Terra, encontra o Estranho, explica-lhe a situação e ele usa seus poderes para localizar o bastão (podia ter feito isso ANTES de mandar os Campeões pro outro lado da galáxia, né?). Este está no armário de limpeza do hospital do Dr. Donald Blake, sendo usado como vassoura. Estrela Negra o recupera e o utiliza para salvar a Terra. O Estranho então traz os Campeões de volta e se manda.

Talvez devessem ter mudado o nome da série para “Estrela Negra e seus amigos inúteis”…

Champions14Cover

Enfim, na edição seguinte Layton é substituído por Mike Esposito, cujo estilo combina mais com a arte de Byrne, que chega a seu auge na série.

A história começa de forma típica para os Campeões: Hércules e Homem de Gelo são atacados pelo sistema de defesa do seu próprio QG.

Nesse meio tempo, a Viúva Negra, Estrela Negra (que eu só notei agora, mas desenhada por John Byrne ganha uma curiosa semelhança com a Valentina de Guido Crepax, bem diferente do habitual do artista!) e o Motoqueiro Fantasma estão no porto para se despedir de Ivan Petrovitch, que decidiu voltar à Rússia para encontrar seu filho. Mal ele entra no navio, porém, ele é sequestrado pela KGB e NUNCA MAIS APARECE NA SÉRIE!

O que aconteceu a Ivan Petrovitch? Ele é pouco mencionado na web, mas PARECE ter sobrevivido a isso, embora eu não faça ideia de como! Alguém sabe?

Também segundo a web, o filho dele foi igualmente capturado e mandado para a Sibéria, de onde não parece ter saído. Bem feito!

Depois da partida do navio, os Campeões encontram uma figura misteriosa sendo atacada por abelhas robóticas gigantes (!). Eles destroem os robôs, mas o sujeito é morto por uma figura mais misteriosa ainda, que não consegue se apossar de sua maleta porque esta foi coberta de inseticida (!). Eventualmente os Campeões encontram o corpo e descobrem que ele era um agente da Interpol. Eles levam a maleta para o QG para analisar.

No QG, o sistema de segurança do grupo continua atacando Hércules e Homem de Gelo. Este também é atacado pela armadura vazia de Rampage (!), controlada remotamente pelo sistema de segurança. Ela se mostra tão eficiente quanto era com Stuart Clarke dentro e é rapidamente derrotada. Com o sistema de segurança finalmente desabilitado, o Homem de Gelo descobre que este, projetado por Bill Foster (mas quem fez a nave afinal?), foi mais uma vez construído com materiais defeituosos pela empreiteira (que não é nomeada, então vamos dar o nome fictício de Odebrecht) e por isso está dando esses problemas catastróficos.

Champions147

Nesse momento o grupo que estava no porto chega, a tempo de ver o Anjo chegar esbaforido dizendo que milhões de abelhas assassinas aproximam-se da cidade!

champions15

A história continua no número seguinte, pela mesma equipe criativa. O responsável pelo ataque de abelhas a Los Angeles aparece no QG dos Campeões e se revela como o Enxame (em sua primeira aparição!). Ele também conta sua origem, um primor de surrealidade.

Fritz Von Meyer, um antigo apicultor nazista (!) descobre uma estranha radiação vinda de um meteorito capaz de tornar abelhas mais inteligentes. Ele a tenta utilizar para criar uma raça de superabelhas arianas (!!), mas o tiro sai pela culatra e ele é morto por suas criações que, no entanto, absorvem a sua inteligência (!!!) e o transformam em um ser constituído por abelhas (!!!!). Porém a rainha da colméia é sequestrada pelo agente da Interpol (!!!!!), que a prende em um bloco de âmbar (!!!!!! x 10^23, não era mais fácil ter MATADO a porcaria do bicho?), que é o que o Enxame estava à procura desde o começo.

Ele recupera o âmbar (o quê? Vocês achavam que os Campeões iam impedi-lo?) e liberta a rainha, que imediatamente cresce para dois metros de comprimento (NÃO HÁ EXCLAMAÇÕES O BASTANTE). Enxame, obviamente, manda a rainha gigante atacar… Hércules!

Enxame, meu querido, você acha mesmo uma boa ideia mandar o ser DE CUJA EXISTÊNCIA VOCÊ DEPENDE atacar o maior matador de monstros da mitologia, capaz de esmagar um tanque de guerra com as mãos nuas? Tem certeza? Já sei porque você se identifica tanto com as abelhas, é porque você tem cérebro de abelha!

O Hércules até pega leve com a abelha. “Apenas” a arremessa para uns 200 quilômetros de distância. O resto das abelhas vai atrás da rainha, abandonando o corpo de Enxame, que se desfaz em uma pilha de ossos.

Espere, mas se as abelhas seguem sua rainha, como foi que não pegaram o agente da Interpol que a “sequestrou” na hora em que ele fez isso? Que raio de lógica é essa? Ah, deixa para lá.

História divertida, se você desligar o cérebro para ler.

As histórias seguintes são de outros títulos, apenas com participação dos Campeões. Vou fazer um resumo rápido.

Iron_Man_Annual_Vol_1_4

Em Iron Man Annual #4, por Mantlo, Tuska (que tinha contratualmente de desenhar todas as aventuras do ferroso nos anos 70 ou algo assim) e o arte-finalista Don Perlin, o Homem de Ferro se junta aos Campeões (depois, claro, de invadir seu QG sem ser molestado pelos sistemas de segurança defeituosos e de um mal entendido que o leva a surrar o Motoqueiro Fantasma) para enfrentar MODOK e a IMA. A aventura é bem menos divertida do que parece e é a típica HQ de super-herói dos anos 70. Não fede nem cheira.

Avengers_Vol_1_163

Em Avengers #163, por Jim Shooter, Tuska (mais uma vez!) e Pablo Marcos, o Homem de Ferro novamente enfrenta os Campeões, agora intencionalmente. Obrigado pelo olimpiano renegado Tufão, que fez o então Vingador Fera de refém, o ferroso ataca Hércules, Homem de Gelo e Viúva Negra. Usando a cabeça, ele os atrai até a mansão dos Vingadores, onde os heróis se unem para derrotar o vilão. Um interlúdio desinteressante no meio da geralmente ótima fase dos Vingadores de Shooter (então entre o primeiro combate com Ultron, desenhado por George Pérez, e a clássica e nunca republicada batalha com o Conde Nefária, desenhada por John Byrne!).

 Mas a história seguinte, essa sim, seria REALMENTE boa! Esperem para ver…

A163_IMvsChampions

Parte anterior dessa matéria, aqui!

S_Final

Comente

Anúncios

32 comentários sobre “OS CAMPEÕES – “Um novo começo” PARTE 3

  1. Essa situação da Estrela Negra podendo fazer quase tudo me lembra do Ajax/Caçador de Marte da DC, que virou um personagem extremamente poderoso porque à cada história o roteirista tirava um poder novo do cu, já que não conseguia pensar numa maneira inteligente de resolver uma trama.
    É aquilo, na ficção se algo não tem resolução, inventa-se uma. O que é uma faca de dois “legumes”.

    Curtir

  2. Ah, o pega entre Vingadores e Conde “Superman” Nefária, publicada no Brasil em Heróis da TV 85 da Ed Abril, foi republicada pela Panini, pelo menos a segunda parte, numa edição especial comemorativa dos 40 anos (ou mais) de Marvel no Brasil.

    Curtir

  3. Nada de darem crédito para a Estrela Negra nas capas. Será porque a Viúva Negra já cumpria a cota de comunistas que podiam aparecer como membros principais de um super grupo americano???

    Obrigado Marvel, Mantlo e Bouça por fazer a minha vida mais divertida!!!

    Curtir

  4. Bem típico da Marvel e também da ideia que se tem/tinha do que é “matéria negra” , como não se sabe o que diabos esse poder poderia conferir ao usuário, na dúvida, deixemos ela fazer praticamente tudo! auahuahauahauahauah Parabéns por essa terceira parte!

    Curtir

  5. Eu adoro vir aqui ler sobre essa série, que pra mim ficou ainda mais interessante ao ver esse personagem, o Golias Negro. Porque antes de ler aqui no site, só conhecia o cara do saga Guerra Civil, que para muitos leitores, sua morte nas mãos do Chlor (Clone do Thor) teria ainda mais impacto se ele não fosse tão obscuro para a maioria dos leitores.

    Make mine Marvel!!!! 😉

    Curtir

  6. É simples, vocês lembram da clássica Silver Surfer #5 (primeira série), em que o Estranho planta uma bomba na Terra e acaba enfrentando o Surfista Prateado enquanto um amigo do Surfista, Al Harper encontra a tal bomba e sacrifica a vida para a desativar? Uma das melhores HQs que o Stan Lee fez na vida? Aliás, uma das melhores HQs de super-heróis de todos os tempos? Lembram?
    Lembro, assim como todos os que leram! Do melhor!
    E eu nem sabia que a bomba afinal nunca foi desactivada… isso é a destruição completa de uma das melhores histórias da Marvel por uma bem medíocre!!!
    Pedro… tu estás a dar cabo da gente com estes “campeões”…
    😦

    Curtir

  7. Parabéns novamente pelo post, pelo texto, pelas criticas, pelas informações. Parabéns pela sua coragem. É um classico, ta tudo bem, mas convenhamos, vc deve ter tido uma paciencia bruta para ler isso. Ainda bem que temos a sua resenha para impedir que a gente caia na besteira (minha opinião) de comprar isso caso um dia alguem queira passar a perna na gente.

    Curtir

  8. Embora já tenha lido uma ou outra coisa dos Campeões (por recomendações de altíssima confiabilidade), esta resenha me deixou muuuito feliz pelo fato de eu não ter lido algumas… “coisas” desse título.

    Curtir

  9. Muito bom, Pedro! Esperava com ansiedade pela resenha da melhor fase do grupo Os Campeões. Meu senso crítico da época não me permitiu sentir-me violentado pelo fato do nobre Al Harper ter morrido em vão (achei muito pior a volta da Fênix, encontrada pelo Quarteto Fantástico no fundo daquele rio poluído…). Sobre o Anjo ter derrotado o vilão meia boca cego (este até meu pouco senso crítico da época me fez achá-lo ridículo), o mutante alado se gabou junto aos guerreiros das sombras em edição anterior de que era treinado por Charles Xavier para resistir a ataques mentais. Creio que Mantlo quis aproveitar desta informação para colocá-lo com o membro mais forte a este tipo de situação, tendo em vista que fisicamente, ele é apenas um homem que voa no meio de superseres. Aí vc poderá pensar: “Ah, mas o Homem de Gelo tb não foi treinado pelo Professor X? Como as próprias atitudes do Geloso provam até hoje, o cara sempre foi um cabeça oca. Ivan Petrovchit aparece na mini série da Viúva Negra, desenhada por George Pérez e publicada no Brasil em Superaventuras Marvel. Não sei dizer se foi sua primeira aparição após o sequestro. Ele volta após ter sofrido lavagem cerebral e ataca a Viúva. Quanto a suas dúvidas quanto a empreiteira que subfaturou os serviços para os Campeões em seus equipamentos, isto é explicado num crosssover com o Homem-Aranha, publicado na revista Teia do Aranha. Não, a empreiteira não era brasileira! E sim, não usaram tubos e conexões Tigre! Creio que vc irá comentar sobre isto na próxima resenha, então, melhor eu não adiantar. E aquela coisa do Homem de Gelo usar a própria água do corpo para se proteger do vácuo dentro uma esfera de gelo, após ir atrás da Estrela Negra? Forçado, não? Estrela Negra era a Fênix disfarçada?

    Curtir

    1. O que, você achou estranho uma personagem chamada Fênix (preste atenção no nome) ter ressuscitado? Mil vezes isso que terem jogado o sacrifício do Al Harper no lixo…

      A história do Aranha faz parte da encadernação, falarei dela na próxima resenha.

      Curtir

      1. Triste foi a forma que aconteceu. Ainda bem que não colocaram repelente no casulo que Jean Grey ficou, que por sinal era bem parecido com o do Adam Warlock. Ó, criatividade! Onde será que tem um destes para vender? Tô com insônia! Se bobear, Jéssica Drew ficou num desses também!

        Curtir

  10. Nhááá!!!!! Esse povo esperneia a toa. Champions foi um marco na história da Marvel. Vejam só: Aqui temos os primórdkos daquele que no futuro seria considerado mestre, John Byrne. As primeiras tropeçadas daquele que se imortalizou com Rom e Hulk: Bill Mantlo. A capa do Enxame que até foi usada em Heróis da TV. Um material classe A para a época. Agradeço ao Pedro por trazer coisas que na época eram despretenciosas e só tinham a missão de divertir. Prá fazer a gurizada de hoje pensar nas mehasagas hiper elaboradas que custam milhões mas na verdade são piores que essa tesenha mostrada prá nós. É Pena eu estar distante da minha biblioteca de quadrinhos se não escolheria um material para fazer o mesmo trabalho. Mais uma vez obrigado aos sacerdotes do Santuario.

    Curtir

  11. Estou começando a odiar Bill Mantlo! Hércules onde ele arranjou aquilo nas pernas? São botas? Que diabos a Viúva Negra estava fazendo com esses caras? E o Modelito do Estranger!! PQP!!!!! Pedro Bouça pare pelo amor de Chessuis! 😀
    Brincadeira! continue nos mostrando as bombas dos anos 70 huhahahaha

    Curtir

    1. Na ordem:

      1 – O Hércules da Marvel sempre usou essa mistura de sandália com perneira. Melhor isso (e o saiote) do que os OUTROS uniformes que ele já usou, acredite!

      2 – O que todo mundo está fazendo aí? Fora Anjo e Homem de Gelo, nenhum dos integrantes tem motivo para estar com os outros…

      3 – O modelito do Estraño é a última moda em Alpha Centauri.

      Curtir

  12. Eu me divirto muito com essas resenhas, camarada! Quer dizer que sua ira além de ser voltada para a Marvel dos anos 70, também sobra para o Bill Mantlo??? rs

    Parabéns pelo texto, é bom ler e relembrar de muita coisa que vivi na época, através dele. Hoje é claro que o senso crítico é muito maior, mas há trinta anos achava esse material muito “massa” !!! Então, até que o Homem de Gelo, passe seus dedinhos frios nas costas nuas da Estrela Negra, igualzinho a antológica cena de “Nove e 1/2 semanas de amor”, MAKE MINE MARVEL

    Curtir

  13. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Os Campeões Parte 3

    Terça – Fabulosos X-men #3

    Quarta – Complexo de Chipanzé

    Quinta – Cavaleiros Demoníacos #18

    Sexta – Resenha: Homem Animal # 11

    Sábado – Umas Tirinhas da Pesada

    Domingo – O Quarto Mundo de Jack Kirby!

    p

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s