O Complexo de Chipanzé – “Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”

_0013_Segunda Vista

por Guy Santos

Img-de-CapacxNão sou um tratador de macacos e apesar de conhecer um, devo dizer que esta não é uma resenha de uma história em quadrinhos de símios, mas sim sobre uma série francesa chamada O Complexo de Chimpanzé, escrita por Ricardo Marazano e com desenhos de Jean-Michel Ponzio. Estava eu navegando na internet, quando me deparei com está HQ, uma ficção cientifica que me parecia ser bem interessante e com uma arte que me agradou bastante.

Selo-MacacoComplexo de Chimpanzé: Caso um individuo é colocado como um experimento e perde a capacidade de compreender e interferir no resultado, esses dois elementos somados podem fazer este individuo perder a razão. O complexo foi observado no início em Chimpanzés usados como cobaias em testes de voos espaciais.

O ano é 2035. Uma capsula espacial cai no oceano indico e ao ser recuperada encontra-se dentro dois astronautas, ninguém mais ninguém menos que Neil Armstrong e Buzz Aldrin!

Helen Freeman, a mulher que deveria ser a primeira a pisar em Marte, se a verba para a missão não tivesse sido cortada, é convocada para estudar a capsula e os supostos astronautas que estavam em seu interior. Estranhamente após minuciosos estudos em torno do módulo espacial, descobre-se que é o mesmo módulo construído pela Nasa, ou seja, eles são quem dizem que são, mas como poderiam ser, se Armstrong e Aldrin voltaram a terra e morreram na Terra há muitos anos?

compl3

Pouco tempo depois os dois astronautas são encontrados mortos, putrefatos, a causa é desconhecida e o mistério cresce ainda mais, no entanto as respostas talvez só possam ser encontradas no espaço.

compl4

Uma obra de ficção cientifica maravilhosa, onde as pergunta levam a outras perguntas ainda mais complexas, nos mostrando um espaço desconhecido e talvez perigoso ao extremo. Talvez o tempo e o espaço estejam rente um do outro mais do que se imaginava. Helen enfrentará a escuridão e o mistério do espaço, enquanto sente se afastar cada vez mais da Terra e de sua filha, Sofia, com qual não tem uma boa relação, devido ao seu trabalho na Nasa.

compl2

A série é dividida em três livros, desenhados com maestria por Jean-Michael Ponzio que dá um ar de filme, com sua arte refinada, mostra cenários detalhados e expressões realistas. Por sua vez Marazano consegue envolver o leitor em sua trama de forma magnifica e usa de alguns elementos, o princípio da incerteza por exemplo, que tornam a história mais interessante. Por fim a conclusão da história se torna uma surpresa, mesmo que não traga todas as respostas, consegue deixar o leitor satisfeito, não é uma hq de super-heróis, nem uma hq de drama filosófico é uma ficção cientifica das melhores. Tanto Maranzano quanto Ponzio criaram algo da qual tinham confiança, definitivamente é uma trilogia muito bem estudada, uma obra muito bonita que vale o registro.

compl1

S_Final

Anúncios

25 comentários sobre “O Complexo de Chipanzé – “Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”

  1. Como fã de quadrinhos undergrounds essa sua descoberta me deixou aceso pra dizer o mínimo… com certeza vou ler. Parabéns pela escolha e pelo texto.

    Curtir

  2. Que arte linda! E levando a sério o que você escreveu, a história não fica atras, nós aqui no Brasil precisamos de mais trabalhos nessa qualidade, gente, a Europa produz quadrinhos com muito mais qualidade, vamos se ligar!!!

    Curtir

  3. Estou muito feliz por essa BD/HQ ser matéria aqui no Santuário, Guy, muito obrigado por trazer o tema, é impressionante a qualidade da revista e é mais um quadrinho europeu que não foge a fama de ser muito bom. O cinema está perdendo um ótimo roteiro…

    Curtir

  4. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Os Campeões Parte 3

    Terça – Fabulosos X-men #3

    Quarta – Complexo de Chipanzé

    Quinta – Cavaleiros Demoníacos #18

    Sexta – Resenha: Homem Animal # 11

    Sábado – Umas Tirinhas da Pesada

    Domingo – O Quarto Mundo de Jack Kirby!
    p

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s