Guardiões da Galáxia #1 – Tem guaxinim com trabuco no espaço de novo!

PrimeiraImpressao_02

por Venerável Victor “macacos com trabucos também impressionam” Vaughan

Img-de-Capaguardians1Quando se trata dos heróis mais populares do mundo, Super Homem, Batman e Homem Aranha, suas origens são conhecidas até por quem nunca leu uma história em quadrinhos. Quantas vezes mais precisamos ver o bebê Kal-El ser enviado de Kripton pelo espaço ou os pais de Bruce Wayne serem assassinados no Beco do Crime, até que os responsáveis pela indústria do entretenimento entendam que já conhecemos essas histórias de trás para frente?

Brian Michael Bendis & Steve McNiven
Brian Michael Bendis & Steve McNiven

Mas quando se trata de certos heróis que existem abaixo da linha de conhecimento público, nada melhor que uma introdução satisfatória.

Guardians-of-the-Galaxy_1A Marvel coloca agora os Guardiões da Galáxia como o centro da nova fase de seus filmes e responsabilizou o roteirista Brian Michael Bendis pela re-aclimatização desses personagens não apenas para os novos leitores, mas também para os veteranos fãs da década de noventa e os mais contemporâneos ao relançamento da última excelente série nos anos 2000 e que há muito conhecem esses queridos personagens.

Essa primeira edição desse título segue a maneira “Marvel Now” de apresentar seus personagens. Uma história curta com vinte e duas páginas de muito conflito, com o Senhor das Estrelas sendo o centro das atenções. A revista cumpre o seu papel em explicar um pouco da personalidade e passado de Peter Quill sem precisar usar de quadros recordatórios como recurso, mas como ela também possui seus problemas de narração, muitas vezes essa revista pode ser entendida mais como um prólogo do que uma primeira edição oficial de uma série.

Você pode amá-lo ou odiá-lo, mas Bendis vem usando o seu distinto talento narrativo para definir e redefinir o Universo Marvel nessa última década. Esse roteirista tem um nome que colocado na capa de uma revista vende muito bem o título. E o fato dele desviar sua atenção para esse lado cósmico da editora pode representar um bom presságio para o ressurgimento dessa franquia.

gargal2013001intlr-18

O que Bendis fez esse mês foi apresentar um intrigante personagem em uma história que envolve seu pai, ele se sente ignorado por ele todos esses anos e o cara não possui um passado dos mais bonitos. Seu pai é o líder de um império espacial, o que significa que ele está totalmente acostumado a tomar decisões difíceis e questionáveis no que se refere a seu povo e seu filho.

Entretanto ele também é um ótimo líder tático. O pai do Senhor das Estrelas sabe que a Terra é um território importante e muito valioso para cair nas mãos de alguns de seus inimigos. O que ele faz? Invadir o planeta não cairia muito bem aos olhos dos Guardiões da Galáxia, então nossa história de fato começa.

gargal2013001intlr-10

A ameaça é simples, afinal a Marvel deseja trabalhar esses personagens mais uma vez em bastante tempo para uma nova audiência que verá seu filme ano que vem. O melhor mesmo é expô-los ao mínimo, pois o que mais terão é tempo para se aprofundar em cada um dos Guardiões. Guaxinins e árvores falantes terão ainda muito espaço para cair no gosto dos novos fãs, afinal eles são o verdadeiro coração dessa série.

Steve McNiven é o artista dessa revista e a Marvel não poderia ter feito melhor escolha. Com um imenso drama espacial começando é importante ter alguém que saiba lidar com todo esse clima épico com excelência e o desenhista não tem problema algum em assumir essa responsabilidade. Seu trabalho a frente do título faz com que os leitores se imaginem assistindo a um novo episódio de um filme de Star Wars. Com certeza essa é a série com o melhor visual de toda a editora.

Algumas das diversas capas alternativas dessa primeira edição
Algumas das diversas capas alternativas dessa primeira edição

Na década de noventa ainda me lembro de ir às bancas e comprar uma coletânea mensal da editora Globo, apresentando os títulos da Marvel que não estavam sob o licenciamento da editora Abril aqui no Brasil, com histórias do maravilho grupo mutante Excalibur de Chris Claremont e Alan Davis, do Motoqueiro Fantasma e de um novo grupo de heróis que eram apresentados como os “Vingadores Cósmicos” do século trinta e um, de imediato o adolescente em mim foi conquistado. No entanto a arte e os roteiros nem de longe poderiam rivalizar com o que hoje em dia, mais de duas décadas, foi apresentado aqui.

guardians-page-4_3_r541_c540

Esses são também os Guardiões da Galáxia, porém contemporâneos de nossa era e devo dizer que sua simples atuação aqui, séculos antes dos originais, talvez invalide a necessidade do espaço precisar ser patrulhado no futuro longínquo.

Agora Tony Stark faz parte dessa equipe, não sabemos se apenas nesse início, para alavancar as vendas ou em caráter permanente. Que o caminho para a franquia cinematográfica, que é o intuito da existência dessa nova série, seja feito com sabedoria, sem esquecer jamais de que uma boa história em quadrinhos independe do sucesso de um bom filme.

Guardiões da Galáxia, a série original, de 1990
Guardiões da Galáxia, a série original, de 1990

Saiba mais sobre Peter Quill, o Senhor das Estrelas! Leia no Leituras de BD

Que tal ouvir o Podcast do Darth Chief?

580139_288378514626261_490478066_n

S_Final

Anúncios

45 comentários sobre “Guardiões da Galáxia #1 – Tem guaxinim com trabuco no espaço de novo!

  1. Mudaram o traje da Gamora para algo mais “familiar”, afinal, a ‘gurizada’ não poderá, ao ir aos cinemas ano que vem, dar de cara com uma alienígena bonitona, perigosa e de pouca roupa.
    Ora bolas, assim como Zatanna, Estelar e Emma Frost (é a segunda vez que cito estas duas rsrs), Gamora foi constrída como uma personagem sexy, mas poderosa.
    Mas, enfim… teríamos muitas mamães chocadas e papais babando (ops… reclamando… haha) com uma personagem em trajes mínimos (que vergonha hahaha)
    fico a imaginar a garotada (faz de conta que só eles rssrs) saindo do cinema, ainda babando pela alienígena verde… hahaha

    ps* eu, do meu lado, fico a esperar um filme com mutantes em que teremos um Gambit lindo e sexy. Ah, estes personagens hahaha

    Curtir

      1. Bianca
        Namor também está na minha lista. Moreno lindo…
        kkkk Já imagino algum ator bronzeado saindo da água e gritando Império Rex!!!

        Curtir

    1. Falando sério…
      Não é a melhor fase dos Guardiões da Galáxia. Corre-se o risco de hollyoodizarem demais estes personagens. Homem de Ferro? Não gostei. Não combina. Esta tal popularidade (tsc). Se os mutantes fossem dos estúdios Marvel teríamos Stark e Wolverine na equipe dando sopapos um no outro.

      Pôxa, tanto personagem cósmico bacana: Ronan, Surfista Prateado, Warlock, Mar-Vell, Quasar, Starfox, Serpente da Lua. Sem falar na possibilidade de incluirem algum dos Eternos (Ikaris ou Sersi, talvez)

      Outro que não consegui ainda engolir foi este novo Nova. Parece que foi transportado de algum desenho animado… (homem-aranha, eu acho) tsc… Richard Rider era um personagem tão bacana e agora nos “brindam” com esse gurizinho…

      é… a Marvel tem deixado os fãs das antigas bem chateados… já não bastava um Homem-Aranha “superior”: violento, assassino e com garras (é a batmização e wolverinização do personagem mais bacana e original dos quadrinhos)…. tsc… mas… voltando ao tema…

      É a nona arte se submetendo cada vez mais aos bilhões da sétima arte… tsc

      obs: me lembro das histórias antigas do Star-Lord, quando ainda saíam em preto e branco. O uniforme clássico, muito legal… bons tempos…

      Curtir

      1. Eu não curto o Namor porque ele é o tipo do gato que se acha mais gostoso que você, por mais bonito que seja, como toda aquela arrogância deve ter “um tubarãozinho” dentro da suga e ser mau de cama (solo marinho, no caso dele). Agora o Gambit eu faria jogo, imagina aquele cara falando com sotaque francês na minha orelha. Quanto aos Guardiões…Que se dane, não vou ler mesmo isso…rs

        Curtir

        1. É verdade, Lucy
          O uniforme original do Star-Lord era bem legal, apesar de que o meu preferido é o da faze Andy Lanning & Dan Abnett… Adorava aquela máscara e jaqueta… Esse agora é bem massa véio.

          Meninas…É tão bom ver vocês discutindo sobre os garanhões da Marvel… Me senti assistindo o programa SAIA JUSTA. 😛

          Curtir

  2. A diferença entre os Guardians of the Galaxy que eu conheci e estes do Bendis, é como a diferença entre um saudável hamburger comprado na H7 e outro comprado no McDonalds com muita gordura e carne que ninguém sabe de onde vem…
    😛

    Curtir

  3. Gamora de armadura? Pfff…

    No mais, confio no Bendis. Se ele não entrega algo memorável ou venerável, pelo menos a gente lê numa boa. E é claro que o ferroso só vai participar das primeiras edições, senão vai ficar onipresente igual ao Wolverine.

    E Podcast Darth Chief? Tá doido, VVV?

    Hehehehe!!!

    Curtir

  4. O Drax abriu a boca nessa edição? Nem me lembro…Se a gente não lembra se o Drax, o destruidor, abriu a boca numa revista a coisa ta séria! Tomara que a Gamora sofra em alguma explosão e que essa armadura vire papel machê! auahauhauahauahaua

    Fora que ver a Gamora seminua não é nada mau e vende mais revista que botar o Homem de Ferro.

    Curtir

  5. A arte está maravilhosa sim, eu sei que o Rocket Racoon e o Groot vào ter bastante espaço sim (odiava o Groot, mas não é que o “Barbávore” espacial ganhou meu coraçãozinho???), sou uma das que detestou a armadura da Gamora, mas a coisa que mais me perturbou foi o Tony Stark na série…. Sei que temos um leitor/amigo aqui que vai chiar, reclamar, se defender (né, Anthonio Stark?) , mas não tem nada a ver ele na equipe… ainda mais com tantos outros personagens interessantes para entrar no lugar: Serpente da Lua, Warlock, Mantis…

    Sei que essa decisão é apenas comercial, uma pena. Beijos!!!

    Curtir

    1. Alto lá…….Gamora, Adam Warlock, Drax……..QUE QUEREMOS???? UMA NOVA VERSÃO DE INFITY WATCH!!! QUANDO QUEREMOS???? NO MOMENTO EM QUE NOS LEMBRARMOS QUE ESSA EQUIPE EXISTOU E ESÇERNEARMOS AO BENDIS!!!!! O QUE NÃO QUEREMOS???? GUARDIÕES DA GALÁXIA!!!!!! PORQUE?????? PORQUE O CONCEITO DA EQUIPE DESVIRTUOU!!!!!!!

      Curtir

  6. Estranho não mencionarem que os guardiões da galáxia do século XXXI já existiam desde a época dos Campeões, nos anos 70 (não sei precisar a data, mas certamente foi depois de 1974).

    Curtir

    1. A primeira história, com um ambiente bem mais deprê que todas as histórias subsequentes, é de 1969. Foi escrita por Arnold Drake e desenhada por Gene Colan. Os personagens foram redesenhados por Sal Buscema para quando retornaram em Marvel Two-in-One (a revista de team-ups do Coisa) e depois nos Defensores. Tiveram histórias próprias em meados dos anos 70, antes da Saga de Korvac.

      Curtir

  7. Pego emprestado as palavras do Nuno prá mim. E só lembrando que a PRIMEIRA encarnação dos GG não foi em noventa mas muitos anos antes disso. Datam histórias da extinta Heróis da TV com histórias dos Vingadores enfrentando Korvac e a participação dos GG. Bendis burn in the Hell. That s is your place

    Curtir

  8. Dan Abnett?
    Andy Lanning?
    Estes nomes dizem-vos algo?
    Não?
    Então comecem a ler de Annihilation até Thanos Imperative, passando por Conquest, War of Kings, Realm of Kings, Nova, e Guardians of the Galaxy.
    Nas páginas de todas essas sagas e séries “viveram” os Guardians of the Galaxy, e com muita qualidade. Recuso-me a ler uma série/história de um grupo destes escrita por um tipo que não tem jeito nenhum (nem sequer conhecimento) para escrever histórias cósmicas. A prova?
    GAMORA DE ARMADURA!!!!!!
    Essas bestas não sabem que ela tem um factor de cura superior ao Wolverine??? Ela não precisa de armadura para nada! Era para lhe tapar o corpo? Então inventassem uma nova personagem, porque a GAMORA nunca se vestiu assim na vida! Ela é sexy, ela sabe que é sexy, e gosta de o ser!
    Para além disso… Star-Lord e Nova tinham morrido de forma épica no Cancerverse para deterem (e conseguirem) Thanos!
    Isto é mais uma palhaçada da Marvel e do seu guru máximo Bendis. A bem do vil metal e de um filme estragam sempre tudo o que foi bom e épico, ficando sem sentido anos de história bem construida.
    Ao Bendis devia-lhe nascer um pessegueiro que desse ouriços no seu gordo cu!
    Tenho dito!
    😛

    Curtir

    1. Vou dizer a tua diabbólica esposa para te mudar para descafeinado. Eh eh eh…

      Gostava de ver um ou outro personagem cósmico desaparecido a integrar esta nova formação dos Guardiões, como a Serpente da Lua ou o Starfox. Mesmo a Monica Rambeau (a melhor Capitã Marvel) estaria muito mais à vontade aqui, porque no espaço os poderes dela são mais espectaculares, mas também têm limitações inerentes às leis da física, que seriam melhor aproveitadas.

      Já li alguns números da série dos Guardiões dos anos 90, e até prefiro o estilo mais clássico de Kevin West (substituto de Jim Valentino, que fez os primeiros números) ao que era norma na altura, que era copiar o Toddinho, o Robinho e o Jim Lee. E acabei de ler os dois volumes da Marvel (Tomorrow’s Avengers) com o material dos anos 70, com excelentes roteiros do Steve Gerber em algumas histórias.

      Curtir

      1. Paulo, a Serpente de Lua foi peça fundamental nos Guardiões de Abnett e Lanning! Aliás, a sua relação homossexual com Phyla-Vell que vestia o manto do Cap. Marvel, deu corpo a uma enorme saga dentro da Giga-saga!
        O Starfox é que ficou mesmo de lado…

        Não há descafeinado que resista a tanta cegueira editorial…. a sério! Então o Bendis começo a ter-lhe um ódio de estimação que vai lá, vai!
        😀

        Curtir

  9. Eu não me acostumei ainda com a Gamora de armadura…Porra, ela é uma mulher sensual e que nunca teve vergonha de mostrar seu corpo, como uma poderosa dominatrix, sei que essa versão atende aos conceitos para o filme, estou aqui de mimimi, mas acredito que um meio termo pode ser feito para agradar ambos, o mercado que que expor essa personagem para um público infantil e nós nerds cheios de testosterona…

    Make Mine Marvel!!!

    Curtir

    1. Pois é, rapaz. A Gamora agora vai ser trabalhada para atender a um outro público também, sei que colocar roupa/armadura nas mulheres dos quadrinhos causa confusão. Elas têm que lutar peladas pra agradar o povo, mas não rola mais isso.

      Curtir

  10. EDITORIAL SANTUÁRIO :

    Segunda – Os guardiões da Galáxia #1

    Terça – Aquaman #18

    Quarta – Questão: A fase DC Comics (parte um)

    Quinta – Cinco quadrinhos veneráveis

    Sexta – Frankenstein # 11

    Sábado – Umas Tirinhas da Pesada!

    Domingo – O Quarto Mundo de Jack Kirby!
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s