Cinco venerados quadrinhos que dariam veneráveis séries de TV

_0013_Segunda Vista

por Venerável Victor  “todos os macacos deviam ser venerados”  Vaughan

Img-de-CapasandCom o sucesso de Arrow nas telinhas, pensei: quais outras séries dos quadrinhos poderiam, se bem adaptadas, fazer tanto sucesso quanto ou muito mais?

Matéria originalmente publicada no site irmão: Iluminerds

sandman

SANDMAN

Essa série fritaria o cérebro de quem assistisse. A obra-prima de Neil Gaiman, seu “magnum opus“, é consagrado como um dos maiores e inadaptáveis contos da nona arte. Essa história com status de obra literária exigiria uma quantidade absurda de efeitos, CGI, 3D, animação e invencionices técnicas em geral. Chega ao ponto de pensarmos: não seria melhor fazê-la mesmo na tradicional animação 2D ou no estilo da Pixar e seus 3D fofinhos?!

Em quase todos os painéis desse quadrinho temos algum esquisito e surreal cenário. Isso seria um desafio e tanto para a equipe de efeitos especiais que assumisse essa tarefa quase impossível. Fora que a série tem um rico e denso roteiro que apenas poderia ser feito com qualidade em um trabalho pensado para várias temporadas.

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Falando nisso, em 2010, Neil Gaiman estava ativamente encabeçando um projeto para a televisão desse maravilhoso trabalho e parecia a melhor oportunidade dela ter sua adaptação para as massas, mas tudo foi por água abaixo justamente pelos malditos problemas com o CGI que falei acima. Cada episódio individual de Sandman necessitava de tantos efeitos visuais e especiais que, por hora, foi classificado como inviável comercialmente. Por enquanto, as aventuras de Lorde Morpheus e seus irmãos Perpétuos, apesar do talento incontestável de seu autor e de todos os artistas envolvidos na feitura da obra original, apenas serão realidade em nossos mais secretos e indeléveis sonhos.

Gaiman fez uma obra acima de muitas coisas, inclusive das limitações do mercado e seu obtuso horizonte do lucro. Aguardemos…

1958303-squirrel_girl_28

Garota Esquilo

A Garota esquilo, criada pelo mestre Steve Ditko, é provavelmente a preferida de nove entre dez fãs da Marvel, acredite! E pasmem, a grande mídia ainda nem sabe que ela existe. Ela é uma adolescente de quatorze anos com o poder de controlar esquilos. Essa mocinha superou e derrotou, na maioria das vezes sozinha, supervilões como o Doutor Destino, MODOK, Thanos e o dragão Fin Fang Foom. Para todos vocês iluminados leitores que não conhecem tanto a mitologia da editora, apenas tenham em mente que cada um desses seres é capaz de todas as formas de dominação/destruição possíveis do nosso planeta.

Ela até mesmo derrotou Wolverine em combate e ele supostamente é o cara mais casca grossa do universo Marvel. Acredito que essa é a hora de reiterar: essa é uma garota cujo único superpoder é a habilidade de controlar esquilos. Agora pense quantos esquilos vivem em qualquer um dos parques públicos americanos e você entenderá o quanto essa mina é poderosa. Quem se meter com ela sofrerá a pior das mortes nas garras e dentes dos fofinhos bichinhos, obedientes à sua mestra. É quase como ser atacado por dez mil grampeadores de uma só vez.

A Garota Esquilo é a líder ocasional dos Vingadores dos Grandes Lagos (sério), que são basicamente super-heróis em treinamento. Na equipe existe o Senhor Imortal, que descobriu não poder morrer após tentar o suicídio em uma crise de depressão; Grande Bertha, uma mulher muito obesa que consegue ficar muito fina através de muito vomitar e o Flatman, um dos muitos personagens abertamente gays da Marvel, que é completamente bidimensional e pode se esticar a La Senhor Fantástico.

Steve Ditko
Steve Ditko

Esses são basicamente os heróis mais divertidos da editora que apenas tiveram a chance de brilhar em uma história solo, infelizmente – a Marvel não gosta de ganhar dinheiro e nem do Homem-Aranha, por acaso. Eles seriam uma paródia divertida e interessante para se ter como série de TV.

Existe até uma minissérie desses Vingadores dos Grandes Lagos (não confundir com grandes lábios), que prometia que um membro da equipe iria morrer a cada edição! Quem sabe um dia eles ganham uma oportunidade nas telinhas? A S.H.I.E.L.D. ano que vem vai ter sua chance, portanto, existe a chance dos produtores da Disney entenderem que Tony Stark não pode sozinho ser o alívio cômico de toda franquia fora dos quadrinhos…

Em todo caso, se algum dia a Garota Esquilo for para as telinhas, tomara que seja a atriz Ellie Kemper que a interprete. Isso precisa acontecer!

animal-man-5_162703

Homem Animal do Grant Morrison

Alguns desses quadrinhos que falo aqui, como disse antes, poderiam existir como séries de TV por temporadas bem longas. O trabalho legendário de Grant Morrison à frente das aventuras de Buddy Baker é um desses casos. Imaginem só: o gente fina Buddy encontra com estranhos alienígenas e algo explode na sua cara e no fim ele adquire as habilidades de copiar o poder de qualquer animal. Ele pode acessar as habilidades de voo de um pássaro, a força de um elefante e por aí vai.

Inicialmente, quando o roteirista escocês começou a escrever a revista do Homem Animal em 1988, a série tendia a lidar com conflitos simples : o herói lutaria contra a crueldade com os animais, ecoterrorismo, discutiria a cultura do vegetarianismo e teria alguns vilões meia-boca incomodando aqui e ali.

grant_morrison_2_576Estava tudo indo bem, até que o Homem-Animal resolveu tomar peyote para acessar o real potencial de seus poderes. Daí, Buddy conheceu versões anteriores de si mesmo nas histórias em quadrinhos e tomou conhecimento de que não passava de um personagem de ficção. Talvez esse seja um dos momentos mais geniais das comics americanas.

Ele vai visitar o limbo para encontrar os personagens esquecidos dos quadrinhos que não interessam mais serem trabalhados pelos roteiristas atuais. No fim, encontrou Face a Face com o próprio Grant Morrison, isso mesmo, O PERSONAGEM ENCONTROU O AUTOR! Grant Morrison destilou poesia pura nas páginas de Homem-Animal, isso quando a indústria de quadrinhos tateava entre a violência e o marasmo.

Por motivos muito semelhantes aos citados em Sandman, é óbvio que esse título não vai se tornar uma série de TV num futuro próximo, mas, ao contrário das empresas, de seus dirigentes e da lógica do mercado, as histórias NUNCA morrem, e virá o dia em que veremos Buddy Baker na telinha.

Ex-Machina-Wallpaper-Wildstorm-Vertigo-DC-Comics-Brian-K-Vaughan-Trinity-Comics-Review

EX MACHINA

Ex Machina, pelo meu “primo” Brian K. Vaughn e do desenhista Tony Harris, se passa em uma realidade alternativa onde apenas um homem possui habilidades extraordinárias: Mitchell Hundred. Ele ganhou o poder de falar e controlar a maioria das máquinas que existem após um estranho artefato achado nos subterrâneos do Brooklin explodir na sua cara (igualzinho ao Homem-Animal) e inspirando-o a se tornar o super-herói conhecido como A Grande Máquina. Nome de uma invenção de Thomas Jefferson.

Ele, a propósito, acabou por se tornar prefeito de Nova York, se aposentando da carreira de herói após ajudar a salvar uma das Torres Gêmeas de desabar no incidente de onze de setembro dessa realidade. Existe um constante meandro no roteiro da série que trata da natureza dos poderes de Mitchell, de como ele ganhou essas habilidades e o melhor: porque as ganhou. Mas eles acabam por ficar no fundo da ação em detrimento das tramas políticas da revista que muito se assemelham aos roteiros de “The West Wing”.

28_lastmanlost_lgO prefeito Hundred passa a maior parte de seus dias não voando com sua mochila de foguetes, mas lidando com diversos conflitos políticos do dia a dia da cidade. Nas páginas desse maravilhoso quadrinho, os autores tratam de casamento gay, terrorismo, religião e os problemas diários em fazer valer sua plataforma política.

Não há como lidar com essa história na TV sem tirar o conteúdo político da trama, que é o coração da ação. Sim, temos também muita ação de super-heróis e estranhas teorias extra-dimensionais, mas o cerne do roteiro se encontra em como Hundred sai de um abacaxi político atrás do outro durante as cinquenta edições dessa revista. Um filme sobre Ex Machina nunca faria jus a que todo esse material merece, e uma série seria… Inviável politicamente na terra do Tio Sam.

lost-girls01

Garotas Perdidas

Watchmen é considerado por muitos como um imenso desastre das telonas. A Liga dos Cavalheiros Extraordinários foi tratada de forma tão leviana que se torna praticamente impossível qualquer tentativa de continuação. Alan Moore nos últimos quinze anos não faz outra coisa que não seja reclamar e brigar com a indústria do entretenimento e só aparece para escrever algo quando quer saldar alguma dívida com o imposto de renda.

alanmoorePara resolver suas questões de extrato bancário e também para brindar os fãs (que nada têm a ver com as pinimbas entre indústria e gênios), bem que podia sair na TV a estranha adaptação que Moore fez das aventuras de Dorothy, Alice e da queridíssima Wendy, onde cada uma, em um encontro afetuoso de amigas de longa data, conta suas escapadas e bizarras aventuras sexuais ao longo dos anos e que nunca foram relatadas em suas histórias para as crianças. Se você nunca ouviu falar dessa obra, basta dar uma olhada aqui.

Teria a TV americana, tão hipócrita e falsa-moralista, a coragem de bancar essa série? Terão nossas heroínas a chance de contar ao mundo suas façanhas libidinosas? Não sabemos, mas uma coisa é certa: depois de uma temporada de Garotas Perdidas, nunca mais a indústria cultural seria a mesma!

Starman, uma das melhores séries de super heróis já escrita! Aqui!

S_Final

Vingador Mestre dos Magos

Anúncios

39 comentários sobre “Cinco venerados quadrinhos que dariam veneráveis séries de TV

  1. Matéria perfeita Venerável! Assim que terminei de ler Ex Machina, pensei: isto precisa ir pra TV! E pela HBO de preferência! E, nossa, ver o Homem Animal do Morrison seria demais também. Outra que sonho em ver é a Torre Negra, que apesar de serem livros do Stephen King, tem vários quadrinhos-prelúdio roteirizados pelo Peter David e desenhados por Jae Lee. Por enquanto ficamos com Arrow e TWD!

    Curtir

  2. Cara, Sandman ser fosse bem feita seria muito massa 😀 Homem Animal já teria que ter muitas adaptações. Ex Machina seria muito massa também e nada muito complicado ehhe
    Valeu pela divulgação da matéria ali e aproveitando, este Starman também daria uma série bem legal se fosse bem feita.

    Curtir

  3. Assistiria, gravaria, compraria e brigaria por Ex Machina. Daria super certo na tv. Aliás detestei ler esta matéria pois agora vou sonhar dia e noite com isso. Muito obrigado sr. Victor. =P

    Curtir

  4. So não depositaria muita confiança na mulher esquilo, ha boatos novamente de algo sobre sandman. Mas pelo que se percebe são so boatos. Homem Animal acho que cairia muito bem se pegassem um estilo de gravação, não vejo eles como animação mas series mesmo. Ter esperanças nunca é de mais.

    Curtir

  5. queria ver preacher que ficaria muito foda em uma série, homem animal tbm agora sandman seria uma missão muito díficil mas estamos aguardando ansiosos por todas ai já citadas…..

    Curtir

  6. Meu personagem preferido da nona arte é o Demolidor. Assim como outros fãs, não gostei do filme. Mesmo sonhando com outra produção nos cinemas (digna do personagem), gostaria de ver uma série focada nele e em outros heróis urbanos da Marvel (Heróis de Aluguel e o mais recente Soldado Invernal, por exemplo).

    OBS: sempre pensei em um filme ou série dos Heróis de Aluguel com Cage e Rand num estilo ação e comédia dos antigos filmes Máquina Mortífera… com direito a muita porrada e Kung-Fu.

    Sandman é uma unanimidade entre os fãs. Belíssimo, mas improvável para a telinha (pelos fatores por você elencados).

    Y O Último Homem daria uma baita série.
    Lúcifer e Hellblazer também.

    Homem Animal (do Morrison, mas também a atual série, que está entre as melhores dos Novos 52) seria fantástico.

    Esquadrão Suicida, Vigilante ou Thunderbolts também poderia render algo muito bom.

    Para finalizar… uma das melhores fases da Liga da Justiça (para alguns a melhor) – Giffen e DeMatteis – bem merecia uma série: imagina as piadas do Besouro Azul e do Gladiador, do marrento e hilário Guy Gardner, do sisudo Ajax, das amigas Fogo e Gelo e da dupla Sr Milagre e Oberon (com direito a participações especiais da Grande Barda e de um certo Morcego), sob o comando do suspeitíssimo Max Lord.
    Sucesso!!!

    Curtir

    1. Ahh, por falar em Alan Moore e Neil Gaiman, e já que é pra sonhar… Miracleman seria… seria… putz… (só me vem um palavrão pra dizer o quão incrível seria rsrsr)
      abraços

      Curtir

  7. Reza a lenda que Midas transformava em ouro tudo que tocava, Hollywood tem o dom inverso transforma em merda tudo que toca de uns tempos para cá… Sandman nas telas?? sei não …
    dizem que o Kirkman Zumbi, está envolvido na série The Walking Dead e olha para onde tem ido a série cada vez mais distante do original…Porque conta nas séries é a vontade dos produtores e de alguns atores que começam a se achar especiais(Vide Heros)
    No mais otima resenha V3! 🙂

    Curtir

  8. Que obsessão pela Garota-Esquilo! uhauhauahauua… mas sério Ex-Machina daria uma série perfeita, assim como Y o último homem. Sandman nem se fala, mas precisaria ser muito bem feita MESMO! Homem Animal sou até suspeito pra falar pois gosto muito. E em tempos de “Once Upon a Time”, “Lost Girsl” de Alan Moore iria revolucionar… assim como uma série baseada na sua fase no Monstro do Pântano, mas isso já outra história…

    Curtir

  9. Depois de tantos anos de adaptações ruins, eu fiquei igual ao Alan Moore, e sou contra adaptações. hahaha.
    No caso de tv, uma adaptação precisa mudar o ritmo, acrescentar mais coisas pra compensar a quantidade de episódios necessários, etc. Acho que, dessa lista, só Ex-Machina conseguiria ser bem adaptada, me mesmo com pequenas mudanças.

    E Sandman seria um sacrilégio ser adaptada. Muito da graça da hq é o modo como o Gaiman usa as diferenças entre a linguagem das hq’s com a linguagem literária no modo de contar as histórias. Por mais fiel que fosse, não teria como ficar tão boa quando a revista.

    Agora, uma adaptação que eu não veria mal algum? “Lexy Comics”. Vendo os direitos pra quem quiser. hahahaha

    Curtir

  10. Um sonho espetacular é ver o Sandman nas telas da TV…Inúmeras temporadas… Mas imagina o quanto de efeitos especiais são precisos para um projeto desse porte? Agora, para mim deveria se passar na HBO, pois a liberdade criativa e a qualificação etária não poderia prejudicar o que quer que fosse preciso. seria uma das maiores séries de todos os tempos, Walking Dead que se cuidasse!!! rssrrsrsrs

    Uma série do Ex Machina também seria viável e nem daria tanto trabalho. Outro dia vi um curta “fan made” do Y the Last man, provando que a obra do K. Vaughn (seu primo) é totalmente viável para a tela, aqui entre nós, toda a safra da Vertigo é, não acham???

    Curtir

  11. Devo dizer que concordo que a Squirrel Girl seria uma super-heroína temível se passasse para a TV. As pessoas não entendem como esquilos são perigosos. Experimenta pôr um na tua cabeça e depois assusta o bicho. Vai reagir violentamente arrancando-te o escalpe até ao osso. Não, não é exagero.

    Curtir

  12. Existem materiais que são tão imaculados na escrita que o simples pensar de uma adaptação seria uma afronta. Eu vejo dessa forma com o Sandman Morpheus.
    Quem lembra do Manimal já consegue imaginar algo referente a Buddy Baker.
    Voltando no Sandman acredito que a única coisa que ficaria bacana seria uma animação mostrando os Pequenos Perçétuos.
    E agora o esperneio: Cadê a Frequência Global???? CADÊ A FREQUÊNCIA GLOBAL???? Uma idéia não tão original mas que daria ótimos momentos e levando para qualquer patamar. Policial, drama, comédia. Com os agentes de Miranda Zero tudo é permitido.
    Por fim, agradecer o Venerável por compartilhar conosco esses goatos e literalmente nos chamar para o debate.

    Curtir

  13. Sandman seria perfeito, Ex Machina tem tudo para ser adaptado, Garota Esquilo se fosse com os Vingadores dos Grandes Lagos seria uma boa no quesito comédia, ficaria tosco e divertido, claro que se bem escrito.
    E agora lá vem meu favoritismo, acho que Esquadrão Suicida também daria uma boa série de tv, assim como Aves de Rapina (não aquela versão tosca que só teve 1 temporada se não me engano).

    Curtir

  14. EDITORIAL SANTUÁRIO :

    Segunda – Os guardiões da Galáxia #1

    Terça – Aquaman #18

    Quarta – Questão: A fase DC Comics (parte um)

    Quinta – Cinco quadrinhos veneráveis

    Sexta – Frankenstein # 11

    Sábado – Umas Tirinhas da Pesada!

    Domingo – O Quarto Mundo de Jack Kirby!
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s