O QUARTO MUNDO DE JACK KIRBY # 10 – Vida longa ao novo soberano de Nova Gênese!

Quarto Mundo

DDUma análise de Jack Kirby´s Fourth World # 10 de John Byrne (roteiro e arte) e Noelle Giddings (cores).

Por Rodrigo Garrit

Contém spoilers revelações ressonantes sobre a história.

A capa de Walt Simonson

A saga “Genesis” (de 1997) mostrou que a misteriosa Fonte foi responsável pela criação de diversos mundos e seus respectivos deuses ao atravessar o cosmo e tocá-lo com sua energia primordial. Agora, bilhões de anos depois, essa mesma energia está retornado de onde veio, e alterando ou anulando todo o poder de origem divina do universo, em um efeito de ressonância que se não for detido resultará na destruição de tudo o que se conhece, bem como a geração de um Quinto Mundo, o qual iniciará uma nova e desconhecida Era. Com o intuito de impedir esses eventos, o Pai Celestial realizou o que parecia impossível… fundiu Apokolips e Nova Gênese em um único mundo. Esse novo planeta fusionado foi usado como uma lente capaz de conter o impacto da fúria divina, reorganizando seu poder bruto de volta à Muralha sem destruir o universo.

Infelizmente, o Pai Celestial foi morto por Ares, o deus da Guerra, que almejava roubar o poder dessa Onda Divina, assim como Darkseid. Graças ao sacrifício de Izaya e os esforços conjuntos dos Novos Deuses e os heróis da Terra com a orientação de Metron, o plano do Pai Celestial foi concretizado e Ares e Darkseid acabaram fundindo-se à Muralha da Fonte.

A  Supercidade devastada...
A Supercidade devastada…

Gênesis foi um retrato fiel de uma determinada fase dos quadrinhos anos 90, onde seus protagonistas foram principalmente um Superman elétrico, Superboy e a festa, Guy Gardner Warrior, Ártemis substituindo a recém falecida Mulher Maravilha (que retornaria à vida mais tarde, claro) e Donna Troy sem poderes… heróis em um momento nada propício para viver uma experiência teoricamente ao nível da Crise Final… muito teoricamente…

O número anterior de Jack Kirby´s Fourth World mostrou os efeitos desses eventos em Apokolips. Agora, vemos Nova Gênese não menos afetada, tendo algumas de suas paisagens tão devastadas que lembram muito mais os cenários de seu gêmeo maligno. Enquanto Magtron sobrevoa o planeta e tenta calcular a extensão dos danos, Metron está em Apokolips debatendo com Desaad uma forma de libertar Darkseid da Muralha da Fonte. Seus motivos são um mistério, e suas ações, como sempre, ambíguas.

Longe de tais conspirações, Órion é capaz de sentir a risada de seu pai cortando a todos como uma lâmina afiada… apesar de tudo, o senhor de Apokolips está mais poderoso do que nunca, fato pressentido também por Belos Sonhos e Tákion, que temem pelo futuro do universo caso ele se liberte.

Na Terra, Oberon e Shilo Norman, que atualmente se apresenta como Senhor Milagre, recebem a visita de Christine a suposta filha desse primeiro, que traz na bagagem um passado mal resolvido que começa a vir à tona… assim como em Nova Gênese, onde Tigra, mãe de Órion, confiante pela prisão de Darkseid, decide contar que ele de fato não é seu pai… e ela teria forjado uma gravidez para evitar sua própria execução, alegando que a criança em seu ventre teria sido concebida antes de seu marido, então conhecido como Uxas, ter tomado o poder da Força Ômega e se tornado o deus sombrio que comandaria Apokolips. Para ludibriar Darkseid, ela teria seduzido um capitão da guarda imperial a fim de realmente engravidar.

Mas será mesmo que foi ele o enganado?

De qualquer forma, ainda era muito cedo para Darkseid ter um herdeiro, pois sua mãe, a rainha Hegra insistia em não morrer. Para que tudo acontecesse de forma conveniente para ele, Darkseid congelou Tigra ainda grávida, onde ela dormiu durante mil anos antes que fosse o momento adequado para dar à luz…

¹[- Lucrécia Regina? – Há quanto tempo, Jairo Daniel…] – 2[-Beije-me, potranca! – Mas meu marido pode… – O coração dele é duro como pedra, Lucrécia…] ³[- Eu não sei de quem é o filho, Antônio Álvaro… mas talvez seja seu! – Traidora… seu coração sempre foi gelado…] 4[ -…vamos manter o resto do corpo do mesmo jeito! Hahahaha!!!]
Mas a história de Tigra tem uma falha fundamental: se Órion não é filho de Darkseid, e sim de um bem afeiçoado capitão da guarda imperial, como explicar suas feições monstruosas, constantemente disfarçadas por sua Caixa Materna?

1

Enquanto essa e outras questões permanecem sem resposta, outro evento importante se desdobra: chegou a hora do filho do Pai Celestial assumir seu posto como soberano de Nova Gênese. Scott Free, herdeiro legítimo ao trono está a poucas horas de se apresentar para a cerimônia de coroação. Mas antes, ele procura um velho conhecido de seu pai, o mago Shazam, e lhe pede um favor… usar sua habilidade de conceder ou transferir o poder dos deuses aos mortais. Mas o pedido de Scott é bem específico…

Ele quer que todo e qualquer vestígio de divindade seja retirada de seu corpo.

E assim, um novo regente é coroado. E uma nova era de milagres aguarda os Novos deuses do Quarto Mundo…

jkfw-10-16

Artigo anterior? Refaça o caminho da Onda Divina clicando AQUI!

Visitem o site irmão: MONARCA MARVEL, aqui!

S_Final

Teaser-para-Face-Bookredskrull

Anúncios

25 comentários sobre “O QUARTO MUNDO DE JACK KIRBY # 10 – Vida longa ao novo soberano de Nova Gênese!

  1. Excelente artigo, Rodrigo.

    Tenho em mente que a Parte Cósmica dos Quadrinhos, no geral, ainda está sendo muito mal explorada. Dá-se muita ênfase ao papel dos eventos ocorridos apenas ao nível da nossa Humanidade e há um grande esquecimento do papel exercido pelos acima da mesma. A própria história de Darkseid poderia ser mais amplamente elevada, aliás trata-se do mais interessante personagem da Linha Cósmica da DC e um dos meus vilões preferidos.

    Mas, será mesmo que Darkseid é um vilão ou apenas um cumpridor de Desígnios da Fonte?

    Já pensaram, meditaram, sobre essa possibilidade dentro do Kosmos?

    Curtir

  2. Estas Terras apareceram em Crise nas Infinitas Terras , Crise Infinita , 52 e outros embora não sendo principais (exceto as Terras 6 e Omega) com histórias imaginárias. Imagine se você fizesse a seguinte pergunta: O que aconteceria se Superman caisse em Smallville não no Kansas e sim na União Soviética em plena Guerra Fria ? A resposta esta em Superman: Entre a Foice e o Martelo , também temos histórias quando Batman e Superman se casaram e tiveram filhos com suas respectivas esposas e esses garotos se tornaram super-heróis, também temos os Super-gêmeos (não são Zan e Jayna da série Superamigos ), os Supermen Azul e Vermelho, outro mundo que existe é onde ocorreu a série de TV da Mulher-Maravilha e também não podemos esquecer dos crossovers . Depois da Crise surgiram novas Terras, um exemplo é a Tangent Comics e muitos Elseworlds (outros mundos) no Multiverso depois de ser destruído. Em 52 foi revelado a existência de um novo multiverso similar ao original a diferença que são 52 mundos distintos sendo que uma delas é a Nova Terra que nasceu após a Crise Infinita.

    Curtir

  3. Po,Rodrigo,não espalha que fui EU que dei um créu na Tigra!Me disfarcei de guarda e,depois do ato,me mandei de Apokolips!Não posso correr o risco de ter o corno,digo,o Darkseid como inimigo!Ahahahahah!!!

    Curtir

  4. Caramba!Quem e esse guarda que teve a coragem de colocar chifres no Darkseid?!O cara é corajoso…hahahahaha!!!Mas pelo jeito,o Órion é filho do velho Darkseid mesmo…pelo poder que tem e pela sua aparência!

    Curtir

  5. Scott Free. O novo senhor de Nova Gênese. Amargurado com a perda da amada, qsduerendo ficar sem poderes para usar apenas de sua liderança e sabedoria num reino se reerguendo com um staff pronto a ajudar de qualquer maneira. Não seria uma correlação ao trabalho feito por Simonson nos anos 80 dando uma mini série e revigorrando aquele que foi o maiorr companheiro de Thor: Balder????
    Mesmo que seja, a homenagem foi muito bem talhada e o mistério de ÓRion me instiga.
    Make mine Kirby’s sons forever!!!!!!!!

    Curtir

  6. Legal esse capítulo, Garrit. Imagina, cada vez mais as propriedades da Caixa Materna, são emuladas pelos nossos smart fones modernos,(mudar a aparência daqui a pouco vai poder ser feito, não duvido) uma novidade é um futuro celular que vai constantemente conferir a nossa temperatura corporal e nos avisar de uma gripe iminente ou qualquer outra infecção… Jack Kirby visionário!!!

    Em uma nova tentativa de série mensal do Senhor Milagre do final da década de noventa, ele finalmente mergulha na fonte e aceita seus poderes divinos na intenção de enfrentar o Corredor Negro e resgatar a alma de sua mulher Barda, que estava morta e vivendo uma espécie de Valhalla, onde lutava uma batalha infinita. Você teve acesso a esse material? Interessante no futuro ser trazido para esse espaço no futuro!

    Curtir

    1. Os celulares de hoje são quase Caixa Maternas… (tudo bem, bota “quase” nisso), mas com certeza lembram muito aquilo no que Kirby pensou lááá atrás… o cara era visionário MESMO…
      Quanto ao Senhor, sei que você curte muito o personagem assim como eu… é certo que no futuro esse material será trazido pra cá também! 😉

      Curtir

  7. EDITORIAL SANTUÁRIO :

    Segunda – Fabulosos Vingadores #2 & #3

    Terça – Fabulosos X-men #4

    Quarta – O Questão (artigo inédito)

    Quinta – O que aconteceria se….

    Sexta – Capitão Átomo

    Sábado – Umas Tiras da Pesada!

    Domingo – O Quarto Mundo de Jack Kirby!

    4

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s