O QUE ACONTECERIA SE O Dr. ESTRANHO NÃO SE TORNASSE O MAGO SUPREMO?

_0004_Midgard

por Venerável Victor “tratador supremo de macacos mágicos” Vaughan

Img-de-CapaagamottoMuitos conhecem a saudosa série da Marvel “O que aconteceria se…” estrelada pelo cabeçudo imortal criado por Jack Kirby, o Vigia! O Maior barato dessa série é a possibilidade de se explorar determinados enredos já abandonados e dar nova visão sobre as possibilidades que cada roteiro poderia ter tomado caso os acontecimentos de certas histórias não tivessem seguido por um particular rumo. Hoje, caros devotos, vamos descobrir o que aconteceria se o doutor Estranho não tivesse se tornado o discípulo do Ancião…

Doutor Estranho – criado por Stan Lee & Steve Ditko

TODO MUNDO TEM “OLHO” NO OLHO DE AGAMOTTO

O ganancioso e arrogante cirurgião Stephan Strange sofreu um acidente de carro e descobriu que nunca mais poderia usar suas mãos para operar. Ele foi ao fundo do poço da autoestima e se entregou ao vício do álcool, até que descobriu sobre a existência do “Ancião”, um mestre espiritual que poderia curá-lo.

What_If-_Vol_1_40
Escrita por Peter Gillis e desenhada por Butchi Guice

Strange não acreditava em mágica naquela época, mas se viu testemunhando uma batalha entre o Ancião e seu então discípulo, o Barão Mordo, que havia sido descoberto como um emissário do demônio Dormammu. Strange se viu na necessidade de lutar pelo lado certo e, após ajudar na derrota do vilão, se tornou o novo discípulo do mestre supremo. Agora… e se Mordo não tivesse enfrentado o Ancião?

Nessa história acompanhamos Mordo se aprofundando cada vez mais na magia negra, atitude que o levaria a entrar em contato com Dormammu da primeira vez. Ao contrário aqui, ele é atacado por tentáculos. Isso logo se mostra ineficiente contra ele, ao descobrirmos que Mordo é um aluno exemplar e habilidoso. O próprio ancião admite que temia que Mordo fosse tentado pelo mal, mas que agora acredita que isso não ocorrerá.

wif40-2Quando Strange aparece, Mordo acaba sendo tomado pelo medo de que o Ancião o substitua pelo americano, já que esse se mostra com muito mais capacidades místicas que ele, mas o imortal garante que, haja o que houver, Mordo continuará sendo seu pupilo.

Strange continua com os dois por um tempo enquanto aprende a lidar com seus problemas. Ele retorna à civilização e se torna um professor, ensinando suas técnicas para jovens cirurgiões, entre eles um jovem Donald Blake – identidade humana de Thor na época – cuja situação de aleijado e tão dedicado ao ofício, inspira ainda mais Stephen a continuar em sua nova vocação.

Barão Mordo então faz um bom trabalho como o protetor da Terra e tudo o que Dormammu manda contra ele, volta para seu agressor sem o mínimo esforço. O demônio então ameaça destruir Mordo e sua dimensão, incitando o Mago Supremo a entrar em seu mundo.

mordocape

Em suas viagens, Mordo conhece a feiticeira Cléa e a manipula para que o ajude a superar Dormammu e consequentemente o fazer jurar nunca mais tentar invadir a Terra. Clea, após tudo isso, fica incomodada com todo o poder que sentiu em Mordo e decide investigar.

Como um presente por ter se mostrado capaz, ao derrotar de vez Dormammu, Mordo ganha o “Olho de Agamotto” e a bela capa de flutuação que todos nós conhecemos e amamos.

Infelizmente, mesmo que queiramos acreditar que Mordo é um legítimo sucessor do Ancião, nós descobrimos através das investigações de Clea – e da primeira página da edição – que alguma coisa está muito errada. As coisas ficam ainda mais temerosas quando vemos que Strange anda tendo pesadelos constantes.

Nos é revelado que na realidade, Mordo nunca esteve realmente trabalhando para Dormammu ou para o Ancião. Tudo isso foi um elaborado plano do vilão Pesadelo para ter acesso ao Olho de Agamotto, para que ele possa convencer Dormammu a se aliar com ele e ambos possam causar todo o tipo de caos à Terra e obter muito prazer com tudo isso. A única coisa em seu caminho é o Doutor Estranho, cujo potencial mágico, mesmo não em atividade, faz dele um potencial perigo para seus planos.

wif40-7

Pesadelo aprisiona Strange – essses vilões NUNCA matam quem devem matar! – mas ele consegue encontrar uma forma de se libertar. O cirurgião das celebridades místicas se alia com Clea e derrota Mordo, enquanto Dormammu destrói o Ancião.

wif40-5

Após o que parece a morte de Clea, Strange se enfurece – se vocês vissem como ela é gostosa, também se enfureceriam – e finalmente enfrenta cara a cara seus inimigos: Dormammu e Pesadelo, armados com nada menos que o Olho de Agamotto.

Repleto de emoções fortes e sapiente de que se falhar o mundo está fudid… ops, digo: “perdido”, Strange libera toda sua mágica de uma vez só. Tão poderoso e concentrado é seu ataque que a rajada arremessa seus inimigos de volta para suas dimensões originais. Isso também faz com que Strange envelheça drasticamente, antes de cair ao chão e morrer.

wif40-8

Clea aparece – sim ela morreu, mas melhorou – e entende que chegou tarde demais para salvá-lo. Ela sofre pelo cirurgião, apesar de nunca ter sabido se quer o nome dele.

No pós-vida, o bom Doutor encontra o Ancião, que apesar de estar morto, insiste para que Strange aceite ser seu discípulo.

wif40-9

A ideia do Doutor Estranho não se tornar o discípulo do Ancião foi trabalhada diversas vezes em vários “O que aconteceria se…”, mas essa história, no entanto fez um ótimo trabalho em misturar todos os aspectos e mitologias do universo do personagem em um bom argumento. A revelação de que Pesadelo estava por trás de tudo, surpreende o leitor mais experiente no universo do herói, no ato. E os leitores eventuais, se ignoraram a capa horrorosa dessa edição e se permitiram comprar a história, também se divertiram bastante.

Resenha de Flash #17 no MACACOS ROBÔS ZUMBIS DO INFERNO !!!

scan0003
A origem do Doutor Estranho por Steve Ditko

S_Final

Anúncios

22 comentários sobre “O QUE ACONTECERIA SE O Dr. ESTRANHO NÃO SE TORNASSE O MAGO SUPREMO?

  1. Opa, ainda bem que vc me enviou a mensagem Victor, puts, Essa historia eu não conhecia, Stranger é meu personagem favorito na marvel. Acho que ele deveria ser melhor aproveitado. Bem, talvez eles consigam fazer algo igual fizeram o homem de ferro.

    Curtir

  2. Clea minha filha? Conhecestes Barão Mordo e Doutor Estranho e nenhum dos dois fez uma viagem mística nessas suas carnes? Hummm , o Mordo deve ser meio morno e o Estranho, você sabe, é estranho… Será que o Ancião vai ter que mostrar para os dois como se faz? Será que a pipa do vovô ainda sobre? Bota uma capa de levitação nela!!!

    Curtir

  3. Sempre adorei essa série What If. Ela era gostosa de ler pois não se levava tãoooo a série nos anos 80. Depois em outras encarnações e por causa da “incansável” tentativa desesperada dos novos autores de serem sempre “Alan Moorianos” ela perdeu a graça. Agora me diga “o que aconteceria” se não tivéssemos as resenhas do nosso adorado Santuário? Abração Victor!

    Curtir

  4. rapaz, essa eu nunca tinha lido… Acaba que por melhor que seja a história ela só serviu para reafirmar o Stephen Strange como o grande protetor da Terra , no campo místico. Mesmo ele tendo morrido no final, se sacrificado, acharia mais interessante que a abordagem fosse em cima do Mordo, com o Barão vendo a merda que tava fazendo, ao deixar Pesadelo e Dormammu terem acesso a Terra e superando seus instintos ruíns e egoístas para salvar a humanidade!!!

    Curtir

  5. Pesadelo não é o mesmo vilão que seria o culpado pela insanidade do Hulk na quela fase em que foi banido para a Encruzilhada e era escrito pelo Bill Mantlo???

    Curtir

  6. A história pode ser legalzinha, mas essa capa é horrorosa!!! Nossa, quem vai comprar essa comic, ou comprou na época, só pela arte da capa? Totalmente contraproducente, se o normal é o contrário…. A embalagem ser mais bonita que o conteúdo…

    Curtir

  7. resenha de primeira qualidade, bem, ele pode até não ter virado o doutor estranho propriamente dito, mas virou um herói de qualquer forma, então podemos concluir que a essência dele sempre foi a de um super herói! valeu

    Curtir

  8. Essa tava escondida no fundo falso do baú. Nem eu conhecia. Mas, muito bacana (a cara de terror do Dr. na capa é um chamariz, sim). Mais uma vez VVV mostrando que é um senhor, ops, um leitor que respeita a História e tem consciência que o presente e fituro são consequências do passado e é necessário conhecer.

    Curtir

    1. Nossa… Paulo Coelho que se cuide contigo, Nilson Andrade de Oliveira. eu compraria um livro teu de auto ajuda se viesse com palavras bonitas assim!Mas não sou velho, só passei de “fase” no jogo várias vezes…

      Curtir

  9. Sou fã das aventuras da série “O que aconteceria se”,já que mostra variações das histórias que conhecemos!Essa do Dr estranho ficou muito legal,já que Pesadelo é outro grande inimigo do herói!E que tal Rodrigo Garrit como Mago Supremo?!O cara também é bom!

    Curtir

  10. EDITORIAL SANTUÁRIO :

    Segunda – Arte do devoto

    Terça – Fabulosos Vingadores #4

    Quarta – O Questão III

    Quinta – O que aconteceria se…

    Sexta – BATMAN!!!

    Sábado – Umas Tiras da Pesada!

    Domingo – X-Men vs… Novos Titãs!
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s