BATMAN # 12 – Sete palavras ditas na escuridão

_0009_Primeira Impressao

batResenha de Batman # 12, de Scott Snyder  e James Tynion IV (roteiro) e Becky Cloonan e Andy Clarke (desenhos)

Por Rodrigo Garrit

Contém spoilers mensagens ocultas sobre a história

A capa de Greg Capullo.

Uma edição focada na misteriosa jovem Harper Row, que apareceu brevemente em Batman # 7… na ocasião ela parecia já conhecer o Homem Morcego, deixando no ar alguma ligação prévia entre eles.

Eis a sua história.

Harper vem de um lar disfuncional e desde cedo conheceu a violência através da mão de seu pai. Seu irmão Cullen vive com ela, e é constantemente alvo de agressões no bairro onde mora e de bullying na escola onde eles estudam. Cullem é gay, e a cada dia os cortes e hematomas estão se tornando mais e mais frequentes.

Harper apareceu pela primeira vez em Batman # 7, de Scott Snyder e Greg Capullo.

Ela é emancipada e trabalha na companhia elétrica de Gotham, mais precisamente em sua rede subterrânea, onde descobre acidentalmente um esquema de acesso remoto criado pelo Batman para controlar luzes públicas e câmeras de segurança, o que o permite ser ainda mais furtivo e eletronicamente invisível.

Quando eles são salvos pelo Homem Morcego após mais um ataque a Cullen, ela fica obcecada pela figura do Batman, coletando o máximo de informações possíveis sobre ele, e até mesmo rastreando-o através do esquema de acesso remoto subterrâneo. Ela se sente impelida a ajuda-lo, fazer algo por ele, ou talvez por si mesma… algo que faça sua vida fazer algum sentido além do trabalho duro e das injustiças.

Harper acredita que algumas palavras ditas no escuro foram a força motriz que a encorajaram a trilhar esse caminho…mas elas podem levá-la a lugares ainda mais sombrios do que aqueles que ela já está acostumada.

Batman-Zone- 011 (1)

Uma história com arte nua e crua, traços simples e cenas fortes. Traços que embalam o texto e o elevam. Grandes desenhos de Becky Cloonan que deram o tom que a HQ precisava. Tanto que, nas páginas desenhadas pelo competente Andy Clarke é possível sentir um certo desconforto pela mudança drástica, principalmente na caracterização dos personagens.

Os autores optaram por tirar totalmente os holofotes do Batman e jogar luz sobre essa nova personagem, a carismática Harper Row. Ela tem uma história realmente instigante, e habilmente conduzida pelo texto de Scott Snyder, auxiliado por James Tynion IV. Mas a grande pergunta que fica é: o que eles pretendem fazer com ela? E porque criar uma personagem nova quando há tantas outras igualmente interessantes nas sombras de Gotham, como Cassandra Cain, Bette Kane, Stephanie Brown, Kitrina Falcone, ou mesmo Carrie Kelley, a Robin do clássico “O Cavaleiro das Trevas”?

Isso só Scott Snyder pode responder… e cabe apenas a ele nos convencer da relevância dessa nova personagem.

Resenha anterior de Batman? Coloque o dedo na tomada… AQUI!

Eddie-Murphy

Anúncios

18 comentários sobre “BATMAN # 12 – Sete palavras ditas na escuridão

  1. Bela resenha Rodrigo, eu estou gostando demais dessa fase do Snyder, mesmo das decisões “polêmicas” que ele decidiu tomar no fim dos arcos. Isso de desenvolver aos poucos um personagem para usar no futuro é genial, se conduzido da maneira certa.

    Curtir

  2. Minina obcecada essa…..será que tá chegando prá roubar a vez da Kelly mesmo???? Pro crime tá com cara que não vai e o Snyder tá armando o guarda roupa com o número certinho do uniforme prá ela, mas…..com ele pode se esperar o óbvio……ou não. Muito mais fácil a segunda opção. E dessas coisas, essa fixação pelos escritores que saem do convencional, o Rodrigo conhece muito bem.

    Curtir

  3. A história está muito legal,mostrando uma misteriosa personagem(Será mais uma Robin?!)!Gostei dos desenhos e das cores!E quem acertou o raio no Batman?Thor,Tempestade…não,é mais fácil ter sido o Capitão Marvel…hahahahaha!

    Curtir

  4. EDITORIAL SANTUÁRIO :

    Segunda – Arte do devoto

    Terça – Fabulosos Vingadores #4

    Quarta – O Questão III

    Quinta – O que aconteceria se…

    Sexta – BATMAN!!!

    Sábado – Umas Tiras da Pesada!

    Domingo – X-Men vs… Novos Titãs!
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s