FABULOSOS VINGADORES #5 – “Essa família é muito unida e também muito ouriçada”

PrimeiraImpressao_02

por Venerável Victor “tratador de macacos mutantes” Vaughan

Img-de-CapaUA5A promessa cumprida de trazer a heroína Vespa para a equipe fez com que muita gente passasse a ler esse título agora. Janet, morta durante a saga Invasão Secreta anos atrás, melhorou há alguns meses no final da passagem de Brian Michael Bendis pela franquia. Na verdade ela não estava morta de verdade, apenas exilada no microverso. E ela não veio sozinha para a Mansão, Magnun e o mutante Sol Nascente também chegaram. Isso pode ser muito bom…

Rick Remender, Olivier Coipel & Laura Martin
Rick Remender, Olivier Coipel & Laura Martin
uncanny-cover-396x600
Capa de John Cassaday & Laura Martin

A história começa na cidade secreta de Akkaba que existe embaixo do Polo Norte e que renderá muita confusão no futuro próximo. Os filhos gêmeos de Apocalypse nasceram, o que irritou em muito o inimigo mortal dos Vingadores, Kang. Os leitores descobrem nessa edição que o viajante do tempo, por diversas vezes, agiu para impedir que esses dois irmãos trouxessem morte e caos para o mundo. E agora ao que parece, ele desenvolveu um plano infalível não só para salvar o presente, mas o futuro também.

Já em Nova York, os amigos de longa data, Magnum e Vespa chegam a Mansão dos Vingadores para serem relações públicas dessa nova versão da equipe, que existe para mostrar ao mundo de que nem todos os mutantes são maus.

Simon tem trabalhado como ator, Janet tem um império na indústria fashion, então eles podem ser bons adendos para o grupo. Assim acredita o bom Capitão América…

Uncanny-Avengers

Bom, Simon recentemente se revoltou contra a equipe e se aliou a um novo grupo, de nome ridículo, repleto de vilões e outros Vingadores que tinham morrido – mas melhoraram – humilhando a equipe algumas vezes no passado recente. Mas o Capitão aceitou que agora ele novamente é um sujeito de paz, ele não quer mais lutar, isso é bom para a equipe, afinal ele e é um dos seres mais poderosos da Terra…

Janet, que entre outras coisas, planeja bancar financeiramente a equipe, impedindo que o grupo tenha que aceitar interferência do governo, tem tido desde o início problemas com a X-woman Vampira, sobre suas ideias de decoração de ambiente, permitindo que o Destrutor mostre suas habilidades como “mantenedor da paz e das boas relações”, ao apaziguar a confusão entre as duas.

Alex também surpreende em sua conferencia pública ao apresentar a equipe, se submetendo ao papel imposto pelo Capitão à ele de bom moço loiro, cara de americano médio, possivelmente protestante e bonito. O que é o que a sociedade espera que os mutantes todos sejam.

havok-16

Nem todo mundo está feliz com Alex liderando o grupo: A Feiticeira Escarlate acredita que ela é a mais gabaritada, como uma mutante que tem sido vingadora por anos a fio. A Vampira, por outro lado, concorda com a nova função de Alex, até lhe dando beijos na bochecha para mostrar o seu apoio…

Caracterizações são um ponto alto na obra de Rick Remender, além de dar a cada membro da equipe seu momento no título… Apenas Thor até esse número tem sido deixado de lado – isso mudará na próxima edição.

tab;e0001

Remender faz um bom trabalho ao negociar o tempo todo com a continuidade complicada da Marvel para conseguir formar sua equipe. Enquanto precisa lidar com a péssima escolha de caracterização de Brian Michael Bendis, com o personagem, Magnum e novamente fazê-lo um dos bons moços da equipe. O “Sol Nascente” continua sofrendo conflitos com as lembranças que tem do tempo que foi um dos quatro “Cavaleiros do Apocalypse” de Em Sabah Nur por um tempo. Felizmente Wolverine, que também já foi um desses “Cavaleiros”, o ajudou a lidar com essa carga, indo à Tókio e dando uma força para o amigo.

Nessa edição temos ação também. Cortesia do Ceifador que – por outro direcionamento infeliz de continuidade – está bastante chateado por seu irmão Simon ter renovado sua amizade com a Feiticeira Escarlate. Ele articula um impressionante ataque à equipe nessa mesma conferência de apresentação dessa divisão de Vingadores para a imprensa. Dando mais uma vez, uma chance para a mídia de ver como mutantes e não mutantes podem trabalhar juntos. Mas na época do Mercúrio, Feiticeira Escarlate e o Fera na equipe, eles não mostravam isso?

Sem-título

Tudo isso dá ao artista Olivier Coipel uma chance de como ele é perfeito para lidar com essa revista, apesar do trabalho legal de John Cassaday (que mesmo ruim, sempre é o Cassaday) no arco de histórias passado, ter o Coipel nesse novo arco é um imenso prazer.

Tudo o que você desejar: um Kang super altivo, um Ceifador lunático, um acrobático Capitão América ou uma sexy e jovial Vespa, nada é impossível para seu lápis. Desde sua época com a Legião dos Super Heróis, passando por sua fase a frente de diversas sagas da Marvel e da revista do Thor, Coipel vem arrebanhando diversos fãs. E a linguagem corporal de seus personagens é sempre… Fabulosa.

Mark Morales é o melhor arte finalista que já trabalhou com Coipel até hoje, trazendo delicadeza para o seu traço, enquanto as cores da veterana nesse título. Laura Martin –  ela está aqui desde o início – são espetaculares. A equipe artística da revista é muito boa, conseguindo fazer até a pose de ataque mais manjada do Wolverine, parecer nova aos olhos dos fãs.

snikt0001

Com esse quinto número, Fabulosos Vingadores teve sua primeira grande edição. Remender plantou sementes de interessante conflitos futuros e negociou muito bem o passado e a continuidade confusa de diversos personagens. Ele mostrou como a equipe pretende lidar com as missões futuras, fazendo com que entendamos porque essa divisão dos Vingadores precisa realmente existir.

No fim ele nos brinda com uma sequência de ação obrigatória entre os heróis e o vilão da vez, que nos lembram mais novamente o quanto os relacionamentos pessoais entre os membros dessa equipe são complicados.

uncanny-avengers-5-p16

Fazendo com que o grupo corte relações com o governo, ele nos garante que esse será um dos títulos da editora que escapará da interminável novela de prestar satisfações para Maria Hill e Nick Fury Jr. ,o que tem cansado o leitor por tantas outras revistas da Marvel. Alguém se lembra da época que os nossos heróis eram espertos o suficiente para lidar com os vilões sem precisarem serem ensinados pela S.H.I.E.L.D. ???

Coipel e Cia, enquanto isso, enriquecem o argumento de Remember com bastante classe. Trabalho de primeira em cada quadro e nos painéis gerais que são um grande presente ao fã. Pela primeira vez, após muito tempo, nós temos uma revista dos Vingadores que parece uma revista dos Vingadores, com rostos reconhecíveis.

shutupalex

S_Final

Anúncios

32 comentários sobre “FABULOSOS VINGADORES #5 – “Essa família é muito unida e também muito ouriçada”

  1. O grupo está mudado(sempre muda),mas está numa boa fase(ainda estou acostumado com os membros da antiga formação)!Fico feliz que a Vespa e a feiticeira Escarlate estejam no grupo!Eu não gostava muito dos desenhos do coipel,mas ele melhorou muito,seus desenhos estão muito bons!

    Curtir

  2. Passo mau vendo o Magnun…Que homem bão!!! Feiticeira escarlate é uma otário de ter trocado ele por aquele vibrador vigante do Visão… Mas peraí…Talvez a ciganinha tenha tido suas razões…hummm….

    Curtir

  3. Quer dizer que Alex Summers se sente ofendido quando o chamam de mutante?? Prefiro nao comentar nada….

    Devo dizer que essa edição e muito focada em um futuro próximo da equipe, organizando seu elenco, assim como criando futuros conflitos a serem trabalhado.

    Convenhamos que a batalha apresentada nesse numero foi um tanto rasa, servindo somente para gerar o clima de luta e suprir uma cota de brigas. Portanto, eu contive meu entretenimento ao ver como Remender trabalha com o elenco e com o grupo em si. Desenvolver o caráter de cada personagem e algo que me fascina nos escritores. Essa verossimilhança nos faz sentir afeto por eles……

    Espero muito dessa revista… e estou mesmo ansioso para ver Apocalipse……

    Curtir

  4. Remender precisa pesquisar (e estudar) sobre as diferenças conceituais entre: Assimilação, Integração, Multiculturalismo, Aculturação x Transculturação, Diferença x Desigualdade… para evitar escrever besteira na boca de um pretenso representante (será?) de uma minoria que tem a intensão (será?) de passar uma mensagem de comunhão e respeito entre grupos diferentes.

    Este discurso do Sr. Alex Summers gerou protestos ardorosos nos EUA, sobretudo por representantes de minorias étnicas que veem nos X-Men um canal para sua própria luta por “reconhecimento das diferenças” e “igualdade em direitos”… e o Sr. Remender ficou bravinho com as críticas. O site newsarama o questionou e ele tentou botar panos quentes.. (só os mutunas para causar este frisson rsrsrs).

    Olivier Coipel mostra porque é, atualmente, um dos (se não o maior) nome da Marvel no que tange a arte (lápis). Experimente comparar seus desenhos com, digamos, Humberto Ramos (não vou nem citar o velho Rob Liefeld, mas já citando hahaha).

    Não gosto da Vampira como Vingadora. Não combina. Bom… também nunca gostei do Wolverine na equipe. Afinal, para um grupo que sempre disse que: Vingador não mata….
    Mas aí é mais birra pessoal mesmo. Essa wolverinização do universo Marvel já torrou a paciência faz tempo.

    Solaris – bem.. vejamos no que vai dar… é um personagem rebelde, solitário. Mas em algum momento o vejo como uma espécie de substituto do Gavião Arqueiro desta equipe. Só não sei se ele irá pentelhar o capitas… e/ou como será seu comportamento.
    (ps* adooooro o Gavião Arqueiro hahaha)

    Okay, confesso… na verdade ainda não comprei essa idéia de uma equipe híbrida e esse blablablá sobre o “santo” Charle Xavier (que de santo… só se fosse do pau oco, enfim).
    Espero que esse mimimi acabe e partam para o vamoquevamo… se não… não dá!!

    Mas amei a volta da Vespa. Sempre gostei dela. Finalmente alguém bem humorado nesta equipe de gente chata. Espero que ela beije muito o Thor, o capitas, o Destrutor, o Magum, o Shiro… nos faça rir… e tome logo a liderança deste grupo… fora Havok!!!

    e Victor, parabéns pelo texto (cheio de alfinetadas, diga-se de passagem hahaha). ADORO!!!

    Curtir

  5. o retorno da vespa, morta depois de anos, ficou meio esquisito pra mim, mas de todas as revistas dos Vingadores, essa parece a que tem mais ação, mas cara o Magnum não, tá muito errado isso. Mas as resenhas estão show, tá me fazendo querer comprar as revistas quando chegarem aqui no Brasil! valeu

    Curtir

  6. Olha o Coipel no título é uma grata surpresa, mas infelizmente o Acuña assume as duas seguintes…Desculpa ser estragas prazeres. Pois apesar do cara ter melhorado, tá longe de ser um Coipel mesmo…

    Curtir

  7. É verdade, os Vingadores já tiveram até três mutantes na equipe e isso não é tão novidade ainda. Ah! Mas a Vampira é uma ex “Irmandade de Mutantes”… Mercúrio e Feiticeira Escarlate também e ainda por cima eram filhos de Magneto…

    O que me atrai nesse título é que o Wolverine só está aí para cumprir sua cota de carcajuzisse em equipes de X-men e Vingadores, mas não é o cara overpower que costuma ser tratado e nem superestimado, pô já chega, né?

    O que eu quero ver mesmo é o Shiro largar esse uniforme ridículo dele e assumir o visual maneiro que criaram para ele durante a Era do Apokalipse!!!

    Curtir

  8. Magnum…..e o Ceifador chegando prá estragar a festaa de apresentação. A Vespa junto prá bancar a equipe (já que agora não tem o Stark). Pelo que vemos o Remender está se livrando do jugo do baixinho careca gordinho. Graças a Deus!!!!! O fato de trazer Kang (mas é só ele???? Não tem o Rama-Tut, o Imortus e o Conselho???? Tô pedindo demais????) deixa a mistura mais nteressante. O último cara que vi fazer algo bacana com o viajante foi o Busiek. Quero de coração ver esse trabalho deslanchar prá acabar com o marasmo imposto por Odin, ops, Bendis. E ainda mais com o Coipel no lápis (apesar que eu prefiro mais seus desenhos únicos e pintados nas capas). Agora algo que eu não entendi foi o Solaris. Ele sempre foi um tanto rebelde e não deu certo em equipe nenhuma. Estaremos vendo um azarão que se transforma num alazão?
    E prá findar, agradecer ao VVV que ainda acredita que eu escreva alguma coisa coerente pois nem minha esposa me dá mais crédito. Ela vive me dizendo que sou muito áspero. Será a idade??!!!!

    Curtir

  9. EDITORIAL SANTUÁRIO :

    Segunda – Fabulosos vingadores #5

    Terça – Fabulosos X-men #5

    Quarta – O Questão IV

    Quinta – 10 poderosos Vilões Marvel

    Sexta – Liga da Justiça #12

    Sábado – Umas tiras da pesada!

    Domingo –
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s