INVASÃO SECRETA (2008) – Em quem você confia ???

Banner-Materias

por Venerável Victor  “Tratador de macacos transmorfos verdes” Vaughan

Caríssimos Devotos

Invasao-SecretaA humanidade passa pelo seu maior desafio, mas há aqueles que alimentam esperanças; outros, como nós, sabem que é o fim. Não se enganem, devotos: eles são superiores em tecnologia, poderio bélico e más intenções.

Esta é uma das últimas matérias do Santuário. Lamentamos informar, mas sabemos que todos compreendem.

Nossos membros fundadores já debandaram para tentar uma sobrevivência inútil: Rodrigo Garrit cerrou-se em seu bunker nas montanhas com comida, água e papel-higiênico para cinco anos; Eu, Pablo Ramos, levei barraca  e mochila de 70 litros para as selvas africanas, aonde pretendo ser aceito pelos primatas e símios locais; E o Venerável Victor Vaughan, mais valoroso entre os nerds, está comandando uma resistência (inútil também, sabemos) da qual será o líder incontestável e adorado pelas multidões.

Mas não se enganem: está tudo perdido! Esta é a semana em que nossas vidas são postas em cheque… cheque-mate. Despeça-se dos amados, arrependa-se disso ou daquilo, faça as pazes ou soque alguém. É sua última chance. Para os que não morrerão, o destino será a escravidão lobotomizada em uma atmosfera hostil.

Nesta semana tudo vai acabar. Inclusive o Santuário, porque estão em curso…

AS INVASÕES ALIENÍGENAS!

Os Illuminati
Os Illuminati

Após a clássica história: Guerra Kree-Skrull, um grupo muito especial de super-seres – Homem de Ferro, Senhor Fantástico, Namor, Raio Negro, Professor Charles Xavier e o Doutor Estranho – uniram-se em um grupo chamado: Illuminati para secretamente enfrentar os Skrulls, sem evolver a comunidade heroica ou as forças da Terra.

Eles atacaram o império dos transmorfos e deixaram claro que qualquer futura tentativa de invasão ao seu planeta iria provocar mais represálias, ainda mais agressivas das que esse poderoso grupo infringiu aos alienígenas. Entretanto nem tudo saiu como combinado, apesar da imensa concentração de gênios ali reunida. Eles foram capturados e intensamente estudados antes que conseguissem escapar.

Tempos depois, a Princesa Veranke, atual sucessora ao trono Skrull, clama a existência de uma profesia que fala da futura aniquilação do planeta natal de sua espécie. No entanto,Dorrek, o atual imperador, ordena que ela fosse exilada em um “mundo prisão”, sob a acusação de incitar extremismo religioso.

Mas após a destruição do planeta natal dos Skrulls pela entidade cósmica Galactus, Veranke se tornou imperatriz por linhagem sanguínea e imediatamente guia uma invasão à Terra, sob o pretexto de que o planeta é por direito território do império. Só que agora armados de intenso conhecimento sobre os super-humanos, ganhado através do estudo dos Illuminati no passado.

invasion-secreta

Assim os Skrulls capturam vários heróis e se infiltram nas defesas do planeta, com a própria imperatriz Veranke tomando o lugar da heroína Mulher-Aranha. E após os fatos que levaram à fuga de dezenas de super-vilões da prisão de segurança máxima chamada Balsa, ela se torna uma Nova Vingadora.

Elektra, a líder da organização ninja Tentáculo, é revelada como uma Skrull chamada Pegon, após morrer em uma batalha com os Novos Vingadores. Veranke leva o corpo para Tony Stark – líder do grupo oficial dos Maiores Heróis da Terra – com o intuito de incitar desconfiança entre a comunidade super-humana e as duas equipes. E os Illuminati enfrentam um impostor que se fazia passar pelo líder dos Inumanos, Raio negro.

Após várias batalhas entre os heróis da Terra e os Skrulls em Manhattan e na Terra Selvagem, o Senhor Fantástico finalmente consegue desenvolver um equipamento capaz de detectar os alienígenas que se fazem passar por humanos e heróis. Veranke eventualmente reagrupa suas tropas em Nova York e as forças combinadas dos dois grupos de Vingadores, há muitos separados em duas facções de ideologias diferentes – além de outros famosos personagens Marvel – se reúnem novamente em uma imensa força que derrota a armada invasora.

Secret_Invasion_by_thegodoflions

Na batalha final, Veranke é seriamente ferida pelo vingador Gavião Arqueiro e uma “bomba genética” implantada na heroína Vespa há muito tempo, é ativada. A explosão que visava destruir toda a ilha é contida pelo recém reaparecido Thor, mas ao custo da vida de Janet Van Dine.

Veranke é atingida e morta por Norman Osborn,o ex vilão anteriormente conhecido como Duende Verde, com uma arma criada através de conhecimento sob a fisiologia Skrull roubado pelo mercenário Deadpoll. Os últimos remanescentes da armada alien são destruídos ou capturados. A S.H.I.E.L.D. é dissolvida por ordem presidencial e Orborn é eleito pelo governo americano como o novo diretor da organização que iria substituí-la, a H.A.M.M.E.R., dando início a uma fase da editora que viria a ser conhecida como: Reino Sombrio. Mas o que diabos foi realmente a Invasão Secreta?

Tirando o Tio Ben, alguém realmente permanece morto na Marvel?

secret-invasionpersonagens

Os Skrulls estão de volta! Ou melhor, nunca nos deixaram, já que ao que parece eles estão por aqui entre nós há muito tempo. Tudo vem à tona, quando em uma missão dos Novos Vingadores, Elektra, a ninja, é atingida por uma bala e ao morrer, descobrem que se tratava de um agente Skrull… Nesse momento os Maiores Heróis da Terra descobrem que foram infiltrados.

Ninguém mais na comunidade heroica sabe em quem confiar e quando no início da saga, o Homem de Ferro, no intuito de resolver esse problema, se reúne com o Senhor Fantástico e Henry Pym, o Homem Formiga e três das mentes mais brilhantes da Terra não têm a mínima ideia do que fazer, os leitores entendem que a coisa ficou bem séria.

Secret Invasion Elektra Skrull

Por sorte, logo em seguida uma imensa nave de batalha Skrull aparece nos céus do planeta e dá à Tony Stark e seus “Vingadores” oficiais, além dos “Novos Vingadores” os heróis que têm vivido na clandestinidade desde a mega saga “Guerra Civil” anos atrás, uma direção nesse conflito. Ambos os grupos seguem o veículo alienígena até a Terra Selvagem, no Polo Ártico.

Quando ela finalmente pousa e uma imensa escotilha se abre, a desconfiança e incerteza são liberadas juntamente com versões antigas dos atuais heróis que aparecem na frente dos Vingadores, alegando terem sido raptados há anos e substituídos por impostores que se encontram atualmente em ambas as equipes.Tendo só agora conseguido se libertar e voltar para o planeta.

secretinvasion_26

Infelizmente para os leitores esse “inferno na Terra” não acontece da forma como foi dito pela Marvel desde o início das solicitações da história. Invasão Secreta trazia a promessa de um roteiro intrincado e de inúmeras tramas sutis que iriam se desenrolar em revelações aterradoras. A saga deveria falar do peso psicológico da traição.

Secret_Invasion_Vol_1_2_page_5-6_Savage_Land_Skrulls_(Earth-616)

Mas o resultado foi violência gratuita e muitas cenas “massavéio” carregadas de clichês que aconteciam o tempo todo. Mesma para o normal de uma saga de heróis americanos, a trama é repleta de buracos e inconsistências. Com Tony Stark e o Senhor Fantástico tendo um papel quase irrisório durante todos os capítulos e só realmente agindo eficientemente no final, quando ninguém mais é capaz de salvar o mundo dessa loucura.

anuncio-03-669x1024

No começo da saga tudo parece estar bem até demais, pois quando essa escotilha supracitada da nave Skrull se abre, diversos heróis Marvel aparecem, muitos por sinal desaparecidos há anos ou dados como mortos. A chance maravilhosa de uma interação e desenvolvimento desse novo “status quo” da comunidade heroica e suas repercussões, se mostra desperdiçada quando essa revelação é usada para dar início a uma batalha sem direito a diálogos entre os heróis atuais e os desaparecidos, à moda da casa – da Casa das Ideias.

0173

Mas o grande problema dessa saga não são as inúmeras batalhas gratuitas entre os heróis, o público gosta disso, aja visto o sucesso estrondoso de “Vingadores VS X-men” e nem o enredo que presumivelmente iria acabar em uma grande batalha épica no meio do Central Park (mais uma vez a grande parte dos fãs esperam por isso), mas sim a forma descabida como tudo foi realizado pelo roteirista Brian Michael Bendis desde o início. Muito pouco das nuances psicológicas desse conflito são exploradas, afinal temos os personagens descobrindo que estavam lidando com impostores há muito tempo, alguns deles, bastante íntimos como o antigo mordomo dos Vingadores, Jarvis, ou o herói Hank Pym.

secret_invasion_page_by_inshield-d3bry3n

O que acontece são os heróis lutando com seus pares na Terra Selvagem, corta então para o Capitão Marvel no espaço lidando com sua recém “ressurreição”, corta novamente para os agentes da S.W.O.R.D. lidando com algumas consequências mais imediatas da invasão (que na verdade começou há anos) e em outro ponto, Nick Fury e seus agentes enfrentam os invasores alienígenas em Nova York , no intuito de retomar a cidade das mãos dos Skrulls.

SI0801

No fim disso tudo os transmorfos são derrotados…Ponto. E quem não acompanhava a quantidade imensa de novos personagens criados pela iniciativa de Hank Pym e Tony Stark de colocar uma equipe diferente de Vingadores em cada um dos cinquenta estados do país, fica inúmeras vezes perdido com esse mar de novos rostos irrelevantes.

Felizmente essa saga não é feita só de decepções, já que a medida que a ação vai se direcionando para o clímax, os heróis, há muito desunidos por causa da saga anterior, para alegria dos fãs, começam a resolver suas diferenças e se unem novamente, mesmo que momentaneamente, para chutar o traseiro dos aliens verdes e maus.

964604-secret_invasion_8_1

O grande final é mais um ponto importante na história, já que ele é pontuado com a morte de uma importante e amada personagem dos leitores e cria novas sub tramas que iriam repercutir na editora por inúmeros anos depois. Aliás, essas importantes repercussões é que são o verdadeiro valor da saga para a cronologia, sendo possível destacar os “Vingadores Sombrios” de Norman Osborn como a mais importante e interessante delas para a Marvel.

nycc01

No fim, apesar da Invasão Secreta ser uma grande surpresa para os heróis da Terra e para as forças da S.H.I.E.L.D., ela é bastante transparente para os leitores. A saga que era a promessa de uma grande trama psicológica que nunca se concretizou é mais um grande evento bombástico de verão, que teve como objetivo trazer a vida novamente inúmeros personagens mortos, muitos deles, vítimas de decisões editoriais infelizes.

S_Final

Fechamento-de-materias

Anúncios

57 comentários sobre “INVASÃO SECRETA (2008) – Em quem você confia ???

  1. Ai, minha semana está lotada…. mas vou tentar peregrinar pelas sagas:

    Pois bem: Invasão Secreta só serviu para trazer personagens mortos à vida. E o Sr. Bendis agraciou-nos mais um pouco com o famoso clichê da Casa das Idéias: matar personagem clássico no final de uma saga – pra depois trazê-lo à vida numa explicação super cretina.

    Vingadores A Queda – Gavião Arqueiro (meu vingador preferido/só lembrando, rs!!!!) e Visão. Sem contar no Homem Formiga e Valete de Copas. TODOS atualmente estão vivos.

    Dinastia M – O velho judeu careca matou o Gavião Arqueiro de novo!!!! Mas o trouxe depois (em tempo: Bendis escreveu uma bela história, ilustrada por Maleev, com Clint Barton e uma Wanda desmemoriada. MASSSSSS, pra variar, defecaram na história e, em A Cruzada das Crianças descobrimos que Clint fez sexo com uma destinobô. É o fim!!!

    Continuando:
    (Pulando Guerra Civil que não é do Bendis, mesmo tendo matado outro vingador clássico E QUE JÁ ESTÁ VIVO todo faceiro – C.América)

    Invasão Secreta: traz de volta gente morta e mata outra vingadora clássica. A Vespa.

    O Cerco – mata a versão esquizofrênica do Superman. Esse já foi tarde…

    Guerra do Caos (que não é do Bendis) – trouxe à vida uma equipe inteira (Tropa Alfa, morta pelo Bendis)

    O Próprio Medo (que não é do Bendis) – mata o Thor, volta o Thor. (ao menos o pobre Speedball pode finalmente encontrar a paz E SUMIR junto com o Justiça (a Marvel esqueceu deles???)

    Vingadores vs X-Men – mata Xavier e a paciência dos X-Fãs. Mas a tal Esperança, que é a personagem mais chata das últimas décadas, continua viva…

    Era de Ultron – já matou o Hank Pym. Outro vingador clássico. Outro vingador que sou super-fã. tsc

    Sem falar no Peter Parker da versão Ultimate. E o resultado??? Depois de décadas, estamos sem o Pedro Parker nos quadrinhos, afinal… aquela aberração do Slott não é ele. INDIGNAÇÃO total com a forma como a Marvel trata seu principal personagem!!!!!

    E daqui a pouco voltam Xavier e Pym e outro personagem clássico morre (impressionante que nunca matam o Wolverine tsc)

    Matar e ressuscitar… num ciclo constante. Essa é a Marvel.

    Ainda bem que todas as tentativas de trazerem Mar-Vell de volta não foram adiante. Essa é, juntamente com Gwen Stacy, a morte mais emblemática da Marvel. Tem que ficar morto e enterrado.

    Curtir

  2. Essa saga teve bons momentos,não foi espetacular como prometeram,mas serviu pra abrir caminho pra “Reinado Sombrio”!Concordo com o Stark e o Venerável:cadê a Lidja Skrull?!!Provavelmente o Bendis se esqueceu dela…

    Curtir

  3. Não cheguei a ler a saga toda, mas achei a ideia interessante na época mas até onde li não me empolgou muito. Assim como AvsX também não. Agora quero ler age of Ultron, realidades alternativas sempre me agradaram hehe Espero que esta série seja legal 😀

    Curtir

  4. Sensacional matéria Venerável! Você passou realmente o mesmo sentimento que eu tive: uma boa saga, que poderia ter sido bem melhor, com mais aprofundações, e como o amigo disse aqui nos comentários, já usou o pretexto dos skrulls para colocar herói x herói novamente… Mas ainda assim, apesar do massaveísmo, é uma mega saga acima da média e bem divertida. Abraço!

    Curtir

  5. Grande matéria,Venerable!A Invasão Skrull pode não ter sido tão boa como prometeram,mas teve bons momentos!E serviu pra consertar alguns furos cronológicos!Brian Bendis acerta até quando erra,o cara é D+!

    Curtir

  6. Espero que a variação prometida dessa história para a sequência dos Vingadores realmente aconteça. Quem sabe uma surpresa retroativa pros filmes que sairam antes… muitas possibilidades.

    Ah: a Sue Richards, mesmo skrull, eu traçava. Era só ficar invisível!

    Curtir

  7. Quando esse material saiu no Brasil eu já tinha parado de ler há um tempo. Na época acompanhando pelos bastidores fiquei um tanto balançado (por ser o Bendis. Ainda acreditava no seu potencial e depois de alguns personagens que ele trouxe da sarjeta em Guerra Civil que também não foi boa…) mas me enganei ao ver comentários de vários colegas colocando que o lance era só pra vender e coisa boa que é o interessante, nada. Hoje vejo que não perdi nada e não contribui (graças a Deus!!!) em mais um milhão no bolso do baixinho gordinho careca. A redação do povo do Santuário é maravilhosa, mas o material abordado…..só prá constar. Me libertei dos caça níqueis!!!

    Curtir

  8. Invasão Secreta é verdadeiramente uma saga “pipoca”. Bom para sentar no sofá para uma leitura descomprometida e sem pensar muito naquilo que se lê.
    Como dizes, e bem, foram mais importantes para a cronologia as repercussões da mesma.
    😉

    Curtir

  9. …transMISSÕES AINda muito precárias…muita estática e… infindáveis rolos de papel higiênico flutand… flutand.. flutuando pelo recinto. Não temos muito tempo. Espalhem a mensagem. Fortifiquem a Terra. Está vindo… está vindo…

    Curtir

    1. Força sacerdote! Você precisa resistir! mas caso não resista… estou tranquilo, tenho material genético seu guardado na minha “biblioteca de DNA” de todos os seres talentosos que conheço e uma coisa lhe digo, serás clonado!!!

      Curtir

  10. kkkkkkkkkkkkkkkkk “Henry Garrit cerrou-se em seu bunker nas montanhas com comida, água e papel-higiênico para cinco anos” eu me escangalhei de rir visualizando o Garrit em uma montanha de toneladas de papeis higiênicos…[desculpe,Garrit!!] bem,realmente a saga que deveria ter a potencia de uma bomba atômica,revelou-se um cabeção de nego.Eu tinha esperanças de que seria uma saga muito boa mas é fato que não deu pra ter um grande aproveitamento.É de se compreender que havia muitas facetas para administrar nas histórias e pouco foi feito.Parabéns mais uma vez pela matéria engraçada,bem contada e coerente.Já estou ansioso para ler a de 3ª feira.

    Curtir

    1. Grande Maurício!

      Eu não vou por a culpa unicamente no Bendis por isso e sim nos editores da Marvel, pois sei que o cara quando tem liberdade (como na Guerra Secreta, dele) pode fazer algo com um conteúdo psicológico muito mais expressivo. Terça -fera estamos aí firmes e fortes enquanto a resistência humana existir, brother! Contamos com você!!!

      Curtir

  11. Invasão Secreta é uma saga decepcionante, Foi feito um imenso barulho para no final nós termos em mãos um trabalho porco do Brian Michael. O cara sempre soube usar muito bem os dialogos em suas histórias, mas em Invasão Secreta nem isso salva.

    Nem a arte ficou bacana, pois o Leinil Francis Yu não se dedicou muito ao produzir as ilustrações,

    Curtir

    1. É longe de ser o melhor trabalho de Bendis mesmo, como disse, argumento muito legal, execução “massavéia” e pouco empolgante, afinal a “Noite mais densa” também é “massavéia” e superficial em diálogos e trama, mas empolga.

      Curtir

  12. Invasão Secreta é uma megasaga que prende de verdade, e ainda tenho esperança que o Tio Ben vai voltar com poderes para tocar o terror. Com o Dan Slott nos roteiros toda merda noventista é possível.

    Curtir

        1. Taí, esse fato, antigo na cronologia, poderia ter sido RELEVANTE para essa saga, já que já havia na história em comum dos heróis, uma Skrull que tinha feito exatamente isso, se feito passar por uma humana e vivido entre nós por bastante tempo.

          Curtir

  13. Uma lembrança que tenho dessa história, é no final a Jessica Drew, a Mulher Aranha, muito fula da vida, por causa do seu azar!! Já que a vaca da Rainha Skrull escolheu ela para personificar e na hora da confusão, o mundo todo via a Mulher Aranha fazendo as sacanagens!!! uahauahauhauahaua Imagem essa que ela teve que suar para modificar na cabeça do povo, boa sacada essa do Bendis! MAKE MINE MARVEL!!!!

    Curtir

  14. Entre essas subtramas que poderiam estar mais presentes na saga principal (sei que forma ou outra foi trabalhada em tie-in) é a responsabilidade dos Illuminati nessa porra toda. Temos Tony Stark e Reed Richards quebrando a cabeça e se enrolando todos, mas Xavier, Stephen Strange e o Namor ficam de fora da história principal. Raio Negro é valorizado porque foi substituído por um Skrull…. E mesmo assim não me lembro disso ser sitado na saga em si.

    O ponto positivo é a arte do Leinil Francis Liu …É assim que fala? No início achei uma droga a escolha dele para as edições, mas o cara me conquistou durante o caminho.

    Valeu a matéria, 3V!!!

    Curtir

  15. A proposta da história é espetacular, já a realização é muitas vezes decepcionante. Mas eu culpo grande parte disso aos editores que querem que esses mega eventos sejam apenas pretesto para colocar herói contra herói constantemente… Vocês virão isso em “O próprio medo”, “Guerra Civil” e a mais massavéia de todas: Vingadores VS X-men…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s