16 Curiosidades sobre Star Trek que você não sabia,ou não sabia e tem raiva de quem sabe!

Bar da Barda

Por Venerável Victor “indo aonde nenhum tratador de macacos jamais foi” Vaughan

Em comemoração aos 46 anos da estreia do seriado

Img-de-CapaSTFoi por causa dessa série que me tornei nerd, e se algum dia desejei ser um astronauta como todos os garotos da minha e de tantas gerações, foi por causa das reprises de STAR TREK nos finais de tarde da TV aberta. Não fui o único novinho arrebatado para o universo trekker ao assistir os requentados duas décadas após o término do último episódio inédito. (originalmente postada no site irmão: O Baile dos Enxutos)

Star_Trek_TOS_Mock_Wallpaper_by_Silvre

De fato, na época em que era inédito, Star Trek nunca obteve grandes números de audiência, vindo a ser cancelado na terceira temporada. O sucesso da mais intrépida nave da Federação dos Planetas Unidos veio anos-luz depois, com as reprises. Será porque era uma história à frente do seu tempo? Porque o público não estava preparado para explorar o universo? Não, deve ser a pegada filosófico-introspectiva-introspectiva-sem-porrada-nem-bomba adotada nos roteiros… Falar da condição humana? Tédio!

O primeiro episódio do programa foi transmitido na Terra em 1966 e até hoje continua sua viagem pelo espaço, em forma de ondas eletromagnéticas, atravessando infinito até que ultrapasse as fronteiras da existência, indo onde nenhum homem jamais esteve! Caramba, tenho que parar de tomar isso…

star-trek-cast-hq-wallpapers

As aventuras da U.S.S . Enterprise e sua tripulação tiveram um dois maiores impactos conhecidos na cultura popular e ciência entre todas as outras franquias do gênero. E quase cinco décadas depois, continua influenciando fortemente o mundo em que vivemos. Vejamos algumas curiosidades…

O criador, Gene Roddenberry e a esposa, Majel.
O criador, Gene Roddenberry e a esposa

1- A primeira nave espacial da NASA foi batizada de Enterprise após uma campanha maciça de fãs americanos, que inundaram os escritórios da agência espacial pedindo por isso.

Star Trek 2009

2- O episódio piloto da série tinha uma mulher como comandante da nave, mas a direção do canal julgou que não era realístico ter uma mulher em posição de comando e ordenou que o enredo fosse reescrito. Fofocas de bastidores dizem que na verdade a atriz era a protegida amante do criador da série, e que sua total falta de talento seria o porquê do pé na bunda, mas por que então outra mulher não a substituiu no papel? De qualquer jeito a boazuda deu um jeito de ser alistada como enfermeira principal pra cuidar dos dodóis espaciais da marmanjada.

tumblr_mad2ybxoyj1qbo5dso1_500

3- A série original mostrou o primeiro beijo inter-racial da história da tv americana, entre o capitão Kirk e a tenente Uhura (de feia) em 1968. Aliás o mesmo ano em que Martin Luther King foi morto. Historicamente isso só é correto se formos pensar em termos de show de ficção científica. Pois o primeiro beijo inter-racial da tv foi entre Sammy Davis Jr e Nancy Sinatra no filme “Movin with Nacy” em dezembro de 1967, de acordo com a venerável Wikipédia. Agora o mais importante, senhores americanos: Brancos, negros e hispânicos, são etnias, não raças,

4- A formação da primeira tripulação da nave foi propositadamente diversa, porque seu criador Gene Roddenberry desejava mostrar um futuro muito mais utópico. Imaginem, a ponte de comando era dividida entre brancos, negros e orientais, além de um russo co-pilotando a nave em plena Guerra Fria.

Star-Trek

5- Na série original, tripulantes com camisas vermelhas eram mais propensos a morrer do que os de outras cores. Muitos acreditam que era pelo fato de que a cor vermelha (engenharia) fazia parte da patente mais baixa da frota e portanto em situações de combate, eles seriam os desnecessários e serviriam como bucha. Mas a verdade é que em dezenas de episódios, quando o capitão Kirk , o chefe de ciências, algum linguista e o médico eram teleportados para um mundo estranho e hostil, eles normalmente estavam ali amparados pelos oficias de segurança (que também vestiam vermelho) e defendiam o seu capitão a qualquer custo, inclusive com suas vidas.

redshirts
“Vocês já sabem, não cambada? Geral de vocês vão morrer!”

6- Majel Roddenberry, esposa do criador, teve um papel em todas as encarnações da franquia, que contou com 726 episódios em seis séries e onze filmes para o cinema.

Majel-Barrett-Roddenberry

7- A famosa saudação vulcana foi inventada por Leonard Nimoy, que foi baseada numa benção de sacerdotes judeus. Aliás essa referência é apenas a ponta do iceberg entre dezenas de outras referências hebraicas na série, como por exemplo a cultura milenar vulcana, da lógica acima da razão, que faz referência a uma vertente judaica chamada Talmidic onde existe a tradição de que o melhor argumento lógico vence um conflito, e onde a mente deve sempre governar o corpo acima de suas paixões.

tag-star-trek-spock1

8- O ator Zacharry Quinto (malvado Syler, de Heroes) teve que colar os dedos juntos (eu também preciso), para poder fazer a saudação vulcana quando interpretou Spock no reboot da série, de JJ Abrams.

alg-star-trek-spock-jpg

9- A comunidade do colégio Tahoe (USA), oferece em um de seus diversos temas on line o curso “Xenolinguísticas – a antropologia das línguas alienígenas” onde os alunos estudam, entre outras línguas, o vulcano , o romulano e klingon.

Celebrity City

10- Trekkies são os únicos fãs que são listados por nome no dicionário Oxford.

trekkie-dating

11- Nas últimas décadas o censo populacional americano recebe milhares de notificações de raça como sendo de vulcanos.

5896684434_cd04ca8988

12- Os principais patrocinadores do canal americano CBS, donos de uma famosa marca de cigarro da época, sugeriram que Spock poderia fumar cigarros espaciais. Mas o criador falou que não, no futuro ninguém fumaria.

William+Shatner+star_trek_chokes-436x300

13- Em 2006 William Shatner vendeu uma pedra de seu rim para um colecionador (sem mulher provavelmente) por vinte e cinco mil dólares. A minha eu faço por quinhentinhos, quem vai?

William Shatner as Captain Kirk Star Trek

14- A companhia de efeitos visuais de George Lucas, a ILM, trabalhou em sete dos filmes de Star Trek, incluindo o filme de 2009, o mais pirateado desse mesmo ano. Como é que eles obtêm esses dados??? Talvez perguntando “você pirateou filmes ou músicas nos últimos seis meses? Quais?”.

still-of-john-cho,-simon-pegg,-zoe-saldana,-karl-urban,-anton-yelchin-and-chris-pine-in-star-trek

15- O desenho original de Roddemberry mostrava as duas turbinas da nave abaixo do famoso “disco” onde fica a ponte de comando da Enterprise, porém quando o estúdio contratado para fazer a maquete oficial do veículo chegou ao seu escritório na data da entrega, ele tinha se atrasado e os dirigentes do canal viram a peça primeiro com as turbinas acima do disco, instantaneamente se apaixonando pelo conceito. Gene não teve outra opção a não ser se render a isso e dizer ser um pequeno detalhe desagradável com o qual poderia viver.

Clique para ampliar
Clique para ampliar

16- A famosa frase: “Indo a onde nenhum homem jamais esteve” há anos faz parte do casco de diversos aparelhos exploratórios em operação no espaço.

Star Trek-The Next Generation  - star-trek-the-next-generation photo

O resto é História, quem quiser que conte outra!

Se você devoto, conhece alguma curiosidade que não esteja nesta matéria não se acanhe, dê um esporro neste que vos fala ali em baixo nos comentário!

O oficial científico Venerável Victor e a tripulação da SOS Santuário desejam à todos…

Vida longa e próspera!

Star-Trek-Logos-United-Federation-Of-Star-Trek-Logos-United-Federation-Of-1800x2880

S_Final

983874_470491966367001_1634921890_n

Img-de-Capavidalonga

Anúncios

117 comentários sobre “16 Curiosidades sobre Star Trek que você não sabia,ou não sabia e tem raiva de quem sabe!

  1. Porque não foi divulgador a primeira interplaice com Cap Archer e Tpol.fiquei sabendo pelos camelo.Estou leigo confunde com a do Kirk. Abraços

    Curtir

  2. Curto mais o “pessoar” da USS ENTERPRISE …… os trackers tem aventuras mais cientificas, técnicas, filosóficas e introspectivas …em muitas de suas aventuras não existia o bem ou o mal apenas conflitos de culturas e costumes … já a tchurma do STAR WARS é legal, gosto muito ….. mas as suas aventuras são mais mitológicas, fantasiosas… a eterna briga: O BEM CONTRA O MAL!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Podia jurar que Spock tinha sido inspirado na cultura nipônica. Olhos puxados, controle das emoções, retidão de conduta, tudo lembra um samurai. E o monte Fuji, para dar nome ao planeta Vulcano. Os romulanos seriam os chineses, que durante a guerra-fria, quando a série foi criada, possuíam semelhança aos vulcanos, mas eram muito agressivos.

    Ainda sinto tristeza pela morte de Leonard Nimoy; na minha opinião, o melhor de todos.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Eu me lembro que brigávamos (eu e minha irmã) com meu pai pra poder ver os filmes de JNE (Jornada nas Estrelas) e ele filme de bang-bang. E a tv naquele tempo era preto e branco. Cresci vendo os filmes e em certo momento estava me comportando como uma vulcana. Haja vista o meu nome vulcano. Essas curiosidades são fichinhas pra mim. Se tiver mais alguma informação sobre a série me avise, ok? Vida longa e próspera.

    Curtir

    1. Paz e vida longa T’Su SanaM. Concordo contigo. Realmente a série Jornada nas estrelas também teve grande influência na minha vida quanto ao meu modo de pensar, falar, a minha postura com relação aos outros, o respeito, etc. Embora o capitão Kirk fosse incrível, o Spok para mim era especial.

      Curtir

  5. Já ouvi falar mesmo que a Majel Roddemberry havia participado de todas a franquia, mas como a voz do computador da nave, não sei se é mesmo verdade. Mas, até onde lembro, a voz é realmente a mesma sempre, só não sei se é a dela. Ainda sou um fã mais ou menos, não assisti a série animada dos anos 70 nem a DS9, mas o resto, ao menos duas vezes cada episódio e várias vezes todos os longas.

    Curtir

  6. “Majel Roddenberry, esposa do criador, teve um papel em todas as encarnações da franquia, que contou com 726 episódios em seis séries e onze filmes para o cinema.”

    Sério?

    Curtir

  7. Adorei a matéria e odeio profundamente que J.J.Abrams tenha destruído todo o passado de Star Trek.Nem irei ao cinema assistir ao novo filme,só de protesto!Quanto a Majel Roddenberry,que eu me lembre ela interpretava a oficial imediato da nave no piloto.E eu não acho que ela fosse tão ruim assim como atriz. Sempre tive uma dúvida:Por que em A Nova Geração eles inverteram a cor dos uniformes?O capitão passou a usar vermelho.

    Curtir

  8. Adorei a matéria sobre um dos meus seriados favoritos ,”Jornada nas estrelas”!Já assisti trocentas vezes cada episódio e vejo novamente!Também vi todos os filmes no cinema(só o primeiro que vi na TV)!Vida longa e próspera pra todos!

    Curtir

  9. Majel Roddenberry também participou de Babylon 5 como uma das ex-esposas do Imperador Turhan, uma vidente. Isso calou a boca de quem falava que havia competição entre B5 e DS9. =D

    Curtir

  10. Muito bom Venerável!! Adorei mesmo, não conhecia praticamente nada daí (admito que não sou um trekker… mas um dia hei eu de ser!) e estou bem ansioso pro novo filme. Desacreditei quando li que velozes e furiosos 6 fez mais grana na estréia, mas beleza…

    Curtir

  11. “Mordestia” a parte eu já sabia fazer a saudação Vulcana antes mesmo de assistir o primeiro episodio. 🙂 Devido uma brincadeira de imitar um cão com a sombra da mão hehehe. conheci Star Trek lendo os gibis que me caíram nas mãos quando garoto, só vim a assistir a série quando passou na extinta TV manchete. Paixão declarada desde o primeiro episodio!
    muita boa a matéria como sempre V3 parabéns!!

    Curtir

  12. Caramba!!! Hoje passou um episódio do Futurama onde os caras do “Jornadas” estavam… Foi coincidência mesmo?? Muito baça o texto, Victor!!
    Eu assistia o seriado quando passava na Band… Faz tempo…

    Curtir

  13. Não sou fã da série, nunca vi nenhum episodio nem o filme, e nem sei pq (ou como) eu conheço a saudação volcana, mas essa frase “vida longa e próspera”, eu adoro !
    Costumo usá-las em cartões ou mensagens d Parabéns ! Todo mundo acha q sou nerd mais nem sou ! hahahahahahaahah
    Aliás, ótimo texto !
    Hoje aprendi algo q ñ sei cm vivi até então sem saber : q a INTERPRISE da NASA é copia do seriado ! eu jurava q era o contrario !!!!!!!!!! #serinho 😀

    Curtir

  14. Parabens Victor, agora nos escreva quando vc vai fazer o pedido para a produtora colocar os Borgs contra Kirk neste universo paralelo que se encontra os dois ultimos filmes 🙂

    Curtir

  15. Olha, não sou fã da série, mas gostei das curiosidades.
    Até hoje só vi a série clássica e os filmes referentes a ela.
    Acho que não tem como não gostar do Capitão Kirk, com seu jeitão de cafajeste bom moço.
    Enfim, post maneiro Victor.

    Curtir

  16. Putz, me amarro nessa série!! não chego ser igual nosso victor, mas me amarro, as explicações e a matéria, já é marca regsitrada, ainda não vi o filme, mas dizem que esta batendo recorde… quem concorda?? saudações vulcana

    Curtir

  17. O meu primeiro contato com Jornadas Nas Estrelas foi na TV aberta, em uma época em que a TV era o paraíso dos nerds. Dificilmente uma série como essa faria sucesso nos dias de hoje na TV brasileira devido ao nível intelectual da nossa população. É uma pena!
    Sou um apaixonado pelo tema. Saudade dos anos 80.

    Curtir

  18. Sou fã xiita de Star Wars e não curto Star Trek, mas…

    Caraco!!! O template do site tá muito bonito e viajante! São matérias como essas, as tirinhas nos sábados e as matérias psicodélicas dos domingos, fora as resenhas de sempre, mas principalmente o respeito de quem comenta e participa aqui que fazem com que concorde com o slogan: “solo sagrado da nerditude!”

    Curtir

  19. Muito legal! Gosto muito!
    O Leonard Nimoy ficou tão marcado pelo personagem que escreveu um livro chamado “Eu não sou Spock”, mas parece que depois mudou de ideia e lançou “Eu sou Spock”.
    Em uma entrevista para o Jô Soares ele também falou que guarda um par de orelhas usados na série original.

    Curtir

  20. Matéria muito foda, MB!
    Foi de fato uma pesquisa impressionante, de alguém que realmente pode ser chamado de fã! =D
    E o cara que comprou a pedra de rim por vinte e cinco mil dólares além de muito viado, deveria limpar a bunda com dinheiro…

    Curtir

  21. As curiosidades são sempre interessantes!
    Ainda me lembro do primeiro episódio em que há uma batalha espacial e quando os tiros acertavam nas naves caíam tijolos… LOL
    Também gostava daquela Tenente loura de rabo de cavalo que começou a aparecer mais lá para a frente…
    😀

    Curtir

  22. Adorei! Lembro de criança assistir a série, e nunca, nunca esquecer o Spock. Quando fui assistir o remake, e vi o Leonard Nimoy, cheguei a ficar emocionada =D

    Adorei as curiosidades, confesso que só sabia sobre o Quinto colar os dedos. (Eu nem assim dá certo =D)

    “Vida Longa e Próspera” \\ //_

    Curtir

  23. Esse ano nas festas de Halloween eu vou de enfermeira da Enterprise! 🙂 Gostei muito da matéria, principalmente da foto que você colocou para o tópico que “no futuro ninguém fumaria” ,ri alto aqui! Quer dizer que nessa época da primeira série na nave só tínhamos três mulheres… A Uhura (não conta, fala sério), a amante do criador da série e a amante… 🙂 O cara não era bobo não.

    Em tempo.; Vi o filme e saí satisfeitíssima… Muito bom!

    Curtir

  24. Sobre a comandante mulher: anos depois, inspiraram-se nisso para colocar a Comandante Janet no seriado Voyager…

    E a frase “audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve” é usada somente no Brasil, por conta de um erro de adaptação, que traduziu “no one” como “nenhum homem”, que corrigiu finalmente nas legendas e dublagens do filme de 2009 para “audaciosamente indo onde NINGUÉM jamais esteve”.

    Parabéns pela matéria…

    Curtir

    1. Desculpe-me por corrigí-lo, Kal J Moon, mas na série clássica se falava sim no original a frase ” ..to boldly go where no man has gone before. ” . Apenas com a nova geração ( Picard, Riker, Data etc… ) é que houve a mudança para ” no one has gone before “. O que ficou evidente na ” passagem da tocha ” da clássica para a nova que ocorreu na narração de Leonard Nimoy no final do filme Star trek VI – A Terra Desconhecida ( o último com a tripulação clássica ! ), quando ele fala : ” no man and no one has gone before. “

      Curtir

  25. 2 – Majel Barrett, má atriz? Mas eu adoro Lwaxana Troi!
    7 – “Talmúdica”, derivada de Talmud.
    8 – Eu não. Eu consigo fazer a saudação sem problemas. :-p
    13 – Se me deres 50, eu levo-a para minha casa.

    Em TNG, os oficiais de comando passaram a usar as camisas vermelhas para acabar com a maldição.

    A Nichelle Nicholls (Uhura) pensou em sair da série, mas foi convencida por Martin Luther King a ficar. A sua presença na ponte de comando, como oficial, inspirou uma menininha chamada Caryn Johnson a tornar-se atriz. Hoje, essa menininha é conhecida como Whoopi Goldberg.

    Curtir

  26. Uma brincadeirinha: acerca do item 4, a formação da primeira tripulação da nave; ela poderá daqui a muitos anos ser representada unicamente pelos filhos da Angelina Jolie. 😉
    Uma matéria sobre curiosidades dá-nos sempre e compreender o porquê de muitas coisas, para além do seu lado, digamos…lúdico(?).
    Muito bom, Venerável Amigo. 🙂

    Curtir

  27. A questão da mulher como comendante me agradou mais, e a questão da população diversificada também foi utilizada pelos criadores da liga da justiça a serie animada por acharem que deveriam trabalhar com as diferenças culturais o que deu muito certo, mas star trek continua sendo de longe a franquia mais revolucionaria de todos os tempos…

    Curtir

  28. Nunca fui fã ferrenho das séries televisivas e filmes (me apedrejem!!!) mas esta matéria ficou ótima. E porque a coitada da Monalisa de Engenheira????
    Vida próspera a todos nós que com nossa imaginação realmente vamos aonde nenhum homem nunca esteve antes.

    Curtir

  29. Ótima matéria e muito informativa.Eu já tinha me tocado que só os de roupa vermelha morriam mesmo mas como era no futuro,vi que era um modo diferente de estampar um alvo.kkkkkkkkkkkkkk
    “Matem os vermelhos!!!Matem os vermelhos!!”Mesmo que atirassem nos tripulantes de uniformes de outras cores,os raios mudavam a direção e acertavam os vermelhuscos.Será que deve a ver com alguma coisa de time?!
    Eu sempre fui apaixonado por series televisivas mas nenhuma memorável tanto quanto Star Trek que me fizesse me tornar um trekker.Agora existem umas tres mas isso não vem ao caso.
    A dinamica das naves são impressionantes e acho que gostaria de ser o mecanico de uma nave dessas se não precisasse vestir vermelho.
    Eu não me lembro de nenhuma curiosidade mas se souber eu compartilho de bom grado com vcs!!!
    Ótima materia capitão Veneravel…

    Curtir

  30. Genial, comandante Victor!
    Algumas considerações minhas sobe alguns de sus tópicos:
    5- No filme Galaxy Quest, que parodia Jornada, te um personagem que sabe que vai morrer só porque ele é “um personagem sem sobrenome”;
    6- Majel Barret, além de ter sido a Dra. Chapel,e a mãe da Troy na TNG, fazia as vozes dos computadores (inclusive nos games). Como ela faleceu em 2008, pouco após terminar as gravações de voz no filme de 2009, o filme “Além da Escuridão” não terá computadores que falam;
    8- Você não consegue fazer a saudação vulcana sem colar os dedos? Poser! hahaha. Eu consigo, bem rápido, e com as duas mãos; Sou quase um malabarista vulcano.hahaha. Eu devia abrir uma escola disso, não?

    Curtir

  31. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Homem de Ferro 3 *- A RESENHA! -*

    Terça – Guardiões da Galáxia # 2

    Quarta – O Questão?

    Quinta – Vida longa e próspera! Curiosidades sobre Star Trek!

    Sexta – Monstro do Pântano # 12

    Sábado – Umas Tiras da Pesada!

    Domingo – Miracleman / Marvelman de Alan Moore: Livro III
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s