“VAMOS APRENDER” – A diaba das palavras e o anjo do nanquim

_0010_Setimo Ceu

por Venerável Victor Vaughan

desenhos de Aida Teixeira e arte de Carlos Rocha

Img-de-CapavamosaprenderJustamente por causa das revistas em quadrinhos que me foram apresentadas quando criança que senti pela primeira vez o prazer da leitura. Muito obrigado, querida madrinha! A cada mês ela me trazia um pacote de tamanho razoável – que previamente eram lidos por ela, já adulta e fã de turma da Mônica e Tio Patinhas – com dezenas de títulos infantis ou infanto-juvenis que eram devorados por mim em poucos dias. Esses autores e essas histórias se tornaram imortais em minha vida e responsáveis pelo nascimento de um hábito vital.

Aida Teixeira & Carlos Rocha
Aida Teixeira & Carlos Rocha

Obviamente, a cada ano, mais e mais títulos eram incorporados ao meu paladar e a literatura, seja ela em que forma fosse (quadrinhos, revistas, jornais, livros) se tornaria uma necessidade. Podem acreditar: ela, a leitura, se torna sim natural se normalmente incentivada nos nossos primeiros anos de vida.

Qual hábito é vital para a formação de nossa sociedade e desenvolvimento de seres humanos conscientes e críticos, com o poder para transmitir esses valores nos nossos novos cidadãos? A leitura, sem dúvida!

Por isso, autores e artistas que se proponham a abraçar esse nobre objetivo são tão importantes para a sobrevivência de nossa cultura. Meus amigos de além-mar, Aida e Carlos, abraçaram esse desafio e têm muito para nos ensinar.

Apesar da publicação dessa obra ser voltada para nossos novos leitores, nunca é tarde para algo nos ser ensinado, Vamos Aprender? Mas com diversão!

01_Folha Rosto

Segue a nota de imprensa:

Este é um livro de Banda Desenhada (BD, como são chamados os quadrinhos em Portugal) para crianças, que teve na sua gênese uma criança, a Sofia, que quando tinha 6 anos desenhava animais que a sua mãe Aida transformava em histórias. Histórias que saltam da página diretamente para a nossa imaginação e que levam as crianças a pensar, ao invés de se limitarem a oferecer-lhes um resultado imediato.

Clique para ver maior
Clique para ver maior

O aspecto lúdico do livro leva os pequenos leitores a interiorizar ensinamentos comportamentais importantes, aliando isso ao enorme prazer visual que os desenhos expressivos e coloridos do Carlos Rocha proporcionam. Uma alegria para os olhos e para a imaginação pela mão de dois novos autores, que se propuseram a fazer estas seis histórias repletas de encanto para crianças (e para adultos que nunca deixaram de sê-lo).

Clique para ver maior
Clique para ver maior

Uma aposta diferente da Kingpin Books e do editor Mário Freitas, que se iniciam assim num novo desafio editorial, a publicação de BD infantil, um segmento geralmente esquecido ou ignorado nos últimos anos em Portugal.

Clique para ver maior
Clique para ver maior

Serviço:

Capa dura, cor, 48 páginas, 19,6cm x 26,1cm

PVP: 11,99€  (PVP de lançamento no Festival Internacional de BD de Beja: 10€)

ISBN: 978-989-8673-00-8

Kingpin Books, Junho 2013

Oficialmente lançada em Portugal sábado passado – Dia Mundial da Criança, e aniversário da adoção da Declaração dos Direitos da Criança. – “Vamos Aprender” infelizmente para nossos “pequenos” aqui do Brasil, aqui não será comercializado.

Ainda pode demorar para termos artistas do gabarito desses dois grandes profissionais   na nossa “Terras Brasilis”, mas fica a torcida para que esta obra também atravesse o oceano, assim como de certo atravessará outras fronteiras e o próprio tempo!

Que sorte da Sofia ter uma mãe e um tio tão dispostos a ensinar de forma divertida!

Excelente entrevista com os dois autores no Leituras de BD

S_Final

Amanhã é dia do maior herói dos Sete Mares aqui no Templo da Nona Arte…

aquaman-300x279

Anúncios

16 comentários sobre ““VAMOS APRENDER” – A diaba das palavras e o anjo do nanquim

  1. Maravilhoso! Envio aos autores minhas mais empolgadas energias positivas, agradecimentos por propagarem a beleza das HQs/BDs e a esperança de que esse lindo trabalho possa ser apreciado também por aqui. Muito sucesso e muita luz para os dois, muito embora, seja óbvio, já estejam repletos de luz própria! Parabéns!!!

    Curtir

  2. Genial… As vezes a criança tem dificuldade por não achar diversão no que está lendo. Nós mesmos, burros velhos, qdo lemos algo que é interessante ficamos muito mais atentos aos detalhes e levamos pra vida toda =D

    E olha, temos profissionais desse gabarito sim, o que não temos é incentivo a educação, o que é uma vergonha pra nosso país…

    Uma amiga que estuda em Portugal, uma vez me mostrou o que liam e viam nas aulas… Eu senti muita inveja…

    E dps, as piadas de burro são feitas com eles.

    Curtir

  3. Aida e Carlos, que trabalho lindo!!! Deu até vontade de ter um filho agora para dar de presente! mas calma, filho só daqui há uns 10 anos….. kkkkkkk Parabéns pelo projeto lindo, gente! Tenho certeza que foi um sucesso o lançamento!!!

    Curtir

  4. Venerável amigo, não imaginas o ABRAÇÃO APERTADO que eu te daria se cá estivesses estado. Pelo teu apoio desde o primeiro minuto; pelo teu carinho e tua amizade; por simplesmente gostares do que faço e, muito mais importante, de mim! DE NÓS!! Obrigado por tudo!!

    ps: A todos que aqui comentam o meu mais sincero apreço. Que bom que gostam do que até agora viram. 🙂

    Curtir

  5. São atitudes tímidas assim, que fazem a roda da vida girar e como se diz no meu ramo de trabalho completar o ciclo PDCA completo. Cá no Brasil atualmente tivemos o projeto Grandes Pequeninos com uma pessoa que eu admiro demais e é muito solicito também: O Jair Oliveira (filho do Jair Rodrigues) e sua esposa Gloria Khalil. Primeiro foi um livro ilustrado, com cd de música e agora se concretiza no show musical voltado aos pimpolhos. Isso sem contar em tantos outros (mais voltados para música) com relevância gigantesca também. Serai interessante a diaba e o Nuno poderem trazer este material para o Brasil. Quem sabe um contato com meus amigos do HQM não ajuda?????

    Curtir

  6. Que bom saber que tem gente competente produzindo quadrinhos de qualidade para as próximas gerações! Eu criava histórias para minha filhota quando era mais nova e ia dormir, com dezenas de animais e centenas de situações, mas ela nunca foi tão sortuda quanto a pequena Sofia, aí de cima! Parabéns pelo projeto!

    Curtir

  7. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Vamos aprender!

    Terça – Aquaman #20

    Quarta – O que aconteceria se o Demolidor matasse o rei do Crime?

    Quinta – Cinco das maiores Pin-ups dos quadrinhos de heróis

    Sexta – Frankenstein #12

    Sábado – Umas Tiras da Pesada!

    Domingo – Mistério Divino!
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s