AQUAMAN #20 – “jacaré no seco anda?”

PrimeiraImpressao_02

por Venerável Victor “tratador de OUTROS macacos” Vaughan

Img-de-Capaaquaman#20Não é fácil entrar numa série já estabelecida, para fazer uma história qualquer para ocupar um mês em que os autores regulares não podem se envolver, seja porque motivo. Ainda mais quando essa série se trata do Aquaman revigorado por Geoff Johns e Ivan Reis.

Aquaman – criado por Paul Norris

Essa é uma tarefa inglória que o veterano argumentista John Ostrander e o artista Manuel Garcia aceitaram assumir e que o resultado final acabou parecendo um belo conto que homenageia épocas mais ingênuas e mágicas da indústria dos quadrinhos de super heróis.

John Ostranger & Manuel Garcia
John Ostrander & Manuel Garcia

Aquaman #20 trás de volta o grupo conhecido como “Os Outros”. A equipe de renegados que possuem cada qual uma das antigas relíquias superpoderosas da antiga Atlântida e que costumavam acompanhar o herói marinho em muitas aventuras do passado. A apresentação desses personagens criados por Johns na série há alguns meses não foi tão saudável para esse heróis, ao passo que alguns morreram. Agora Ostrander se aproveitou desse mote para introduzir Sky Alchesay (ainda sem tradução oficial para o português), como a herdeira do artefato que antes era de posse da falecida integrante da equipe, Kahina.

Aquaman (2011-) 020-006

Ostrander faz um bom trabalho na introdução dessa nova personagem para a série, ela se integra perfeitamente com os outros membros, ao passo que em determinados momentos sentimos como se ela sempre estivesse ali. O roteirista soube dosar muito bem os dois lados de sua nova identidade, a vida pessoal da jovem índia americana e sua função recém assumida como heroína. E se Geoff Johns aceitar usá-la no futuro – e acreditamos que já aceitou – na série, novas possibilidades estão à sua disposição para produzir bons conflitos.

aquaman20
Espetacular capa de Paul Pelletier, Sean Parson, com as cores de Rod Reis

A arte de Manuel Garcia, com uma equipe de quatro arte finalistas, provavelmente devido a um prazo de entrega apertado, fez o dever de casa, em alguns painéis de forma melhor que outras. De fato foi o pior artista a desenhar o título, mesmo não sendo fácil se equiparar a Ivan Reis e Paul Pelletier… Ponto alto, no entanto para o uso interessante de perspectiva na página dois, onde o vilão “Skinwalker” (também se tradução oficial) é mostrado acima de sua vítima.

Aquaman (2011-) 020-002

O ponto mais baixo da revista é o quanto fica estranho e falso a maquiagem que a nova personagem coloca em seu rosto para se encontrar com Os Outros pela primeira vez, faz doer os olhos do leitor que desde o início dessa série tem visto algumas das mais belas artes que a DC comics pode produzir ultimamente.

Aquaman (2011-) 020-012

Mas o desenhista convidado (ainda bem que só para esse mês), talvez tenha se redimido ao retratar os “Trovejantes”. Eles são desenhados como algo a mais que silhuetas, realmente o artista trata o visual desses seres de forma genial.

Aquaman (2011-) 020-018

Aquaman apenas faz uma breve aparição no começo da história, afinal além de estar totalmente envolvido com os problemas políticos e a caçada ao vilão Scavenger, o deserto americano não é o local mais apropriado para um o rei do Sete Mares se aventurar, para isso existe sua equipe especial.

Aquaman (2011-) 020-020

Se alguma coisa mais pode ser dita sobre esse conto ligeiro, é a de que ele faz com que o leitor sinta vontade mais uma vez de ver John Ostrander escrevendo alguma série mensal para a DC.

S_Final

Aquaman_Vol_1_20 1965
Aquaman #20 – primeiro volume – 1965
Anúncios

35 comentários sobre “AQUAMAN #20 – “jacaré no seco anda?”

  1. Achei a edição mais fraca da revista até agora, sei que é complicado mesmo entrar para fazer apenas vinte páginas e sair e nem poder usar o enredo principal, mas a arte ajudou bastante a estragar.

    Curtir

    1. Concordo com você, nobre… quanto à sky, eu não desgostei em si, mas fala sério… Duas índias?… Tudo bem, mas tem que saber diferenciar muito bem cada uma… e assim como a anterior personagem, a Kahina, não fazemos a mínima ideia que diabo a relíquia dela faz, né???

      Curtir

  2. Espero mesmo que Ostrander tenha feito uma boa história, pois este tipo de arcos de encher chouriço não costuma agradar.
    Bem, eu ainda não cheguei aí, ainda apenas vou para a leitura do 2º encadernado, que compila do # ao #13.
    😉

    Curtir

  3. Eu gosto desse grupo, acredito que eles têm potencial apara completar a cota de coadjuvantes em alguns arcos na revista do Aquaman. No entanto, incrivelmente o mais interessante para mim, o russo Volstok, morreu sem termos a mínima chance de saber nada dele, ta tudo na cabeça de fanboy do Geoff Johns… Ou ele tem algum plano para isso, ou acha que pelo fato dele saber quem era (o cara criou esses personagens quando era piá, né?), nós também sabemos, ou tá é mesmo cagando bolinhas para a gente!!!

    Já que o Ostran “d” er (rsrsrsrsrs) aproveitou essa edição de “fil-in” para trazer uma sucessora para a relíquia que a Kahina usava, quem sabe ele volta no futuro para fazer isso pela que o russo usava (o capacete) ou o próprio Johns faz isso, de preferência com a arte do Paul Pelletier, nada contra esse artista desse mês, mas o cara precisa estudar e aprimorar bastante o traço ainda, valha-me Deus! Tem uns quadros (que você para nos poupar acredito) não colocou aqui que me deram ódio ao ver…

    Curtir

  4. Tá Venerável, meu caro, não odiei esse edição, mas senti muita falta do Paul Pelletier e do Rod Reis… MUITA. E quem diria, inclusive do Geoff Johns… Eles voltam, né? Ainda bem que colocaram uma capa da equipe criativa para enganar os infelizes que acompanham a série e achavam que iam ter a mesma qualidade visual. 🙂

    Curtir

  5. Uma correção para os amigos e para o Victor Vaughan: o nome do citado veterano argumentista é John OstranDer e não John OstranGer.

    Curtir

      1. Que nada! Estamos sempre em busca de informação com qualidade, e considero um prazer poder colaborar. Parabéns pelas matérias e reviews apresentados no Santuário.

        Curtir

  6. Agora nós temos duas Índias na equipe dos os Outros, uma americana que fala com espíritos e uma brasileira lésbica? Uma notícia feliz e outra infeliz, feliz para a Mera que morre de ciúme dela com o Aquaman e não precisa mais. Infeliz para a legião de garotos que achavam ela linda (apesar de que linda mesmo só no traço do Ivan Reis) e que agora vão ter que apresentar as irmãs. Agora uma coisa é certa, a diversidade que a DC prometeu, tem acontecido, as vezes de forma legal, como agora.

    PS.: Não sou do grupo que se revolta porque Alan Scott é homosexual agora, isso não mudou em nada o personagem, ele continua sendo o melhor herói de todos, mas quando essa diversidade se dá criando novos, agrada “quase” todo mundo. Ufa! O que é quase divino, pois nem Jesus conseguiu isso. 🙂

    Curtir

  7. O veterano John Ostranger raramente decepciona… é bom ver esses artistas mais antigos ainda na ativa (alguém sabe por anda o Jerry Ordway?)
    Paul Pelletier desenhou apenas a capa, mas podemos ver que ele dá prosseguimento ao genial trabalho de Ivan Reis. Essa é a Era de Ouro do Aquaman… demorou mais chegou…!

    Curtir

  8. Chance pro John escrever não vai faltar. Com esses altos e baixos semanais que as equipes criativas da DC vem enfrentando, é quase certeza que sobre uma cadeira para ele.

    Curtir

  9. Pelo menos o Herói não está mais no limbo!!! E queira ou não Aquaman é um herói querido de todos.. Mas será sempre um peixe fora d’água!!! Por isso que destoará sempre dos demais!!!

    Curtir

  10. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Vamos aprender!

    Terça – Aquaman #20

    Quarta – O que aconteceria se o Demolidor matasse o Rei do Crime?

    Quinta – Cinco das maiores Pin-ups dos quadrinhos de heróis

    Sexta – Frankenstein #12

    Sábado – Umas Tiras da Pesada!

    Domingo – Mistério Divino!
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s