GUARDIÕES DA GALÁXIA #3 – “Eu sou… Groot!”

PrimeiraImpressao_02

por Venerável Victor “tratador de macacos galácticos” Vaughan

Img-de-CapaGOG#3Quem que já foi fã da antiga série e nunca teve dúvidas sobre qual seria a qualidade dessa atual? É de consenso geral que os leitores antigos não confiavam que Brian Michael Bendis conseguiria colocar na revista as mesmas tramas cósmicas que Dan Abnnet e Andy Lanning proporcionaram à série em cada edição do volume anterior. Pior ainda, a equipe sofreu uma série de interferências e transformações, que eram amadas por todos na antiga encarnação do título. Mudanças que devem ter sido feitas provavelmente por exigências editoriais em virtude do filme que está por vir.

GROOT – criado por Jack Kirby, Stan Lee e Dick Ayers

Brian Michael Bendis & Steve McNiven
Brian Michael Bendis & Steve McNiven

É mais fácil vender essa revista se Tony Stark estiver nela, agora que o personagem está com a bola toda no universo cinematográfico que a Marvel criou e isso gera muita preocupação por quem realmente ama os quadrinhos cósmicos da editora.

Guardians of the Galaxy v3 003-004

Mas essa terceira edição pode ter acalmado um pouco as preocupações de muitos fãs e mostrado que Bendis apesar de todas as limitações impostas, tem em mente um futuro brilhante para a equipe. Apesar de que ao fim desse primeiro arco, muitas coisas funcionaram e outras nem tanto.

Esqueçamos um pouco as intervenções editorias.Vamos começar com as coisas boas.

A abordagem muito mais política que Bendis conferiu ao personagem J-Son – o pai do Senhor das Estrelas – e sua interação com o Conselho de Impérios foi muito bem-vinda. Apesar de que existem dezenas de incongruências na existência desse mesmo “Conselho”. Por exemplo: O novo Annihilus, o filho de um homicida cósmico, responsável pela morte de bilhões e tratado com respeito aqui. Mas as características manipulativas do próprio Conselho e o conflito de culturas é muito interessante. No final das contas acaba sendo prazeroso ver como o resto do universo reage aos fatos que Bendis propõe nesse título.

Guardians of the Galaxy v3 003-010

Outra coisa que funciona é a ação, que de uma forma simples e descompromissada funciona muito bem, principalmente para os leitores mais novos. Raios cortando os quadros, lutas entre nossos heróis e seus oponentes usando armas tecnologicamente avançadas, é legal ver os Guardiões superando seus desafios ao mesmo tempo em que parecem bravos e audaciosos em face dos maiores perigos.

Guardians of the Galaxy v3 003-011

Entretanto, a revista falha vergonhosamente em alguns elementos e um deles é no que diz respeito à caracterização de um personagem em particular. No que se pode ver, Bendis tem um grande problema para escrever o Drax e a Gamora. No caso de Groot, ele esse mês se redimiu . Já o guaxinim, pelo menos, continua sendo o velho garoto de treze anos que enquanto enfrenta seus inimigos parece que está jogando: “Call of Duty”.

Guardians of the Galaxy v3 003-011_1

Outro personagem que não se encaixa nessa revista é o Homem de Ferro, que supostamente era para ser o nosso ponto de vista – do leitor – para toda essa confusão cósmica que explode nas páginas da revista. No entanto ele fica totalmente deslocado e sem sentido real no meio do conflito. Sobrando para o resto da equipe ter que salvá-lo e orientá-lo o tempo todo durante o desenrolar dos eventos. Ao invés de funcionar como um elemento para fazer com que novos leitores se identifiquem com a revista, ele apenas é mais uma decoração do cenário.

Guardians of the Galaxy v3 003-011_2

Se existe alguém que realmente contribui para o clima cósmico da revista , esses “alguéns” são a equipe de arte do título: Sara Pichelli, Steve McNiven e o veterano John Dell.  Por um lado os novos uniformes dos Guardiões da Galáxia são horrorosos – e graças a Odin eles não apareceram nessa edição, mas todos os cenários e elementos alienígenas da revista funcionam muito bem. Apesar de que os soldados de Spartax parecem muito versões de Stormtroopers, com capacetes diferentes.

Guardians of the Galaxy v3 003-012

Uma coisa que pode ser motivo de crítica para alguns e de alegria para outros e a nova versão do Rocket Raccoon, sua nova aparência faz com que ele tenha uma semelhança muito mais humanoide do que seu estilo guaxinim de antigamente – mais uma vez talvez por causa do filme que virá ano que vem. Mas quem sentir saudade do velho Raccoon, sempre pode buscar a arte e versões de Paul Pelletier e Brad Walker por aí…

O melhor de tudo são as cores de Justin Ponsor, que são por natureza, cósmicas! Conseguindo dar à revista todo o clima espacial e alienígena que ela precisa através de sua paleta de trabalho bastante diversificada. Os efeitos de hologramas e os tubos de contenção de prisioneiros dessa edição merecem menção honrosa, já que foram um prazer a mais para os olhos.

Guardians of the Galaxy v3 003-014

Essa revista de forma alguma ainda se mostrou original e visivelmente tem problemas sérios com a caracterização de alguns personagens. Mas não se pode dizer que ela não é uma leitura divertida e que supera alguns erros de desenvolvimento com uma ação divertida e muito talento dos desenhistas, Pichelli e McNiven, além de alguns momentos realmente inspirados de Bendis.

Guardians-of-the-Galaxy-3-Steve-McNiven
Capa dessa edição #3 de Guardiões da Galáxia e capa da edição #3 do primeiro volume.

Resenhas anteriores de Guardiões da Galáxia, aqui!

S_Final

484653_622777847747559_1487361486_n

Anúncios

26 comentários sobre “GUARDIÕES DA GALÁXIA #3 – “Eu sou… Groot!”

  1. Essa revista começou de uma forma muito interessante e a cada edição ela está ficando menos interessante o que é muito triste.

    Bendis enrolou mais um tanto nesta edição, a parte do Groot foi bacana, Drax apagado e Stark não precisa estar ali.

    Espero que Bendis consiga desenvolver melhor o título nas próximas edições.

    Curtir

  2. Ah vá!!!!!!! Fontes seguras me informaram que as manifestações de hoje terão cartazes com os dizeres “COMICS FREE” GO TO HELL BENDIS!!!!!!!!!!
    Além disso ainda ter que ver essa capa plágio de uma obra prima do Frank Miller!!!!!!! MACULARAM A OBRA E NINGUÉM FALA NADA!!!!!!! Como diria Raul: quem não tem colírio usa óculos escuros e o povo fashion “novim” vai de Chilli Beans de um milhãodéreal!!!!! E Venerável. Da próxima vez, no comparativo disponibiliza a capa da “primeira” série. E como diria o célebre MC: Nossos comerciais, por favor!!!!!

    Curtir

  3. O Drax está uma bela porcaria até agora…. Se impõe o Tony Stark pelas nossas fuças e não se pensa em pelo menos trabalhar muito bem os personagens icônicos da equipe?

    Curtir

  4. Que interessante, quer dizer que o Groot é um personagem bemmmmm antigo na Marvel e criaçào do Lee e Kirby? Se não me engano, ele foi colocado na fase do Dan Abnnet e do Lanning,não? Isso só me faz amar ainda mais essa fase e esses dois criadores!

    Curtir

  5. Não consigo ver cenas positivas em todas as mudanças que fizeram. Acho que desvirtuaram as personagens e meteram lá um tipo que não tem nada a ver.
    É natural que o Bendis não consiga escrever bem para o Drax e para a Gamora. São duas personagens com muita história passada, cheia de pormenores, e são personagens de muita acção! Ora Bendis e personagens de acção… ahahhahaha
    Lamento mas este GOTG é uma palhaçada.
    😛

    Curtir

    1. Existe essa ideia mesmo de que o Bendis não consegue escrever personagens de ação. Muito disso por conta da sua passagem no Demolidor, que é notoriamente um “tipo” desses e ele inundou a série com diálogos. Porém foi um sucesso. Mas continuamos no dilema, Drax e Gamora estão sub- utilizados …

      Curtir

  6. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Guardiões da Galáxia #3

    Terça – Cavaleiros Demoníacos #21

    Quarta – Alguns fatos sobre ler HQs

    Quinta – As 12 naves espaciais mais legais da cultura pop

    Sexta – Capitão Átomo # 12

    Sábado – Umas Tiras da pesada

    Domingo – Manual de Magia para Iniciantes: Novos Feitiços!
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s