AS DOZE NAVES ESPACIAIS MAIS LEGAIS DA CULTURA POP

Arquivos do Cadmus

por Venerável Victor “tratador de um macaco que veio em uma nave espacial” Vaughan

Img-de-Capa.navesMatéria em parceria com o Leituras de BD, o melhor site de quadrinhos europeu em língua portuguesa! Se você está esperando uma lista convencional de naves espaciais bonitinhas e de design fashion que agradariam a maioria dos fãs, você veio ao lugar errado.

Não me levem a mal, eu amo naves espaciais cheias de estilo. Na verdade, quem não? Quando criança, por causa da série de TV, Galáctica e do anime, Pirata do Espaço, eu passava horas e horas fabricando com caixas de fósforo, cartolina e isopor, onde fabricava minhas próprias versões desses amados veículos.

Qual o nerd que nunca se imaginou dentro do cockpit de uma X-wing starfighter, uma nave Ave de Rapina dos Klingons, ou uma Attack Ball dos Sayajins, dando uma voltinha pelo céu, entre o intervalo de uma aula e outra, só pra relaxar? Eu particularmente pegaria uma “Delta Pod” – a nave do filme Planeta do Macacos – para impressionar umas gatinhas.

Delta pod
Delta pod

Mas esse artigo foi escrito para responder a uma necessidade muito mais nobre, não quero imaginar que o único talento de uma nave é o de ser “maneira”, pois já que elas em sua totalidade estão livres da barreira da nossa física atual, todas por natureza já são fantásticas.

Não senhor, essa lista se concentra em falar de naves espaciais que podem beneficiar a humanidade em necessidades nunca antes sonhadas. E que nos levarão a lugares no cosmo onde quem sabe, encontraremos alguma civilização que irá nos salvar de nós mesmos, ou nos destruir de vez! Então, caso avistem uma Estrala da Morte nos céus, fujam!!!

moya1

1- MOYA, THE LEVIATHAN

O espaço sideral é o lugar mais inóspito para um ser vivo. As temperaturas são extremas, a gravidade é inexistente e não há atmosfera. Então esqueça qualquer noção de conforto ou alguma necessidade biológica atendida lá em cima.

Os humanos não evoluíram tendo em mente a viagem espacial, mas e se houvessem criaturas que o fizeram? A ficção científica nos proporcionou uma gama imensa de naves espaciais vivas de verdade para escolhermos aqui, mas poucas são realmente tão atrativas como a Leviathan da série: Farscape.

Essa nave inteligente e biomecânica vive normalmente no vácuo do espaço, ao mesmo tempo que proporciona em seu interior um habitável ecossistema. Ela até cria em sua estrutura qualquer necessidade específica de suporte de vida que sua tripulação precisar.

Esse veículo ao contrário de muitos outras parecidos em conceito consigo é realmente o personagem principal de sua série. Ele mantém um relacionamento simbiótico com seu atual piloto e o resultado é uma nave espacial que realmente se sente  parte da tripulação que sustenta e protege.

Uma astronave que nos ama de verdade? Me parece a maneira mais maravilhosa de viajar pelo espaço!

sdf-1-macross

2- SDF -1 MACROSS

Os humanos são criaturas espetaculares, capazes de realizar qualquer coisa que imaginam e despendem tempo. O problema é que temos a tendência de por todo esse potencial a perder em guerras em países e culturas estrangeiras que nem são da nossa conta ou assistindo péssimos realities shows na TV, ao invés de dedicar mais tempo à ciência e ao avanço científico.

Aqui entre nós, a colonização de outros planetas é nossa garantia de sobrevivência a longo prazo e nosso destino, mas preferimos encher a cara todas as sextas (ou a qualquer dia!) e assistir as macacadas de nossos políticos (não as dos verdadeiros símios) com a saúde e a educação de forma passiva.

E o que aconteceria se pudéssemos nos ocupar de tudo isso e ao mesmo tempo roubar tecnologia espacial alienígena, ao invés de termos que desenvolvê-la por nós mesmos? Isso é o que faz da fantástica nave SDF-1 Macross (Super Dimension Fortress), da série de anime “Robotech”, tão interessante. Essa imensa fortaleza de batalha alienígena misteriosamente caiu no Oceano Pacífico e já que ninguém de outro mundo apareceu para reclamar sua posse, os humanos gastaram quase uma década desmantelando-a pedaço a pedaço e novamente montando na tentativa de entender como funcionava.

Mas é claro que os malignos alienígenas Zentraedi eventualmente apareceram aqui reivindicando a posse desse maravilhoso veículo, mas para o azar deles e nossa sorte, nós já havíamos aprendido a usar a SDF-1 Macross para o nosso próprio benefício, como o nosso insuperável sistema de defesa planetário. E ela ainda vira um robô gigante! Quer mais que isso?

tardis_wallpaper___dw_by_vampiric_time_lord-d5luyi7

3-TARDIS

Construída no planeta Gallifrey, seu nome é um acrônimo: “Time and Relative Dimension(s) in Space. Algo como: “Tempo e Dimensão Relativas no Espaço”. Esse espetacular veículo é um dos personagens mais importantes do seriado Doctor Who.

A TARDIS pode levar seus passageiros para qualquer lugar no tempo e espaço, embora seu exterior pareça com uma cabine de polícia de Londres dos anos quarenta, devido a um defeito irreparável no sistema de camuflagem, seu interior é muito maior do que o exterior, contendo inúmeras salas. Tudo isso por conta da tecnologia dos Senhores do Tempo, a raça ancestral que a construiu.

Essa nave não é apenas funcional, cabe em qualquer lugar e é fácil de estacionar… Também é excelente para se namorar, pois em um piscar de olhos pode levar você e seu amada(o) em um passei muito romântico para qualquer lugar e momento que sua imaginação desejar, onde juntos podem presenciarem com seus próprios olhos, desde o momento exato em que o universo foi criado até o inevitável fim de tudo que existe.

No entanto, uma das coisas que faz da TARDIS a mais especial entre as diversas outras espetaculares naves de nossa lista, é que ela é única no universo, nunca mais haverá outra igual. Pois após uma guerra com seus maiores inimigos há eras atrás, os Senhores do Tempo, seus construtores, foram dizimados, sendo o “Doutor” o único sobrevivente.

009

4- SPINDRIFT

Esse bólido aéreo muito simpático e querido se chama: Spindrift. Uma nave de voo sub orbital que no futuro de 1988 – para o seriado, Terra de Gigantes, de meados da década de sessenta, era sim o futuro – já dava “olé” nos nossos jatos comerciais mais modernos de hoje em dia, ao fazer a viajem, Nova York/Londres em menos de quarenta minutos.

Apesar de que transportava poucos passageiros por travessia – quatro no total – o que era quase o mesmo número de integrantes de sua tripulação: composta de três pessoas. Por conta disso, racionalmente a passagem não deveria ser algo barato e compensador comercialmente falando. Mas a Spindrift compensava tudo isso com conforto, segurança, velocidade e muita mordomia.

Vocês devem estar se perguntando o que faz com que a Spindrift mereça figurar nessa lista, entre naves tão espetaculares, que viajam aos confins da galáxia, ultrapassam a velocidade do pensamento, superam os limites do tempo e espaço e até sentem amor por seus passageiros.

Essa pequena nave além de ser o único lar e refúgio de seus tripulantes por duas temporadas de sua série, enquanto tentavam se manter a salvo dos habitantes de um estranho planeta Terra onde a civilização era dezesseis vezes maior que eles e cobiçavam a Spindrift para desmontá-la e aprender como viajar entre mundos, ainda conseguiu na maior parte do tempo se manter incógnita na vegetação de um bosque as margens de uma cidade, mesmo tendo uma lâmpada piscando o tempo todo sem parar no topo de sua fuselagem e ser laranja fashion!

The City

5- THE CITY

Imagine que você em um futuro qualquer da civilização humana, seu presente, descubra que a mega cidade em que nasceu e viveu toda a sua vida, é na verdade uma  imensa nave espacial que há muito abandonou a Terra após um cataclismo não definido e agora vaga pelo cosmo.

Ao contrário da similar e abnegada, Moya, ou da “Balça” da Superequipe,The Authority, The City está muito longe de ser amável e protetora. Muito pelo contrário, em algum ponto de sua existência, o supercomputador Delta, o cérebro eletrônico que comanda esse veículo que é parte tecnológico, parte biológico, assumiu o controle absoluto da “cidade” e pôs em prática seus planos nada ortodoxos para sua população.

No romance de pornografia hardcore, Druuna, The City entre outros objetivos, deseja engravidar a heroína que dá nome à série em quadrinhos e que luta incessantemente para dar fim as suas maquinações.

Você achava que tinha visto de tudo nessa vida? pois é, existem mulheres que enlouquecem até mesmo naves espaciais inteligentes. Ela é nave, mas não está morta!

starbalzer_06gmBG7BcoOP

6- CRUZADOR ESPACIAL YAMATO

Essa é para aqueles sortudos o bastante para terem assistido…Ou velhos o suficiente para lembrarem!

Por causa de um meteorito radioativo enviado à Terra, pela raça alien conhecida por Gamilons, nosso planeta se torna inviável para suportar a vida e a humanidade se transfere para cidades subterrâneas, porém essa medida é provisória, haja visto que a radiação em pouco tempo irá os alcançar em aproximadamente um ano.

Mas uma mensagem improvável chega aos sobreviventes, enviada pela rainha Starcha, do planeta Iscandar, com esquemas para a construção de um motor capaz de alcançar velocidades superiores a da luz. A ideia é que os humanos construam uma nave capaz de em pouco tempo alcançarem Iscandar e pegar o equipamento construído por eles, capaz de limpar todo o planeta Terra de sua radiação e que não poderia ser construído aqui.

Usando dos diagramas enviados por essa rainha, da fuselagem submersa do notório e mítico navio de guerra japonesa: Yamato, orgulho da nação e afundado durante a Segunda Guerra mundial, uma maravilhosa nave espacial é construída. Com o prazo máximo de um ano, para ir e voltar a tempo de salvar o planeta, a Yamato se aventura pelo cosmo, munida de um canhão energético poderosíssimo,  capaz de defendê-los de qualquer armada alienígena inimiga, cortesia também de seus amigos de outro mundo.

Durante o percurso, a tripulação de cento e quatorze humanos descobre a real intenção dos Gamilons. O mundo natal desses seres azuis está morrendo e através da radiação que causaram na Terra, eles não só se livram de uma espécie bárbara, como tornam o planeta propício para sua colonização.

A Yamato é o exemplo máximo de superação e bravura de nossa espécie em face do maior perigo e exemplifica muito bem a cultura japonesa, que não admite a derrota ou rendição. Se eles não puderam vencer a “Grande Guerra” com sua grande embarcação e maior orgulho bélico de sua nação, certamente não deixarão essa segunda chance escapar de sua mãos. A Yamato dessa vez não será derrotada.

No site Leituras de BD (clique no nome ou na imagem), você encontra as outras seis naves dessa listagem; Nave Estelar Coração de Ouro, Jupiter 2, USS Enterprise, Falcon Millenium, Battlestar Galáctica e A Balça!

Banner Mário Super Extended

A Discovery One quer saber: Qual dessas naves é a sua preferida?

DISCOVERY ONE, do filme: 2001 Uma Odisséia No Espaço
DISCOVERY ONE, do filme: 2001 Uma Odisséia No Espaço

Sabe o que aconteceu? MERCENARY CRUZADE está de volta, aqui!

CURTA A PÁGINA DO SANTUÁRIO NO FACEBOOK, Aqui!

S_Final

Anúncios

47 comentários sobre “AS DOZE NAVES ESPACIAIS MAIS LEGAIS DA CULTURA POP

  1. Não é a nave mais bonita e tem um visual totalmente retrô, mas acho difícil qualquer outra emparelhar com a Yamato. A história original da Patrulha Estelar é completamente lírica, não dá pra comparar com nada. Já foi um tema tão explorado que é difícil de crer que uma criação japonesa possa se por em pé de igualdade com tantas e tantas boas histórias de ficção científica. O poder de fogo proporcionado pelo motor ondulatório e sua capacidade de viagem por dobra pode levar a nave aos confins do universo. Ainda conta com diversos esquadrões de combate espacial que simplesmente multiplica o poder de fogo já imenso dessa nave. Além do que, a dramaticidade do enredo é algo muito tocante, definitivamente não se consegue fazer mais coisas assim atualmente… As pessoas andam devendo muito em sensibilidade e perderam o tino de criação. A Patrulha Estelar é sem dúvida um dos ápices da ficção científica e a Yamato iconiza demais essa história memorável. Posso dizer porque eu assisti e nunca me esqueci.

    Curtir

  2. Claro que irá parecer meio clichê, mas minha favorita sempre será a Millenium Falcon!! Ah, e me desculpe amigo lendo outros posts, inclusive esse do Garrit sobre as manifestações. Abraço!

    Curtir

  3. Já que não tem a excelente e misteriosa RED DWARF (da série com o mesmo nome) o voto da equipa editorial da Sketchbook Portugal vai para THE CITY. O conceito da nave faz lembrar o que Gyger fez no primeiro Alien.

    Curtir

  4. SDF-1 Macross!!!!!!!!!!!!!!!!! Muito Robo-tech na cabeça, ela é foda! Mas por beleza, a Enterprise! Não curto muio nave que viaja no tempo, que mistura as especificações…

    Curtir

  5. Pra dizer a verdade tenho várias como: a SDF-Macross, Cruzador Espacial Yamato, USS-Enterprise,TARDIS e algumas outras que nem estão na lista como o Cruzador Espacial Daileon (Jaspion), a nave Autobot Ark (Transformers G1),a Yggdrasil de Xenogears,etc

    Curtir

  6. Quero uma Tardis pra concertar algumas burradas que fiz na vida.

    Quero um Cruzador Yamato pra impressionar as mulheres

    Quero uma The City pra pegar a Drunna lá dentro.

    Quero manifestações sem violência, e engajamento continuado dos cidadãos depois que elas acabarem.

    Curtir

  7. Tenho que confessar que não sou o maior conhecedor nesse assunto, mas uma nave que não estava ai, mas poderia era o Daileon, que além de ser o Robô do Jaspion, ainda era a nave e casa do mesmo! valeu

    Curtir

  8. Vou fica com a Nave alomorfia SDF -1 MACROSS além de ser um Ótimo meio de se cruza as infinitas galáxias, ela também é uma forte arma de combate..por isso, ela em minha Humilde opinião é a mais fenomenal.. há não posso deixar de citar o fundo da pagina ficou show de bola. hehehehehe #SUPERMAN
    valeu Grande Paladino Victor

    Curtir

  9. Sem pestanejar. A TARDIS foi o meu primeiro contato com todo este mundo (devidamente apresentada pelo meu pai). Apesar ótimas lembranças da Enterprise e também da Yamato, a primeira a gente nunca esquece!!!

    Curtir

  10. Legal terem lembrado da Yamato, mas aposto que a maior parte dos leitores que assistiu Patrulha Estelar (e lá se vão TRINTA anos…) lembra dela pelo nome da versão americana, Argo!

    Curtir

  11. Adoro o Tie Fighter usada pelos pilotos do Império na triologia clássica de Star Wars !!!! Mas amo de paixão a Enterprise tbm … o Spock é meu 2º personagem favorito no meio nerd !!!

    Curtir

    1. Faltou as duas melhores de todas (ao meu ver..rs..) BATTLESTAR GALACTICA (a primeira) e o IMPERIAL STAR DESTROYER EXECUTOR, DARTH VADER´S SHIP (FLAGSHIP OF IMPERIAL STARFLEET) DE STAR WARS..eu construi ambas em maquete..pena que nao posso adicionar fotos aqui..

      Curtir

  12. Excelente lista, bem variada e com informações interessantes a respeito de cada uma das naves.
    Ansioso pela segunda parte, que deve trazer a Millenium Falcon, a Galactica e a Enterprise!
    Aliás, difícil escolher a melhor, assim como é difícil falar em espaçonaves da ficção sem lembrar dessa abertura:

    Curtir

  13. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Guardiões da Galáxia #3

    Terça – Cavaleiros Demoníacos #21

    Quarta – Alguns fatos sobre ler HQs

    Quinta – As 12 naves espaciais mais legais da cultura pop

    Sexta – Capitão Átomo # 12

    Sábado – Umas Tiras da pesada

    Domingo – Manual de Magia para Iniciantes: Novos Feitiços!
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s