AQUAMAN #21 – O peso da coroa

PrimeiraImpressao_02

por Venerável Victor “tratador de macacos que tomam banho de água gelada” Vaughan

Img-de-Capaaquaman21Logo em seguida após uma breve, porém interessante aventura solo com o grupo secreto do Aquaman chamado de “Os Outros”, o herói aquático retorna para seu título como o único e super atarefado rei da Atlântida. E ele está se afogando em um mar de problemas.

Aquaman – criado por Paul Norris

Geoff Johns, Paul Pelletier & Rod Reis
Geoff Johns, Paul Pelletier & Rod Reis

Qualquer um dos conflitos com que nosso herói tem que lidar atualmente daria para ser o foco de um arco independente: O retorno dos Xebel, o povo secreto da rainha Mera, o plano para libertar o vilão, Mestre dos Oceanos, da prisão de Belle Rave, o perigo do surgimento do glacial “Primeiro Rei” da Atlântida e tantos outros… Mas o fato de cada um desses enredos estarem se entrelaçando uns com os outros e brigando por espaço a cada mês na revista, apenas tona o arco: “A morte de um rei” ainda mais tenso e excitante.

capa de Aquaman #21
capa de Aquaman #21

Seria fácil imaginar que o excesso de informação que essa história apresenta fosse tornar a atual história confusa e contribuísse para despertar a falta de interesse no título, entretanto Geoff Johns é hábil em dar o devido espaço para cada um deles sem nunca deixar o ritmo da narrativa ser prejudicado. O fato de que cada um desses conflitos atinge pessoalmente Arthur Curry já é mais um problema interessante.

Não existe chance de que nosso atarefado herói consiga manter suas responsabilidades como monarca, super herói e marido sem que alguma coisa seja prejudicada em seu mundo pessoal. Metade do “barato” desse arco é ver qual aspecto de sua vida vai ser preterido primeiro…

Se a pausa da atual equipe criativa no mês passado fez alguma coisa pela revista, foi a possibilidade de dá-los tempo e espaço a frente para arquitetar melhor os rumos da revista.

A arte de Paul Pelletier continua mantendo o nível  e a intensidade quase cinematográfica de seus painéis. Em certas páginas, um leitor desavisado poderia até acreditar que o brasileiro Ivan Reis continua desenhando a séria, tal qual é a qualidade e vitalidade de seu traço. Claro que ter as cores do maravilhoso Rod Reis é um luxo que poucos títulos têm a honra de possuir.

Aquaman (2011-) 021-004

O único problema com a direção dessa atual história é com a descrição do “Primeiro Rei” e o quão pouco se sabe dele até o atual momento. Já se passaram mais de dois meses e essa parte do enredo continua arrastada e ele apesar de poderoso não parece uma ameaça tão perigosa quanto a rebelião para a libertação de Orm, o meio irmão de Aquaman, das autoridades humanas e os planos do vilão Scavenger para a cidade de Atlântida o são…

Sem contar que o aparecimento de um vilão apelidado de “O primeiro alguma coisa” parece mais uma repetição de inúmeros outros que já foram usados durante os anos e anos que o roteirista esteve a frente da revista do Lanterna Verde.

Aquaman #21 de 1965 - 1996 e 2004
Aquaman #21 de 1965 – 1996 e 2004

S_Final

SUPER HERO CON – Site oficial

super-hero-con

Anúncios

14 comentários sobre “AQUAMAN #21 – O peso da coroa

  1. Scavenger está bem legal. E gostei da “arquitetura” de Xebel. Além do detalhe da correnteza.
    O plano do Murk só deve entrar em ação no mês dos vilões.

    Curtir

  2. O Aquaman já se estabeleceu como uma dos grandes personagens dentro dessa linha de super-heróis; ele não precisa provar mais nada pra ninguém, e quem fazia piadinhas sobre o cara que fala com os peixes agora tem que baixar a bola e reconhecer que ele tem tido algumas das melhores HQs do momento. Longa vida ao rei!

    Curtir

  3. Eu gosto da revista, se for para deixar uma crítica, vou deixar dessa vez uma positiva: esse mês aconteceu tanta coisa, ação e conflitos psicológicos que tive dúvidas que eram apenas vinte páginas. Isso é muito legal ao meu ver.

    Curtir

  4. O fundo do mar é retratado por 3 senhores que conseguem mostrar coisas que o deixam interessante, cheio de tramas, vários direcionamentos e uma certeza: o AQUAMAN não é chato. Tá errado essa fixação do Johns pelo “primeiro”. Vai ver ele nunca pegou uma primeira e traz essas frustações pro seu trabalho.

    Curtir

  5. Infelizmente vou muito atrasado na série. Recebi há pouco tempo o HC “The Others” (Vol.2) e agora só sai o Vol.3 em Novembro… porra é muito tempo!
    😀
    Vou acompanhando aqui as resenhas desta série para ir ficando por dentro…
    😉

    Curtir

  6. Esse meu loiro está muito estressado, está precisando relaxar, tomar um bom banho de mar e receber uma massagem revigorante da loira aqui! 🙂

    Mera que se cuide, eu serei a rainha dos Sete Mares!!!

    Me liga, Aqua!!!!

    Curtir

  7. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Conta Outra!

    Terça – Novíssimos X-men!

    Quarta – Aquaman!

    Quinta – Os dez personagens que representam minorias étnicas na DC e Marvel!

    Sexta – Batman!

    Sábado – Umas Tiras da Pesada!

    Domingo – O Inescrito!
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s