FABULOSOS X-MEN #7 – “Calma, o doutor chegou”

PrimeiraImpressao_02

por Venerável Victor  “tratador dos infernos símios” Vaughan

Img-de-CapaUXM7A equipe de X-men liderada por Ciclope deve ser um dos mais interessantes super grupos da Marvel Comics. Mesmo os fãs mais exigentes, que há algum tempo criticavam o destemido líder mutante, ultimamente parecem ter se sensibilizado para com seus problemas e objetivos e não mais o vêm como uma piada.

X-men – Criados por Jack Kirby & Stan Lee (ela ajudou um pouco)

Brian Michael Bendis & Frazer Irving
Brian Michael Bendis & Frazer Irving

Isso vem acontecendo há aproximadamente cinco anos, ninguém que acompanha a editora de Stan Lee pode dizer que não estava sabendo, mas Scott Summers é oficialmente um vilão. Talvez não do mesmo tipo que o Caveira Vermelha ou o Doutor Destino, mas ele é um vilão aos olhos do mundo. Além de líder de uma equipe repleta de vilões: Emma Frost, Magneto e Magia, três dos últimos seres nesse planeta com quem alguém vai querer ter algum mal resolvido.

Mas fora isso, você tem o resto da equipe! Muitos dos quais visivelmente não durarão muito tempo vivos. E como se tudo isso não bastasse, temos um Ciclope e os demais integrantes mais experientes e poderosos passando por diversos problemas para controlar os seus fabulosos dons mutantes.

Magia sempre foi uma das personagens da escola Xavier mais interessantes já criada, mas essa mutante tem sido retratada muitas e muitas vezes como nada além do que uma simples: menina demoníaca. Grandes histórias podem ser feitas em cima de personagens com grande profundidade, mas Magia não vinha tendo esse potencial explorado, até agora.

Uncanny X-Men v3 007-004

Illyanna Rasputin há bastante tempo é a rainha da dimensão conhecido como, Limbo, então quem melhor que um dos demônios mais sedentos por poder e inimigo confesso do Doutor Estranho, para ser um antagonista a altura da jovem mutante?  Aqui está ele. Dormammu quer ser o novo soberano do Limbo, ninguém poderá detê-lo, a não ser os X-men!

Mas esse não é a equipe de mutantes que você esperaria ver enfrentando um desafio como esse. Esse é um grupo de indivíduos que têm problemas com o funcionamento de seus poderes e alguns outros, bem mais jovens, que quase nunca os usaram.

Então você pode imaginar que Dormammu irá derrotá-los com facilidade, já que eles só podem contar uns com os outros além de nada de experiência, pois o único adversário a altura dessa ameaça, o Mago Supremo da Terra, está muito longe para ajudá-los…

Capa de Frazer Irving
Capa de Frazer Irving

Esse arco serve para dar à Illyana Rasputin o devido destaque dentro do universo mutante que ela merece, afinal desde a fase de Mike Carey, anos atrás, ela só tem servido como táxi da equipe de Ciclope. Também teve grande importância para a cronologia da franquia, em explicar o porque de seus poderes estarem “malucos” desde a fase da Fênix e por fim, já que foi a primeira missão não arquitetada, mas inesperada e fatalmente oficial da equipe, serviu para ensinar aos jovens recrutas uma importante lição. Leia a edição que você saberá.

O ponto mais importante trabalhado nesse arco é que apesar dos X-men estarem recrutando inúmeros mutantes durante todos esses anos para ingressar em sua escola/milícia, sob o pretexto de treinarem e controlarem suas habilidades, não necessariamente eles precisam todos se tornarem heróis e isso Bendis retrata com maestria durante toda a história.

Essa revista tem tanto potencial não utilizado. É frustrante ler cada edição sabendo que Brian Michael Bendis é capaz de fazer muito mais pelo título do que tem feito. Por outro lado, Frazer Irving, o desenhista desse arco, é possuidor de um estilo que tem casado muito bem com essa atual fase do título. Sem falar na colorização, feita pelo próprio Irving, que trabalho fabuloso!

E quando você pensa que o mais impactante que o escritor poderia fazer ao fim desse arco seria matar algum dos estudantes para alavancar vendas, o que acontece é que o grande destaque da história é a futura adição de um novo integrante! Que bom.

Senhor Bendis, nós sabemos que você pode fazer muito mais por essa equipe, por favor, faça!

1964
Edição de X-men #7 de 1964 – capa de Jack Kirby

S_Final

AMANHÃ…

522029_479095168810254_1925771842_n

Anúncios

31 comentários sobre “FABULOSOS X-MEN #7 – “Calma, o doutor chegou”

  1. Desde que eu comecei a acompanhar as revistas mutantes, a única função que Illyana tinha era transportar a equipe dos X-Men para onde eles bem intendessem. Mas, graças à Bendis, essa personagem começa a mostrar o quando poder tem, e quantas historias renderia. Devo dizer que, apos essa edição, quase esqueço que a alguns meses atras ela era um garota com uma certa bipolaridade que nem mesmo seu irmão aguentara.

    Mas devo dizer que o ponto fraco na edição, na minha opinião, foi a arte ou fui só eu quem percebeu que em alguns momentos, os personagens tinham as cabeças separadas do resto do corpo? Embora tenha dado certo misticismo à esse arco da serie, em outras situações os traços de Irving seriam comprometedores à qualidade das historias.

    É isso que eu acho, caro VVV, até uma próxima!!!

    Curtir

  2. Gosto muito da Magik, sempre foi umas das minhas personagens preferidas.
    É bom ver que pelo menos a mulher tem alguma preponderância agora!
    Mas enquanto for o Bendis a mandar nestes títulos Marvel… náh… não me apanham por lá!
    😉

    Curtir

  3. Magia \o/
    Sou muito suspeito para dizer qualquer coisa dessa edição, afinal a senhorita Rasputin é uma de minhas personagens prediletas da marvel.
    Como o Victor disse, ela saiu da função de táxi da equipe e espero que ela cresça ainda mais, já que a senhora do limbo possui possibilidades ilimitadas.
    Edição fantástica, capa perfeita.
    Vou parar por aqui Mera pode estar ficando com ciúmes.

    Curtir

  4. Compartilho com o Alex a minha preocupação em relação ao senhor Bendis. Desde Vingadores – A Queda e Dinastia M (ambas por ele), os mutunas foram (e continuam sendo) amplamente descaracterizados, mutilados, mortos…
    O careca insiste em exagerar demais. Veja o que ele fez com a Feiticeira Escarlate. Já se vão quase dez anos e a bruxinha ainda é vista como uma vilã.
    Seus Vingadores, apesar do aumento da popularidade, tornaram-se chatos. Homem de Ferro um ditador. Homem-Aranha um idiota…
    (e agora, Remender os transformam em fascistas)
    A maledetta saga massavéio caça-níquel AvsX apenas contribuiu para colocar a tampa no caixão dos X-Men, que só faziam brigar entre si. Até hoje não engulo aquele cisma e, tanto Wolverine quanto Ciclope se tornaram dois otários. X-Factor era o título mais agradável em toda a franquia.

    Mas quanto ao caolho ser visto como um vilão por todo o universo Marvel…. discordo. Bendis vem jogando com esta afirmação. Perceba que, para uma parte da população civil, ele é um herói (pela caridade aplicada ao mundo durante a fase fênix). Para outros ele é uma incógnita. Outros… um vilão.
    No caso da comunidade heroica e SHIELD, ele é visto como uma incógnita (que revolução é essa?); um homem quebrado e, portanto, um risco a si mesmo e ao mundo; e um vilão.
    Sabemos que, eventualmente, seus poderes descontrolados irão causar alguma tragédia. Fica a dúvida em como este acontecimento será interpretado pela população civil, imprensa e comunidade heroica.
    E então teremos a saga (!!!???) Batalha do Átomo. Pelos pitacos do Bendis no tumbIr, parece (parece!!!) que Ciclope terá papel decisivo (salvando o dia??? Será um herói???).
    Mas o medo de que o ruim se torne terrível é grande. Não confio no Sr. Bendis (pronto, falei!)
    A última vez em que li X-Men com cara de X-Men foi Astonishing X-Men, do Joss Whedon. Desde então, só tragédia.
    E amei a participação do bom doutor…. Mais uma vez ele se apresenta como o fator-chave de uma trama Marvel.
    Em tempo: Illyana rules!!!
    abraços.

    Curtir

    1. Só lembrando – os cinco originais sempre foram meus preferidos. Entre eles, Ciclope sempre se destacou. Nunca o considerei uma piada. O que o diferencia do passado para o pós Dia M é que antes ele era um escoteiro meio torto (afinal, não existem X-Men “perfeitinhos”. Talvez Kitty Pryde) e depois um líder cada vez mais maquiavélico (justificável, aliás).
      Achar que ele era uma piada? É o que muitos sempre disseram do Superman, do Capitão América e do Homem-Aranha. Tem muitos por aí que torcem para que o Ock-Aranha permaneça, pois é “legal” suas atitudes questionáveis em detrimento do bom e velho cabeça de teia e seu mantra sobre “poder e responsabilidade”.

      Curtir

      1. Compartilho com você amor pelo Ciclope, meu personagem Marvel preferido (dos heróis, que o Doutor Destino não leia isso…), Lucy, tomara sim que a Scott Summers salve o dia nessa saga que vem por aí, ta na hora…

        Curtir

  5. Só para registrar: Eu nunca vi o Ciclope como piada.
    Magia sempre foi uma das minhas personagens favoritas entre as garotas com gene X positivo, suas antigas histórias de quando ela integrava os Novos Mutantes anida estão guardadas com muito carinho nas minhas memórias.
    Misturar os elementos demoníacos dela com a intervenção do Doutor Estranho e colocar essa equipe desfuncional para lutar por suas vidas foi uma premissa maravilhosa… o que poderia dar errado?
    Bem, as vezes o feitiço se volta contra o feiticeiro.

    Curtir

  6. Fico feliz de ver que o Bendis continua firme e forte lá nos “X”. O meu Demolidor sofreu duras penas pra recuperar o “trauma” de sua passagem por lá.
    Acho que nenhuma hq barulhenta merece pagar tal preço, tanta descaracterização. Cíclops vilão, Xavier(???), morre Fênix, nascem FENIXES(!!!), enfim… baguncem o que quiser com os X-Men, mas lembrem de nomear alguém pra juntar os cacos e trazer a equipe de volta.
    E me avisem… se não forem transformados em Skrulls tambem. 😀

    Curtir

  7. Frazer Irving caiu como uma luva para esse arco, mas e os seguintes? Outro mutante (novo) está aí aparecendo e a loira maravilhosa da Cristal vai entrar para o grupo, sem que haja ainda muita caracterização em cima dos novos alunos – e para que eles se tem a escola do Wolverine justamente para trabalhar esse tipo de plot? Mas o que me chateia é essa fase deles com os poderes quebrados, só para dar alguma credibilidade para aquela droga de saga massavéio, Vingadores VS. X-men.

    Curtir

  8. EDITORIAL SANTUÁRIO:

    Segunda – Guardiões da Galáxia #4

    Terça – Fabulosos X-men #13

    Quarta – O Questão!

    Quinta – Os animais de estimação heróis!

    Sexta – Liga da Justiça # 0!

    Sábado – Umas Tiras da Pesada!

    Domingo – Superman: O Homem de Aço – Resenha do filme!
    o

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s